Como proteger o ampli (valvulado) de pequenas quedas de energia elétrica?

Autor Mensagem
    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07

Eu andei fazendo pesquisas no FCC, sobre Estabilizadores e Filtros de Linha, pois há uma grande preocupação dos colegas guitarristas com os picos de energia!
    No meu caso, eu não uso estabilizador, pois além de não ser indicado (principalmente os de computador de 30reais) minha rede elétrica é de 3 pinos e devidamente aterrada. Pelo menos nas tomadas que tenho disponível no meu quarto, que fiz só para poder ligar meu PC e meu ampli.

No entanto, minha preocupação não são com os picos (só um pouco..rs), mas sim com as quedas! Pois é o que mais tem aqui.

Exemplo prático; As vezes quando alguém liga um chuveiro, ou um aparelho que puxa muita energia na casa, dá aquela queda momentânea de energia elétrica, dá pra perceber na hora, já que a luz dá aquela enfraquecida... Pior, uma vez um vizinho ligou uma bomba d´agua pra lavar o quintal, e aqui caiu também! O Ar-condicionado chegou a dar um tranco, e quase párou de funcionar!
    Uma vez estava com meu ampli ligado, e nada aconteceu no som, mas rapidamente eu desliguei ele. Fico com medo de estragar...

E então, isso estraga o ampli mesmo? O que posso fazer pra resolver este problema?
    Faço essa pergunta, pois imagino que isso, em shows, também pode acontecer, além dos picos, e aí, que aparelho usar pra não deixar que a queda ou pico no amplificador seja grande?!

Outra coisa é que, eu só uso o ampli. Mas, e depois que for ligar pedaleira, e/ou pedais, não é pior dividir a mesma tomada? Que fonte que é aconselhável ligá-los todos juntos?

Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar

Caraca galera! Nada?

Me digam uma coisa, como vc´s ligam o ampli mais os pedais, pedaleiras, racks... enfim, quando tem mais de um equipo. Colocam tudo numa extensão simples e boa?

kelson
    Veterano
    # mai/07
    · votar

Guitarrist
    amp > direto na tomada
    fonte de pedais > idem
    ambas tomadas com terra real e longe o mais possivel de motores, luz branca, computadores, televisoes e maquinas de lavar.

carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar

Guitarrist
    Hummm!Pelo jeito que vc descreve as quedas, a sua casa situa-se um pouco longe do transformador da rede em sua rua.Outra observação, vcs devem estar usando chuveiro de 127V, que puxa muita corrente(os de 220V geralmente não causam tanto problema).Uma revisada na fiação seria interessante, pois pode ser que suas tomadas estejam no mesmo ramal do chuveiro, que deve ter sua fiação própria.Oxidações nos fios ligados ao disjuntor principal também causam problemas.Se a rede for monofásica, seria ideal passar para bifásica(basta fazer o pedido à companhia de energia), menos suscetível à essas variações.O resto, okelson já falou![]'s

Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar

kelson
    carlos adolphs
    Primeiro, obrigado por responderem.

Só no meu quarto (escritório tb...rsrs) eu mandei colocar aterramento. São 4 tomadas aterradas. Mas aqui tem de tudo, computador, ar-condicionado e meu ampli. Como todas tomadas são derivadas uma da outra, são extensões, dá diferença de eu ligar o ampli numa, e a pedaleira noutra?
    Eu sempre fiz isso, mas mais por medo do que por convicção, até porque não conheço nenhuma fonte que eu possa ligar com segurança o ampli valvulado mais outras coisas, como pedais, pedaleiras, e futuramente um power e mixer para microfone... e então?!?! O que faço qdo tiver toda essa tranqueirada?

Carlos, está perfeito o que vc falou. Meu eletriscista já fez todas essas revisões que vc comentou, talvez os disjuntores tivessem que ser mais fortes, mas ele não colocou outros, porque a fiação elétrica da minha casa ele disse que não é das melhores, muito fina. Daí eu teria que trocar tudo! Por conta de incendio... vc sabe...
    Do resto está tudo distribuído da melhor maneira, inclusive também tenho uma rede de 220v para o ar-condicionado e um dos chuveiros... mas sempre tenho esse problema com a força, achei que isso fosse bastante comum.
    Por exemplo, quando dá a queda, afeta tanto meu pc que tá na rede de 110v (e uma vez o ampli), quanto o ar-condicionado que tá na rede de 220v.
    Poxa, até o vizinho faz baixar a força aqui...hohoho...

carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar

Guitarrist
    Ok, se a fiação tá ok, e o vizinho faz cair a voltagem, isso significa que o transformador lá do poste está subdimensionado ou os fios da rede externa estão muito finos para a carga do bairro/rua.É direito seu efetuar reclamação formal à concessionária de energia da região e solicitar solução imediata, pois vc paga por energia de qualidade e não para ficar comprando reguladores porque a rede é ruim.Caso não tomem providências, faça reclamação formal via site da ANEEL.[]'s

Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar

carlos adolphs
    Ah tá, agora eu entendi, eu só queria saber que tipo de problema que acontecia. Agora que vc me exclareceu isso, não vou hesitar em reclamar.
    Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como proteger o ampli (valvulado) de pequenas quedas de energia elétrica?