Em busca do amp perfeito

Autor Mensagem
linoleum
Veterano
# mai/11


Pessoal, estou retornando ao mundo da música e para isso preciso me equipar. No momento gostaria de uma ajuda na escolha de um amplificador com as seguintes características:

- Objetivo: estudo em casa e possibilidade de tocar em conjunto com outros instrumentos (sem batera)
- Música: Blues, Jazz, PopRock, Rock Progressivo, Hard Rock, PunkRock, Ska, Grunge, Metal, Metal Pesado. (boas distorções)
- Falante: no máximo 8" (moro em apertamento, as restrições de espaços são visíveis)
- Potência: no máximo 20W (ter vizinhos impacientes me impedem qualquer exagero)
- Preço: prefiro pensar na dolorosa depois, por enquanto quero pensar em qualidade de som e durabilidade.
- Obs: estava pensando se seria melhor comprar um amp bem "equipado" (efeitos) ou talvez esquecer essa história e partir para comprar uma pedaleira depois, qdo o caixa estiver positivo novamente...

Se alguém puder me ajudar a tomar uma decisão, agradeço bastante. Sds.

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11
· votar


O que tem haver um falante de 8 com você morar em apartamento???

A potência que tem haver com isso, falante só vai aumentar a qualidade e projeção sonora e não a potência.

Amp com menos de 20w eu pegaria uma valvuladinho.

rafael_cpu
Veterano
# mai/11
· votar


linoleum

Eu pegaria o Crate FW15R se fosse pegar um ampli SS para estudo. Tem falante de 12' (eu sei que você citou até 8', mas você não se arrependerá, pode apostar - o FW15 não tem reverb e tem falante de 8'), um reverb legal e um drive muito bom para amplis deste porte. Tem saída para fones de ouvido.
É bem construído e durável, enfim, um ampli honesto.

T+

marcoguitar
Veterano
# mai/11
· votar


Música: Blues, Jazz, PopRock, Rock Progressivo, Hard Rock, PunkRock, Ska, Grunge, Metal, Metal Pesado.


Assim fica dificil , tu quer tocar jazz,blues ,ska e metal pesado ou seja tu vai ter que comprar umas 3 guitarras e uns 2 amp no minimo para tirar um timbre descente em cada estilo

sugiro tu decidir teu estilo primeiro para depois sim sair atrás de equipamento de acordo com ele!

Bog
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bog
· votar


LipeGuitarrero
O que tem haver um falante de 8 com você morar em apartamento???

Tem tudo a ver. O cara mesmo falou que não tem espaço. Falantes de 12" são muito legais, mas em volumes muito baixos ficam sobrando graves e o amp praticamente pede para você aumentar o volume.

linoleum

Minha sugestão: Roland Cube 20XL. Se você conseguir espaço, o Cube 40XL. Para tocar em casa em baixo volume é um dos melhores amps que eu já vi. O falante de 10" fica muito bom em volumes mais baixos.

Você falou que quer tocar um monte de coisas. Uma das características de amps com circuito tradicinal e falantes de 8" é a abelhice com distorções pesadas. Isso acontece porque falantes maiores atenuam frequências agudas, mas falantes menores não fazem isso. Com o Roland você não tem este problema, porque ele tem filtros (digitais) que atenuam a abelhice. Além disso, por ser um amp com várias simulações, dá para ir do jazz ao metal from hell tranquilo. Obviamente, o amp não é o melhor do mundo em nenhum dos estilos, mas faz tudo a contento. Em inglês, tem uma expressão par descrever isso: "jack of all trades, master of none".

Você falou que tem pouco espaço. O Cube é compacto.

Você falou de restrições de volume. Os cube soam muito bem em volumes baixos. Particularmente, eu penso que os digitais se saem melhor que os amps mais tradicionais nesse tipo de aplicação.

Você falou em durabilidade. A Roland/Boss é famosa exatamente pela robustez dos seus produtos.

Você falou em efeitos. Os efeitos do Cube não são o que há de melhor, mas quebram um galho enorme. O looper é super divertido. Além disso, muitos desses amps pequenininhos não conseguem se sair bem com pedaleiras. O Cube é um ótimo host para pedais, e funciona muito bem com pedaleiras com simulação de amps - ele tem uma entrada auxiliar e o falante dele tem resposta mais ou menos plana, o que serve muito bem para simulações (o próprio amp usa simulações).

Sob o risco de soar como um propagandista da Roland, eu vou dizer: eu tenho um punhado de amps, inclusive valvulados. Mas moro no Japão, e como estou indo para o Brasil, estou pensando em não levar os maiores, vender tudo e comprar um amp aí. O Cube 40XL está no topo da minha lista de candidatos.

Os únicos poréns do Cube, ao meu ver, são:
1. Roland costuma ter um preço um pouco alto no Brasil.
2. O amp é digital. Tem gente que torce o nariz para qualquer coisa digital.
3. O amp se sai muito bem em baixo volume, mas sofre em cenários onde é mais exigido. É amp para tocar em casa, com banda a história muda.
4. O ponto mais importante: amps digitais, quando estragam, ESTRAGAM. É difícil achar conserto quando o defeito é na placa, porque se o amp já for meio velho, é altamente provável que não existam mais peças para reposição. Por outro lado, a Roland é conhecida exatamente pela robustez, então...

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11
· votar


O que tem haver um falante de 8 com você morar em apartamento???

Tem tudo a ver. O cara mesmo falou que não tem espaço. Falantes de 12" são muito legais, mas em volumes muito baixos ficam sobrando graves e o amp praticamente pede para você aumentar o volume.


Entendi.
Eu nunca toquei com amp em volume baixo, por isso não gosto de falantes pequenos.

linoleum
Veterano
# mai/11 · Editado por: linoleum
· votar


Amigos, primeiramente gostaria de agradecer o apoio de vcs, sem essa ajuda com certeza a decisão ficaria ainda mais difícil.

Bom, estive conversando com os amigos em paralelo ao tópico, e um deles me recomendou exatamente o Roland Cube 15 XL. Ele disse que já tem um há tempos e está muito satisfeito com a performance. Porém, comparando o Roland Cube 15 XL com o 20 XL, percebe-se que 20 XL é bem superior (no preço tb, infelizmente). Estive pesquisando tb o Micro Cube, esse tem uma grande vantagem de ser bem compacto nas suas dimensões. Se eu fosse tomar a decisão apenas pelo espaço físico, acho que esse seria o escolhido. No entanto, tenho a impressão que meu violão sem nada é capaz de tirar um som mais potente. Se alguém conhecer esse amp e puder comentar seria legal.

Um outro amigo me recomendou demais o Vox Pathfinder 15R. Disse que pelas características que descrevi que este amp é imbatível em relação aos outros (será que ele é sócio da VOX???) e não haveria como me arrepender. Mas andei pesquisando e ele tá com o preço bem acima dos outros, será que compensa a diferença?

Bog, uma coisa que vc comentou que me deixou intrigado: "muitos desses amps pequenininhos não conseguem se sair bem com pedaleiras". De fato, nunca tive um amp pequeno para ter essa experiência, mas estava pensando no futuro em comprar uma pedaleira ou multi-efeitos para incrementar o som. Será que é uma combinação ruim para o caso dos Rolands?

Ah, e não se preocupem com os estilos musicais, comentei mais para ilustrar. Não pretendo fazer uma performance impecável para nenhum estilo especificamente. Como falei, o objetivo maior seria mais para estudo em casa. Sds

Joel_ESP
Veterano
# mai/11
· votar


linoleum
Quem o Laney CUB 12 possa te servir bem.
Ele tem uma entrada com saída de 1Watt dai você consegue um bom timbre sem elevar muito o volume.
Abç.

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


linoleum

Micro Cube

Eu tenho um Micro Cube. O volume dele vai muito além do de um violão. O problema é que ele tem um falantezinho de 5" e a caixa bem pequena, e por isso soa meio anasalado. Fora isso, ele é bem legalzinho. Tem a vantagem de ser ridiculamente fácil de carregar para lá e para cá. Mas no quesito "som", os maiores ganham.

Vox Pathfinder 15R

O Pathfinder é um amp muito bom também. Mas ele não é como os Cube, que fazem de tudo. Ele é um amp com um clean bacana e um overdrive "passável". E só. É um amp mais "rock & roll". Mas para Jazz e afins o Cube oferece um clean mais transparente (o Pathfinder é mais estalado), e para estilos mais pesados você vai precisar de uma distorção externa, talvez acompanhada por um equalizador.

Enfim, no que ele faz, o Pathfinder se sai muito bem. Mas os Cube fazem mais coisas.

Será que é uma combinação ruim para o caso dos Rolands?

Não. Como eu disse, os Cube são ótimos host para pedaleiras por terem os falantes mais ou menos flat e uma entrada auxiliar. Ou seja, dá para evitar a coloração do amp e se apoiar apenas nas simulações das pedaleiras.

DINO EK
Veterano
# mai/11
· votar


ALIEN FIVE (5W) COM 1X12 = 1100 REAIS

Joel_ESP
Veterano
# mai/11
· votar


marcoguitar
descente
Decente*

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


linoleum

Eu compraraia um digital. Um bom, que tem até um circuito com valvulas pra dar uma aquecida no som é o Valvetronix. Procura o VT40 Valvetronix. Se eu não me engano, as dists dele são de válvula, porém com simulação de amps. Aí nele ja tem todos os efeitos que vc precisar.
Tem a linha Transtube da Peavey, com circuito emulador de válvula. Deixa o som mais valvulado mesmo. E posso dizer isso, pois ja toquei em transtube, SS normal e valvulado. Tem um desses que chama Envoy. E tem o Rage 258. O legal dos Transtube é que eles têm uma chavinha pra selecionar o timbre, alternando entre Modern o Vintage. O vintage tem mais som de valvulado e é mais ardido e mais agudo, mas sem ser esridente, no ponto certo.
Se vc for daqueles que acha que a única coisa que vai melhorar seu timbre é um valvulado então compre logo um valvulado de 5w, mas esquece clean em volume alto. Só que como é pra apartamento ta ótimo. E valvulados são realmente MUITO legais.
Da pra comprar um SS simples tbm. Tem os Frontman da Fender, os nacionais, que são os Borne, Maverick e Landscape. Tem os Crate, enfim, quase todas as marcas tem SS. É só procurar.
Outra opção é comprar um Rack e uma caixa 1x12. O rack funcionaria como um amp digital, só que talvez seja melhor, com mais efeitos, melhor pra gravações e pra apresentação ao vivo (é só por um controlador Midi). Um exemplo de rack é o Vamp PRO da Behringer, que é o rack mais em conta e consegue ótimos resultados segundo os proprietários.
Entre todos esses eu ia de Valvetronix ou valvulado. Ou Rack... Sei lá.

marcoguitar

Que merda vc disse, Hein....

Joel_ESP
Veterano
# mai/11
· votar


DINO EK
ALIEN FIVE (5W) COM 1X12 = 1100 REAIS
E que potência real pode ter isso?
Abç.

MMI
Veterano
# mai/11
· votar


linoleum

Isso de amps pequenos o Bog é mestre, nem discuto. Porém...

Eu tenho alguns amps aqui em casa. Mas isso de amp para estudo, para tocar em apartamento, com restrição grande de espaço e volume... Eu acho que esses amplizinhos SS não valeriam a pena para mim. Para isso compraria um bom falante (ou fone de ouvido) para o computador e iria de Amplitube/Guitar Rig, dá para ir fácil do jazz ao metal, passando por tudo que há entre isso. Se for para amplificador partiria para algum da família Fender Champ, por exemplo. Ou mesmo Blues Jr. Ou seja, se for para pegar leve e economizar, usaria no computador, senão meteria o pé na jaca.

Obs.: mesmo com os amplificadores que tenho, hoje mesmo estava tocando pelo computador. Simples, fácil, prático e não incomoda ninguém.

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


marcoguitar
Assim fica dificil , tu quer tocar jazz,blues ,ska e metal pesado ou seja tu vai ter que comprar umas 3 guitarras e uns 2 amp no minimo para tirar um timbre descente em cada estilo

sugiro tu decidir teu estilo primeiro para depois sim sair atrás de equipamento de acordo com ele!



Mas que grande merda hein!

linoleum

Ia falar a mesma coisa que o MMI, pra tocar em casa os VST's sao uma ótima pedida, simples, fácil, prático e não incomoda ninguém.

marcoguitar
Veterano
# mai/11
· votar


renansena777
Merda por que?
me mostra aonde está isso no meu comentário!

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


MMI

Eu não vou discordar totalmente de você. De fato, na maior parte do tempo, eu também uso simuladores e fones de ouvido. Mas de vez em quando eu ainda prefiro ouvir o som de "amp na sala", principalmente nos fins de semana, quando eu posso colocar o volume um pouquinho mais alto (nada demais, algo do tipo "volume para assistir filme de ação no DVD", hehe).

Eu já tive um Fender Champ, e apesar de ele ser legal em certos aspectos, com o volume muito baixo ele soa bem murcho. Sem contar que esses valvuladinhos pequenos costumam ser, como se diz em inglês, "one trick ponies". Eles fazem uma coisa MUITO bem, mas fazem só aquilo. Neste aspecto, são o oposto dos Cube, que são "jack of all trades, master of none" - i.e. eles fazem um monte de coisas razoavelmente bem, mas nenhuma delas MUITO bem. Vai da escolha da pessoa.

Eu acho que simuladores, amps pequenos cheios de coisa E valvuladinhos têm seu espaço. Eu uso os 3, em situações diferentes.

MMI
Veterano
# mai/11
· votar


Bog

Sim, eu concordo que são situações diferentes e cada um tem seu espaço. Por isso disse que isso seria para meu caso. Eu prefiro algo que faça alguma coisa de bom, como o Champ. Meu "jack of all trades" são uns VSTs (Guitar Rig ou Amplitube) ou Boss GT-10 ou JamVox ou Zoom R16 ligados em monitores ou fones de ouvidos. Para sair disso, ligo num Vibro Champ XD (razoável, mas navega em todos os estilos) ou se for para rasgar tudo ligo o rack. Cada um tem sua peculiaridade e qualidade, por isso que neste fim de semana só toquei no Amplitube, que aliás agora é gratuito.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Obs.: mesmo com os amplificadores que tenho, hoje mesmo estava tocando pelo computador. Simples, fácil, prático e não incomoda ninguém.

Pra mim, é a melhor solução. Posso ouvir alto, não incomodo ninguém e não gasto nada, visto que até o Amplitube 3 tem agora uma versão grátis. Além disso, ainda posso gravar o que toco facilmente.

Abs

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


marcoguitar

Seu comentário inteiro ta uma merda. Com uma Superstrato, uma POD e um amp razoável já se toca de tudo com ótimos timbres.

Lucas Hatfield
Veterano
# mai/11
· votar


Bog

Me vende um desses valvulados, to interessado em comprar um de até 20w e no estilo dos Marshall's ou Vox's.

marcoguitar
Veterano
# mai/11
· votar


felipelfln
cara sou muito chato com timbre, e para começar se você acha que consegue fazer isso tudo só com uma super strato e uma pedaleira
vejo que você não tem bom gosto para timbre, com uma strato e um amp valvulado eu consigo tirar um belo timbre para blues, agora quero ver você tirar um bom timbre de metal pesado com uma strato e um fender valvulado, quero ver você tirar um bom timbre de blues com uma jackson e um meteoro,
se você gosta de timbre meia boca não posso fazer nada e já tenho quase 10 anos de guitarra e testei mais equipamentos do que você possa imaginar , então não me venha dizer que estou falando merda , pois quem está falando merda é você!

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Vamos manerar nos comentários...

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


Lucas Hatfield
Me vende um desses valvulados

Você vem buscar aqui em casa? =P

(eu disse que penso em vender para não ter que levar para o Brasil, se eu levar até aí, fico com eles!)

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


marcoguitar

A gente pode fazer uma enquete. Quem a-cha que e-le ta fa-lan-do mer-da põe o de-do a-qui...
Tudo é uma questão de explorar o equip ao max. Pedaleiras como essas e racks fazem qualquer coisa... Ainda mais se a guitarra for uma Variax. Aí é versatilidade na certa.
Variax + Pedais + Line6 DT50.
Se isso não for versátil... Sei la o que é.
KKKK
O cara acha que precisa de três amps pra tocar qualquer coisa com bons timbres.. tsc tsc. Eu ri... O cara tem que fazer um exame psicológico, porque ele deve olhar pro amp e ja pensar ''Ah, que merda, tenho que tocar metal com um Fender''... Se colocar um pedalzinho ou dois ele já presta e fica ótimo.
Ou vc PRECISA de um Triple Rectifier, um JC120, um Marshall JCM e um Fender Deluxe Reverb pra tocar qualquer coisa? aff
Vai pra uma ilha sem internet. Ela deve ta fazendo mal pra vc. Ta te pondo muita coisa na sua cabecinha ingênua. E vc tem razão, não posso imaginar nada. Nem sei quem vc é, quantos anos vc tem de verdade, se é iniciante (até provável pra falar uma coisa dessas)....
E se vc disser que com Variax + Pedais + Line6 DT50 não se faz quase qualquer coisa pode ir se tratar (pesquisa).
É provável tbm que vc seja um daqueles caras que não tem vontade de ter um timbre próprio e fica tentando copiar o timbre de cada música que vai tocar e não consegue porque não tem o equip dos seus ASTROS e acha que só se consegue um bom timbre em tal musica se vc tiver exatamente os mesmos modelos de equip cara.
Vai criar seu timbre próprio com UMA GUITARRA e UM AMP e SEUS PEDAIS. SEU timbre. Sem ficar copiando o dos outros com GT2 e pedaleira.

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


LeandroP

Desculpa aí, só vi seu pedido depois.

Lucas Hatfield
Veterano
# mai/11
· votar


Bog

Já que vc ficaria com eles manda por correios/navio/sei lá. É caro, mas compensa, aqui vai ser pelo menos o dobro do preço q vc pagou.

linoleum

Tente comprar um Vox para os sons mais cleans e um Randall para o resto, tem alguns até legais de pequeno porte, cada um é na faixa de 500 pila. Ou compre um simulador tipo o Peavey VYPYR 15 ou Laney P20 (media dumas 800 pila cada).

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Lucas Hatfield

Pra que dois amps do msm tipo?? Um Vox SS15w e um Randall SS15w vão ser parecidos...

marcoguitar
Veterano
# mai/11 · Editado por: marcoguitar
· votar


felipelfln

cabeça ingênua?
Meu timbre próprio?
mas sai da ê 13 anos tu é uma criança ainda que experiência tu tem guri ?
eu postei isso e estou editando!
acho que ja sabemos quem tem problema psicológico, pois você deve ter um grande trauma de infância para se dirigir assim a pessoas que discordam da sua opinião de senhor sabe tudo.
Não estou no FCC pra discutir muito menos receber conselhos de crianças magoadas e choronas.
Estou aqui para esclarecer e se esclarecido

edit= você não tem trauma de infância você está nela ainda!

Rodrix Guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Cara os falante ser de 8 não influencia na potencia da para tu pegar falante de 12 e fica sussa. Agora para tocar tudo isso cara que vc quer fica dificil o bom mesmo é tu pegar uma Boss GT-10 ou um POD HD500 e comprar uns fone de ouvido para retorno e pronto la tem tudo que vc precisa para tocar qualquer música e sai o preço de um amplificador, agora se vc é classicão e quer uma guitarra e um AMP e ja era, apoio essa idéia mais que comprar uma pedaleira mas ai vc vai ter que gastar mais, dai fica minha sugestão:
Pega um amp valvulado de uns 15 a 30 watts, valvulado fala mais, um amp de 15 soa mais ou menos como um amp de 30 Transistorizado, amps valvulados tem ótima distorção para blues e rock classico, dai tu adquire um pedal tipo Metal zone da Boss para tocar seus Heave metal e ja éra.

Um bom amp para vc cara seria comprar Vox train ou Tinny Terror da Orange mas é cabeçote e tem 15 watts ou um Meteoro Dynamic MGV 30, ele tem 30 watts valvulado, falante de 12, reverb de mola e foot, ótimo para tocar Rock, Hard Rock, Rock Progressivo uns Black Sabbath na marra, tem um ótimo crunsh tbm, dai tu compra um pedal de Distorção foda e ja era, com o amp vc toca de tudo e com o pedal vc toca os seus heave, dai vc adquire os efeitos que for necessário para a suas múscias.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em busca do amp perfeito