Tatame do OT - Tópico sobre Artes Marciais

Autor Mensagem
leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


Dogs2
Ow gente, desculpa a pergunta aparentemente grosseira, mas tipo, eu sou músico, esportista, mas não entendo... qual a graça de arte marcial? Eu não to querendo ser rude, só quero saber o que te dá prazer em praticar

Perguntar isso é a mesma coisa que perguntar qual graça tu vê em tocar guitarra. Sem querer ser grosseiro também. Mas é aquele negócio: questão de gosto. Por acaso eu gosto de ambos, música e lutas.

Para mim, a prática de lutas tem várias vantagens. Por exemplo, é um excelente exercício, ajuda a me manter em forma, não apenas na parte estética mas na resistência cardio-respiratória também.

Ajuda a aliviar o stress de um dia de trabalho. A luta te traz segurança na vida pessoal, que reflete nos demais aspectos da tua vida. Não que eu vá brigar na rua pois já passei desta fase faz tempo. Mas é bom saber que você consegue absorver um soco na cara, que sabe se defender se for preciso.

Experimente, talvez você goste também.

Philipius
Com TKD deve ter uma boa prática de chutes, com MT deve estar pegando uma base boa de luta (TKD que me perdoe, mas a base deles pra MMA não dá certo) e BJJ é fundamental tanto pro chão quanto pro anti-chão.

Na verdade, as pessoas tendem a acreditar que o TKD dá mais ênfase nos chutes mas o TKD que pratiquei, da ITF, permite soco na cabeça também, assim como no Kick Boxing ou Muay Thai.

É lógico que não é tão estimulado em campeonato, senão vira luta de boxe. Mas eu treinava os dois igualmente. Quanto à base,vou te falar que ajuda pacarai! O TKD ajudou muito na minha movimentação, em termos de velocidade. É lógico que numa luta de Jiu-Jitsu, eu não vou ficar saltitando em frente ao cara, mas com certeza, a movimentação do TKD me ajuda numa trocação, mais do que a base do Muay Thai, que é meio rígida.

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


Christhian
Nada mais correto.

Apenas comoa exemplo, uma luta de Kung-Fu não tem nada a ver com uma luta de MMA. É o mesmo que comparar F1 com Fórmula Indy.

Embora os dois façam parte do automobilismo, são modalidades distintas. Assim, creio que fica muito difícil discutir os dois no mesmo fórum.

Philipius
Veterano
# mai/08
· votar


leoc_rj
Entendo!
Acho então que o treino de socos do MT vem pra complementar o que você já teve. E as esquivas? Treinava as de soco no TKD?
Falo da base mais rígida como um ponto positivo, visto que pra usar anti-chão com base muito solta é beeem perigoso. Apesar da boa movimentação ajudar ao evitar a aproximação do oponente.
Boa sorte com a sua combinação. =)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/08
· votar


leoc_rj
Pelo menos as ultimas 23 páginas só falam de artes marciais relacionadas ao MMA.

A regra número 1:

1 - Sempre use a BUSCA antes de criar um tópico para verificar se o assunto já não foi debatido. Tópicos repetidos poderão ser fechados ou apagados.

A busca, usando a palavra 'MMA' - http://forum.cifraclub.com.br/?domains=forum.cifraclub.terra.com .br&q=MMA&sa=Buscar&sitesearch=forum.cifraclub.com.br&client=pub -7284698113143250&forid=1&action=buscagoogle&ie=ISO-8859-1&oe=ISO-8859 -1&cof=GALT%3A%23008000%3BGL%3A1%3BDIV%3A%23336699%3BVLC%3A663399%3BAH %3Acenter%3BBGC%3AFFFFFF%3BLBGC%3AFFFFCC%3BALC%3A0000FF%3BLC%3A0000FF% 3BT%3A000000%3BGFNT%3A0000FF%3BGIMP%3A0000FF%3BLH%3A50%3BLW%3A106%3BL% 3Ahttp%3A%2F%2Fforum.cifraclub.com.br%2Fimg%2Flogo.gif%3BS%3Ahtt p%3A%2F%2Fforum.cifraclub.com.br%3BFORID%3A11&hl=pt

Veja qual é o primeiro tópico do resultado da busca.

Entendo a sua explicação, mas antes de sair criticando se 'alguém entende ou não', reveja suas atitudes que basicamente, não foram condizentes com as regras e, ironicamente, acabaram se voltando contra você mesmo.

Abraços.

Ronin
Veterano
# mai/08
· votar


Dogs2
Ow gente, desculpa a pergunta aparentemente grosseira, mas tipo, eu sou músico, esportista, mas não entendo... qual a graça de arte marcial? Eu não to querendo ser rude, só quero saber o que te dá prazer em praticar

Com esta pergunta você irá encontrar uma gama tão ampla de resposta quanto se perguntasse para alguém, fazendo uso do exemplo postado pelo leoc_rj, pq ele gosta de tocar guitarra.

No meu caso:

Nunca pensei em arte marcial como uma segurança para o dia-a-dia. É claro, é bacana saber que você está capacitado para reagir contra um soco, um chute, ou mesmo algumas chaves e agarrões... mas em um mundo aonde qualquer um na rua pode ter uma arma (ou buscar uma em casa, ou ser amigo de alguém que tenha uma, e por aí vai), eu ainda prefiro fugir das brigas na rua.

Ainda assim a arte marcial me deu algo que nenhum outro esporte deu... a não competitividade direta. Quando vou treinar (no caso, treino taekwondo STF) o meu único rival é o último treino... amanhã quero estar melhor que ontem, e pior do que estarei no seguinte.

É um ótimo exercício, com colocado pelo leo. Se vc pensar apenas no estético, existem melhores, mas a arte marcial lhe dá resistência e estamina, além de lhe ajudar a conhecer melhor seu corpo, bem como suas capacidades e limites.

Por fim, é bacana ir além da luta na arte marcial... compreender a história do seu estilo, como ele foi pensado e criado, e descobrir que existe muito mais por trás dele do que apenas golpes e movimento é um exercício intelectual bacana, e muitas vezes você aprende lições de vida e passa a olhar de outra forma para as coisas.

Em resumo, arte marcial faz bem... para o corpo, a mente, e o espírito.

Chespirito
Veterano
# mai/08
· votar


A RedeTV! ñ passa + o K-1 e outras lutas do kickboxer? Ainda ñ responderam!

Philipius
Veterano
# mai/08
· votar


Chespirito
Não sei.
Faz um favor? Pesquisa pra gente:
www.redetv.com.br

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/08
· votar


Philipius
Não sei.
Faz um favor? Pesquisa pra gente:
www.redetv.com.br


hehe Virou meu ídolo!

Chespirito
Veterano
# mai/08
· votar


Philipius

Cliquei na página de esportes da RedeTV! e o máximo q tem é a série B, e depois passa um programinha comandado pela ex-BBB mulher. (Esqueçi o nome dela, pois eu ñ assisto o BBB).

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


Entendo!
Acho então que o treino de socos do MT vem pra complementar o que você já teve. E as esquivas? Treinava as de soco no TKD?
Falo da base mais rígida como um ponto positivo, visto que pra usar anti-chão com base muito solta é beeem perigoso. Apesar da boa movimentação ajudar ao evitar a aproximação do oponente.
Boa sorte com a sua combinação. =)


Cara, eu comecei o MT para complementar minha técnica de luta em pé. E agregou bastante. Até aproveitando o que você falou, realmente no TKD não se treina muita esquiva de soco. É só olhar um campeonato de TKD, você não vê ninguém fazendo aquele pêndulos de boxe. :)

Mas todo o restante é diferente também. A base, os chutes. Eu acho que para a vida real e para o MMA, o MT é mais eficiente. Porém, a base do TKD ajuda muita na movimentação, mas é como você falou, não vai dar muito mole com um cara bom de chão que ele vai te levar para baixo rapidinho, ou com um lutador de Karatê, por exemplo, que tem uma base sólida e muito focado no contra-ataque.

E Christhian, sem querer estender muito na polêmica, mas minha intenção foi criar um tópico específico para se discutir MMA. Da mesma maneira que se você fizer uma busca sobre filmes, vai aparecer uma penca de tópicos sobre o mesmo assunto.

Mas entendo teu ponto de vista também, e para minha surpresa, consegui alguns feedbacks legais neste tópico, por isso peço desculpas.

Abraços.

Dogs2
Veterano
# mai/08
· votar


Ronin
leoc_rj
boas respostas
valeu aê

Chespirito
Veterano
# mai/08
· votar


\m/

leoc_rj
Veterano
# mai/08
· votar


Dogs2
Ah, o Ronin falou uma parada muuuito importante. Eu sou cabeça quente, daqueles que acha (com ênfase no "acha") que pode encarar qualquer um.

Mas não existe luta limpa rua. Ainda mais hoje em dia. Há quinze anos, se você brigava com um cara na rua, o máximo que podia acontecer era você voltar para casa com alguns hematomas. Hoje parece que a vida humana não vale mais porra nenhuma. Nêgo se matando pelos motivos mais bestas.

Numa dessa de querer dar uma de valente, já tive arma apontada para minha cabeça. Então, hoje se você me peguntar, meu conselho é: fuja de confusão!

Ronin
Veterano
# mai/08
· votar


leoc_rj
Numa dessa de querer dar uma de valente, já tive arma apontada para minha cabeça. Então, hoje se você me peguntar, meu conselho é: fuja de confusão!

É bem por aí mesmo.

Aconteceu um lance em Palhoça, cidade aonde moro aqui em SC, que é de deixar de cabelo em pé, e ilustra bem como estão as coisas hoje em dia.

Dois muleque (muleques mesmo, pirralhos) brigavam na frente de uma oficina mecânica, e ao arremessarem pedras um no outro, uma das pedras bateu em um dos carros na oficina. O proprietário da oficina deu uma bronca nos dois, e os mandou brigar em outro lugar.

Um dos muleques foi em casa, pegou uma arma, voltou e matou o dono da oficina com 6 tiros.


É apavorante.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/08
· votar


leoc_rj
Entendi sua intenção, velho, mas são regras, infelizmente. Espero que me desculpe e entenda a minha participação aqui tb.

Ponto positivo pra você, pela atitude corretíssima. O voto lá é meu.

Abraços.

Bog
Veterano
# jun/08
· votar


Só para constar...

Assisti hoje a 2 documentários da National Geographic, Fight Science. Já foi mencionado aqui. Achei bem interessante, apesar de forçarem a barra em alguns momentos. O primeiro é meio geralzão - tem desde o Rickson Gracie até um cara fazendo firulas nada realistas com uma katana (que eles se recusam a pronunciar direito, heheh). Peca por pegar apenas UM representante de cada estilo - o soco de um Mike Tyson no auge da carreira devia ser 2 vezes mais forte que todos os outros mostrados ali. O segundo focado naqueles monstros do MMA. Nossa, o chute do cara é um absurdo!!!

aFFF
Veterano
# jun/08
· votar


Bog

Qual cara que chutou?

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/08 · Editado por: And the meek shall inherit the earth
· votar


tava pensando em começar a praticar boxe pra melhorar minha resistência aeróbica.

eu costumava praticar sanshou há 1 ano.

Índio_DT
Veterano
# jun/08
· votar


And the meek shall inherit the earth
Boxe é legal cara...
Eu acho que vou fazer 1 mes de muai thay agora que tou de ferias pra ver qual q é...se eu curtir dou um jeito de continuar, senao eu começo tkd ou hapkido.

Chespirito
Veterano
# jun/08
· votar


É uma pena q ñ passou mais o programa Sábado Campeão da RedeTv! e tbm um reality show q curtia bastante "The Contender".

Passava a tarde, pois era impróprio para menores. Podia transmitir a noite.

No lugar entrou um programinha de 5ª categoria apresentada por ex-BBB Flávia. Dá-lhe paciência!!!

Índio_DT
Veterano
# set/09
· votar


Alguem sabe se já tem disponivel na net a ultima luta do Vitor Belfort?

Excelion
Veterano
# set/09
· votar


Krav Maga.

ZXC
Veterano
# set/09
· votar


Índio_DT

Foi essa?
http://gustavonoblat.blog.terra.com.br/2009/09/20/vitor-belfort-massac ra-americano-e-ja-pensa-em-cinturao-do-ufc-veja-as-fotos-e-video-da-lu ta/

Índio_DT
Veterano
# set/09
· votar


ZXC
Isso...essa mesmo...
Deus abençoe.

Crazy Batera
Veterano
# set/09
· votar


Olha, apenas participando do tópico...

Pratiquei algum tempo, meses, de capoeira. Acho que uma aula, apenas com um mestre realmente. Não me recordo o nome. Faz tempo.
No mais aprendi em rodas na praça, ou colégio. Sei o básico. Quero dizer, sabia. Hoje só chuto na altura da canela. =P

Índio_DT
Veterano
# set/09
· votar


Crazy Batera
Eu tou a 3 semanas parado pq machuquei meu ombro rolando no Jiu jitsu.
Tou me sentindo até meio frustrado, pq tive que parar de malhar tambem e perdi uns 5 kilos nessa brincadeira...

Amanha eu tou voltando...com ombro ou sem ombro...tanto a malhar como pro jiu jitsu e pro mmuay thai

Crazy Batera
Veterano
# set/09
· votar


Índio_DT
Bah, tchê... eu fazia isso [capoeira] no ensino médio ainda. Aew o pessoal da roda, começou a um ir morar em outro canto, outro a perder interesse, e assim, parei também. Vamos ver: fazem o que uns 6 anos no minimo de sedentarismo total. Hoje não sou capaz nem de um simples Au. Situação triste. =$

E aqui na minha cidade a única que tenho conhecimento, e isto porque ocorre na academia de meu tio, é Hapkidô!

As vezes tenho vontade de voltar a praticar qualquer uma que seja. Mas não tenho disponibilidade de tempo.

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


To pensando em faze algum, qual q apanha menos, e q precisa faze menos esforço fisico?

Leblues
Veterano
# set/09
· votar


putz esse fdp do Anderson Silva ta quase me fazendo voltar pro Muay Thay.

Leblues
Veterano
# set/09
· votar


Índio_DT
cara, o Belfort destruiu o Franklin e ja ta querendo pegar o Anderson Silva, acho meio sem noção da parte dele mas tudo bem, vamo ver o que vai dar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tatame do OT - Tópico sobre Artes Marciais