consumo de energia em um valvulado

Autor Mensagem
    ymen
    Veterano
    # abr/05

ola, gostaria de ter uma idéia do consumo de energia de um ampli valvulado, por ex:
    consumo de um giannini tremendão comparado a um "meteoro, peavey, marshall transistorizado entre 100, 150W"
    seria muiiito maior o consumo do valvulado ou apenas uma certa porcentagem a mais?

raff
    Veterano
    # abr/05
    · votar

boa pergunta

b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar

o meu 'all-tube-fucking-monster' (um ex-tremendão-SL fuçadão) deve chupar tanto que até faz as lâmpadas da casa piscarem quando ligo o standby.

valvuladões RULES

ymen
    Veterano
    # abr/05
    · votar

mas alguem sabe esta porcentagem ao certo?

b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar

cara com certeza o valvulado consome mais... principalmente porque ele 'joga fora' uma bela quantidade de energia só pra manter os catodos das válvulas aquecidos... e as válvulas ficam normalmente puxando um monte de corrente de placa, mesmo quando o amp tá silencioso. extremamante energy-inefficient.

eu chuto que um valvulado consuma mais que o dobro de energia da 'parede' do que um solid-state da mesma potência.

glaucius
    Veterano
    # abr/05
    · votar

deve chupar tanto que até faz as lâmpadas da casa piscarem quando ligo o standby. huahauhuahuahuhua

ymen

cara segundo as caracteristicas dos trafos da audiolink o consumo dum ampli de 100W é + ou - 190VA.

b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar

agora na boa... who the fuck cares about that? o que importa eh o timbrasso matador do valvulado, coisa que os solid-states da vida não tem e nunca vão ter hehehe

b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar

glaucius
    hehe pior q acontece mesmo... 400 uF de capacitor pra carregar a 450 volts... puxa uma corrente desgraçada quando liga o standby. depois diminui paca, claro... mas pisca as lâmpadas, desarma o nobreak e os estabilizadores (click-click), etc. Mto massa :)

ymen
    Veterano
    # abr/05
    · votar

agora na boa... who the fuck cares about that? o que importa eh o timbrasso matador do valvulado, coisa que os solid-states da vida não tem e nunca vão ter hehehe

quem se importaria seria um dono de um bar que pretende botar 2 valvulados tremendão paga guitarra e um palmer com 6 6l6gc para baixo para as bandas convidadas tocarem. sendo equipamentos de sua propriedade e a conta de luz tbém.

caso alguem saiba ajudar com a porcentagem de acréscimo no consumo entre valvulado e transistor ajude ai.

glaucius
    Veterano
    # abr/05
    · votar

b0fh

hehehe.......massa......coitada da conta de luz daqui de casa quando eu montar os meus "potentes"......aqui já tem um aparelho de solda eletrica e o motor de 3/4 de HP do torno puxando enegia ainda mais usando os dois juntos e mais o ampli :S

ymen
    essa porcentagem vou ficar te devendo......

baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar

ymen
    quem se importaria seria um dono de um bar que pretende botar 2 valvulados tremendão paga guitarra e um palmer com 6 6l6gc para baixo para as bandas convidadas tocarem. sendo equipamentos de sua propriedade e a conta de luz tbém.
    Tudo bem, acho que não iam se arrepender...
    glaucius
    aparelho de solda eletrica
    Esse dá uns picos de consumo muito mais nervosos que um mero valvulado...

Toki
    Veterano
    # abr/05
    · votar

b0fh
    desarma o nobreak e os estabilizadores

Cara, isso para o ampli ou para computador? É que estou prestes a comprar meu valvulado, e como já me incomodei muito com correntes oscilatórias nos meus amplis transistorizados, pretendo ligar meu valvulado apenas com um estabilizador na frente. Minha pergunta é: que tipo de estabilizador comprar? Esses de pc servem?
    Meu ampli será de 100W, com 4 x 6L6 no power...

baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar

Toki
    Minha pergunta é: que tipo de estabilizador comprar? Esses de pc servem?
    Não servem.
    No valvulado a tensão é bem ampliada, vai estragar logo o estabilizador e aposto que não vai estabilizar nada. Meu palpite é a proteção mais simples, só varistores e bom e velho fusível.

ymen
    Veterano
    # abr/05
    · votar

interessante... e o consumo, será que passa do dobro de um transistor?

baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar

ymen
    Depende muito, mas acho chega ao dobro... transformadores, filamentos... muitas perdas...

b0fh
    Veterano
    # abr/05
    · votar

Toki
    o nobreak ta ligado no computador, não no amp... a queda de energia que o amp dá ao se ligar o standby faz o nobreak passar pra bateria por um instante... o amp tá ligado direto na tomada, sem estabilizador nem nada. valvulado não tem essas frescuras.

baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar

valvulado não tem essas frescuras.(2)
    Podem trabalhar de 20V até 2kV sem frescuras...

Toki
    Veterano
    # abr/05
    · votar

b0fh
    baruch_kata
    valvulado não tem essas frescuras

Putz, valeu mesmo. Eu realmente pensava que por ser valvulado necessitaria mais cuidados em relação à isto, e por isso estava pensando em comprar um estabilizador apenas com esta finalidade. Como aqui pelo fórum já vi q vcs manjam bastante do assunto, vou confiar em vocês...
    PS: Fusível eu sei que terá, se eu não me engano até dois.
    Varistores? O que seria isto?

baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar

Toki
    Parece um capacitor, liga ele nos fios da energia.
    Se a tensão entrando ou saindo do aparelho for maior do que a do varistor ele entra em curto, impedindo que esse surto continue... Desmonte um estabilizador ou filtro de linha e vc vai ve-lo...

Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar

Galera 9 anos depois alguém chegou a essa resposta? Pessoalmente meu luthier tem razão... Valvulados são dinossauros, vc só mata com um tiro de canhão kkk

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a consumo de energia em um valvulado