Eu sou o único cientista ateu aqui?

Autor Mensagem
Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06
· votar


A divindade é a própria ciência.
As forças sobrenaturais, são os átomos (nunca vimos um átomo), as forças (a gravidade simplesmente existe, não sabemos ainda o porque).
A missa da ciência é fazer uma experiência, resolver uma equação.

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


DiegoProgMetal

Artistas e cientistas têm algo em comum: Raciocinam.

Deve ser por isso que sou atéia.

kbza
Veterano
# jun/06
· votar


snowwhite
Não é questão de dinheiro, no caso do espiritismo. Acho fruto de uma garnde viagem a algo que não nos cabe entender.

É perda de tempo.

olha, eu mesmo já ouvi coisas do que chamam sobrenatural, vai dizer que eu estou mentindo ou estou louco também?

Philipius
Veterano
# jun/06
· votar


DiegoProgMetal
Apenas procura explicar de forma racional os fenômenos da natureza...
Mas a racionalidade em si parte de pressupostos.
Racionalidade é uma fórmula, só pode ser aplicada sobre conceitos.
Sendo assim você precisa acreditar em pressupostos para usar a racionalidade.

Logo, o elemento crença aparece, tendo em vista também que o conhecimento não é dogmático, é somente válido em determinados tempo e espaço.

Sendo assim, a a Ciência se desenvolve e se propaga pela crença em seus pressupostos.

Uma das grandes questões da filosofia é estabelecer pressupostos válidos em todas as culturas, chegando assim próximo a uma espécie de pressuposto universal, que ninguém sabe se existe, só se crê.
Exemplos dessa busca é dizer que 1 unidade + 1 unidade = 2 unidades.

anonymous4
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
Me explica melhor que eu acho que eu não entendi.


Pensamento lógico 2+2=4, gravidade puxa matéria pra baixo. (fato) Mas porque as nuvens flutuam?(pergunta) Pq os gases nas nuvens são menos densos que os gases abaixo delas (explicação lógica)

Pensamento ilógico 2+2=5 Gravidade puxa materia pra baixo. Mas porque as nuvens flutuam? Pq Deus quis assim (explicação tomando algo não provado como resposta)

Carlos Henrique 2
Veterano
# jun/06
· votar


snowwhite
Interesse pelo poder, pela manipulação da mente dos "cordeiros" do rebanho. Mas a maioria quer dinheiro mesmo.

Não generalize.
O problema é que quando se fala em religião as pessoas acabam tomando Igrejas Universais e cia como regra para todas.

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06
· votar


A ciência não procura religar a nada.... Apenas procura explicar de forma racional os fenômenos da natureza...

Tentando explicar as coisas a ciência riligia a si mesma.

Gui
Veterano
# jun/06
· votar


nope...to indo pro lado da licenciatura!

ronaldosamurai
Veterano
# jun/06
· votar


tambem sou cientista!!!!!agora que eu to no 2°semestre.......

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
olha, eu mesmo já ouvi coisas do que chamam sobrenatural, vai dizer que eu estou mentindo ou estou louco também?

É. O cérebro produz coisas incríveis mesmo.

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06
· votar


Mas a racionalidade em si parte de pressupostos.
Racionalidade é uma fórmula, só pode ser aplicada sobre conceitos.
Sendo assim você precisa acreditar em pressupostos para usar a racionalidade.

Pois é.

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jun/06
· votar


Não tem nada de racional aí. tem de lavagem cerebral. É diferente.
Isso tem mas nem sempre, vamos analizar tres casos:
- Eu sou ateu e feliz por isso, por não ter que prestar contas a ninguem sobre o que faço.

- Mas minha mãe deus é o como um amigo pra quem ela pode recorer, logo ela se sente mais feliz por acreditar.

- Jah um agnostico prefere a suavidade da duvida À dureza da verdade....

Como disse um filosofo, acho que foi "Lancan", não tenho certeza, só vemos um fragmento da realidade, nunca uma realidade por completo, enquanto algo é futil para nós, é vital para outros ....

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


Carlos Henrique 2
Não generalize.
O problema é que quando se fala em religião as pessoas acabam tomando Igrejas Universais e cia como regra para todas.


Generalizo, sim. Generalizar é falar do geral.

Qual a religião que não quer poder, dinheiro ou domínio?

Carlos Henrique 2
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
cara, é a mesma coisa que um surdo de nascença te dizer que não existe som pq ele não ouve

boa analogia

Incubus
Veterano
# jun/06 · Editado por: Incubus
· votar


snowwhite

Artistas e cientistas têm algo em comum: Raciocinam.

Deve ser por isso que sou atéia.


Meio preconceituoso o comentário...

Fritz_mkvl
Veterano
# jun/06
· votar


Se digo que um carro anda a 30m/s. O que é um metro? Um pedaço de madeira? Uma barra? Um pedal? Metro é um conceito que não existe por si só, é um conceito que usamos pra explicar as coisas, assim como as divindades.

teuabreu
Veterano
# jun/06
· votar


snowwhite

São Francisco abidicou do poder e do dinheiro para tentar melhorar a vida de outros seres vivos assim como Buda, defendendo sempre as crenças e o direito de pensar e agir de cada um!!!

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


Carlos Henrique 2
cara, é a mesma coisa que um surdo de nascença te dizer que não existe som pq ele não ouve

boa analogia


Sim. Mas só consigo ver absurdos nos dogmas religiosos, a começar pela culpa.

ronaldosamurai
Veterano
# jun/06
· votar


tem algum rastafari aqui no forum?

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


teuabreu
São Francisco abidicou do poder e do dinheiro para tentar melhorar a vida de outros seres vivos assim como Buda, defendendo sempre as crenças e o direito de pensar e agir de cada um!!!

Não sei. Não vivi com ele. Isso é oque dizem.

anonymous4
Veterano
# jun/06
· votar


snowwhite
Qual a religião que não quer poder, dinheiro ou domínio?

Poder, que tipo de poder? Poder de poder ajudar as pessoas em países com tufões e tsunamis ou o de dominar estados inteiros?

Dinheiro, dinheiro pra poder promover ações sociais como acima ou dinheiro pra enfiar no bolso de figurões?

Domínio, domínio político? Acredito que igrejas sérias não desejam este ultimo quesito...

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/06
· votar


rastafari
peloamorded-us...

rato punk
Veterano
# jun/06
· votar


Você é uma bixona!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ateu

Philipius
Veterano
# jun/06
· votar


snowwhite
Com a diferença que a religião QUER porque QUER incutir coisas nas mentes das pessoas. E com motivo nada científicos.
Mas a Ciência não está distante das religiões fanáticas. Tente voar em praça pública que você será presa.

ServeTheServants
de acordo com o grau de "sofrimento" que ela passa aqui na Terra, ela vai buscar um alivio, algo do tipo uma "segunda chance" uma vida após a morte seria a escolha perfeita, ainda mais considerando que você tem a opção de escolher já em Terra se você quer uma vida após a morte boa ou ruim... simplificando: quanto mais fodida a pessoa, ou mais ingenua (o que dá na mesma de acordo com o balanço entre essas duas coisas) mais ela se apega à religião como uma forma de salvamento.
E tambem tem os extremos no delta que é o encontro dessas duas coisas, que a pessoa chega num grau de descrença tão grande quanto a tudo, e até nela mesma, que ela nem acredita que possa ser salva mesmo querendo e seguindo "regras" e ai chega a parte de suicidios, ou simples descrença...

Esse é o primeiro objetivo da religião.
A crença em bem-estar futuro faz com que o presente seja mais "tolerável".
A religião tem sido defendida por muitos estudiosos justamente como freio às revoltas da população e como consolo dos males causados pela vida.

Mas tem sido combatida porque é um discurso político muito forte.

Incubus
Veterano
# jun/06
· votar


teuabreu
São Francisco

Não somente ele, mas vários.

Ninguém larga todos os seus bens, ninguém morre num Coliseu, ninguém morre martirizado por causa de fantasias.

DiegoProgMetal
Veterano
# jun/06
· votar


kbza
cara, é a mesma coisa que um surdo de nascença te dizer que não existe som pq ele não ouve


O problema é que aí entraremos em conceitos filosóficos mais complicados...
Por exemplo, o que é a realidade? Se uma pessoa acreditar que existe Deus, pra ela Deus é realidade... Mas se não acreditar não é... Não vou tentar discutir esse tipo de coisa aqui porque é assunto pra tese de doutorado em filosofia... A realidade de certa forma é relativa.

Repito pela caralhézima vez: Não quero ofender ninguém!

Alexandre Souza
Veterano
# jun/06
· votar


eu sou, bluseiro espirita, gremista e mülhërëngö =(

snowwhite
Veterano
# jun/06
· votar


Incubus
Meio preconceituoso o comentário...

Não comecem com esse papo de preconceito. Não disse que outras pessoas não raciocinam. Disse que cientistas e artistas raciocinam. Só isso.

Carlos Henrique 2
Veterano
# jun/06
· votar


snowwhite
Qual a religião que não quer poder, dinheiro ou domínio?

Quais as religiões existem com o propósito de dinheiro, poder e domínio?
Cite-me provas concretas e não achismos e expeculações.
Se as citadas por você for a maioria, aí sim podemos fazer tal generalização.

Johnny Favorite
Veterano
# jun/06
· votar


Se digo que um carro anda a 30m/s. O que é um metro? Um pedaço de madeira? Uma barra? Um pedal? Metro é um conceito que não existe por si só, é um conceito que usamos pra explicar as coisas, assim como as divindades.

Mas acontece que é "lógico", convincente...não é achismo, é quase palpável. Acho realmente muito estranho acreditar em divindades...aind mais com uma consciência parecida com a nossa...assim como se fossem reflexos de nós mesmos.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Eu sou o único cientista ateu aqui?