consumo de energia em um valvulado

Autor Mensagem
ymen
Veterano
# abr/05


ola, gostaria de ter uma idéia do consumo de energia de um ampli valvulado, por ex:
consumo de um giannini tremendão comparado a um "meteoro, peavey, marshall transistorizado entre 100, 150W"
seria muiiito maior o consumo do valvulado ou apenas uma certa porcentagem a mais?

raff
Veterano
# abr/05
· votar


boa pergunta

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


o meu 'all-tube-fucking-monster' (um ex-tremendão-SL fuçadão) deve chupar tanto que até faz as lâmpadas da casa piscarem quando ligo o standby.

valvuladões RULES

ymen
Veterano
# abr/05
· votar


mas alguem sabe esta porcentagem ao certo?

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


cara com certeza o valvulado consome mais... principalmente porque ele 'joga fora' uma bela quantidade de energia só pra manter os catodos das válvulas aquecidos... e as válvulas ficam normalmente puxando um monte de corrente de placa, mesmo quando o amp tá silencioso. extremamante energy-inefficient.

eu chuto que um valvulado consuma mais que o dobro de energia da 'parede' do que um solid-state da mesma potência.

glaucius
Veterano
# abr/05
· votar


deve chupar tanto que até faz as lâmpadas da casa piscarem quando ligo o standby. huahauhuahuahuhua

ymen

cara segundo as caracteristicas dos trafos da audiolink o consumo dum ampli de 100W é + ou - 190VA.

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


agora na boa... who the fuck cares about that? o que importa eh o timbrasso matador do valvulado, coisa que os solid-states da vida não tem e nunca vão ter hehehe

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


glaucius
hehe pior q acontece mesmo... 400 uF de capacitor pra carregar a 450 volts... puxa uma corrente desgraçada quando liga o standby. depois diminui paca, claro... mas pisca as lâmpadas, desarma o nobreak e os estabilizadores (click-click), etc. Mto massa :)

ymen
Veterano
# abr/05
· votar


agora na boa... who the fuck cares about that? o que importa eh o timbrasso matador do valvulado, coisa que os solid-states da vida não tem e nunca vão ter hehehe

quem se importaria seria um dono de um bar que pretende botar 2 valvulados tremendão paga guitarra e um palmer com 6 6l6gc para baixo para as bandas convidadas tocarem. sendo equipamentos de sua propriedade e a conta de luz tbém.

caso alguem saiba ajudar com a porcentagem de acréscimo no consumo entre valvulado e transistor ajude ai.

glaucius
Veterano
# abr/05
· votar


b0fh

hehehe.......massa......coitada da conta de luz daqui de casa quando eu montar os meus "potentes"......aqui já tem um aparelho de solda eletrica e o motor de 3/4 de HP do torno puxando enegia ainda mais usando os dois juntos e mais o ampli :S

ymen
essa porcentagem vou ficar te devendo......

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


ymen
quem se importaria seria um dono de um bar que pretende botar 2 valvulados tremendão paga guitarra e um palmer com 6 6l6gc para baixo para as bandas convidadas tocarem. sendo equipamentos de sua propriedade e a conta de luz tbém.
Tudo bem, acho que não iam se arrepender...
glaucius
aparelho de solda eletrica
Esse dá uns picos de consumo muito mais nervosos que um mero valvulado...

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


b0fh
desarma o nobreak e os estabilizadores

Cara, isso para o ampli ou para computador? É que estou prestes a comprar meu valvulado, e como já me incomodei muito com correntes oscilatórias nos meus amplis transistorizados, pretendo ligar meu valvulado apenas com um estabilizador na frente. Minha pergunta é: que tipo de estabilizador comprar? Esses de pc servem?
Meu ampli será de 100W, com 4 x 6L6 no power...

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Toki
Minha pergunta é: que tipo de estabilizador comprar? Esses de pc servem?
Não servem.
No valvulado a tensão é bem ampliada, vai estragar logo o estabilizador e aposto que não vai estabilizar nada. Meu palpite é a proteção mais simples, só varistores e bom e velho fusível.

ymen
Veterano
# abr/05
· votar


interessante... e o consumo, será que passa do dobro de um transistor?

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


ymen
Depende muito, mas acho chega ao dobro... transformadores, filamentos... muitas perdas...

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


Toki
o nobreak ta ligado no computador, não no amp... a queda de energia que o amp dá ao se ligar o standby faz o nobreak passar pra bateria por um instante... o amp tá ligado direto na tomada, sem estabilizador nem nada. valvulado não tem essas frescuras.

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


valvulado não tem essas frescuras.(2)
Podem trabalhar de 20V até 2kV sem frescuras...

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


b0fh
baruch_kata
valvulado não tem essas frescuras

Putz, valeu mesmo. Eu realmente pensava que por ser valvulado necessitaria mais cuidados em relação à isto, e por isso estava pensando em comprar um estabilizador apenas com esta finalidade. Como aqui pelo fórum já vi q vcs manjam bastante do assunto, vou confiar em vocês...
PS: Fusível eu sei que terá, se eu não me engano até dois.
Varistores? O que seria isto?

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Toki
Parece um capacitor, liga ele nos fios da energia.
Se a tensão entrando ou saindo do aparelho for maior do que a do varistor ele entra em curto, impedindo que esse surto continue... Desmonte um estabilizador ou filtro de linha e vc vai ve-lo...

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Galera 9 anos depois alguém chegou a essa resposta? Pessoalmente meu luthier tem razão... Valvulados são dinossauros, vc só mata com um tiro de canhão kkk

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/19
· votar


Galera, desculpe ressucitar o defunto, mas é que tá rolando uma parada muito sinistra na minha banda de cover.

Ocorre que o batera mudou pra uma casa com espaço, e a gente começou a fazer uns ensaios lá. Fizemos dois já, aqueles ensaios mais longos e pausados (4 a 6 horas), que só dá pra fazer quando não se está pagando estúdio. Esquema legal, manja?

Vai daí que hoje o camarada veio reclamar que a conta dele de energia subiu de 50 contos pra 200 e tantos (ele só mora na casa há dois meses). Se a gente for continuar ensaiando lá vamos ter que contribuir com a energia...

Sem falar na miguelagem tremenda (por exemplo, o PA que ele liga a batera eletrônica dele é meu e eu nunca cobrei nada...), ocorre que todos os nossos equipamentos são transistorizados: bateria eletrônica, amp de baixo, 1 amp de guitarra, pedais, PA, etc. O ÚNICO equipo valvulado é o meu amp, um Mesa Boggie DC-3.

Bom, no manual que tenho dele não informa o consumo de energia, apenas que o fusível é de 2 amperes ("2A").

Assim sendo, alguém sabe informar quanto consome de energia um valvulado, observando que ensaiamos em volume bem baixo, pra não aloprar os vizinhos?

E mais: o batera tá sendo cuzão com a gente/dando um migué pra tirar um troco "no Vascão", ou ele tem razão em reclamar do consumo, considerando que ensaiamos no máximo três vezes por mês?

Pergunto porque não quero ser injusto com o cabra, até porque é parente. Mas não vou nem fodendo pagar pra ele um bagulho que não é nossa culpa; e ainda assim vou cobrar pelo aluguel do meu PA também...

Valeu!

HortaRates
Membro
# ago/19
· votar


Felipe Stathopoulos
Cara, se o amp for 110V, o consumo máximo que ele teria seria teoricamente 254W, (127 V* 2A), mais que isso o fusível iria pro saco.
Isso é bem pouco. O kWh aqui em SP custa R$0,26. Pra esse seu amp consumir R$10,00, teria que ficar ligado 150h no mês.

Seu brother tá de KO.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/19
· votar


Felipe Stathopoulos
Valvulados consomem MUITO mais que amps SS.
https://el34world.com/Forum/index.php?topic=23281.0
Abç

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/19
· votar


Um ampli valvulado dificilmente vai consumir mais que 200w (na pior das piores hipóteses), se vcs ensaiarem 5 horas por semana, 4 semanas, são 20 horas, dá um consumo de 4kW/h. Se vc estiver sendo roubado e pagar um real por kwh, são 4 reais no mês. Multiplica por cinco amplificadores ao mesmo tempo, são 20 talkeis no mês.

Ou seja, na conta do papel de pão, o culpado pela conta cara não é o ensaio.

Kywes
Membro Novato
# ago/19 · Editado por: Kywes
· votar


Se tiver um alicate amperimetro , tem como você medir a corrente do amp , ou se quiser ver o consumo da energia você pode medir com o alicate amperimetro na caixa de medição.

Obs: Sempre colocando na escala correta , e colocando o alicate amperimetro somente em um fio.

Buja
Veterano
# ago/19 · Editado por: Buja
· votar


Cara, lembro de situação parecida, mas nao com musica.

Amigo nosso resolveu montar uma lan pra nós no quartinho dos fundos da casa do pai.
Ele tinha um pc, e a conta chegava tipo, 50 conto.

Dai a gente ia pra la num domingo, com nossos notebooks e fritavamos o dia todo. 6 notes a mais pra ser preciso.

Fim do mes o cara virou pra nos e disse que o pai dele enlouqueceu porque a conta chegou tipo 200 e tantos. E disse que foi a gente com essa "parafernalha maldita".

Ficamos tristes, paramos com a lan, e na real, nem voltamos mais la.
Depois descobrimos que na verdade, a conta nao tinha chegado tao mais caro nada, e era o pai dele com raiva porque a gente tava jogando na casa dele.

Detalhe, nem barulho fazia (ja que era no quartinho dos fundos fora da casa) e nao atrapalhava o futebol do velho.
A questão era só por que o velho tava de implicancia mesmo.

Ve isso ai.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/19
· votar


Valeu galera, eu não entendi direito as contas, mas saquei que realmente o cara tá de sacanagem. Uma pena, mas vou cortar as asinhas dele...

Buja
Veterano
# ago/19
· votar


Felipe Stathopoulos

Se o cara nao paga as contas dele, pode ser o paitrocinio.
Mas se ja for home barbado, tem que tomar uns tabefe na fuça.
É so falar: galera, rola de me dar um cafezinho aqui pra ajudar na luz?

MatheusMX
Veterano
# ago/19
· votar


O equipamento que mais consome energia num estúdio é o... ar condicionado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/19
· votar


Felipe Stathopoulos
Eu não posso dizer algo assim (seria uma leviandade da minha parte...).
Porém, creio que você deva investigar o que causou o tal aumento da conta...
Valvulados consomem mais. Mas certamente não causaram um aumento da conta de luz dessa monta...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a consumo de energia em um valvulado