Duvidas entre potencia dos falantes e do Amplificador e o trabalho real entre eles.

    Autor Mensagem
    José Orpinelli
    Veterano
    # mar/12


    E ae galera blz? bom, essa semana aqui eu troquei de amp, passei de um ACworks 100w 1x12 que tinha uns 25 anos de uso para um VOX Ac30VR (30w) Hibrido 2x12. Só que eu fico um pouco confuso quando o assunto em questão é a potencia, porque me parece muito relativo, alguns amplificadores tem uma potencia pequena no entanto falam alto e vice e versa.
    O meu amp novo por exemplo tem 30w, 2x12 falantes celestion g12p-80 16ohms, então no caso cada falante teria 80w dando um total de 160w pelos dois ? e quanto a potencia real dele, qual que seria? ele só reproduz os 30w do Amp ou eles trabalham na sua verdadeira potencia que seria 80w? e também que diferença faz nos ohms quando é menor ou maior? se alguém puder me salvar nas explicações eu agradeço.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    José Orpinelli
    Boas.Vamos lá.A potencia do alto falante é dada, geralmente em Watts RMS que ele aguenta.Veja bem, aguenta, e não, produz.Se vc colocar 10 watts ele toca, se colocar 80W toca também.Se colocar acima de 80W, ele queima.O fato de ser 4,8 ou 16 ohms, nada importa, desde que ele seja ligado no ampli com a impedância correta.Saida de 16 ohms, altofalante de 16ohms, de 8, 8, de 4, 4 .O fato de vc achar que o Vox toca mais que o AC, é o fato que vc tem mais área de ar deslocado:2 x 12 em vez de um.No Vox vc tem 24" de ar e no AC só 12".Só por isso o Vox renderia mais.
    Também existe a possibilidade dos altofalantes do Vox terem uma sensibilidade maior.Os do AC tem 97dB/W/m, os do Vox, 100dB/W/m.Em liguagem normal, a cada diferença de 3 dBWm, o alto falante rende o dobro.Vamos às contas:O dobro de Área(+3dB) e o dobro de sensibilidade(+3dBm), vc tem um ganho de audibilidade de 6dB, no geral, o que equivale em som a ter 120W em cima do altofalante do AC.Com isso, o Vox, apesar da potencia menor, fala mais.Abcs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas entre potencia dos falantes e do Amplificador e o trabalho real entre eles.