Abusos, ameaças e constrangimentos à Jornalistas da Revista Veja

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Quem encomendou o avião foi o ex-presidente FHC, mas não chegou a usar o avião, deixando o privilégio de estreiar para o Lula, que foi "quem terminou de pagar". Não é errado comprar um novo avião para o uso do(s) presidente(s). O antigo avião presidencial era um sucatão. O foda é fazer populismo dizendo que iria vender e construir 5 hospitais.... essa é de chutar o saco, Geraaaaaaldo.

Eu fico imaginando como é que um presidente iria vender 8 aviões pra China voando com o sucatão. É a mesma coisa que eu oferecer um serviço de luthier com a minha guitarra toda capengada... nunca venderia o serviço.

Dissseram que o Brasil vende matéria-prima pra China e recompra manufaturado. Como é? O Brasil vende avião e compra ônibus espacial? Essa é boa...

Vendemos muito quartzo pra China e depois compramos os circuitos eletrônicos chineses... Se o Geraaaaldo fosse esperto, teria dito isso, e não fazer populismo em cima do avião.

Thani
Veterano
# nov/06
· votar


snowwhite

Poderia ser bem melhor se não fossem os impostos embutidos em tudo.

Com certeza, foi o que eu falei lá em cima.
Querem distribuir renda primeiro, para depois (eles dizem), dar um salto na economia.
Seria muito fácil se o crescimento viesse primeiro, e depois, com dinheiro no caixa, ajudar a quem precisa, na minha opinião.

Ronin
Veterano
# nov/06 · Editado por: Ronin
· votar


snowwhite

Aliás...o Alckmin não tem condições mesmo de arrancar essa corja bandida e mal-intencionada que se instalou por conta desse povo inocente de despreparado.
O mesmo povo inocente e despreparado que colocou FHC no poder? Engraçado... o povo só virou inocente e despreparado quando decidiu votar no "outro lado". Funny enough for me.

Me desculpa Snow, tento sempre respeitar sua opinião. Não defendo a censura de imprensa, óbviamente, mas defendo sim uma lei de responsabilidade de mídia. Se você, que já trabalhou no meio jornalístico, acredita em mídia aberta, desprovida de laços políticos e imparcial, sou obrigado a lhe considerar ingênua.

Sim... existe muita gente boa no jornalismo (conheço vários) que defende a boa ética do jornalismo. Mas no geral, e principalmente com os majors da situação, isto não acontece. Estudo Ergonomia Cognitiva, Gestalth, e sei ver o quanto a informação nos grandes jornais é manipulada.

Liberdade de expressão é lindono papel, mas infelizmente a mídia no Brasil carece de cerceamento e ética. Ou para você liberdade de expressão significa:

- Derrubar uma candidata forte a presidência como a Roseana Sarney no caso Lunus, metralhando a famigerada "fortuna" nos cofres dela. E depois de ela perder a candidatura, transformar a notícia de que o dinheiro era dela, e legal, virar nota de rodapé?

- Manipular debates de forma a colocar o Collor no poder e derrubar o candidato Lula (vide "Muito Além de Cidadão Kane").

- Optar por atrasar por um dia as informações sobre a queda do avião da Gol de forma a não competir no horário noticiário com as imagens da foto do dinheiro da compra do dossiê?

- Fazer todas as capas dos últimos 4 anos da revista anti-Lula, enquanto anos atrás colocava a matéria sobre o desvio de 30 bilhões de dolares através do Banestado, escândalo linkado à Bornhousen e Serra, sob a cada "Aonde passar suas férias"?

- Traduzir de forma equivocada (e tendenciosa) as manchetes dos jornais mundiais no Bom Dia Brasil?

- Ignorar o fato de que surgiu no nordeste, no primeiro turno, santinhos de Lula com o número do Alckmin, uma forma de enganar a população mais pobre, um crime eleitoral gravíssimo, e não investigar a fundo, como fizeram com o caso do dossiê?

- Esconder, na TV, o fato de que a pessoa que se passou por jornalista e apresentou uma testemunha falsa no caso do dossiê era, na verdade, uma das fundadoras do PSDB de Minas Gerais? Alertar a população que isto consiste em falso testemunho e falsidade ideológica... ambos crimes?

Vamos lá... me explique? E se a tal operação Abafa nunca aconteceu? E se, mesmo acreditando na Idoneidade da VEJA, a fonte tiver se equivocado? E se presidentes caêm... eleições mudam de direção, por uma informação divulgada que se prova falsa ou mentirosa? Vendida como verdade absoluta nestes meios de informação? Quem se responsabiliza? Quem se responsabilizou por Roseana Sarney?


Você acredita no que você quiser. Teorias da conspiração... Lula se tornando "el gran ditatore dil america del sul", polícia federal massacrando jornalistas... eu ainda prefiro acreditar na VEJA mais uma vez fazendo política sem provas. O problema é que os jornalistas querem imunidade... imunidade para mentir, ludibriar e manipular o futuro do país... e pela primeira vez viu este poder escorrer pelas mãos... e estão com medo... muito medo (modo Regina Duarte OFF).

Neste angú tem caroço. Se a PF realmente queria dar uma prensa nos jornalistas... porque então chamar os 3 juntos? porque junto dos advogados deles? (Sim... ele foram proibidos de pedirem "auxílio aos advogados" durante o interrogatório, mas os advogados estavam lá). A Veja, revista que abriga em seu editorial pessoas que defendem o fim da Democracia (ou pelo menos a exclusão do "povo" dela), está querendo se passar por vítima nesta história em que a fomentadora de mentiras e manipuladora de informações é ela.


PS.: Sobre as questões políticas em geral, não me envolverei neste mérito de questão foi já foi amplamente discutido em outros tópicos. E como a própria Snow falou em outro tópico... já me cansou.

Ronin
Veterano
# nov/06
· votar


Thani
Seria muito fácil se o crescimento viesse primeiro, e depois, com dinheiro no caixa, ajudar a quem precisa, na minha opinião.

Este foi o argumento do PFL e do PSDB por anos, e anos, e anos, e anos... o chamado projeto "Deixar o bolo crescer, para depois repartir."



...ainda estou esperando meu pedaço.

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


The_Fourth_Horseman
Censura é assunto sério.

Imprensa imparcial também.


hahahhaa

Excelente.

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


snowwhite

Nem vou comentar isso. Por isso o Brasil é como é.


Errado.
O certo seria"por essas e outras..."
Não quero dizer que ele está certo e nem que está errado assim como ações de outras pessoas podem estar "certas" ou "erradas".

E virtude dessas ações e pensamentos, "certos" ou "errados", dependendo o pondto de vista, porque sim, tem vezes que depende do ponto de vsita sim, que o Brasil ESTÁ desse jeito.

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


snowwhite
Aumentou por conta da mentalidade brasileira que não entende que quando um governo fala muito em melhorar está querendo mostrar que vai piorar.

Vide Yeda Crusius e seu NOVO jeito de governar.


Thani
Tá bom, e o Brasil com todo o potencial que tem, só não teve o pior crescimento da América Latina porque existe um inferno chamado Haiti.
Blza.
Sò não de o memso exemplo furado de sempre dio crescimento da Artgentina.

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


Ronin
O mesmo povo inocente e despreparado que colocou FHC no poder? Engraçado... o povo só virou inocente e despreparado quando decidiu votar no "outro lado".

Excelente como o resto do seu texto.

Thani
Veterano
# nov/06
· votar


Ronin
Este foi o argumento do PFL e do PSDB por anos, e anos, e anos, e anos...

Não estou defendendo o PSDB, nem criticando o PT.
O importante é a política econômica. Tanto faz quem está no poder.
A única coisa que critico é a política das massas do PT.

Aliás, gostei do teu texto.

gsprs

Sò não de o memso exemplo furado de sempre dio crescimento da Artgentina.

Disse América Latina. O exemplo da Argentina está incluso.
Mas a comparação fica mais eficiente se usarmos países como a Colômbia, por exemplo.
Não vou nem dizer por quê.

anonymous4
Veterano
# nov/06
· votar


Ronin
eu ainda prefiro acreditar na VEJA mais uma vez fazendo política sem provas. O problema é que os jornalistas querem imunidade... imunidade para mentir, ludibriar e manipular o futuro do país... e pela primeira vez viu este poder escorrer pelas mãos... e estão com medo... muito medo

Merece uma coluna em algum jornal por ter escrito isso cara.
Nego bate na tecla da liberdade de imprensa pra falar qualquer besteira, mas sempre esquecem da responsabilidade que eles tem que ter com a informação que eles vão passar a milhares de pessoas.
Mto bom teu texto.

Mas na minha opinião o povo é ingênuo, votando em FHC ou Lula.

Ronin
Veterano
# nov/06
· votar


gsprs
Excelente como o resto do seu texto.
Thani
Aliás, gostei do teu texto.
anonymous4
Mto bom teu texto.

Obrigado gente.

Eu escrevi o texto pq senti muita coisa na pele com o lance do jornalismo. Tivemos dois casos aqui em Floripa, com pessoas que conheço, muito tristes e que mostram a postura dos meios de comunicação.

Primeiro caso foi uma matéria sobre carne comprada ilegalmente em grandes supermercados da região. Por um 'equívoco' de um dos redatores e do pessoal da revisão (bem como do editor geral) o nome de um dos supermercados envolvidos foi na matéria... e tal supermercado era um grande investidor em anúncios no jornal. Resultado... todos os envolvidos demitidos e várias matérias de retratação à tal supermercado no jornal.

O segundo caso envolve um fotógrafo do Diário Catarinense que fotografou policiais agredindo estudantes envolvidos na manifestação do passe-livre, em Floripa. O fotógrafo foi visto pelos políciais, preso, algemado, teve a câmera tomada e apanhou na delegacia. Mais tarde foi liberado pela polícia, a desculpa dos políciais envolvidos era de que ele estava bêbado e teria ofendido os policiais (mentira).

O jornal aonde o fotografo trabalha(va) engoliu a história e tal fotógrafo virou bode espiatório político de um caso de agressão generalizada de políciais da polícia civil à manifestantes. O jornal reproduziu em suas páginas a versão de que o fotógrafo estava bêbado e "fora de si" e demitiu, por justa causa, um fotógrafo com cerca de 10 anos de casa... tudo para acobertar a história de agressão.

Infelizmente é assim que maior parte da imprensa trabalha. Acredito, piamente, que exista muita gente boa, digna e ética envolvida no jornalismo nacional... mas infelizmente estão presos à um sistema corrompido, politiqueiro e vendido.

anonymous4
Veterano
# nov/06
· votar


Ronin
O segundo caso envolve um fotógrafo do Diário Catarinense que fotografou policiais agredindo estudantes envolvidos na manifestação do passe-livre, em Floripa. O fotógrafo foi visto pelos políciais, preso, algemado, teve a câmera tomada e apanhou na delegacia. Mais tarde foi liberado pela polícia, a desculpa dos políciais envolvidos era de que ele estava bêbado e teria ofendido os policiais (mentira).

Esse foi pesado.

A propósito, já viu o filme Boa noite, Boa Sorte?

Ronin
Veterano
# nov/06 · Editado por: Ronin
· votar


anonymous4
Esse foi pesado.

Aconteceu muita coisa pesada em Floripa na época dos aumentos de tarifas e manifestações do passe-livre.

anonymous4
A propósito, já viu o filme Boa noite, Boa Sorte?
Nopes. É nacional? Do que trata?

Aproveitando o ensejo... além de recomendar o ótimo "Muito Além de CIdadão Kane" (Não encontra-se nas locadoras, pois foi proibido de ser comercializado no Brasil, a pedidos da Rede Globo, mas pode ser encontrado no E-mule), vou recomendar outro ótimo filme.

O Quarto Poder
Em Madeline, Califórnia, um repórter de televisão (Dustin Hoffman) que está em baixa, mas já foi um profissional respeitado de uma grande rede, está fazendo uma cobertura sem importância em um museu de história natural quando testemunha um segurança demitido (John Travolta) pedir seu emprego de volta e, não sendo atendido, ameaçar a diretora da instituição com uma espingarda. Ele nada faz com ela, mas acidentalmente fere com um disparo acidental um antigo colega de trabalho. O repórter, de dentro do museu, consegue se comunicar com uma estagiária que está em uma caminhonete nas proximidades, antes de ser descoberto pelo ex-segurança, que agora fez vários reféns, inclusive um grupo de crianças que visitavam o museu. Em pouco tempo um pedido de emprego e um tiro acidental se propagam de forma geométrica, atraindo a atenção de todo o país. O repórter convence ao segurança que este lhe dê uma matéria exclusiva e promete em troca comover a opinião pública com a triste história do guarda desempregado. É a sua chance de se projetar e voltar para Nova York, mas nem tudo acontece como o planejado. Os fatos são manipulados pela imprensa e tudo sai do controle, pois apenas altos salários e índices de audiência contam e a verdade não é tão importante assim.

http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/quarto-poder/quarto-po der.htm

anonymous4
Veterano
# nov/06
· votar


Ronin
Aconteceu muita coisa pesada em Floripa na época dos aumentos de tarifas e manifestações do passe-livre.

Eu lembro de alguma coisa, tenho parentes em Floripa.

Nopes. É nacional? Do que trata?
É um filme americano que trata do Macartismo e da caça as bruxas nos EUA, e de como um jornalista (Murrow)e a equipe dele conseguiram fazer as coisas serem enxergadas diferentemente.
Eu gostei bastante. Talvez seja de interesse.

O Quarto Poder
Vou procurar dar uma olhada.

Thani
Veterano
# nov/06
· votar


Ronin

Eu escrevi o texto pq senti muita coisa na pele com o lance do jornalismo. Tivemos dois casos aqui em Floripa, com pessoas que conheço, muito tristes e que mostram a postura dos meios de comunicação.

Foi que eu disse posts atrás. Há muita vontade, por parte dos meios de comunicação, de manipular a opinião pública. E nenhum está imune disso.
É necessário muito bom senso, para poder discenir verdades, insinuações e acusações falsas.
E com tudo isso fica quase impossível distinguir fatos de mentiras e cada um acaba acreditando no que quer acreditar.

gsprs
Veterano
# nov/06 · Editado por: gsprs
· votar


Thani
Disse América Latina. O exemplo da Argentina está incluso.
Mas a comparação fica mais eficiente se usarmos países como a Colômbia, por exemplo.
Não vou nem dizer por quê.

Exclua a argentina da história e pode falara a vontade.
Depois de derrubar a economia é fácil ter um índice de crescimento maior que a média.

Mas deixa no gelo, até porque não tenho conhecimento das economias destes outros países.


Ronin
Foda cara.
Agora quem são os corruptos e inparciais.
Os dois lados. =)

Nesse caso que você citou, claro.

Thani
Veterano
# nov/06
· votar


gsprs

Mas deixa no gelo, até porque não tenho conhecimento das economias destes outros países.

Tá certo, man. Concordo contigo.
Melhor não desvirtuar do assunto principal.

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


Thani
Tá certo, man. Concordo contigo.
Melhor não desvirtuar do assunto principal.

=)

=**

The_Fourth_Horseman
Veterano
# nov/06
· votar


Ronin
Você acredita no que você quiser. Teorias da conspiração... Lula se tornando "el gran ditatore dil america del sul", polícia federal massacrando jornalistas... eu ainda prefiro acreditar na VEJA mais uma vez fazendo política sem provas. O problema é que os jornalistas querem imunidade... imunidade para mentir, ludibriar e manipular o futuro do país... e pela primeira vez viu este poder escorrer pelas mãos

Esse cara é meu ídolo... Belo texto.

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


The_Fourth_Horseman
Esse cara é meu ídolo... Belo texto.
Digo o mesmo.. haha. \o/

Thani
Veterano
# nov/06
· votar


gsprs

=**

:***

The_Fourth_Horseman
Veterano
# nov/06
· votar


gsprs
\o\ /o/
Que mané Jabor o quê? Sou mais o Ronin... \o\
=P

anonymous4
Veterano
# nov/06
· votar


Que mané Jabor o quê? Sou mais o Ronin...
(2)

The_Fourth_Horseman
Veterano
# nov/06
· votar


anonymous4
\o\ /o/

Ronin
Veterano
# nov/06
· votar


The_Fourth_Horseman
anonymous4
gsprs
Assim eu fico tímido, rssss. ^_^

anonymous4
Veterano
# nov/06
· votar


Ronin

Vc poderia ter uma coluna semanal no Cifraclub, conversa la com o sam \m/

The_Fourth_Horseman
Veterano
# nov/06
· votar


Ronin
Assim eu fico tímido, rssss. ^_^

=P
Mereceu... O texto acabou completamente com o tópico!

The_Fourth_Horseman
Veterano
# nov/06
· votar


Vc poderia ter uma coluna semanal no Cifraclub, conversa la com o sam \m/

Política de preferência.

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


The_Fourth_Horseman
\o\ /o/
Que mané Jabor o quê? Sou mais o Ronin... \o\
=P

hahahha
Verdade cara.
Odeio esse Jabor.

Ronin
Assim eu fico tímido, rssss. ^_^
Mereceu... O texto acabou completamente com o tópico!(2)

The_Fourth_Horseman
Veterano
# nov/06
· votar


gsprs
Verdade cara.
Odeio esse Jabor.


É um pau no cú mesmo... pior que ele só o Mainardssss...=/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Abusos, ameaças e constrangimentos à Jornalistas da Revista Veja