Sem-Terra ou Sem-Vergonhas???

Autor Mensagem
Admin
Moderador
# mar/06
· votar


Alessandra
O que será que rende mais pro Brasil

Petróleo, ok? =)

Não tô comparando quem tem mais receita. Só quis dizer que o nosso PIB é composto de uma pá de coisa.

Rato
Veterano
# mar/06
· votar


iznogood
Desconheço essa ação ordeira do MST... deve ser uma ação tão rara que ninguém fica sabendo.

não é rara e acontece todos os dias pelo Brasil todo. Basta pesquisar e parar de dar ouvidos a mídia q mostra somente notícas tendenciosas. Ainda mais em ano de eleição ...se liga com o q vai haver

iznogood
Veterano
# mar/06
· votar


Admin
Boy, a síntese é uma só: precisamos de Reforma Agrária? Sim!
Mas não vai ser com invasões de destruição que se conseguirá isso sem o reverso da medalha, ou seja, o troco. Essas ações inconseqüentes do MTS pode desencadear uma guerra com prejuizo para todos os lados - para mim e para vc - inclusive. Precisa ser contida, nem que seja à força!

iznogood
Veterano
# mar/06 · Editado por: iznogood
· votar


Rato
não é rara e acontece todos os dias pelo Brasil todo. Basta pesquisar e parar de dar ouvidos a mídia q mostra somente notícas tendenciosas. Ainda mais em ano de eleição ...se liga com o q vai haver

Negativo. A quem vc acha que interessa essas notícias? Porque a Aracruz foi a bola da vez? Será somente "Cunho Social"?

Admin
Moderador
# mar/06
· votar


killerman666
cara cadê aquele discurso todo de botar teus advogados feras na área atráz de nego querendo piratear o fcc?????

Eu tenho direito de intimidar pra me divertir, ok? E apesar do backup e do seguro, dano é dano. ;)

Alessandra
pode-se sair por aí depredando laboratórios de pesquisa só por causa que tem seguro?

Não, foi o que eu disse ali em cima pro killer.

Só pra recapitular meu ponto de vista: considero ao mesmo tempo LEGÍTIMA e ILEGAL o que o mst fez.

Alessandra
Veterano
# mar/06
· votar


Admin
Só quis dizer que o nosso PIB é composto de uma pá de coisa.
Pelo contrário, tu fechou o cerco e não tá levando em consideração a importância da pesquisa que foi destruída justamente porque não conhece...

Assim como o petróleo, a uol, a microsoft, as fazendas e as pecuárias, o setor universitário, a mão de obra e até os malditos sem-terra têmum lugar na pirâmide hierárquica da economia brasileira, as pesquisas também possuem, não importando da onde venham...

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Questão Agrária
Depois da depredação, risada e deboche




Em contraste ao choro da pesquisadora Isabel Gonçalves, que se desesperou ao ver seu trabalho científico destruído durante a invasão da Aracruz Celulose na madrugada de quarta-feira, uma reportagem da RBS TV veiculada ontem no RBS Notícias e no Jornal Nacional exibiu o riso de integrantes da Via Campesina que participaram da ação.

Com uma câmera escondida, o repórter Giovani Grizotti registrou as reações de agricultores acampados no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho ao ataque e colheu depoimentos sobre como ele foi organizado. Em uma das cenas, um homem de chapéu conta rindo a um grupo de pessoas que uma das invasoras tomou café e depois quebrou a garrafa térmica dentro da empresa.

- Tava bem bom o café, mas quebrou tudo - disse, provocando risadas gerais.

Outra agricultora afirma que a ação vinha sendo planejada há cerca de três meses, e dois ou três dias antes já havia olheiros da Via Campesina colocados nas proximidades da empresa para monitorar a situação. Sem saber que estava sendo gravada, outra mulher que participou da destruição de pelo menos 3 milhões de mudas de árvores, estufas e laboratórios da Aracruz conta que houve um leve temor ao descer do ônibus, mas que a visão da depredação estimulou o grupo.

- Deu aquele medinho na mulherada só no sair do ônibus, sabe. Mas depois que viram as primeiras indo destruir... Mas foi muito lindo de ver.

Uma invasora conta ainda que mulheres de Santa Catarina viajaram ao Estado apenas para participar da atividade, retornando em seguida para casa. Confira, a seguir, trechos das conversas gravadas pela reportagem da RBS TV no acampamento:



A conversa
Agricultor
- Diz que uma tomou cafezinho e depois quebrou a térmica (risos). Tava bem bom o cafezinho, mas quebrou tudo (risos).
Agricultora 1
- Foi um estrago total, né.
Repórter - É?
- Daí eu virei as caixas. Não tinha força, mas consegui. De tarde nós fomos pra lá. Era pra ter ido de manhã, mas fomos tarde, lá em Tapes. Ficamo lá, passamo a noite...2h30min a gente foi pra lá. Mas tinha gente há dois, três dias... tudo num lugar certo, né.
Repórter - Lá perto da empresa?
- Lá pertinho...Quando chegamo lá não tinha ninguém, o guarda não tava mais lá... e entramo tudo, os ônibus deram a volta.
Agricultora 2
- Que eu sei, há uns três meses atrás já vinha sendo articulado (o ataque).
- Todas as mulheres assim, ó...(cobrindo o rosto com um lenço lilás)
Repórter - Pra não aparecer?
- Pra não aparecer...e eles filmando tudo.
- Deu aquele medinho na mulherada só no sair do ônibus, sabe. Mas depois que viram as primeiras indo destruir...Mas foi muito lindo de ver.
Agricultora 3
- Já foram os de Santa Catarina. Nem vieram, nem vieram (ao acampamento).
Repórter - Esses de Santa Catarina foram só na Aracruz, lá?
- Só. Não, e fomos depois na universidade entregar o documento (manifesto do movimento das mulheres).

pagode nem morto
Veterano
# mar/06
· votar


Sabem de uma coisa? Eu acredito no Brasil.

killerman666
Veterano
# mar/06
· votar


Admin
E apesar do backup e do seguro, dano é dano. ;)

porra nenhuma.. mudinhas de eucalito e sitezinho de internerd.. ngm vai morrer de fome sem nenhum dos dois..

killerman666
Veterano
# mar/06
· votar


pela tua ótica claro

Alessandra
Veterano
# mar/06
· votar


Admin
E apesar do backup e do seguro, dano é dano.
Tu se contradiz pra caramba hein?
Meu deus...

Gambá do Rock
Veterano
# mar/06
· votar


Lokko_
já começo minha campanha pelo fcc
amanhã vou procurar um partido político para fazer minha filiação e concorrer as proximas eleições para presidente do Brasil


Tô contigo!

Depois posta teu número de campanha

iznogood
Veterano
# mar/06 · Editado por: iznogood
· votar


Admin
dano é dano. ;)
Puta que pariu!
Exatamente!
Dano é dano!

O dano à Fazenda Aracruz não é considerado dano, porque tem "Cunho Social", mas um dano ao FCC é dano?
Massa!

iznogood
Veterano
# mar/06
· votar


Tu se contradiz pra caramba hein? (2)

Lokko_
Veterano
# mar/06
· votar


Alessandra
como anda a cotação do boi nelore em MG? to pensando em comprar um rebanho pra minha fazendinha...

Alessandra
Veterano
# mar/06
· votar


Lokko_
te vira e acha, não trabalho com isso.

Admin
Moderador
# mar/06
· votar


Pelo contrário, tu fechou o cerco e não tá levando em consideração a importância da pesquisa que foi destruída justamente porque não conhece...

Não coloque palavras na minha boca!

Recapitulando: o MST julgou a tal pesquisa irrelevante devido à necessidade de subsistência deles. Isso eu acho legítimo. Mas tb acho ilegal destruir a parada.

Assim como o petróleo, a uol, a microsoft, as fazendas e as pecuárias, o setor universitário, a mão de obra e até os malditos sem-terra têmum lugar na pirâmide hierárquica da economia brasileira, as pesquisas também possuem, não importando da onde venham...

Concordo uai.

Sou solidário com o MST no seguinte ponto: quando não se tem teto e comida, windows, cifraclub e plantinha tem mais é que se f(*).

iznogood
Veterano
# mar/06
· votar


snowwhite

É fogo, né, cara? Como não considerá-los vândalos criminosos?

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Questão Agrária
O horto, um dia depois
CARLOS WAGNER




Em ritmo acelerado, 450 operários iniciaram ontem a reconstrução das instalações depredadas, na madrugada de quarta-feira, da Fazenda Barba Negra, uma área de 10 mil hectares de propriedade da Aracruz Celulose SA, em Barra do Ribeiro, na Região Metropolitana. A previsão é que as obras terminem na segunda-feira.

Os invasores, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e à Via Campesina, agrediram o coração da Barba Negra, em uma área de 14 hectares, conhecida como viveiro, onde há um complexo de oito estufas, um laboratório e canteiros experimentais de mudas. Toda a estrutura física foi danificada, e pelos menos 3 milhões de mudas de eucalipto, destruídas.

- As estufas, a rede de irrigação e os danos nos prédios são as partes simples dos consertos. A mais complicada é o inventário para saber a exata dimensão do estrago causado entre as mudas e na pesquisa - disse Valeriano Cancela da Conceição, coordenador do viveiro.

Os custos dos estragos ainda não foram calculados. Os agricultores destruíram experimentos científicos que estão sendo analisados há 20 anos, explicou Isabel Barros Gonçalves, 52 anos, analista do laboratório. Ontem, uma equipe vasculhava entre os destroços do laboratório na busca de experimentos com sementes que pudessem ser recuperados.

- Para escolher, pesquisar e testar uma semente de eucalipto, são necessários 11 anos. Foi esse tipo de material que eles destruíram - disse Aurélio Mendes Aguiar, agrônomo e coordenador do laboratório.

A Aracruz também está providenciando um reforço na segurança da Fazenda Barba Negra, hoje protegida por dois vigilantes desarmados.

( carlos.wagner@zerohora.com.br )


Multimídia


Da reconstrução das instalações depredadas depende o futuro de 1,2 mil pessoas que trabalham na Aracruz, que ainda não sabe estimar o valor do prejuízo

Alessandra
Veterano
# mar/06
· votar


Admin
o MST julgou a tal pesquisa irrelevante devido à necessidade de subsistência deles. Isso eu acho legítimo.
E daí a gente lê aquilo que a snow postou e se dá conta que eles não são uns mortos de fome coitadinhos que 'só querem um pedaço de terra'....

Admin
Moderador
# mar/06
· votar


Tu se contradiz pra caramba hein? (2)

onde, quando??

iznogood
Veterano
# mar/06 · Editado por: iznogood
· votar


snowwhite
Da reconstrução das instalações depredadas depende o futuro de 1,2 mil pessoas que trabalham na Aracruz, que ainda não sabe estimar o valor do prejuízo

O Sam disse que Dano é Dano... mas só ao FCC!

iznogood
Veterano
# mar/06
· votar


Admin
Tu se contradiz pra caramba hein? (2)

onde, quando??


Aqui: DANO É DANO!

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Questão Agrária
Destruição segue linha internacional
HUMBERTO TREZZI*




Um dos mais destruidores atos da história do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o atentado contra a Aracruz Celulose, ocorrido na quarta-feira, afirma a nova linha da organização. A frente de batalha deixa de ser o campo improdutivo, e a articulação das invasões agora é internacional. O ato em Barra do Ribeiro, concebido para afugentar um investimento de US$ 1,2 bilhão e milhares de empregos, aumentou o afastamento entre o MST e o governo Lula.

Ao devastar milhões de mudas e dilapidar um patrimônio de pesquisas, os sem-terra e seu braço feminino, o Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), praticaram as diretrizes de uma cartilha internacional. A depredação teve o apoio e o planejamento da Via Campesina, guarda-chuva de entidades que defendem um mundo sem multinacionais, sem empresas, sem defensivos e de princípios coletivistas.

Paul Nicholson, dirigente da entidade que participa de um fórum de ONGs paralelo à conferência internacional de reforma agrária no campus da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), culpou a vítima.

- A destruição do laboratório foi um ato de legítima defesa de camponeses contra a política destrutiva de uma empresa, a Aracruz, que prega a monocultura, danifica o ambiente e o torna infértil - disse Nicholson, que, apesar do nome inglês, se identifica como representante do País Basco, região espanhola.

A Polícia Civil confere informações de que estrangeiros ligados à Via Campesina participaram do vandalismo. O delegado regional de Barra do Ribeiro, Rudymar de Freitas Rosales, analisa vídeos com imagens da invasão e listas dos ônibus que levaram os manifestantes. Entre esses veículos há um com placas de Villa Elisa, no Paraguai, até ontem visto estacionado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na Capital. O veículo trouxe desde Assunção uma delegação com 39 paraguaios ligados a nove associações de agricultores. A participação de estrangeiros no vandalismo lhes renderia, no mínimo, a expulsão do país.

Os policiais tentam formalizar testemunhos de que os forasteiros estiveram no local do atentado, bem como um asiático, que teria sido fotografado no viveiro de mudas. Será difícil, porque a ação foi planejada de forma a proteger a identidade dos militantes. Os voluntários para a depredação dormiram num prédio contíguo à Igreja Santo Antônio (dos freis capuchinhos) e dali saíram com rostos cobertos por lenços.

A depredação da Aracruz é a culminância de um processo de ampliação do espectro de lutas do MST, copiado de outros países.

Invasores de conferência gritaram "Fora Aracruz"

Em entrevista à rádio CBN, o líder do MST João Pedro Stedile defendeu ontem táticas radicais contra as multinacionais. Ao justificar a depredação da Aracruz, perguntou aos participantes se "alguém já comeu eucalipto, alguém já comeu papel?". E aproveitou para criticar o governo Lula, antigo aliado.

- Governo, em toda parte do mundo, só vive puxando o saco do poder econômico. A novidade é que, no Brasil, é um governo de esquerda que começou a puxar o saco do capital.

Dando forma às palavras de Stedile, 200 militantes da Via Campesina invadiram o palco da conferência, ao entardecer de ontem. Ao entregar um documento de apoio à reforma agrária, recebido pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, gritavam "reforma agrária urgente" e "fora FMI e Aracruz" .

*Colaborou Vanessa Nunes

( humberto.trezzi@zerohora.com.br )

Admin
Moderador
# mar/06
· votar


Da reconstrução das instalações depredadas depende o futuro de 1,2 mil pessoas que trabalham na Aracruz, que ainda não sabe estimar o valor do prejuízo

Sensacionalismo danado pow!

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Por favor...isso nem tem justificativa aceitável. Enquanto o Lula passeia, o MST dá ordens e o Rio está em guerra civil. PQP!

Admin
Moderador
# mar/06
· votar


iznogood
Aqui: DANO É DANO!

Me contradisse não pow. Lembra que eu disse que é um dano legítimo? =P

Alessandra
Veterano
# mar/06
· votar


Admin
Pensa o seguinte, se depredarem teu escritório tu tem backup, arranja novos computadores e coloca tudo pra rodar de novo.

Plantas, experimentos, não são cd's que coloca numa cpu nova e funciona de novo...

iznogood
Veterano
# mar/06
· votar


Por favor...isso nem tem justificativa aceitável. Enquanto o Lula passeia, o MST dá ordens e o Rio está em guerra civil. PQP!

Mas tudo isso tem "cunho social", boy! É legítimo!

Gambá do Rock
Veterano
# mar/06
· votar


snowwhite
Da reconstrução das instalações depredadas depende o futuro de 1,2 mil pessoas que trabalham na Aracruz, que ainda não sabe estimar o valor do prejuízo

Não tem problema, se os caras forem demitidos por corte de folha e talz, é só ingressarem no MST que estarão garantindo seu futuro, agora por um movimento de cunho social legítimo_0 (isso segundo o Sam)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sem-Terra ou Sem-Vergonhas???