Relação entre a potência do cabeçote e a potência dos falantes

Autor Mensagem
bulldog
Veterano
# mar/05


Vou montar uma caixa. Ainda não defini se 2 X 12 ou 4 X 12 mas estou buscando todas as informações possíveis pra uma caixa bem feita.
Gostaria que comentassem as seguintes afirmações sobre caixas acústicas. Peguei essas informações da Audiolist:

"Os falantes precisam (em watts de programa) ter 4 vezes a potencia RMS do amplificador. E se for mais, não tem problema.
Isso acontece porque em caixas de guitarras, o sinal reproduzido é altamente comprimido (baixo fator de crista) e a forma de onda distorcida se assemelha a uma onda quadrada. É muito fácil queimar um falante assim."

Eu pergunto: Isso deve ser considerado mesmo?

"Falantes em paralelo apresentam um grave mais seco e definido, pois dessa forma o amplificador consegue controlar melhor a força eletromotriz contrária gerada pelos falantes (melhor amortecimento).
Com falantes em série, o amplificador perde algo dessa capacidade, e os graves soam meio "frouxos" e sem definição".

Eu pergunto: Isso é verdade?

Essa informação aqui está nos manuais dos falantes Selenium:

"O amplificador deve ser capaz de fornecer o dobro de potência RMS do falante. Este headroom de 3 dB deve=se a necessidade de acomodar os picos que caracterizam o sinal musical."

Eu pergunto: Como assim?

Alguém me dê uma ajuda sobre o que deve ou não ser considerado de verdade nesses parâmetros.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Para instrumentos musicais (ex. guitarra) é ideal ter os falantes com pelo menos o dobro da potência que irão receber (lembre que sua caixa terá mais de um falante, dividindo a potência entre cada um), pelos motivos citados na audiolist.

Acontece que geralmente um falante que aguenta muita potência tem uma sensibilidade reduzida, já que usa componentes mais robustos e pesados. Portanto, vale chegar ao meio termo. Particularmente acho o fator 2x bastante razoável e seguro.

Graves "frouxos" nem sempre são ruins em guitarras e baixos - fidelidade é algo que não se considera aqui. Vale experimentar e ver o que agrada mais.

O que o site da Selenium fala é sobre falantes para uso em PA, onde a regra de uso é outra.

Randy78
Veterano
# mar/05
· votar


geralmente um falante de 75W rms aguenta até 150W de potência, basta ver que alguns falantes vem descrito 75W-150W, se vc usar um falante com pot~encia muito maior ele pode distorcer o som, quanto mais próximo da potência do cabeçote, melhor será o rendimento.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar



quanto mais próximo da potência do cabeçote, melhor será o rendimento.


Lembro que isso pode levar à queima do falante, em caso de uso contínuo com distorção pesada.

Para uso com guitarras, o descrito na Audiolist está correto, com somente a ressalva da sensibilidade. Existem falantes com diferenças de sensibilidade de um para o outro de 10dB/W. Isso significa diferenças de potências equivalentes à 10 x mais...exemplo:

Um amplificador de 10 watts ligado a um falante de sensibilidade de 95 db/W terá o mesmo som de um amplificador de 100 Watts ligado à um falante de 85 dB/W.

Lembrando que as relações de potência seguem a regra logarítimica.

Um bom falante de guitarra tem seus 95 dB/W. Já um falante de m**** tem seus 85dB/W ou menos....

Um falante que aguente 1000 watts tem muita massa, muita bobina, muito cone, tudo mais pesado. Isso geralmente faz com que ele perca rendimento, mas a vida é assim mesmo.

Já o caso de sonorização profissional (PA) o caso é outro, como citado pelo site da Selenium.

bulldog
Veterano
# mar/05
· votar


Valeu pelas respostas! Vai ajudar bastante!

Randy78
Veterano
# mar/05
· votar


tem apostilas que ensinam a montar caixas de som a venda no mercado livre, eu comprei a minha lá, o cara manda ela por e-mail

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


Por exemplo meu amp é 60 watts e dois falantes de 8.. qual a potencia eles deveriam ter.?

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


..?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Krist Novoselic


Por exemplo meu amp é 60 watts e dois falantes de 8.. qual a potencia eles deveriam ter.?


Pelo exposto, seria interessante se cada um fosse especificado para 60 watts, perfazendo um total de 120 watts admissíveis.

Agora, se seu amplificador é um combo, os fabricantes podem ter colocado qualquer coisa ali...hehe....

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


sim combo fudido. N sabia q podia botar o dobro não..

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


acredito q de 60 os dois juntos até... de tão fudido.,. Warm Music 208 gt.. os falantes não aguentam nada;;

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


Se fizer uma caixa externa com falante de 12.. qual a potencia ele deve ter.?

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


pode ter 120? O som n ficaria embaçado devido ao amp não aguentar ele direito não.?

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


Olha não vou gastar atoa o dinheiro não.. pq depois arrumo um cabeçote pra caixa.. e me livro do combo ferrado

bulldog
Veterano
# mar/05
· votar


AugustoPedrone
Eu estava pensando: Não compensa então fazer uma caixa 2 X 12", se você for usar falantes importados, como Celestion, por exemplo, que é minha intenção. Pois esses falantes tem potência relativamente baixa, entre 50 e 75 Watts RMS. Com um cabeçote de 100 Watts vai ter que ser obrigatoriamente 4 X 12". Já se usar falantes nacionais até dá pois eles tem bem mais potência. Deve ser por isso que o formato 4 X 12 acabou virando o padrão moderno pra guitarras.

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


bulldog
Deve ser por isso que o formato 4 X 12 acabou virando o padrão moderno pra guitarras.

Sim, veja que os bons falantes importados (ex. Celestion) preferem ter uma baixa potência e grande sensibilidade, além de um puta timbre. Eu tenho uma 4 x 12 com Celestion Greenback de 25 watts cada um. Bicho, eu montei um P1 de 5 watts e liguei em um falante...não dá para abrir o volume todo no quarto - fala muito !!!

Além disso, uma caixa com 4 x 12 forma uma parede de cones, com um grande reforço nos graves pelo acoplamento mútuo.

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


Ei alguem me responda....minhas perguntas

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


Se quiser fazer uma caixa externa com 1 falante de 12 qual a potencia ele teria de ter.?

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


sendo o amp de 60 watts..

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Krist Novoselic

Se quiser fazer uma caixa externa com 1 falante de 12 qual a potencia ele teria de ter.?[/i]

Compre um Selenium 12pw3 que parece ter 150 watts...

O mínimo seria uns 120 watts, mas isso se seu amplificador tiver mesmo os 60 watts que diz ter...Fabricantes costumam dar uma aumentada nesses números...

Abraços.

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


150 ... ia bater tranquilo com 60 watts?

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


o som ia melhorar mesmo?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Krist Novoselic

Qual é seu amplificador atual ? Está insatisfeito com ele ? Quais são os alto falantes instalados ?

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


Warm music 208 gt;;; supostamente selenium.. vem um selo da warm music.. com um selenium escrito bem pequeno,, mais acho q é só nome.;;

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Ele tem saída para outra caixa acústica ? Vc poderia fazer um teste com uma caixa externa e ver se agrada...

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


tem

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


vc é o cara q faz amplificadores?

AugustoPedrone
Veterano
# mar/05
· votar


Krist Novoselic
vc é o cara q faz amplificadores?

Sim, eu monto amplificadores (valvulados) sob encomenda.

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


eu tenho em mente quando a grana não tiver escaça mais pegar um hand made

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


mais queria fazer uma gambiarra por enquanto;.;

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Relação entre a potência do cabeçote e a potência dos falantes