Qual o Marshall valvulado melhor hoje no mercado?

Autor Mensagem
Soultunes
Membro
# mar/14
· votar


Mais um aqui que gosta de vários amplificadores e marcas.

Em relação aos Marshalls, a grande maioria dos meus discos de cabeceira foram gravados com eles e minhas bandas prediletas ainda continuam gravando com estes amplificadores.

Peguei o meu "ultimate" Marshall tone não faz muito tempo, mas se espaço, grana e minha inquietação de ter um monte de gear em casa juntando poeira e sem uso não fossem problema, certamente compraria um 1959hw, um 1987x, um jcm800 2203, um jtm45 e um jvm410.

É, acho que gosto dos amps deles heheh

ALF is back
Veterano
# mar/14
· votar


dentro de meu mundinho, não concordo muito com essa historia de "cresci ouvindo isso e achava bom, então eu gosto do ampli"
como todos sabem, de banda pra banda, de mix pra mix, de guitarra pra guitarra, os amps soam diferentes mesmo sendo o mesmo equipamento, mesmo numero de série até...tem ali sua identidade, mas soam diferentes e é meio generico demais usar isso como comparação...além do mais, não é porque eu cresci usando calças boca de sino q hj eu vou achar isso legal...as coisas mudam...o mundo do auge do JCM, por exemplo, é muito diferente de hj...é o mesmo ampli em outro tempo...nao dá pra desmerecer sua identidade, história nem mesmo seu timbre que é referência e a melhor opção pra muitos também...claro que o timbre é bom..o que não é igual são os gostos mesmo! e as vezes, julgamos o amp, mas um mero falante trocado e tudo é mudado! eu nao gosto do voice agudo dele, mas já ouvi gente dizendo que ele soa muito melhor e menos agudo com greenback...eu ja nunca toquei nele com greenback!
acho muito louco o que o Sepulkrisiun falou sobre seu esquema, não foi a primeira vez que vi gente comentando, que apesar do amp ser "simples", fazê-lo soar como um verdadeiro jcm800 é muito difícil...acho que aí mora a mágica do bixo! tem tanto handmade que produz replicas do amp, que são tão boas como...mas identicas nao! não entendo nada de eletrica, mal sei trocar uma lampada, mas por observação, vejo que é mais fácil um clone de mesa recto soar identico ao original que um amp mais "simples", não?

JC_Junior
Veterano
# mar/14
· votar


Fora os modelos diferentes do JCM800, cada um tem um voicing diferente.

Os Silver Jubilee tem um voicing mais "dark" que os 2203, tal qual os 2205. Possuo um 4212 (versão combo do 2205) e ele soa mais dark sounding que o 2203. Ruim ou melhor? Diria diferente, mas um puta som.

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


ALF is back

Acho que você traduziu bem.

O modelo JCM foi criado nos anos 80, das iniciais de James (Jim) Charles Marshall, o 800 dizem que veio da placa do carro dele, que depois notaram que batia com a década, por isso mais tarde lançaram o JCM900 (anos 90) e JCM2000. É uma linha, clássica, da empresa que talvez seja a mais legendária e maior de todas no seu ramo. Tem amplificadores de variados tipos, da mesma forma que o Fender Twin ou Bassman, não é tudo a mesma coisa.

Dos JCM800, os modelos 2203 e 2204 foram os primeiros, 50 e 100W respectivamente, 1 canal com master volume. Depois veio o 2210 já com 2 canais, loop de efeitos e reverb. As válvulas eram diferentes nos modelos para a Inglaterra para os modelos exportados para os EUA. E a própria Marshall chegou a admitir que errou uma época ao trocar os falantes desta linha, porque passaram a soar "pior". Então dá para notar que tem um monte de JCM800 que cada um soa de um jeito, já que são bem diferentes.

Mas é isso mesmo, não é porque o Slash, AC/DC, Zakk Wylde usaram um desses que eu tenho obrigação de achar o máximo. Não é o que eu gosto, não é o que me agrada, fica muito longe de qualquer "wish list" que eu poderia imaginar hoje. Da mesma forma que quem me conhece sabe que eu não piro numa strato, nenhum JCM me anima, mesmo curtindo muito vários strateiros ou mesmo sons de JCM. Mas para mim, não quero nem de graça.

Quero dizer que todos os Marshall não prestam? Não, de forma alguma. Vou colocar aqui um artigo que já passei por algo parecido:

When Less is More

Quero dizer com isso que eu concordo com quem fale que uma das pérolas da Marshall está nos Plexi antigos. Baita amp, algo de identidade, traduz a pegada, cada pessoa soa de um jeito. Só que um Plexi do Hendrix, por exemplo, é impossível tocar em casa, é capaz de derrubar as paredes. Por isso eu não compraria um Marshall, um plexi fantástico para mim seria um Cornell Plexi 18-20, essa empresa é sensacional, das poucas que fizeram o Clapton largar sua Fender, com falantes Tone Tubby.

Lelo Mig
Membro
# mar/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

"é impossível tocar em casa, é capaz de derrubar as paredes"

Exato!......por isso mesmo, já disse isso em outros posts, me desfiz do que tive, um Marshall Master 1974, 100W (acho que é o atual JPM).

Porque não dava prá tocar em casa, não dava prá ensaiar e não dava prá tocar em lugares pequenos. E em baixo volume, o som era feio......foi "desenhado" para alto volume!

Fora o peso que me impossibilitava transporta-lo sozinho.

Resumindo, nenhum pouco prático, para um músico que tocava 5 dias por semana na noite e não podia se dar ao luxo de ter um "marshall" para ser usado em ocasiões específicas.

Obs: Hoje, me arrependo de tê-lo vendido, por questões emocionais, simbólicas e colecionáveis.......mas minha realidade "prática" na época, era a referida.

E na minha opinião, Marshall têm de ser grande, cabeçote e gabinete, "geladeira" mesmo.... nunca gostei dos pequenos.

E ampli grande é prá "astro do rock"....que toca em teatro/ginásio e têm roadie.

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig

E na minha opinião, Marshall têm de ser grande, cabeçote e gabinete, "geladeira" mesmo.... nunca gostei dos pequenos.
E ampli grande é prá "astro do rock"....que toca em teatro/ginásio e têm roadie.


É... Tem sua lógica. rs

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
· votar


MMI
Entendo sua opinião sobre Marshall, porque eu não curti os Mesa Boogie de forma parecida. O amp não é ruim mas é um conceito que não serviu pra mim. toquei num Dual Rectifier, foi a primeira vez que pedi ajuda para mexer num amp por causa da quantidade de botões. Tem que fazer um curso técnico só pra saber aumentar o volume uehuehe. Gosto de simplicidade e um som pronto. Achei útil vários canais apesar do canal com maior ganho dar a impressão de deixar qualquer guitarra com som igual. O amp é bom, bem fabricado mas prefiro pegar outro. Mas a galera que curte uns "Splikinoti" monta altar pra bagaça. altar esse que pertenceu aos Marshalls nos anos 90 uheuehue. quem sera o próximo? Mas no final todo mundo no quarto tocando com o meteoro porque esses amps, bons ou ruins, são fora da realidade da maioria.

PEMAMETAL
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig
E na minha opinião, Marshall têm de ser grande, cabeçote e gabinete, "geladeira" mesmo.... nunca gostei dos pequenos.

E ampli grande é prá "astro do rock"....que toca em teatro/ginásio e têm roadie.

Luiz_RibeiroSP
Mas no final todo mundo no quarto tocando com o meteoro porque esses amps, bons ou ruins, são fora da realidade da maioria.

Será que eu sou o unico louco que toca com um cabecote 2203 de 100 watts em casa no volume 7?

Quando morava em campinas eu torava o master no 7/8 sem dó, tinha um quarto com isolamento acustico e tal. Agora que moro em Bento Gonçalves-RS e não tem isolamento chego no 3, maximo 4.

JC_Junior
Veterano
# mar/14
· votar


PEMAMETAL
Será que eu sou o unico louco que toca com um cabecote 2203 de 100 watts em casa no volume 7?


Também faço isso, só que os meus têm potência um pouco menor! Ligo o meu 4212 no 7 ou 8 juntamente com o AC30, orgasmo para os ouvidos. E fodam-se os vizinhos! rsrs

Pra shows, levo somente um deles.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
· votar


PEMAMETAL
vish, vai ficar surdo mano. tive um tremendão e no volume 5 tremeu a bagaça toda, parecia a tropa da SS invadindo a casa. Se bem que com isolamento acústico eu faria o mesmo.
É um conflito essa estoria de amp grande porque por um lado queria muito tocar com um equipo desses com banda, por outro não é pratico nem barato na questão de funcionalidade para a maioria. Hoje não pegaria um amp de 50w, no maximo um de 30w, mas eu moleque querendo pagar de guitar hero gastei um $ no brinquedo ueheuhe. Durante 20mim em cima do palco é maravilha, as 3hs antes e depois do som, na hora de guardar o amp e ir para casa que complica. Só pra ter uma ideia ia um fusca pra banda e outro fusca para os amps. não sei como não apreenderam os carros uehuehueheuheuheuhe. V1d4 l0k4

Thiago Prado
Membro Novato
# mar/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

Para isso servem os atenuadores de potência rs

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
· votar


Thiago Prado
é então, eu nem sabia disso. época antes de internet era dificil.

Lelo Mig
Membro
# mar/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

Eu tenho sequelas auditivas por tocar com amplis do tamanho de uma geladeira dentro de um quarto do tamanho de uma caixa de sapatos.... fora muitos ensaios e shows em palcos pequenos.

Mas a maioria da galera aqui é muito nova para entender algumas coisas.......então nem perco tempo dando conselho, porque não adianta nada mesmo...deixa sifu, que nem eu, quando tinha a idade deles.........hehehe.

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig

Mas a maioria da galera aqui é muito nova para entender algumas coisas.......então nem perco tempo dando conselho, porque não adianta nada mesmo...deixa sifu, que nem eu, quando tinha a idade deles.........hehehe.

Pois é, eu até tento. Mas sei que é dar murro em ponta de faca, não adianta nada. Tem que sifu mesmo. kkkkkkk

vintagentleman
Veterano
# mar/14
· votar


Eu só toco em casa e com véio da minha idade pra mais. Tudo servidor ou profissional liberal. Música só como hobbistas. Mas é paixão. Mas a galera, não abusa. Quer saber é de qualidade. Nunca vi um valvulado de mais de 15 W por lá. E olha que sai som hein?

Meu amigo tirou esses dias um daqueles micro Ampegs para baixo. Também compacto, para tocar em casa. Nossa filosofia é essa. Tudo fácil de carregar e de montar.

Essa molecada tocando em casa num ampli de 50 W... Sem noção total... Nada prático.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig
É velho, pior que a molecada nem deve pensar no fato de que, para prejudicar a audição não precisa de valvulado de 100w. Bandinha de garagem com bateria+ duas guitarras+baixo+vocal usando equipamento de estudante, já faz barulho suficiente pra se preocupar. Quando ensaiava na garagem, ao final do som parecia que tinha uma cigarra dentro da orelha.

Sepulkrisiun
Membro Novato
# mar/14
· votar


Sinto muito aqueles que não tem condições de investir em uma sala isolada ou morar em um sítio no interior sem muitos vizinhos por perto, eu até tenho uns vizinhos aqui, ficam uns 2Km, 1.5Km mas to me lixando se eles gostam ou não do meu som pela madrugada..

seu morar na cidade um dia, acho meio improvável, com certeza vou fazer minha sala isolada, como o PEMAMETAL, isso é a melhor coisa que pode existir, vivo na madrugada acordado, não sei o que é fazer silencio, sem uma sala dessas eu vou preso em dois dias..

amanhã ou depois o cara morre e não aproveitou a vida.. eu vivo assim, se for pra ficar surdo que seja escutando um som de um valvulado fritando na oreia..

mas não sou burro e uso o tampão anti ruido nos ouvidos em gravações na sala técnica ou quando fico muito perto do amp, mas quando toco na minha sala grande junto com a batera e baixo não uso fone e o volume é no 8 ...

o pessoal tá muito acostumado com salinha pequena, cidade, apartamentos..

obs.. a ultima coisa que vcs querem na vida é ser meus vizinhos, pode acreditar.

PEMAMETAL
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig
Mas a maioria da galera aqui é muito nova para entender algumas coisas.......então nem perco tempo dando conselho, porque não adianta nada mesmo...deixa sifu, que nem eu, quando tinha a idade deles.........hehehe.

vintagentleman
Essa molecada tocando em casa num ampli de 50 W... Sem noção total... Nada prático.

Luiz_RibeiroSP
É velho, pior que a molecada nem deve pensar no fato de que, para prejudicar a audição não precisa de valvulado de 100w.

Me desculpem, mas só pra esclarecer uma coisa, eu não sei a quem voces se referem como molecada tocando valvulado de 100W em casa.
Eu tenho 32 anos, trabalhei muito pra ter a grana pra comprar meus equipamentos e sei muito bem o que eu quero, ja tive vários equipamentos e com o passar dos anos fui refinando e definindo exatamente o que eu queria. Não me venham com clones handmade de 15 watts com falante de 8" por que nunca, jamais vai ser a mesma coisa que botar meu 2203 com 6550 no volume 7 numa 4x12 com 2 EVM-12L e 2 celestion G12T-75. E foi por isso que eu esperei o tempo que foi preciso pra dar o tiro certo num JCM 800 2203 com 6650 de 1983 em estado perfeito de conservação. Pra isso também investi numa sala com isolamento, pra poder usar o master como deve ser. E quer saber, em ensaios eu não posso aumentar muito o master mas eu não me importo de carregar 23kg no braço pra poder ensaiar com meu timbre, a maioria dos estudios tem uma 4x12 lá. Também Já carreguei muitas vezes o Marshall bluesbreaker com seus mais de 30 kg quando não tem 4x12 no estudio pra ligar o cabeçote e não me importo, o prazer de tocar é maior que trabalho de carregar o peso.

Abraço a todos

Sepulkrisiun
Membro Novato
# mar/14
· votar


PEMAMETAL

Que caixa 4x12 vc achou q ficou melhor no 2204? ou qual combinação de falantes usou?

abs

boblau
Veterano
# mar/14 · Editado por: boblau
· votar


Sepulkrisiun

Cara, muito bom... achei que eu estava sozinho nesta...

Mas descobri que não estamos sós... tem o PEMAMETAL junto com a gente...

Quando eu ligo meu Randall RM100 com o módulo Plexi na minha 412, sei lá, parece que o mundo fica mais colorido.

Eu acho legal os valvulados de baixa potência, mas que não tëm o som de um desses, não tem mesmo.

P.S. e eu tenho 47 anos...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
· votar


PEMAMETAL
Me refiro a molecada tocando valvulado de 100W em casa, que não tem noção de volume, necessidade, praticidade... quando falei da molecada não citei seu nome. O amp é seu, comprado com seu $,e já é grande o suficiente para saber o que faz. bem vindo ao clube.

PEMAMETAL
Veterano
# mar/14 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


Sepulkrisiun
Que caixa 4x12 vc achou q ficou melhor no 2204? ou qual combinação de falantes usou?

abs


Cara tive basicamente 3 caixas. Uma 2x12 do Pedrone que veio com 2 Eminence legend v128, posteriormente eu troquei pra 2 celestion g12T-75 e uma 1960B da Marshall que veio com 4 g12t-75, e eu troquei 2 deles por 2 Eletro voice EVM 12-L (em stereo fica um lado com EVM e um lado com G12t75). Quando comprei o marshall bluesbreaker tb pude ligar os cabeçotes nos 2 greenbacks sem abusar do volume.

A resposta depende muito do que voce toca. De tudo isso que eu testei, pra quem quer um timbre mais classico, tipo ac/dc com certeza são os greenbacks. Se voce quer um timbre metal a melhor configuração que eu achei foi usar a 4x12 só com o lado que tem os EVM 12L, se liga o g12t75 junto acaba estragando um pouco o timbre. Os EVM tem um timbre menos brilhante que os celestion.

Outra coisa que funciona bem pra quem toca em ambientes menores ou em ensaios com banda é tirar a tampa de trás da 4x12, ajuda a espalhar mais o som no ambiente deixando o timbre mais uniforme. As 4x12 com fundo fechado tem um som muito direcional e se voce toca numa banda de pé na frente dela, o som vai sair no seu pé, voce vai achar que seu volume esta baixo, mas o baixista e o batera que estão mais distantese de frente pra ela ficam quase surdos. Então tirando o tampo ajuda a espalhar mais.

Abraço

Sepulkrisiun
Membro Novato
# mar/14
· votar


PEMAMETAL

Muito bom, eu já imaginava que os EVM ficariam bons pra um som mais metal.

Obrigado pelas dicas confirmou o que eu já imagina, valeu mesmo !!!


boblau

Claro cara, é assim que tem que ser... eu tenho 30, e depois quando nós ficarmos mais velhos, tipo com uns 60 ou 70 anos, não vamos morrer de paciencia nem sentado em uma poltrona esperando a morte chegar!

Del-Rei
Veterano
# mar/14
· votar


MMI
Dos JCM800, os modelos 2203 e 2204 foram os primeiros, 50 e 100W respectivamente

Fala, cara... É o inverso isso aí, certo? O 2204 é 50W e o 2203, 100W. Ou estou enganado?


Então dá para notar que tem um monte de JCM800 que cada um soa de um jeito, já que são bem diferentes.

Pois é. Ainda arrisco dizer que não só o JCM, mas várias linhas de várias marcas diferentes passam por essa questão. E o mais estranho pra mim, é que mesmo mantendo o esquema idêntico, componentes da mesma marca, e tal, mesmo falante... Ainda conseguem soar com algumas diferenças!

um plexi fantástico para mim seria um Cornell Plexi 18-20

Cara, já li sobre esse Cornell em algum lugar, mas acabei esquecendo de pesquisar. Pelo que vi, em ambos os canais tem apenas volume e tone. Talvez uma equalização mínima seria interessante, até pra balancear com as características de falantes e fazer um casamento bacana.

PEMAMETAL
Será que eu sou o unico louco que toca com um cabecote 2203 de 100 watts em casa no volume 7?

Fala, cara!!
Não te doem os ouvidos?
Pergunto isso porque quando fico muito tempo tocando em volumes altos, meus ouvidos doem. Não é apenas a questão do zumbido, é dor mesmo... Muito bizarro. E falo de um amp de 50W + 1x12".


o prazer de tocar é maior que trabalho de carregar o peso.

Realmente ter seu som característico, timbrado, é uma maravilha. Mas confesso que nunca levei um combo em estúdio pra ensaiar, mas já levei pra poder explorar o amp, sem banda, sozinho. Pra ensaiar, no máximo levo head.

Um aceno de longe!!!

PEMAMETAL
Veterano
# mar/14
· votar


Del-Rei
Fala, cara!!
Não te doem os ouvidos?
Pergunto isso porque quando fico muito tempo tocando em volumes altos, meus ouvidos doem. Não é apenas a questão do zumbido, é dor mesmo... Muito bizarro. E falo de um amp de 50W + 1x12".


o prazer de tocar é maior que trabalho de carregar o peso.

Realmente ter seu som característico, timbrado, é uma maravilha. Mas confesso que nunca levei um combo em estúdio pra ensaiar, mas já levei pra poder explorar o amp, sem banda, sozinho. Pra ensaiar, no máximo levo head.

Um aceno de longe!!!


Fala Del Rei,

Sim tocar num 2203 com o volume 7 na frente do amp é dolorido, ultimamente eu evito fazer isso, até por que se eu ligo o sd-1 boostando dentro de um quarto de 3x3 como eu tinha em Campinas, a midrofonia é incontrolável, não da pra tocar nada. Só da pra tocar perto se for só guitarra e amp, sem boost.

Em campinas (onde tinha o quarto isolado) na maioria das vezes que eu abusava do master, eu passava o cabo por debaixo da porta e tocava do lado de fora com a pota fechada ou com uma frestinha aberta. Quando gravava videos eu microfonava e colocava num aperelho de som( usando como monitor, aí o timbre fica foda), ou no fone de ouvidos (fica ruim o timbre). Mas agora que moro em Bento Gonçalves eu não tenho mais o quarto isolado, então eu ligo o amp no quarto e toco lá na sala com o master entre 2 e 4, é o máximo que dá. Ainda pretendo fazer um isolamento acustico aqui, dai volto a abusar do master.

Quando uso o bluesbreaker, é de boa, ele tem beeeemm menos volume que o 2203. Eu ligo ele na sala mesmo, boto literalmente todos os knobs no 10 e toco sentadão no sofá tomando uma breja hahaha. Tem coisa melhor?

Sepulkrisiun
Membro Novato
# mar/14
· votar


Del-Rei

Pois é. Ainda arrisco dizer que não só o JCM, mas várias linhas de várias marcas diferentes passam por essa questão. E o mais estranho pra mim, é que mesmo mantendo o esquema idêntico, componentes da mesma marca, e tal, mesmo falante... Ainda conseguem soar com algumas diferenças!

- Válvulas do mesmo modelo, porem de marcas e epocas diferentes e ganhos diferentes entre os triodos.
- Ajuste de bias diferente
- Trafo de saida de um fabricante diferente.
- Arrisco a dizer até em tensões de rede diferentes, tipo onde era pra ser 220V acaba sendo 201v..

Tem muita coisa q muda o som, mas to considerando que usaria a mesma guitarra com mesmo circuito e captadores, cabos etc.

Schenker
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig
MMI
Luiz_RibeiroSP
PEMAMETAL
Sepulkrisiun
Del-Rei

qual destes sons vcs preferem? (não sou eu, só pra alimentar a discussão dos Marshalls). abs.

https://soundcloud.com/sarge117/ampa

https://soundcloud.com/sarge117/ampb

EduJazz
Veterano
# mar/14
· votar


Schenker

Eu gostei mais do b!

PEMAMETAL
Veterano
# mar/14
· votar


Schenker

Ambos soaram muito bem, o A é mais agudo e o B mais macio. Não sei que tipo de pegadinha voce esta preparando pra gente, mas não tenho medo de me arriscar dizendo que PELA GRAVAÇÃO (pois pode ser uma pegadinha) o A tem um som mais de JCM 800 e o B mais som de plexi 1959, neste caso o B agradou mais.
Só que é gravação, pode ser qualquer coisa.

Schenker
Veterano
# mar/14
· votar


PEMAMETAL

boa percepção!

mas vou deixar a galera falar mais . . .

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o Marshall valvulado melhor hoje no mercado?