Achamos o timbre perfeito? [Post Longo]

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# fev/16
· votar


Ismah

Pois é... Eu o conheço pessoalmente e é isso mesmo que se passa. Foi mais ou menos isso que aconteceu com o Matchless, mas no fim as alterações dele foram feitas.

Eu até entendo, ele tem seu lado ranzinza mesmo, com toda razão. É muita gente sem noção, baba ovo para gringo que acha que tudo que é brasileiro não presta. Gente, como mostraram aqui, que não tem respeito por nada nem a menor educação. Pelo menos caras como o Pedrone o colocam como um dos maiores especialistas que existem.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


MMI
É muita gente sem noção, baba ovo para gringo que acha que tudo que é brasileiro não presta

É nosso eterno complexo de vira-latas. Mas, nesse nosso triste momento histórico, esse comportamento é perfeitamente compreensível, infelizmente...

MMI
Veterano
# fev/16
· votar


JJJ

Sei lá, Jota... Entendo que em certos aspectos a decepção com nosso país pode ser autêntica mesmo, absurdos acontecem aqui. Mas ainda assim temos méritos, temos gente que faz a diferença.

Num fórum de guitarra acho que não é bem assim. Nunca tivemos tanto equipamento realmente superior em nossas terras, se bem que ainda podemos lamentar que o acesso a importados se baseie em dólar a mais de 4 reais. Este sábado estive com um pessoal, gravando um vídeo onde colocamos uma strato Dunamiz e uma 1962 autêntica, a melhor strato que conheci na vida. Resultado? Pau a pau, alguns guitarristas preferiram a nacional - detalhe que as Fender americanas atuais passaram vergonha.

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


MMI

Cara, penso o contrário de você.

É tanta gente sem noção, que escreve o que quer, que tem complexo de toque de mídas saca ?

Parece que falta algo na vida da pessoa, que a faz precisar parecer dominar todos os assuntos e dizer que isto é melhor, que aquilo é uma bosta.

Mas essa é uma das graças de foruns de internet em geral, a gente precisa ter as antenas de reprodução das lendas urbanas, no final do dia é divertido.

rsf
Veterano
# fev/16 · Editado por: rsf
· votar


Soultunes


"Parece que falta algo na vida da pessoa, que a faz precisar parecer dominar todos os assuntos e dizer que isto é melhor, que aquilo é uma bosta."

valeu um voto.

Ismah

"Tem amp melhor hoje, que os Fender's de linha. E que dispensa qualquer pedal para 90% das aplicações, fora alto ganho..."


obviamente que existem coisas melhores, mas a questão nem é essa.A questão é o que é mais adequado ao que vc deseja e necessita para o seu timbre "perfeito". Para mim, o mais adequado foi o amplificador citado (que pra mim tem um timbre maravilhoso) ainda que existam equipamentos superiores.

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


rsf

Negócio aqui tá feio cara, só se for voto negativo né hahahah

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


+ 1

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


E essa história de complexo de vira-latas é coisa de gente frustrada, na boa.

Observem bem que não estou dizendo que ninguem daqui o é, até pq o sentido do "vira-latas" nos posts acima, acredito ter sido direcionado aos meus comentários.

Brasileiro é um povo preguiçoso e panelero mesmo.

Não tem essa de pagar pau para isso ou aquilo, por conta da nacionalidade, cor dos olhos ou tamanho da buc$¨$$, se é que me entendem.

Quando estou com o MEU dinheiro em mãos, aquele que EU suei demais para ganhar honestamente, dou preferencia para comprar o melhor produto que eu puder, e isto não está incluso olhar na etiqueta para ver o "made in".

Infelizmente a industria nacional é uma bosta, sempre foi e pelas perspectivas, continuará sendo.

Coisa boa feita aqui é exceção, mas apesar e poucas, ainda bem que as temos.

rsf
Veterano
# fev/16
· votar


Soultunes

mais um voto. Agora, prepare-se. hehehehehe

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


MMI
o Pedrone o colocam como um dos maiores especialistas que existem.

E curioso que ele, como outros handmakers são pessoas que tiveram e tem paciência para lidar com os ranzinzas de eras passadas.

Soultunes

Não sei se tu estás colocando em contexto. O Sossego é um senhor de idade avançada, para massagem no ego, estimulo de auto-estima etc... Precisa compartilhar o que sabe - ou se não sabe que vai morrer com ele todo seu conhecimento - e faz isso com prazer. Mas nem sempre são pessoas fáceis de lidar.

O Sôssego é o típico velho chato (que este que vos escreve há de se tornar também), a contra ponto do Tagima, que é o típico avô que deixa o neto fazer tudo, e ainda ajuda. Pessoas e pessoas.

E não é só ele, meu luthier tem bem menos idade que o Sossego, e se deixar passará a tarde conversando por telefone ou ao vivo mesmo - já fiquei 4horas com o cara ao telefone, porque liguei para perguntar as cores dos fios, trafos de saída do amp dele.

Outro, é o SrMüller da Eletrônica Müller, o conhecimento do cara é absurdo. Sabe de cor coisas que nem datasheet's de válvulas informam.

Não tem pra onde correr, se v precisar de técnicos muito capacitados em válvulas, tem que recorrer aos com mais de 50, e precisará ter paciência pra lidar com eles. Deixar que ditem o ritmo. Ou buscar a informação com outra pessoa. Nem sob ameaça de morte, eles vão acelerar o passo, já estão velhos, viver ou morrer não importa mais tanto.

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Ismah

Vou tentar ser o mais claro possivel, tudo bem?

Conheço o contexto, sei quem é o Sossego e em momento algum meus comentários foram direcionados à ele, até porque pelo que me consta ele não tem login aqui no FCC ;)

Meu comentário foi direcionado ao MMI, após algum usuário ter citado a palavra "Matchless", surgiu este post na sequencia:

Para o que leio, é sempre esta mesma vibe nos posts dele: "ei, você acha que isto é bom, mas deixa eu te dizer que você não sabe o que é bom, porque eu conheci ciclano, que teve uma plantação de pau brasil e era primo de beltrano, que foi eleito pela cover galaxia o maior pica do universo e veja bem, esta guitarra aqui feita por este cara é melhor do que qualquer coisa que voce jamais vera na sua vida ..."

Sacou o contexto ?

Se o Sossego disse que foi até a Matchless dar uma dica aos caras, que esta história seja contada por ele.

Mas neste exato post foi usado mais uma vez como um sinal de "você não sabe o que é bom de verdade".

Um bom exemplo é o Pedrone. Todos sabem que ele encontrou a causa e propos uma solução para os primeiros mini-rectos que vieram ao Brasil, correto ?

Pois então, não precisa ser "estória" contada de ouvido em ouvido, como algo de um guru revolucionário e bla bla bla.

Ele mostrou o e-mail que enviou à equipe técnica da Mesa Boogie e vida que segue.

A Matchless não é o que é hoje por conta de uma suposta dica de alguem.

Falo isto por conhecer um pouco da história dos caras, pois amplificador deles nunca tive, nem nunca toquei em um.

Meu comentário foi todo baseado neste contexto.

Espero ter esclarecido.

Agora quer que eu fale um pouco sobre amplificadores do Sossego ?

Talvez assim eu pare de ser chamado de sem noção e sem educação e voltamos a programação original do tópico que é sobre achar o timbre perfeito heheh

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Ah... e sobre o que você escreveu no seu ultimo post, pegando este teu contexto, totalmente de acordo contigo, só falou verdade.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Ficou parecendo (pra mim) que falava do Carlos Sôssego, e sim gostaria que falasse dos amps dele.

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Entendo, minha referencia a ele foi apenas de ter o ego inflado e encontrar defeito em tudo, mas isto para mim não é demérito, apenas caracteristica de personalidade.

De resto, foi o que expus, posso ter entendido tudo errado mas enfim.

Hoje to no ócio, sem tocar por dores nos braços e prolixo demais, vou postar sobre os amps.

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Conheço um pouco da história da época que comecei acompanhar este lance de equipamentos, + ou - inicio dos anos 2000 (2002 - 2003 por ai).

Nesta época, muita gente já estava tocando com amplificadores de marcas consagradas, leia-se Marshall, Fender e Mesa Boogie.

Os ingleses haviam sumido um pouco do mapa (vox, laney, hiwatt e orange) neste periodo.

Quando falavamos em boutique, as referencias eram apenas Matchlless e Bad Cat, com outras rarissimas exceções que nem me vem a mente agora.

Era este o cenário.

Amplis nacionais ? Aquelas ruindades que viviam dando pau, Meteoros, Ciclotrons e afins.

A ferramenta que mais difundiu conhecimento e idéias sobre gear em geral foi a internet e os foruns que vinham sendo criados, inclua o Orkut e as comunidades nisto.

Quando me cadastrei no meu primeiro forum, que foi o verdinho da loja Krocodille Pop, o nivel de conhecimento do pessoal naquele inicio já começava a crescer exponencialmente.

Eu já era massacrado por usar Valvestate e gostar deles, gente que tinha JCM900 na epoca tambem conviviam com os comentarios de que os amps não prestavam, normal heheheh

Sabiamos de todos os amplificadores que iam aparecendo, inclusive preços e onde estavam localizados, era como se tivesse uns 1000 detetives acompanhando lojas, classificados e o escambau, 24x dia, 7 dias na semana.

Juntando foruns e Orkut, começou aparecer um pessoal fazendo alguns circuitos, nesta você inclua caras como: Eduas, Pedrone, Manolo, Cacildo Poncio (Leandro), Luciano da Lifesound.

Um guitarrista muito conceituado deu uma força para a Meteoro, adaptando um amp head deles (foi o Helcio Aguirra do Golpe de Estado).

Com este balaio todo, começaram surgir os primeiros "handmades" feitos por essa turma.

Não tenho duvida alguma que todos eles se inspiraram no Sossego e certamente ao longo do tempo foram buscando dicas e conhecimento com ele.

Ele é, reconhecidamente, um cara com muito conhecimento sobre o assunto.

Todos estes caras evoluiram, uns ficaram no meio do caminho e você deve conhecer a história de todos eles, porque há bastante coisa escrita na internet a respeito.

Esse lance que critiquei em relação ao MMI, é o que chamo de 8 ou 80, são os extremos, numa ponta esta o garoto que acha que uma Epiphone com captadores americanos é mais guitarra que uma Gibson.

Na outra ponta esta aqueles que enaltecem algo como sendo a oitava maravilha do mundo e ninguem pode sequer discordar.

A industria do gear de boutique cresceu com isto, HYPE.

Sem ela, esta industria não venderia 1/100 do que venderam até hoje.

Falei isto tudo para chegar no Sossego.

Desde sempre falavam dele como sendo o cara mais abençoado na face da terra depois de Moisés.

Amplificador que ele tinha encostado os dedos ganhavam automaticamente um incremento de 35% no preço quando anunciados.

É raro você encontrar amplis dele sendo vendidos, até porque ele nunca teve site, nunca teve uma linha de produção, não faz divulgação e dizem que não gosta de ser incomodado por telefone (tá, forçei nesta, mas já ouvi isto).

Ao longo de todos estes anos, conheço apenas tres caras que usaram amplificadores do Sossego.

Para quem não conheçe, a marca é ValveTech.

Não conheço os guitarristas pessoalmente, senão perguntaria se venderam ou se ainda estão usando, os conheço apenas como "colegas" de internet ao longo dos anos.

É o Kleber, que ao que me consta, tem usado amp do Pedrone.

O Guto Vito, que colocou para vender seu British Invasion, e eu quase comprei.

E o Caio Fillipini, um super guitarrista talentoso que usou uma epoca um tweed deluxe feito pelo Sossego.

Bom,,, o do Kleber não sei o que rolou, o do Guto depois de muito e muito tempo anunciado acho que ele conseguiu mandar para frente, o motivo? o amp era absurdamente alto e para as aplicações dele, ele precisava de algo com um melhor controle de volume no palco.

O do Caio pifou o transformador, não sei se estava subdimensionado, mas eu queria comprar este ampli dele. Acredito que ele deva ter mandado arrumar no Sossego mas nunca mais ouvi falar do Caio e do amp, desde a morte do Mr. Mojo forum.

Nao sei se você sabe, mas o Ney e o Zaganin fizeram uma parceria com o Sossego. Fui umas 3x na oficina na epoca em que a hype ainda era alta para comprar o ampli, o modelo chamava-se Zaganin Z35, procura na net que ainda deve ter fotos e infos.

Não comprei pois o som não foi aquele lance de me fazer perder o sono, apesar de toda a hype da epoca, e o preço não era barato caso eu decidisse mandar para frente algum tempo depois, coisa que faço sempre.

Citei este lance dos guitarristas que chegaram usar e partiram para outros amps.

Sabe o que isto significa ?

Nada.

Significa apenas que guitarrista é um ser que estará sempre em busca de algum timbre, não necessariamente melhor ou pior, simplesmente outro timbre.

É por isto que precisa ter cuidado com a HYPE, você compra empolgado e depois de 2 anos usando já quer outra coisa, é isto que penso sobre.

Para mim, o melhor equipamento é o que posso ter no momento.

Tenho um Fender Deluxe Reverb 65 e já li algumas criticas recentes aqui, de que o falante é ruim, de que os transformadores são ruins, de que se trocar um parafuso melhora, enfim,,,, vocês sabem bem como funciona a hype.

Me ofereça um two rock, um divided, um port city ou um matchless na troca por ele pau a pau e minha resposta sera um sonoro "Agradeço, mas não".

rsf
Veterano
# fev/16 · Editado por: rsf
· votar


SOULTUNES


Tenho um Fender Deluxe Reverb 65 e já li algumas criticas recentes aqui, de que o falante é ruim, de que os transformadores são ruins, de que se trocar um parafuso melhora, enfim,,,, vocês sabem bem como funciona a hype.Me ofereça um two rock, um divided, um port city ou um matchless na troca por ele pau a pau e minha resposta sera um sonoro "Agradeço, mas não".

Eu estou muito satisfeito com o meu e, ao contrario do que fiz com meu hot rod, não vou alterar um parafuso. Se daqui a alguns anos eu mudar de idéia quanto à satisfação com o timbre, compro outro ampli, mas sem me desfazer do 65. Esse é equipamento para a "vida toda". isso q o meu é o reissue...hehehe

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


Soultunes
até pq o sentido do "vira-latas" nos posts acima, acredito ter sido direcionado aos meus comentários

Nao, cara, falei de modo geral... Sempre existiu a tendência bipolar por aqui: ou somos os melhores, os mais animados, os mais bonitos e tal... ou somos o cú do mundo, não fazemos nada direito, ninguém presta, etc. Esse segundo sentimento (o complexo de vira-latas) aflora com vigor em momentos de crise (como o atual).

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Soultunes

Separou os homens dos meninos "pai".
É raro ver guitarristas com tamanho pé no chão. A maioria acho que chuparia a rola do Slash por um DS1 que ele encostou...

Casper
Veterano
# fev/16
· votar




Casper
Veterano
# fev/16
· votar


Matchless - 1:18:50

Casper
Veterano
# fev/16
· votar


Gostei do cara.

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


rsf
Baita ampzinho legal, e facil de carregar. Espero não vender o meu também, mas no meu caso isto é dificil hahah

JJJ
Tranquilo cara, mas meu post também foi generico, não concordo em nada com isto como expliquei acima.

Ismah
Opa meu, nada de especial por aqui hein, sem essa de separou ....rs..
Apenas algo que penso, mas reconheço ser dificilimo controlar a GAS.
Você que gosta de mais coisas alem de guitarra, deve ser mais dificil ainda, sempre bate aquele lance de trocar os cabos, comprar um rack melhor, testar outro microfone, etc... buraco sem fim se não cuidar bem.

Casper
Esse video foi gravado pelo Kleber que citei nos meus posts acima, uma grande homenagem em vida mesmo e o Sossego tem uma memoria invejável.

Sobre o lance do Matchless, por este video ai eu compraria um de olhos fechados com a recomendação do Sossego ;)

Concorda?

Casper
Veterano
# fev/16
· votar


Caro Soultunes:

Eu tenho lembrança de 2 timbres de amplificadores
que me marcaram na vida: Um é o Mesa Blue Angel
(era um combo 2x10") e o outro foi o Matchless
Chieftain (acho que esse era 2x12").

O Chieftain tem um, digamos, "brilho" no timbre impressionante.
Não lembro de ter tocado em outro amplificador com
brilho tão presente.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


Casper
Não lembro de ter tocado em outro amplificador com
brilho tão presente.


Eu tocava numa banda antiga (bota antiga nisso) num Giannini True Reverber de cabeçote... Nunca mais achei aquele brilho (embora possa ser só a minha memória me pregando peças...).

rsf
Veterano
# fev/16 · Editado por: rsf
· votar


Casper
Soultunes

Legal o video . Eu, particularmente, gosto de ouvir quem tem historias para contar, especialmente quando o "contador" é protagonista das histórias. Mesmo que eventualmente existam algumas "verdades" meio inventadas ou meio exageradas..hehehehehehe



Quanto ao timbre perfeito. Acho que existem duas classes no que se refere a guitarras...1) A classe dos guitarristas propriamente dita e 2) a classe dos hobbystas. Eu me incluo na segunda classe. E nessa classe o timbre perfeito é o timbre sonhado desde a adolescencia, cujo sonho somente pode ser realizado depois de velho. É por isso que, ao contrário do Soultunes, eu me aquietei no timbre perfeito e muito provalmente não irei mudar isso,até porque nao posso e nem quero mudar meus sonhos do passado.hehehehe. Como hobbysta, o divertimento nao se limita a tocar guitarra. Mas tambem e especialmente a curtir o equipamento. Ora tocando, ora 'azeitando" os pedais, o ampli, cabeamento etc. A única coisa que irei incorporar ao meu hobby é uma tele e um les paul. Aí o sonho se completa. Pelo menos o sonho do timbre perfeito. ainda tenho outros sonhos para realizar, como o sonho de encontrar a mulher perfeita, por exemplo...hehehehe

Ismah
Veterano
# fev/16 · Editado por: Ismah
· votar


Soultunes
Você que gosta de mais coisas alem de guitarra, deve ser mais dificil ainda, sempre bate aquele lance de trocar os cabos, comprar um rack melhor, testar outro microfone, etc... buraco sem fim se não cuidar bem.

Nem tanto meu caro, já que enquanto falamos de 1mil pra comprar algum pedal bom, falamos de meio milhão numa mesa SSL. 3mil num compressor ou eq valvulado de 2 canais (estéreo) feito pelo Lisciel Franco...

A gente não tem tanta GAS porque não se vê tanto o cara usando, e mesmo vendo, sabemos que no dia-a-dia o que mais terá é Behringer, LeSon, Waldman... Acho que tu fica mais pé no chão, por saber que é inatingível rsrs

Claro, eu tenho algumas coisas icônicas, como o amp valvulado Duovox 100B, um falante original dele ainda na caixa (NOS), pratos de vinil NOS, um microfone Philips dos anos 30, um mic EV dos anos 70, dois microfones semi-artesanais por mim mesmo e pedestal artesanal... Caixas clone das JBL (em fabricação) usadas de monitor nos estúdios mais tops dos anos 70/80... Procurando um rack Yamaha FX770/900 e um SPX 990...
Mas por questão de custo, seja pela raridade ou qualidade, sou contido pelo bolso.

A maioria das experiências são sempre (infelizmente) gozando com o pau dos outros, porque se dependesse do meu bolso, eu estaria bem atrás. Seja conhecer uma Yamaha M7CL, Venue SC48, periféricos como o Dolby Lake, ou um PA EV, LS audio, JBL... Isso muito provavelmente nem tão cedo, nem nunca terei grana - e não pense estar sendo pessimista, se vender tudo que tenho, não junto a entrada...

JJJ

Ou talvez seja apenas o tempo passando, e a perda auditiva natural chegando.

Casper
Veterano
# fev/16 · Editado por: Casper
· votar


Caro rsf:

Bem lembrado:

1) A classe dos guitarristas
2) A classe dos hobbystas


Eu pertenço a segunda classe, se fosse profissional,
certamente teria o equipamento que me desse a
menor dor de cabeça possível, nem pensaria em
ter valvulados e 20 cabos conectando pedais instáveis
sobre o palco...

Pensaria em uma pedaleira tudo-em-um
e eventualmente um monitor pessoal, e mais nada.
Profissional tem que se preocupar com a música e
com ganhar dinheiro.

Hobbista que fica discutindo essas
bobagens de timbre perfeito... (risos)

nichendrix
Veterano
# fev/16
· votar


Lelo Mig
Concordo com tudo.

O Steve Lukather e o Larry Carlton tem umas músicas que gravaram só com uma pedaleira GT6, cara, se me der 10 dumble e todos os amps vintage do mundo eu não tiro aquele som.

boblau
Veterano
# fev/16
· votar


Soultunes

Vou tentar ser o mais claro possivel, tudo bem?Conheço o contexto, sei quem é o Sossego e em momento algum meus comentários foram direcionados à ele, até porque pelo que me consta ele não tem login aqui no FCC ;)Meu comentário foi direcionado ao MMI, após algum usuário ter citado a palavra "Matchless", surgiu este post na sequencia:Para o que leio, é sempre esta mesma vibe nos posts dele: "ei, você acha que isto é bom, mas deixa eu te dizer que você não sabe o que é bom, porque eu conheci ciclano, que teve uma plantação de pau brasil e era primo de beltrano, que foi eleito pela cover galaxia o maior pica do universo e veja bem, esta guitarra aqui feita por este cara é melhor do que qualquer coisa que voce jamais vera na sua vida ..."Sacou o contexto ?

Meu caro, eu estou há um bom tempo tentando entender o que vc quis dizer com isso, mas, ou provavelmente a minha limitada inteligência não me permitiu entender o "contexto", ou isso foi um ataque sem propósito.

Vc está querendo dizer que um colaborador do fórum não poderia expressar sua opinião sobre as experiências dele, só porque vc acha que ele pode estar defendendo o seu ponto de vista?

Não conheço pessoalmente o MMI, mas já vi aqui no fórum, em diversas ocasiões, ele realmente ajudar muito, com informações precisas e consistentes a pessoas que como eu, procurava "uma plantação de pau brasil" ´para sair da mesmice Gibson, Fender etc a um custo menor e qualidade quase que insuperável.

Não tenho nenhuma relação com ele, muito menos procuração para falar dele ou defende-lo, até porque ele não precisa disto. Mas gostaria realmente de entender o que leva um colaborador como vc a este ataque vazio e inútil numa discussão sobre timbres...

Me desculpe a sinceridade e eu não sou de mandar recado, eu dirijo as minhas mensagens diretamente, mas, ou vc não agregou nada e conseguiu criar um clima ruim, ou eu não entendi o seu "contexto".

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


boblau

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Achamos o timbre perfeito? [Post Longo]