Um duvida sobre Atenuador, LoadBox e Dummy Loads

Autor Mensagem
    mepy
    Veterano
    # 11/dez/18 12:45

Pesquisei bastante mais ainda estou um pouco confuso com os termos, e quando se trata de queimar um head valvulado, é sempre bom ter certeza hahahahahaha

O atenuador só reduz a potência de saída para eu poder saturar as valvular sem ficar surdo, e pode ou não conter um LoadBox/Dummy Load embutido, certo?

Para poder tocar com o cabeçote sem falante conectado, e sem risco de queimar a saída, seria um LoadBox ou um Dummy Load? Pelo que entendi o Dummy Load faz isso, mas não entendi se ele é uma versão caseira de um LoadBox ou se são coisas, realmente, diferentes... O LoadBox tb faz isso? Digo, todo LoadBox permite que eu toque sem a carga dos falantes, sem queimar a saída do meu cabeçote, ou isso é um recurso adicional também?

Vi alguns videos de DummyLoads bem porcos que eram basicamente um resistor de 8ohms (de 25W) conectado em um p10... É isso mesmo? Se eu ligar, por exemplo, a minha saída de 8 ohms do cabeçote em um cab-simulator que trabalhe entre o cabeçote e os falantes, ou em um direct em linha com um VST, etc... E ligar esse dummy load na saída que iria para o gabinete, eu posso tocar de boa? Ou até ligar esse Dummy Load direto na saída do cabeçote e tocar com o pré em linha, sei lá! Esse resistor de 8 ohms com p10 já faria "as vezes" do falante? rsrsrs

Desculpa a confusão, rapaziada, acho que o excesso de informação me confundiu aqui hahahahaha

EduJazz
    Veterano
    # 11/dez/18 15:58
    · votar

mepy

O atenuador de fato pode ou não conter a saída de linha, e funcionar como dummy load. Dos que eu conheço, a maioria faz o serviço.

Eu entendo que Load Box e Dummy Load são dois termos para a mesma coisa: uma "resistência fantasma" à energia do head. Posso estar falando besteira, mas penso que não.

A diferença é nos loads reativos e resistivos. Nesse aspecto, esse vídeo é bastante esclarecedor:

Pessoalmente tenho um atenuador Pedrone (que serve como Load Box resistivo) e um Suhr Reactive Load (que é reativo). Consigo ouvir uma diferença bastante razoável entre eles, mas os dois são satisfatórios.

O plano é, no futuro, pegar um OX, da Universal Audio. Mas aí precisa de uma grana a mais.

SteveRayMorse
    Veterano
    # 13/dez/18 23:38
    · votar

mepy

É por aí. Se o produto, como característica, tiver o load box, pode ligar na saída pro gabinete que ele funciona normalmente e tu pode tocar em silêncio. Pra usar um simulador de cab o loadbox, ou o amp, devem ter saida de linha.

Tem atenuador que não tem load box. É só cuidar com isso e boa.

Eu tenho um do Pedrone e resolve minha vida aqui no apê.

Abs

Ramsay
    Veterano
    # 14/dez/18 03:08
    · votar

mepy
    Eu uso um atenuador resistivo que construi em 2010, mas, nem ele e nem outro atenuador de outro tipo, como os reativos fazem milagre.
    E digo isso pq um atenuador de potência permite que vc sature o som do seu amp valvulado, mas, mesmo assim, o volume do som ainda vai ficar alto pra se tocar em casa, tipo, num quarto.

O fato é que todos os atenuadores de potência, seja de que tipo forem apresentam um limiar entre o máximo de atenuação obtida e a degradação do som da guitarra.

Ou seja, a partir de um certo nível de atenuação de potência, o som da guitarra perde muito e fica irremediavelmente deformado e com visível perda de qualidade.
    E o limite abaixo dessa situação é delicado e só é obtido com um nível de atenuação que faz com que o som da guitarra ainda fique meio alto para se tocar num quarto.

EduJazz
    Veterano
    # 14/dez/18 09:45
    · votar

Ramsay

Em se tratando de atenuação, concordo em gênero, número e "degrau". É mais um paliativo pra poder usar em casa em um volume mais palatável (e, as vezes, nem é tão palatável assim).

Agora, em se tratando de Dummy Load, eu sinto diferença entre o resistivo e o reativo sim, e falo por ter modelos de ambos.

SteveRayMorse
    Veterano
    # 15/dez/18 22:34
    · votar

EduJazz

Esse OX parece ser top mesmo. Até o Eric Johnson tá usando essa parada. Sei que pode ter marketing envolvido mas ele não parece ser um cara que iria comprometer seu som.

Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # 18/dez/18 08:56
    · votar

Moçada, dúvida rápida:

Tenho um Mesa Boogie combo DC-3 com falante Celestion Vintage 30, e não estou conseguindo ensaiar com ele, porque os caras me tesouravam bagaray, por causa do volume: o amp só tem um som top mesmo acima do output level 4, e isso já dá quase 100db na configuração que uso. Por outro lado, com o volume baixo (output level abaixo do 3) o amp simplesmente não fala, fica chocho.

Pensei até em comprar um atenuador de potência, mas conversei com uns camaradas aí e vários me aconselharam a não meter atenuador "bunda" (leia-se: nacional), porque esse tipo de equipamento, além de acelerar o envelhecimento das válvulas, corre o risco de queimar o trafo de entrada (e pensa num bagulho caro é esse trafo de entrada dum amp MB que não fabrica mais...).

Por outro lado, me disseram que atenuadores tops (que não impliquem risco) custam mais caro que o amp...

Aí pensei que o amp tem uma saída (P10) "recording", e uma chave que liga/desliga os falantes. Nos testes preliminares que fiz em casa a saída funciona excepcionalmente bem; em um primeiro momento achei até melhor que no falante (exceto com o volume no talo).

Tava pensando em começar a usar essa saída para ligar na mesa de som/PA do estúdio, desligando o falante e controlando o volume na mesa.

Minhas dúvidas são:

1) Há algum risco para o amplificador dele operar bastante tempo assim?

2) Essa ligação "em linha" gera algum risco para a mesa ou PA?

Agradeço quem puder ajudar.

MatheusMX
    Veterano
    # 18/dez/18 10:26
    · votar

Felipe Stathopoulos
    Acredito que não tenha problema nenhum.
    Afinal, o objetivo dessa função é exatamente esse.
    No manual do DC-3 tem uma nota sobre isso, pg 8:
    http://www.mesaboogie.com/media/User%20Manuals/Dual%20Cal%20DC-3.pdf

EduJazz
    Veterano
    # 18/dez/18 10:31
    · votar

Felipe Stathopoulos

Não vejo porque haver problemas. Não entendo de eletrônica, mas a lógica é no sentido de que o amp tenha um "dummy load" embutido. Provavelmente tem um simulador de falante também (o que pode ser bom ou ruim).

Acredito que a questão do desgaste de válvulas vá ser igual à que se tem quando do uso de atenuador/dummy load externos.

Agora, eu, ao menos a princípio, discordo do que lhe foi dito sobre a qualidade dos atenuadores nacionais. Isso porque, tecnologicamente, é uma coisa, até onde eu sei (friso isso), bastante rudimentar. E não falo aqui pra defender o equipamento que tenho (Pedrone), até porque fiz a opção de adquirir também um importado, pelas características mais interessantes para o meu uso (Suhr). Mas daí a ter receio de dano... acho difícil.

Todavia, ainda quero meu OX kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

EduJazz
    Veterano
    # 18/dez/18 10:32
    · votar

SteveRayMorse

Então. Nego de um calibre muito alto tá usando a caixinha... o foda é o preço né, custa um head caro.

SteveRayMorse
    Veterano
    # 18/dez/18 23:44
    · votar

EduJazz

Poisé...e só funfa no iOS, acho meio zoado isso. Mas realmente tem uma galera top usando...pode ser que seja pelo fato de ser novidade e etc, mas parece que ta batendo nos torpedo da two notes.

Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # 19/dez/18 10:33
    · votar

Valeu pessoal!

MMI
    Veterano
    # 19/dez/18 16:33
    · votar

Felipe Stathopoulos

atenuador "bunda" (leia-se: nacional)

Bão... rs

Há de se dizer que a tal bunda é o que tem de melhor aqui em terras nacionais, produto dificilmente encontrado e suplantado pelo similar estrangeiro. Minha opinião? Não vai nessa, tem coisa boa aqui e lá fora, assim como tem coisa ruim lá e cá. Não rotula assim tão fácil, testa e tira sua própria opinião.

Eu uso o estrangeiro (Tone King), mas o do Pedrone que vi acho digno. Eu nunca tive danos ou avarias, nunca perdi válvulas por isso.

Viva a bunda nacional! abs :)

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Um duvida sobre Atenuador, LoadBox e Dummy Loads