Relação entre a potência do cabeçote e a potência dos falantes

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


ABATANGERINA
É para uma caixa de baixo confeccionada por mim, possui 2 falantes: o 15PW5 e um 8PW3 com um capacitor de "corta-baixas", ambos separados internamente e ligados em paralelo, o que dá 4ohms.
Se o seu amp fornece 150WRMS p/ canal em 4 ohms, o ideal é vc usar falantes de 250/300WRMS para cada canal em 4ohms.
Abç

ABATANGERINA
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se o seu amp fornece 150WRMS p/ canal em 4 ohms, o ideal é vc usar falantes de 250/300WRMS para cada canal em 4ohms.
mas se o falante é de 8oms, como é q faço para usar em 4ohms? (estou considerando q só vou pegar 02 caixas, cada uma com um falante 12pw5-300rms).
outra coisa: se u quiser usar em 8ohms, em tenho q usar falantes de quanto?

Raphael cox
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu tenho essa dúvida em relação a cabeçote debaixo..
o baixistada nossa banda tá comprando um AMPEG SVT-2 PRo, power valvulado de 300Watts, queria saber qual a potencia recomendada, não minima, para se usar ele, 700??

outra coisa, 300Watts valvulado fala mais que 550watts SS, em questão de ser contrabaixo??

guitarra eu sei q sim, agora baixo nao sei..

obrigado pela ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


ABATANGERINA
Se o falante é de 8 ohms, vc deve ligar 2 em paralelo para obter os 4 ohms.
Considere o seguinte: Se o teu amp fornece X WRMS por canal em 4 ohms, em 8 ohms ele vai fornecer 0,5 X WRMS (+ ou -).
ou seja, se um amp fornece X WRMS (por canal ou não) em 4 ohms, se vc ligar uma caixa de 8 ohms (com quantos falantes forem), a potência cairá em cêrca de 50%, mas a durabilidade do amp será maior pois os transístores esquentarão menos.
Raphael cox
Os amps valvulados são mais "eficientes" para instrumentos. Se o SVT lhe fornece 300WRMS, o ideal é vc ter uma caixa com, no mínimo 500/600WRMS.
Abç

Raphael cox
Veterano
# nov/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado pela resposta..ajudou bastante

ABATANGERINA
Veterano
# dez/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
valeu Bertola. agora em em relação a outra pergunta: se u quiser usar em 8ohms, em tenho q usar falantes de quanto?, considerando q cada saída de canal em 8ohms é de 110rms?

vc mencionou antes: Se o seu amp fornece 150WRMS p/ canal em 4 ohms, o ideal é vc usar falantes de 250/300WRMS para cada canal em 4ohms.
assim, já q a ligação seria em paralelo, eu teria q usar, para os 02 canais o total de QUATRO falantes de 250/300rms (sendo q na especificação do falante diz q le é de 8ohms)? é isso? eu entendi direito?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/07
· votar


ABATANGERINA
Sim, é isso.
Abç

SK8Boy
Veterano
# fev/09
· votar


AugustoPedrone

Cara, tomara q vc aind leia essa pergunta:
Dois falantes de 75watts ligados em paralelo com um head de 100W vai guentar legal? se ñ, qual seria a potencia para cada falante e o tipo de ligação entre eles?(considerando 2x12")

SK8Boy
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Essa pergunta tbm vale pra você
vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


SK8Boy
Sim.
Abç

Naloxone
Veterano
# fev/09
· votar


Tópico interessante.

Mas, uma coisa me veio à cabeça...

Os famosos VOX AC30TP vinham alguns modelos com 02 falantes Celestion Alnico Blue de apenas 15 watts cada.
Ou seja, eram 30 watts empurrando dois falantes de apenas 15w. O que os faziam aguentar sem queimar?

Naloxone
Veterano
# fev/09
· votar


Outra pergunta:

E quando o falante tem muuuuuito mais potencia que o head?
Por exemplo, ligar um head de baixa potencia, tipo um single-ended desses de 5w, numa caixa com um falante de 100w...
O que os senhores acham disso?
Algum problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Naloxone
Por isso esses falantes são tão procurados. Eram excelentes, e tinham alta sensibilidade, no que resultava numa resposta (em volume) muito boa, superando amps de maior potência.
Se vc ligar um falante de 100WRMS num amp de 5WRMS ele vai "falar", mas baixo, resultando em uma resposta sonora bem menor (o que chamamos SPL). O certo é haver bom senso na escolha do falante, levando em consideração a impedância, a potência e a sensibilidade do mesmo.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Relação entre a potência do cabeçote e a potência dos falantes