81% da arrecadação é do Sul e Sudeste

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# out/06


Paraná responde por 4% dos tributos federais, segundo estudo do IBPT

As regiões Sul e Sudeste respondem por mais de 81% de toda a arrecadação com tributos da União, apesar de terem juntas pouco mais de 57% da população. O Paraná, que concentra 5,57% dos brasileiros, contribuiu com cerca de 4% do total arrecadado em 2005 e ficou em segundo lugar na região, atrás do Rio Grande do Sul, à frente de Santa Catarina, e em sexto no país. O Norte brasileiro é a região que menos manda dinheiro aos cofres públicos, com uma participação de 1,91% do total recolhido, mas possui uma população que representa 8% dos brasileiros.

A maior diferença entre arrecadação e população, no entanto, fica no Nordeste, que tem 27,7% da população total, mas contribuiu com 5,59% em 2005. Individualmente, o estado que mais arrecada é São Paulo, responsável por 40,85% do dinheiro pago ao Fisco no ano passado. Do outro lado, as unidades da federação que menos recolhem em tributos são Roraima e Acre, cuja participação individual ficou em 0,03%. Os dados fazem parte de um estudo divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Para o presidente do instituto, Gilberto Luiz do Amaral, uma das conclusões que se pode tirar do estudo é que o Sul e o Sudeste, que produzem e consomem mais, acabam carregando tributariamente o restante do país. “Em termos de federação, a distribuição é necessária, mas a diferença não deveria ser tão gritante assim”, opina. De acordo com o cientista tributário, o foco da política do governo federal está errado, pois o país sobrecarrega o Sul e o Sudeste para conceder benefícios ao Nordeste.

Para o secretário de estado da Fazenda no Paraná, Heron Arzua, o estudo mostra que os estados do Sul e do Sudeste são os mais ricos do país e por isso contribuem mais com a arrecadação de tributos federais. “Infelizmente é assim”, opinou. Quanto ao fato de que estas regiões carregam o restante do país nas costas, Arzua diz que não há como reclamar, já que a Constituição Federal obriga o governo a investir nas partes mais pobres do país.

A pesquisa comparou os valores arrecadados de 2001 a 2005 pela Receita Federal (RF) e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – que representam cerca de 90% dos tributos arrecadados pelo governo federal – com as estimativas da população brasileira feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1.º de julho de cada ano.

A região Sudeste, que tem 42,61% da população brasileira, com 78,47 milhões de habitantes, respondeu por 70,43% da arrecadação total em tributos pela RF no ano passado – o que representa R$ 256,5 bilhões dos R$ 364,1 bilhões que foram para o Fisco. A participação aumentou um pouco porcentualmente desde 2001, quando estava em 69,36%, mas o crescimento foi grande em volume – pois naquela época a RF arrecadou R$ 187,396 bilhões. Em relação ao INSS, a arrecadação foi de 59,42% do total, enquanto em 2001 o valor ficou em 60,77% do total.

A região Sul, que possui 26,97 milhões de habitantes – ou 14,64% do total –, contribuiu com 11,05% do valor pago à RF em 2005, número ligeiramente menor que os 11,49% de 2001. O Paraná, sozinho, foi responsável por 4,07% da arrecadação em 2005, número um pouco abaixo dos 4,56% de 2001. O presidente do IBPT diz que a queda no desempenho da economia paranaense, afetada em partes pela febre aftosa, pela gripe aviária e pela seca, estão entre as razões para a diminuição.

Para Gilberto Luiz do Amaral, o equilíbrio entre receita tributária e população ocorre quando as porcentagens do total de cada dado são semelhantes. Desta maneira, o Paraná estaria quase equilibrado.

Fonte: http://canais.ondarpc.com.br/noticias/economia/conteudo.phtml?id=60874 7

É uma beleza.

GeorgeHarry
Veterano
# out/06
· votar


Porque será?

GeorgeHarry
Veterano
# out/06
· votar


Porque nordestino é tudo ignorante e pobre... acho que é culpa deles mesmo.

TASIVA
Veterano
# out/06
· votar


pois é

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


Não temos razões pra segurar a nação nas costas, não importa de quem é a culpa.

TASIVA
Veterano
# out/06
· votar


GeorgeHarry
acalma os animos uhaahuauaa

oxente




mas isso não é menor novidade né...

gsprs
Veterano
# out/06
· votar


GeorgeHarry
Porque nordestino é tudo ignorante e pobre... acho que é culpa deles mesmo.


Tomara que você passe fome um dia.

Abraços.

GeorgeHarry
Veterano
# out/06
· votar


gsprs
Eu sou do nordeste, e falei em tom de ironia, pra ver se nosso amigo burguês se toca...

Abraços.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


GeorgeHarry
Se você não é burguês porque tá na internet enquanto teus irmãos nordestinos passam fome?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


E quem tem que se tocar é o governo que nos lesa.

gsprs
Veterano
# out/06
· votar


GeorgeHarry
Eu sou do nordeste, e falei em tom de ironia, pra ver se nosso amigo burguês se toca...
Desculpa..
Pode me dar uma pedrada na cabeça.

Abraços.

GeorgeHarry
Veterano
# out/06
· votar


Black Fire
Porque não tenho condição de sustentar meus irmãos nordestinos... e tenho consciência de que a culpa por eles estarem nesse estado (de estar) vem de muitos governos anteriores, e se perdura até hoje.

aFFF
Veterano
# out/06
· votar


mah que lecäl...

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


GeorgeHarry
E porque a minha região tem que ser lesada, se a culpa é de governos anteriores? Governos esses que eles mesmos elegem e reelegem, minha região nunca lesou ninguém.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


É sabido de todos que o Nordeste é a região mais pobre do país, o norte está começando a ser povoado agora, tem pouca gente, mas vejo ali uma região com futuro, estima-se que em breve o Pará se torne o terceiro estado mais rico do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. A região centro-oeste começou a ser povoada há pouco, principalmente por mineiros e gaúchos que se mudaram pra lá. Sem dúvidas as regiões sudeste e sul são altamente desenvolvidas em relação ao resto do Brasil, isso não é motivo, de forma alguma para separação, separatismo é crime de lesa-pátria.

Já projetos de dividir o Brasil da seguinte maneira: a região nordeste se separaria e formaria os Estados Federados do Equador, os três estados do sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) formariam uma república, e, com menos relevância, uma República entre São Paulo, Minas Gerias e Mato Grosso do Sul...

O que restaria do Brasil? O Pará iria querer se separar também. A Amazônia iria virar território americano.

O país acabaria.

Separatismo não é a solução, a solução é acabar com essa PSEUDO-federação, e formar uma federação de verdade!

gsprs
Veterano
# out/06
· votar


Black Fire
E porque a minha região tem que ser lesada, se a culpa é de governos anteriores? Governos esses que eles mesmos elegem e reelegem, minha região nunca lesou ninguém.

Seu pensamento individualista cara.
Cada um é cada um.
Mas na minha opinião você está errado.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


Senhor Marine
a solução é acabar com essa PSEUDO-federação, e formar uma federação de verdade!

Qual a probabilidade dos coronéis do norte votarem a fvor do fim de seus previlégios?

aFFF
Veterano
# out/06
· votar


minha região é o Brasil...u.u...

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Black Fire

Sabe porque o nordeste não se desenvolveu? Porque os políticos de lá se acostumaram a receber dinheiro do centro-sul. Aquele povo não tem culpa, abandoná-los agora por pura vaidade, só pra dizer: "moro em um País de primeiro mundo" não resolve nada. É tapar o Sol com a peneira.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


gsprs
POr que eu estou errado? Por que as pessoas daqui tem que ser lesadas pra patrocinar coronéis e industrialização lá, enquanto isso meu estado tem um empobrecimento imenso e está completamente falido?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


Senhor Marine
abandoná-los agora por pura vaidade, só pra dizer: "moro em um País de primeiro mundo"
Abandonálos pra dizer: "Os pobres daqui não são mais lesados", não é vaidade, abandonálos pra dizer: "Agora temos dinheiro pra pagar os professores, que passaram meses com o salário atrasado", não é vaidade.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Black Fire

Qual a probabilidade dos coronéis do norte votarem a fvor do fim de seus previlégios?

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná têm membros no congresso suficientes para aprovar qualquer coisa semprecisar dos outros parlamentares

aFFF
Veterano
# out/06
· votar


dinheiro recebido deve ser proporcional as carências...=P

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


Black Fire

Abandonálos pra dizer: "Os pobres daqui não são mais lesados", não é vaidade, abandonálos pra dizer: "Agora temos dinheiro pra pagar os professores, que passaram meses com o salário atrasado", não é vaidade.

Qual a diferença dos pobres daí pros pobres de lá? São mais humanos?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


aFFF


dinheiro recebido deve ser proporcional as carências...=P

O caralho! Dinheiro produzido deve ser recebido, quem não trabalha não come, é assim que funciona.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


dinheiro recebido deve ser proporcional as carências...=P (2)

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


UFA!!! Até que enfim alguém achou números sobre isso.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/06
· votar


Senhor Marine

Qual a diferença dos pobres daí pros pobres de lá? São mais humanos?

Olha eu te faço a mesma pergunta, porque os pobres de lá recebem mais investimentos? Por que pagam menos impostos? São mais humanos?

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


aFFF
dinheiro recebido deve ser proporcional as carências...=P
Senhor Marine
dinheiro recebido deve ser proporcional as carências...=P (2)

Isso é não de forma alguma aceitável. Governos que recebem dessa forma, precisam se esforçar menos para desenvolver a região.

Isso não é estímulo. É protecionismo.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Olha eu te faço a mesma pergunta, porque os pobres de lá recebem mais investimentos? Por que pagam menos impostos? São mais humanos?


(2)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a 81% da arrecadação é do Sul e Sudeste