Achamos o timbre perfeito? [Post Longo]

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# fev/16
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Ismah
Ou talvez seja apenas o tempo passando, e a perda auditiva natural chegando.


Não, não creio. Eu sempre cuidei muito bem dos meus dois amiguinhos laterais na cabeça... kkkkkkkkk
As duas opções mais prováveis são:
1) eu realmente nunca mais peguei um ampli com aquele agudo;
2) eu peguei, mas muito tempo depois, então a memória auditiva falhou em comparar.

Soultunes
Membro
# fev/16 · Editado por: Soultunes
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Caro boblau, sem problema, posso tentar explicar novamente

Forum, acima de tudo é um lugar para debates de ideias, e concordo contigo que qualquer um pode dizer o que quiser, as vezes no sentido de ajudar, divulgar, vender ou simplesmente esnobar.

Também não conheço o camarada em questão, a não ser pelo nickname MMI, sequer sei o nome dele.

Muitas postagens dele vão para esta linha extremista que expliquei neste mesmo post que você disse não ter entendido meu ponto.

Mais uma vez, é como eu vejo e leio os posts dele, talvez não seja a opniao e o feeling de mais ninguem aqui a respeito, normal.

"isto dá pau naquilo"
"luthier x tem um estoque de madeiras de deixar a prs private stock no chinelo"

Cara, não preciso dar muitos exemplos, se você como disse, acompanha e curte as postagens, sabe exatamente do que estou falando e já entendi que você compreende as postagens assim de uma maneira completamente diferente da minha.

Neste topico, o caso do matchless ficou como sendo para mim "não é tão bom assim quanto você pensa"

Assista o video do Sr. Sossego dos 01:18:00 para frente atentamente e perceberá que nas palavaras dele o DC30 da Matchless, que é seu carro chefe, é um amplificador feito por um dos unicos sujeitos que em uma hora e meia de video ele elogiou e disse que respeita e que confia no conhecimento do cara.

Da mesma forma que você entende isto como sendo uma ajuda aos demais usuários, eu entendo como um caso extremo de opnião que poderia ser mais moderada e ainda assim exaltando qualidades (minha opinião ok).

E se um usuário disser que uma squier e uma fender são a mesma coisa apenas trocando os captadores, provavelmente você vai ler alguma pataquada minha, igual a que fiz aqui. Mais uma vez, o lance dos extremos. Talvez não devesse falar nada também, certo.

Agora se entendeu meus comentários a ele como uma afronta e algo que na sua opinião um colaborador como eu deveria evitar fazer, sugiro que veja desde a primeira postagem e vai encontrar isto aqui ó:

É muita gente sem noção, baba ovo para gringo que acha que tudo que é brasileiro não presta. Gente, como mostraram aqui, que não tem respeito por nada nem a menor educação. Pelo menos caras como o Pedrone o colocam como um dos maiores especialistas que existem.


o que ele deduziu sobre mim ? Mesmo com um minimo de postagem minhas fazendo uma replica ao comentário ? me acha sem noção, sem educação e sem respeito rs... Como assim cara ? Estamos num forum de debates certo ?

Mas devo estar de pegação de pé, até pq ele também não sabe quem sou, li a mensagem como sendo algo direcionado ao meu nickname do forum, não a minha pessoa.

Ele não chamaria alguem que tem um monte de equipamento nacional de baba ovo de gringo, simplesmente pq não precisaria se soubesse que dou um puta valor para quem trabalha direitinho, independente da nacionalidade ;)

Soultunes
Membro
# fev/16 · Editado por: Soultunes
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E concordo contigo que a desvirtuada foi gigantesca, talvez desnecessaria ;)

Podemos voltar ao topico, já escrevi isto posts atras. Prometo cumprir desta vez.

Se ele se sentir incomodado por conta de uma opinião minha é só me dar um toque que edito os posts, sem problema algum ;)

nichendrix
Veterano
# fev/16
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Que samba do crioulo doido.

No fim eu não acho que equipamento é o principal componente do som dos sonhos, embora ajude pra caralho. Pra mim o som é sempre algo que sai da cabeça de alguém e aí que mora o som dos sonhos, equipamento só vai tornar mais ou menos fácil tirar isso da cabeça.

rsf
Veterano
# fev/16 · Editado por: rsf
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nichendrix

No fim eu não acho que equipamento é o principal componente do som dos sonhos, embora ajude pra caralho. Pra mim o som é sempre algo que sai da cabeça de alguém e aí que mora o som dos sonhos, equipamento só vai tornar mais ou menos fácil tirar isso da cabeça.



Que o som dos sonhos está na cabeça de quem sonha, acho que isso ninguém discute. O tópico, quero crer, trata do que vem depois. Ou seja, transformar esse "som do sonho" em "som do mundo real". O que somente pode se efetivar por intermédio dos equipamentos. seja com uma caixa de fosforo,seja com um software, seja com um amplificador.
Ressalvada a hipótese de efetivarmos esse "som do sonho" por intermédio da telepatia. Mas nesse caso, acho que o forum adequado nao seria esse.


casper


Hobbista que fica discutindo essas
bobagens de timbre perfeito... (risos)


mas esse é o propósito, discutir essas "bobagens'. Que outro lugar é mais indicado para se discutir equipamentos do que um forum especifico para isso, onde, presumivelmente todos os participantes têm pelo menos em comum a paixão por isso? Eu defendo a tese de que equipamento bom é sempre importante. Quem toca bem em equipamento ruim, por certo tocará MUITO BEM com um equipamento bom. Um guitarrista ruim, como é o meu caso, em um equipamento bom continuará sendo ruim, mas a experiência será bem mais divertida. .hehehehe

Ismah
Veterano
# fev/16
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Casper
Hobbista que fica discutindo essas
bobagens de timbre perfeito...


Na verdade me parece que isso se restringe as bandas que se resumiram a fazer cover. É a identidade em forma de timbre. Com certeza, se me der uma POD HD, vai sair o mesmo timbre de que tiro no meu Duovox, de um Bassman, de qualquer coisa...

Ismah
Veterano
# fev/16
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JJJ
Não, não creio. Eu sempre cuidei muito bem dos meus dois amiguinhos laterais na cabeça... kkkkkkkkk

Não tem a ver com cuidados, mas com IDA* mesmo rsrs

https://www.somaovivo.org/artigos/presbiacusia/

*Idade Demais Avançada

JJJ
Veterano
# fev/16
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Ismah

Sim, mas se cuidar, a perda é menor, né?...

nichendrix
Veterano
# fev/16
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rsf
Que o som dos sonhos está na cabeça de quem sonha, acho que isso ninguém discute. O tópico, quero crer, trata do que vem depois. Ou seja, transformar esse "som do sonho" em "som do mundo real". O que somente pode se efetivar por intermédio dos equipamentos. seja com uma caixa de fosforo,seja com um software, seja com um amplificador.
Ressalvada a hipótese de efetivarmos esse "som do sonho" por intermédio da telepatia. Mas nesse caso, acho que o forum adequado nao seria esse.


Na verdade o que eu dizia era que quem realmente sabe exatamente como é o som que quer, sabe tirá-lo no equipamento que tiver disponível, ou pelo menos tira a melhor aproximação possível dele.

Não estou negando que quanto melhor o equipamento, mais fácil é tirar, mas na boa, isso é mais detalhe que algo essencial.

Como falei, o Larry Carlton grava um disco inteiro com uma Boss GT6 com sons fodasticamente fodas que eu jamais vou sonhar em conseguir tirar de um Dumble.

Ismah
Veterano
# fev/16
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JJJ

É sim menor, mas...
Desculpa dizer, acho que tu só está ficando velho, e naturalmente deixou de ouvir o brilho sonhado. Veja o lado bom, quem não se cuidou pode já não estar ouvindo os médio agudos (meu finado pai era um).

Soultunes
Membro
# fev/16
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rsf
nichendrix

Caras...se o Larry Carlton tocar aquela 335 desplugada do meu lado, acho que meu queixo já fica no chão esperando alguma alma caridosa me ajudar recompor a face.

Soultunes
Membro
# fev/16
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Lembro muito no inicio destes simuladores também, de ter lido em alguma guitar player da vida que o Alex Liefeson também estava carregando um pod ou algo assim na tour.

Ismah
Veterano
# fev/16
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nichendrix

Esse ponto chave de "saber onde se quer chegar" aliado a um pouco de conhecimento de "know how" (como chegar), vale mais que tudo.

Soultunes
Membro
# fev/16
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Ismah
JJJ

Um dos melhores equipamentos que comprei quando tive minha ultima tentativa de banda decada passada, foi um protetor auricular.

O produto chama-se ETY Plugs de uma empresa chamada Etymotic Research.

Na verdade a banda inteira estava usando, porque o batera era um animal e eu fui adicionando caixas 4x12 para igualar heheh

Recomendo o produto, não paguei caro demais na epoca, hoje com o dolar do jeito que esta deve estar mais carinho para trazer.

Ismah
Veterano
# fev/16
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Soultunes

Graças aqui são monitores em fone. Mas... o amp fica na altura da orelha do roadie (eu)... Só mesmo os industriais.

Soultunes
Membro
# fev/16 · Editado por: Soultunes
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Saquei... mas por curiosidade, dá uma fuçada no site deles, são especializados em proteção auditiva, tem uns produtos bem interessantes (design idem).

Ismah
Veterano
# fev/16
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Os industriais com selo do InMetro me tem servido bem, esses tem um defeito ($$$) que não tem concerto rs

Ismah
Veterano
# fev/16
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Os industriais com selo do InMetro me tem servido bem, esses tem um defeito ($$$) que não tem concerto rs

nichendrix
Veterano
# fev/16
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Soultunes
O cara manja dos paranauês, eu tenho alguns amigos que eu vivo emprestando gear pra gravar porque fico assustado com o que os caras tiram de gear modesto, e não nego, alguns tiram o som 100000000000000000 de vezes melhor do que o meu que estou fuçando neles há anos, alguns tem mais de 20 anos e um caderninho inteiro de configurações que eu achei interessante ao longo dos anos.

JJJ
Veterano
# fev/16 · Editado por: JJJ
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Ismah
Soultunes

Pois é... A velhice não dá pra evitar (I don't wanna die before I get old...), mas acho que dá pra minimizar sim.

Eu acho que seria interessante fazer um teste de audição pra ver os limites.

Tem um basicão aqui (mas tem que usar fone bom):

A partir de 14K eu já não ouço mais. Meu filho ouviu até os 20K.



edalko
Veterano
# mar/16
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Soultunes
nichendrix
Ismah

Legal ver que há um pessoal de mente aberta um tanto quanto querendo tomar a pílula da Matrix kkkkkk
Acho uma puta maturidade musical o cara que diz que um instrumento ou marca cultuada não é tudo aquilo
Tem que ter coragem, conhecimento e bons argumentos para rebater os milhares de argumentos contra
EU acho que o maior acontecimento que pode ter para o músico, mesmo o caseiro, é descobrir o seu som, o som que quer tirar do amp.
EU tenho amps com características bem distintas, mas em todos sempre tenho o som orginal em mente que tem a ver comigo. Mais graves, menos graves, mais médios, presence etc, e vou fuçando até soar como quero que soe.. que chegue perto daquela identidade que tenho.
Conheço algumas pessoas que tem equipos fodásticos e não sabem regular... o som é ruim.
Importante, portanto, é vc no seu nicho conseguir aquele som que busca.
Se usa em gravações caseiras, vai ter que mexer em pre amplificação, posição de mics etc.
EU não gravo nada em casa, mas tenho a preocupação de fazer soar bem na mix da banda. E não é tarefa fácil. EM casa tudo soa lindo, mas saiu de casa se ferrou... muda o ambiente, o clima, a estrutura do lugar, o numero de objetos presentes, barreiras sonoras, e daí vc tem que ter as manhas de conseguir regular para tirar o seu som e ainda ser ouvido na mix.
Imagine isso quando forem dois guitarristas: ambos tem que se fazer ouvir sem embrulhar tudo...
EU já tive muito equipo legal... infelizmente, a pobreza é uma merda... para ter lago preciso vender alguma coisa, e assim fui numa busca alucinante nos últimos 10 anos por instrumentos que nunca pensei que teria...
Foi legal porque consegui obter um pouco de conhecimento e inclusive de desmistificar muitas coisas...
Mas admito que a doutrina em cima de marcas, anos e valores têm uma influência considerável.
COmo eu vivia de rolos com equipos, lógico que marcas eram bem-vindas, pois vc pode ter um baita instrumento top de marca desconhecida, mas o valor de mercado despenca.
Em 1993, após ter uma Golden les paul que me tirava do sério, mandei fazer minha guitarra de gente grande com o Tom Castelli. A guita é impecável, ate hoje quando toco com ela vejo a qualidade que o instrumento tem. Mas, por ser uma modelo JEM não tira mais os meus sonhos, e vende-la não pegaria nem um terço do que paguei. Mas é meu xodó ainda.
Mas ainda não me sinto pronto para ter uma outra guita de luthier, até porque uma guita não resolveria, pois eu pelo menos tenho momentos de gostar de som strato, outras de lespas... teles...
Há muitas guitarras honestas e os acabamentos disponíveis pelos orientais é de babar... vc não encontra defeitos... Assim como já vi Gibson e Fender com construção bisonha...
Se pegarmos os anos 90, as guitarras vintage, ou velhas, estavam totalmente fora da onda do mercado. O legal eram as guitas japonesas, invadoras... Hoje tudo mudou... paga-se uma fortuna por guitas, sob o pretexto de que sendo mais velhas, são melhores.
EU tenho lá minhas dúvidas... questiono internamente todo esse blablabla... com a tecnologia hoje creio que é muito mais fácil vc ter uma guita mais equilibrada hoje em dia do que antigamente. Mas a questão de comprar as primeiras peças, uns anos determinado, etc fazem a cabeça das pessoas e muitos pagam uma fortuna por essas lendas.
Se um cara conhecido e famoso falar para um iniciante que a guitarra mais legal que ele tocou na vida era uma Fender da dec 70, ele provavelmente já vai incutir na cabeça do menino que as Fender dessa década são fodas, mesmo sem saber a historia da fábrica... E quando o cara pegar uma guita dessa, ele já tem um subconsciente todo voltado a achar que aquela guitarra vai ter o som mais foda que ele já ouviu na vida. E mesmo que ele toque e ache uma merda, ele mesmo vai se contradizer e continuar na onda, pois seria contrário a tudo aquilo que ele acreditava.
Daí que muita gente faz amém para amps Mesa Boogie, Soldano, Fender, etc e para as guitarras famosas unicamente pelo fato de elas serem famosas.
Pior, é que se vc tocar e disser que achou uma bosta, todos vão olhar pra vc e dizer: quem é esse cara?? O fulano-Deus disse que essa guita é um tesao e esse mané vem dizer que é uma bosta???
Ai vai do seu culhão manter o argumento contrário kkkkk
VOu ser sincero e dizer que NUNCA achei em uma guitarra aquela história que tanto se ouve por aí, de que: essa é A guitarra.
Pra mim é beleza, construção, acabamento, peso, sonoridade, ressonância... mas esses conceitos vão mudando
Ideal é um conjunto... guita + amp + caixa.
Não adianta ter uma guita foderosa e um amp lixo, que não tire da guita o som que ela esbanja. Mas também, o amp precisa de um bom falante para soar legal. E os falantes são 50% do som. Tudo muda com essas porras...
Cada amp tem um comportamento diferente com os falantes de modo que não dá pra ser genérico... as vezes as pessoas tem um grande equipo e um falante não apropriado e o som é uma bosta, e daí se desfazem de tudo sem notar que o falante é o responsável.
Tive muitos problemas com os aclamados V30... Odiava por causa do som fizzzz e agudos cricri... Mas comprei outro para tentar entender o falante, e vi que com meu amp PRS soa maravilhoso. Com os Mesa então, é casamento perfeito. Mas para o Overdone, pra mim, soa horrível.
Então vai se a pessoa estudar, ter e tocar par aprender e ver o que é bom para si. Os mitos e conselhos são bacanas para te mostrar um caminho, mas vc tem todas as possibilidade de pegar atalhos e escrever um novo caminho.
Ainda acho que o mais importante é o resultado final.
Se o que o cara tem soa bem (não digo pra ele, pois o cara pode ter um péssimo mau gosto sonoro), não tem o porque mudar. A não ser que seja em razão do ego...

edalko
Veterano
# mar/16
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Retificando:

Soultunes
nichendrix
Ismah
rsf
MMI


Legal ver que há um pessoal de mente aberta um tanto quanto querendo tomar a pílula da Matrix kkkkkk
Acho uma puta maturidade musical o cara que diz que um instrumento ou marca cultuada não é tudo aquilo
Tem que ter coragem, conhecimento e bons argumentos para rebater os milhares de argumentos contra
EU acho que o maior acontecimento que pode ter para o músico, mesmo o caseiro, é descobrir o seu som, o som que quer tirar do amp.
EU tenho amps com características bem distintas, mas em todos sempre tenho o som orginal em mente que tem a ver comigo. Mais graves, menos graves, mais médios, presence etc, e vou fuçando até soar como quero que soe.. que chegue perto daquela identidade que tenho.
Conheço algumas pessoas que tem equipos fodásticos e não sabem regular... o som é ruim.
Importante, portanto, é vc no seu nicho conseguir aquele som que busca.
Se usa em gravações caseiras, vai ter que mexer em pre amplificação, posição de mics etc.
EU não gravo nada em casa, mas tenho a preocupação de fazer soar bem na mix da banda. E não é tarefa fácil. EM casa tudo soa lindo, mas saiu de casa se ferrou... muda o ambiente, o clima, a estrutura do lugar, o numero de objetos presentes, barreiras sonoras, e daí vc tem que ter as manhas de conseguir regular para tirar o seu som e ainda ser ouvido na mix.
Imagine isso quando forem dois guitarristas: ambos tem que se fazer ouvir sem embrulhar tudo...
EU já tive muito equipo legal... infelizmente, a pobreza é uma merda... para ter lago preciso vender alguma coisa, e assim fui numa busca alucinante nos últimos 10 anos por instrumentos que nunca pensei que teria...
Foi legal porque consegui obter um pouco de conhecimento e inclusive de desmistificar muitas coisas...
Mas admito que a doutrina em cima de marcas, anos e valores têm uma influência considerável.
COmo eu vivia de rolos com equipos, lógico que marcas eram bem-vindas, pois vc pode ter um baita instrumento top de marca desconhecida, mas o valor de mercado despenca.
Em 1993, após ter uma Golden les paul que me tirava do sério, mandei fazer minha guitarra de gente grande com o Tom Castelli. A guita é impecável, ate hoje quando toco com ela vejo a qualidade que o instrumento tem. Mas, por ser uma modelo JEM não tira mais os meus sonhos, e vende-la não pegaria nem um terço do que paguei. Mas é meu xodó ainda.
Mas ainda não me sinto pronto para ter uma outra guita de luthier, até porque uma guita não resolveria, pois eu pelo menos tenho momentos de gostar de som strato, outras de lespas... teles...
Há muitas guitarras honestas e os acabamentos disponíveis pelos orientais é de babar... vc não encontra defeitos... Assim como já vi Gibson e Fender com construção bisonha...
Se pegarmos os anos 90, as guitarras vintage, ou velhas, estavam totalmente fora da onda do mercado. O legal eram as guitas japonesas, invadoras... Hoje tudo mudou... paga-se uma fortuna por guitas, sob o pretexto de que sendo mais velhas, são melhores.
EU tenho lá minhas dúvidas... questiono internamente todo esse blablabla... com a tecnologia hoje creio que é muito mais fácil vc ter uma guita mais equilibrada hoje em dia do que antigamente. Mas a questão de comprar as primeiras peças, uns anos determinado, etc fazem a cabeça das pessoas e muitos pagam uma fortuna por essas lendas.
Se um cara conhecido e famoso falar para um iniciante que a guitarra mais legal que ele tocou na vida era uma Fender da dec 70, ele provavelmente já vai incutir na cabeça do menino que as Fender dessa década são fodas, mesmo sem saber a historia da fábrica... E quando o cara pegar uma guita dessa, ele já tem um subconsciente todo voltado a achar que aquela guitarra vai ter o som mais foda que ele já ouviu na vida. E mesmo que ele toque e ache uma merda, ele mesmo vai se contradizer e continuar na onda, pois seria contrário a tudo aquilo que ele acreditava.
Daí que muita gente faz amém para amps Mesa Boogie, Soldano, Fender, etc e para as guitarras famosas unicamente pelo fato de elas serem famosas.
Pior, é que se vc tocar e disser que achou uma bosta, todos vão olhar pra vc e dizer: quem é esse cara?? O fulano-Deus disse que essa guita é um tesao e esse mané vem dizer que é uma bosta???
Ai vai do seu culhão manter o argumento contrário kkkkk
VOu ser sincero e dizer que NUNCA achei em uma guitarra aquela história que tanto se ouve por aí, de que: essa é A guitarra.
Pra mim é beleza, construção, acabamento, peso, sonoridade, ressonância... mas esses conceitos vão mudando
Ideal é um conjunto... guita + amp + caixa.
Não adianta ter uma guita foderosa e um amp lixo, que não tire da guita o som que ela esbanja. Mas também, o amp precisa de um bom falante para soar legal. E os falantes são 50% do som. Tudo muda com essas porras...
Cada amp tem um comportamento diferente com os falantes de modo que não dá pra ser genérico... as vezes as pessoas tem um grande equipo e um falante não apropriado e o som é uma bosta, e daí se desfazem de tudo sem notar que o falante é o responsável.
Tive muitos problemas com os aclamados V30... Odiava por causa do som fizzzz e agudos cricri... Mas comprei outro para tentar entender o falante, e vi que com meu amp PRS soa maravilhoso. Com os Mesa então, é casamento perfeito. Mas para o Overdone, pra mim, soa horrível.
Então vai se a pessoa estudar, ter e tocar par aprender e ver o que é bom para si. Os mitos e conselhos são bacanas para te mostrar um caminho, mas vc tem todas as possibilidade de pegar atalhos e escrever um novo caminho.
Ainda acho que o mais importante é o resultado final.
Se o que o cara tem soa bem (não digo pra ele, pois o cara pode ter um péssimo mau gosto sonoro), não tem o porque mudar. A não ser que seja em razão do ego...

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