Existe alguma relação entre quantidade de válvulas e potencia?

    Autor Mensagem
    papillon
    Veterano
    # jan/14


    E ai galera blz?
    então, de repente me surgiu essa dúvida...
    já tive um bugera V22 (22w) e tinha 5 valvulas (2 el84 no power e 3 12ax7 no pré)
    o orange tiny terror tbm tinha a mesma quantidade e modelo de válvulas do bugera e no entanto tinha 15w.
    e agora peguei um Blackstar Ht 60 Soloist (60w) mas q tem apenas 4 valvulas
    (2 el34 no power e 2 ecc83 no pré)
    Existe alguma relação entre a quantidade e o modelo das válvulas e a potencia?

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    papillon

    Até onde eu sei, sim. As EL84, se não me engano, podem oferecer até 12 ou 13w de potência cada, no máximo. Mas aí varia, eu já vi amps de 15w a 25w usando duas EL84 no power.

    Esse de 60 que você falou já usa outro tipo de válvula, a EL34, que fornece mais potência que a citada acima. Meu Alien Monster tem duas dessas, e tem 50w. Os grandalhões de 100w da Marshall usam quatro delas. Normalmente é mais ou menos por aí que eu vejo nos amps, duas delas para amps de 50w e quatro para amps de 100w. Já vi alguns amps single-ended, só com uma válvula de power, usando EL34, com 10w de potência.

    Tem ainda uns outros tipos diferentes de válvulas, com outras características.

    Se alguém mais experiente aparecer pode dar um esclarecimento melhor. Eu não manjo nada de eletrônica, então minha resposta foi puramente baseada nas intensas pesquisas que fiz antes de comprar meu primeiro valvulado.

    papillon
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: papillon
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    E aew meu irmão!
    valeu pela resposta, eh mais ou menos o que imaginava então, as El34 fornecem mais potencia que as El84! =D
    vou da uma pesquisada nisso, de qlquer forma valeu!
    se alguém mais tiver informações sobre o assunto favor postar aqui! =D

    EDIT:
    e com relação a essas valvulas ECC83? ouvi dizer q são iguais as 12ax7, procede?

    ALF is back
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: ALF is back
    · votar


    papillon
    existem relações sim, tanto no numero de válvulas quanto no modelo delas...no entanto, algumas comparações são perigosas...no caso dos blackstars, eles possuem um desenho diferente dos amps tradicionais por usarem componentes sólidos no circuito para auxiliar as válvulas...o ht5 é um exemplo muito ilustrativo, pois trata-se de um monstrinho de 5w q tem uma valvula na saída, no entanto trabalha como um amp push pull e tem uma saturação bizarra, algo impossível para um amp com 1 válvula no pré e uma no power...em volume, ele tbm surpreende...
    Uma curiosidade, o acedo 290 é single ended e tem 20w....normalmente amps single ended possuem menos wattagem, mas o 290 usa uma kt88 no power, válvula mais usada em amp de baixo...de alguma forma (q eu não tenho ideia) essa válvula rende mais nesse projeto do Acedo
    Sobre a nomenclatura 12ax7 e ecc83: sim, é a mesma coisa...ecc83 é a nomenclatura dela usada na Europa...é tipo "mandioca", "aipim", "macaxeira"....huahuhuahua

    papillon
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    ALF is back

    no caso dos blackstars, eles possuem um desenho diferente dos amps tradicionais por usarem componentes sólidos no circuito para auxiliar as válvulas...[i][/i]

    O que isso quer dizer? é como se eles não fossem totalmente valvulado? uma especie de hibrido?

    outra coisa que não entendo são essas nomenclaturas, single-ended o que isso quer dizer??

    sobre a ecc83 erá isso mesmo q eu imaginava, só nomenclatura mesmo! =D

    Vlw!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    papillon
    Existe alguma relação entre quantidade de válvulas e potencia?
    COM CERTEZA ...
    Não só quanto a quantidade quanto ao modelo das válvulas ...

    e com relação a essas valvulas ECC83? ouvi dizer q são iguais as 12ax7, procede?
    Sim ... só muda o nome, o cheiro é o mesmo ...... hehehehehe

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    papillon
    outra coisa que não entendo são essas nomenclaturas, single-ended o que isso quer dizer??


    Single-ended quer dizer que trabalha com apenas uma válvula de potência. Os outros costumam ser chamados de push-pull.

    O que isso quer dizer? é como se eles não fossem totalmente valvulado? uma especie de hibrido?


    Acho que não necessariamente... Tipo o Mesa Dual Rectifier. Todo mundo fala, inclusive os mais experientes em amps valvulados, que boa parte da distorção de enorme ganho dele vem mais dos estágios de saturação do pré, do que do power, e com uma boa ajuda de outros componentes além das válvulas. Mas nem por isso deixa de ser valvulado, entendeu?

    Costuma-se chamar de híbrido o amplificador que tem o estágio de pré valvulado e a potência transistorizada. Não sei se o vice-versa se aplica... hehehe

    papillon
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    Valeu brother!
    ajudou bastante! \o

    ALF is back
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    papillon
    a primeira coisa q se pensa é isso, q são híbridos. Mas segundo a blackstar, todo o timbre vem 100% das válvulas, mas é muito claro q um caçulinha de 5w não teria tanto ganho se trabalhasse unicamente com válvulas da forma tradicional....os componentes sólidos estão diretamente associados com o timbre do amp sim e auxiliam na clipaggem do Drive...só não entenda errado!
    Pra mim, o Drive dos blackstars estão entre os mais fodas, definidos e encorpados do mercado...nao é atoa q eu comprei o meu após 1 ano e 3 meses de pesquisas e testes sabendo como ele trabalha...simplesmente, não podemos pré conceituar nenhuma tecnologia nova baseado em uma informação técnica...esta claro q esses componentes só estão ali pra ajudar no timbre, e não pra baratear o produto, nem pra torna-lo mais durável ou trazer qualquer outra vantagem de um amp SS...é uma construção engenhosa, pelo menos no caso do ht5...o ht60 não tem esse lance de apenas 1 válvula no Power, mas tbm tem a combinação de componentes sólidos com válvulas, pois esse é o diferencial da marca e atribui ao seu timbre uma identidade
    Lembre-se, essa combinação é um ponto positivo, uma tecnologia diferente, um trunfo...nao entenda errado!
    O plástico foi muito mal visto quando entrou de vez no mercado automobilistico para compor a "lataria"...hj ele é responsável por conferir segurança, barateio na manutenção, design (facilidade de manusear) e menos peso, ajudando na economia de combustível! Ngm quer saber de lataria mais! Hehehehe
    Sobre single ended e push pull, tem mtos tópicos sobre o assunto...eu explicaria que sei sobre o assunto aqui se nao estivesse no celular...mas basicamente:
    Push pull- trabalha com 2 válvulas na saída, permitindo q o amp tenha mais potencia...existe um mínimo cancelamento de algumas frequências...a maioria dos valvulados são PP
    Single ended- trabalha só com 1 valvula na válvula, conferindo um som puro por nao ter cancelamentos...dizem q single ended tem o som puro das válvulas...mas por ser só 1, tem menos potencia (tipo entre 1 e 10w no máximo, salvando excessoes como o 290)
    Mas tbm nao entre nessa fria de "som puro da válvula" pq isso é algo restritamente teórico....provavelmente o seu timbre de referencia, daquele seu guitarrista favorito, vem de um amp monstro push pull com o Drive empurrado por um pedal (feito com componentes sólidos)
    Então o negocio é rasgar a papelada de teoria, plugar a guitarra e tocar
    Abç!

    papillon
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    ALF is back

    Cara, nem sei como agradecer!
    mt informação útil aprendi hj aqui com vcs!
    =D
    vc sabe me dizer como funciona aquele knob do Blackstar chamado ISF?
    sei que ele da uma mudada de um som mais "vintage" para um mais "moderno".

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    papillon
    Teve um usuário aqui do fórum que comentou como funciona, nem sei mais em qual tópico foi. Mas parece ser algo relativamente simples, com componentes eletrônicos simples. O que ele faz é alternar entre um som tipo american ou british.

    Se você sacar de inglês, essa página explica algumas coisas de forma mais técnica a respeito:

    http://revolutiondeux.blogspot.com.br/2012/05/blackstar-isf-control-wh ats-going-on.html

    Schenker
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Schenker
    · votar


    papillon


    vc não pode esquecer que quando se fala de quantidade de válvulas para força estamos falando do power, não importando se o ampli tem 2 ou 5.678.904 válvulas no pré.

    eu entendi o que quis dizer, mas o teu exemplo no tópico não cabe. conte só as válvulas de potencia.

    mas, pra vc ter uma idéia, estas são mais ou menos as potencias que cada valvula entrega:

    EL84 / 6V6 = 7w - 10w

    EL 34 / 6L6 = 20 w - 25w

    KT77 = 25w

    KT88 / 6550 = 30w


    Além disto, vai depender também se elas estão ligadas em modo triodo ou pentodo, o que dá uma variada na potencia.

    ALF is back
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    papillon
    ei sim, eu nao chamaria de "vitntage" x "moderno", mas britanico x americano mesmo, pois vc consegue lembrar um fender (amp vintage) n o lado americano, e tbm pode simular um orange bem quente e moderno no lado britanico...alias, o blackstar com o ISF britanico e high gain é o melhor timbre q eu tiro dele (no caso do meu ht5, obvio)
    aquilo é um pre equalizador qe trabalha os médios do amp pra gerar esse "voice" diferente...o tópico que o GuitarristaDoNickEstranho se referiu é muito bom mesmo, foi o Pedrone quem explicou...ai vai o link
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/310155/p3#8823332
    recomendo q leia o topico todo, pois há muita informação util pra vc e seu blackstar aí...a discussão evoluiu muito além da proposta do topico, tornando ele bem interessante...mas o assunto do voice de amps começa aí e o ISF tbm é comentado!

    papillon
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Schenker

    Massa era essa tabela que queria saber!
    \o
    valeu brother

    GuitarristaDoNickEstranho

    Massa vou sacar o topico! =D

    ALF is back

    é verdade!
    e além do ISF ele ainda tem um botão que muda o voice tanto do clean como do OD, aquilo da uma versatilidade incrível ao amp!!

    Schenker
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    papillon

    :-)

    papillon
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    ALF is back

    Esse tópico que vc mandou é o OURO!
    mt informação boa!!
    vlw mesmo irmão!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe alguma relação entre quantidade de válvulas e potencia?