Guitarra > Pedaleira > Studio Monitor?

    Autor Mensagem
    Guigh
    Veterano
    # mai/15


    Seguinte pessoal,
    Eu tenho uma pedaleira Boss GT100 e um Blues Jr. Os dois equipamentos são excelentes, mas devo admitir que o Blues Jr tem uma coloração bem diferente da que procuro.

    Na verdade, eu consegui configurar os simuladores de amps, falantes e etc na Boss GT100 e deixei do jeito que eu gosto. O problema é que nesse caso ela só soa legal se ligada num headphone ou no PC via USB.

    Por isso estou pensando em pegar um par de monitores ativos, que por serem flat responde vão me entregar exatamente o que eu programei na pedaleira.

    A dúvida é: É possível simplesmente ligar Guitarra > Pedaleira > Monitores?
    E por fim, vocês acham o Yamaha HS5 recomendável para este caso?
    Meu objetivo é apenas estudo, no quarto.

    Valeu!

    marcelosz
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Guigh
    Pelo que estou entendendo você não tem amp nem cubo para guitarra, certo? O ideal, ideal mesmo seria você usar um amp!
    Mas se você ainda estiver afim, da pra você ligar a GT-100 diretamente no monitor através da saída de headphone (stereo), não na saída de amp. Ou até mesmo ligar a GT-100 via USB no PC, e através de um DAW por exemplo rotear o som da GT-100 para a sua interface de áudio, e dela para o monitor...
    Mas não sei.... acho que é uma bazuca pra matar um mosquito... A não ser que você queira usar o monitor para começar montar um home studio. De qualquer forma um cubo pequeno pra estudo é mais barato que este monitor.
    As vezes quando estou gravando no meu home studio faço "quase" isso que você quer, mas simplesmente porque uso muito o Amplitube / Guitar Rig. Mas ainda prefiro usar o headphone. Uso o monitor mais pra mixagem mesmo, e não pra guitarra sozinha.

    Guitar_L
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Guigh
    Se seu objetivo é só estudo e tem um bom simulador, pode pegar monitores ativos de olhos fechados. As simulações vão soar muito mais fiéis desse jeito do que com qualquer amp. Aliás, eu não consigo entender de verdade quem gasta 2k e meio em uma pedaleira dessas pra ligar em um amp vagabundo com falante de 12". Compra um PA de qualidade e uma potência que é muito mais jogo, mesmo pra tocar ao vivo. Lembrando que pra tocar ao vivo você precisaria de um falante maior, pra resposta de graves, mas pra casa esses da Yamaha me pareceram mais do que bons.
    Abraços

    Guigh
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    marcelosz
    Eu tenho sim o amp! É o Blues Jr. Na verdade é realmente um ótimo amp, valvulado inclusive, mas eu uso ele mais para ensaios pois em casa não da pra saturar muito o som.

    A pedaleira tem as saídas L e R, e a de fones. Por que não da pra ligar nas L R? Valeu!

    Guitar_L_
    Exato, pelas simulações já estarem bem definidas, o amp estraga o timbre, por melhor que ele seja.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Guigh
    Por que não da pra ligar nas L R? Valeu!

    Além do nível de sinal, a impedância do mesmo.

    Realmente um monitor ativo é a melhor pedida, mas é difícil achar algo bom.
    Então considere pegar um amp de teclado que são mais planos na curva de resposta. Depois temos os de baixo, que GERALMENTE são planos. Teste antes.

    Guigh
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Guigh
    · votar


    Ismah
    Realmente um monitor ativo é a melhor pedida, mas é difícil achar algo bom.

    Um amigo me recomendou os modelos HS5, HS7 ou HS8 da Yamaha ou, se quiser algo mais cheap, o Behringer Truth b2031a.

    Creio que, por me limitar à guitarra, a resposta de graves não seria tão importante, certo?

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Está certo em parte, mas a nota mais grave de uma guitarra é 70Hz, se cortar essa frequência, terá um som, pouco melhor que de carro de pamonha.

    Quando me referi à monitores não me expressei bem. Monitores de referência para estúdios etc, são vários. Compre os NS10 e seja feliz.

    Mas não é isso que me referia, e sim à monitores de chão, o também chamado "retorno"...

    vitor_jp
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    fala pessoal, pra nao criar outro topico, vou postar minha duvida aqui...

    tenho a Pod HD500X que uso mais com fone de ouvido, as vezes uso junto com o amp com 4 cabos
    minha interface de audio é o guitar link da Behringer
    tenho um notebook e uso bastante VSTs pra tocar/treinar

    queria comprar uma interface melhor, e aproveitar e comprar monitor de studio pra poder usar com a POD e VST, pra nao ficar sempre no fone

    a interface vou de Scarlett 2i4
    mas os monitores nao faço ideia, tava de olho em duas:
    M-Audio BX5 D2
    Behringer Studio 50USB

    alguma sugestao ou dicas? vlw

    vitor_jp
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    outra dúvida, como a BX5 D2 tem entrada XLR e TRS
    posso conectar a interface no TRS e quando for usar a POD HD500X ligar no XLR??? ou tenho que escolher entre as duas entradas???

    ou ligo a POD HD500X via usb no note para sair som pela interface???

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Não indico marcas ou produtos.

    Sugiro que compre os melhores monitores que puder, mas tenha consciência que volume pode ser mais importante que qualidade para tocar. Logo, vale verificar SPL que cada um gera.

    E sim, pode conectar isso, mas atente-se em não enfiar um volume muito alto na entrada a ponto de distorcer, isso pode queimar o amplificador e até o AF.

    Se puder fuja dos dispositivos de som USB.

    vitor_jp
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: vitor_jp
    · votar


    Ismah
    o maximo que posso pagar seria em torno de uns 200 a 300 dólares

    sobre o volume, como moro em apartamento nao posso abusar do volume, mesmo assim eu to na busca de monitores mais potentes, soh que eu pesquisei um bocado sobre SPL mas nao consigo entender direito como funfa ainda...

    PS: eu tenho um Logicool Z623, que dizem ser bons para monitoramento, como nunca testei monitores nao sei se a diferença é grande...

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    SPL é simples mas exige atenção.

    Sobre SPL, tem a explicação curta:

    No teu caso, SPL será informado como dB/W/m que significa o SPL (pressão sonora, aka volume) gerado com 1W aplicado, medido a 1 metro de distância.

    Assim, busque pela relação SPL/potência mais alta que puder pagar.

    Basta entender que dobro de volume são 10dB, e se usar uma caixa com sensibilidade de 90dB, ela vai soar com metade do volume que se usasse um com sensibilidade de 100dB, aplicando a mesma potência de 1W.
    Se dobrar a potência ou a área pressionada (dobrando a quantidade de caixas ou AF's), o SPL sobe 3dB...

    Logo, de 10W para 20W aplicados o SPL varia 3dB (um pouco menos na verdade)...

    Vale também considerar o tamanho do lugar. 1W num fone de ouvido é um volume absurdo, mas num salão grande não vale nada.

    Explicação longa:

    Basicamente SPL é uma unidade de pressão. Pelo SI, pressão se mede em Pa (Pascais), que nada mais é que a força de 1N (UM newton) por m² (1 metro quadrado, ou uma área de 1x1m).

    Porém normalmente se fala em XdB SPL, e não em Y Pa. dB (décimos de Bel, ou melhor, decibels).

    "O decibel (dB) é uma unidade logarítmica* que indica a proporção de uma quantidade física (geralmente energia ou intensidade) em relação a um nível de referência especificado ou implícito. Uma relação em decibéis é igual a dez vezes o logaritmo de base 10 da razão entre duas quantidades de energia." (Wikipédia)

    * Logaritmos são usados para compara valores muito próximos ou muito distantes, nesse caso são valores com distâncias abissais entre si, e o uso do logaritmo vem pra facilitar as coisas e aproximar esses valores.

    Na prática, nada mais é que uma divisão de X Pa pelo valor referencial, no caso o valor referencial é 0,00002244 Pa, o limiar da audição, ou o som mais baixo que escutamos. Porém como se opera com dB, não com Pa, conceitua-se que 0,00002244 Pa = 1dB. Em contas:

    dB SPL = X Pa * pressão de referência

    Sendo a referência de 0,00002244 Pa = 1dB SPL

    A potência se relaciona por dB SPL obtidos com uma potência de 1 Watt aplicada, medido a um metro longe ou dB/W/m (dB Watt metro ou uma forma menos comum, dB por Watt por metro).

    A relação potência aplicada para o volume obtido se dá por

    SPL = 10 * Log ( P / Pref ) + sensibilidade

    Onde P é a potência aplicada, e Pref a potência de referência (conceituado como 1W), e sensibilidade é o SPL obtido com 1W aplicado. Fica então

    SPL = 10 * Log ( P ) + sensibilidade

    Geralmente vale mais um falante com mais sensibilidade e menor potência.
    ____________

    Outra coisa a ser observada é o damping factor, ou em bom português, fator de amortecimento. Isso é um valor atribuído a capacidade da suspensão (no caso do falante) de frear o cone que foi movimentado, que quando retorna, tende a continuar se movendo por inércia. Eletricamente, esse "freio" pode ser controlado, e pode ser alterada a sua intensidade no amp pelo controle geralmente chamado "depth", presente em alguns amps.

    Um baixo fator de amortecimento independente onde, implica em mais harmônicos, e mais sustain. Pra guitarra até é um pouco positivo, pois implica em um som mais profundo, mas não é nada desejado em monitores, pois vai distorcer o som que vier na sequência.

    "Quanto menor o fator de amortecimento mais "profundo" fica o grave, quanto maior, com mais som de barril fica." (Pedrone, Augusto)

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Em tempo...

    to na busca de monitores mais potentes

    Pra guitarra é interessante certa potência, devido a ser um sinal muito dinâmico (mesmo que comprima bastante nas simulações de amp, raramente se fica abaixo de 30dB entre o RMS e o peak... O que implicaria em tirar 25mW (miliWatts), isto é, 0,025W de seus monitores.

    Acima comentei sobre a área influenciar no SPL... 120dB = 1W / m²... Seus "monitores" devem render um volume equivalente entre uma TV ligada na sala em volume baixo (60dB)... Musicalmente não é muito viável - acredito que por isso que tu queira monitores mais potentes.

    tenho um Logicool Z623, que dizem ser bons para monitoramento

    Não conheço, mas note-se que ele é voltado para ouvir música mp3, pois o grave é mono.

    vitor_jp
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Ismah
    acho que agora to entendendo, no geral as fabricantes especificam o limite maximo em SPL? ou pode ser que nao?
    como exemplos:

    M-Audio BX5 D2: 90dBA a SPL a 1 metro
    Tannoy Reveal 402: Max SPL 101dB
    Mackie CR4: Max SPL 100db
    mas o yamaha hs5 nao achei essa spec

    sobre o Damping Factor, nao achei falando sobre isso nas specs...

    dentre os modelos citados acima, o Mackie teria a maior potencia, mas... pro meu uso, a M-Audio jah serviria? levando em consideração que só usarei na sala...

    outro fator a verifcar seria a Frequency Response? ou no geral a maioria esta dentro na media?

    vitor_jp
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Ismah
    poderia me dizer se o JBL LSR305 é bom? em comparação aos outros que citei? tem tambem o Presonus Eris E5

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Não poderei julgar o JBL LSR305. Nunca usei. Mas não há taaaanta diferença entre monitores nessa faixa...

    E para dados, consulte os manuais, sempre no site do fabricante se acha eles.

    no geral as fabricantes especificam o limite maximo em SPL?

    Geralmente se refere ao SPL com 1W aplicado, que é o que se chama de sensibilidade. Mas não parece ser o caso de monitores, aprendi uma coisa com isso. rs

    Todavia se aparecer... Jogue na fórmula 10 * Log (potência) + sensibilidade e saberá o SPLmax ;)

    Caso do Macke CR4

    http://mackie.com/sites/default/files/PRODUCT%20RESOURCES/MANUALS/Owne rs_Manuals/CR3_4_OM.pdf

    São 28W (14+14), e SPL máximo de 100dB

    100 = 10 * log (28) + X
    X = 85dB/W/m

    Mostra que ele é um tanto ineficiente...

    sobre o Damping Factor, nao achei falando sobre isso nas specs...

    Não creio que encontre, é algo muito avançado, mas é bom que saiba que existe e importa.

    outro fator a verifcar seria a Frequency Response? ou no geral a maioria esta dentro na media?

    No geral vai perceber que eles soam melhor que a maioria dos aparelhos de som que tu já escutou, e vão aparecer detalhes nunca ouvidos antes.

    A resposta de todos é mais ou menos plana. No caso do citado Mackie, vai de 60 até 20k, isso é muito além do que a maioria é capaz de fazer.

    vitor_jp
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Ismah
    desculpa minha ignorância, mas eu ainda nao entendi como você fez o calculo... poderia explicar um pouco mais facil pra um leigo?

    é estranho pq cada fabricante mostra as specs de jeito diferente, eh dificil (pra mim) juntar tudo e comparar

    mas agora estou entre Eris E5 e LSR305

    jah queria te agradecer de antemão por ta sempre me ajudando com minhas dúvidas...

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    poderia explicar um pouco mais facil pra um leigo?

    Sem problemas de explicar a conta, mas não creio que exista um jeito mais fácil... São cálculos de engenharia, então rs
    Se reclamava de Bhaskara, Pitágoras, e esses outros matemáticos citados na escola... Meu amigo, se contente em entender que 100dB é mais alto que 99dB, porque daqui em diante é sempre mais e mais complexo... E agora é mundo real, onde se tu quiser saber, tem que correr atrás, não tem atalho ou cola. Enfim...

    Os conceito precisam estar bem nítidos

    - dB não é unidade de medida, a unidade de medida é o (Pascal), mas ela não é usada por serem valores muito distantes os extremos.

    - Se passa a operar com logaritmos porque torna essa coisa toda logarítmica, um tanto mais linear.

    Exemplo: O valor mínimo que se escuta é 0,00002 Pa, e o limiar da dor é 200Pa, convertendo em dB seria 0 a 140 dB SPL. (link sobre http://www.prof2000.pt/users/mrsd/8ano/Audicao.htm)

    Calculadora para converções

    http://www.sengpielaudio.com/calculator-soundlevel.htm

    Nada interessa muito no momento, mas é bom saber disso, pois dB é algo que é mui citado em todos os meios profissionais do áudio, e cada hora ele tem um "sabor" diferente.

    A conta de fato:

    A fórmula para obter o SPL produzido por um falante é 10 * Log ( potência aplicada / 1W referencial) + sensibilidade. Sensibilidade é expressa em dB SPL produzidos com 1W aplicado.

    Por exemplo o Celestion G12M, famoso "Greenback"

    http://celestion.com/product/16/g12m_greenback/

    Sensibilidade 98dB com 1W medido a 1m de distância (98dB/W/m)
    Potência 25Wrms

    Se aplicar 1W referenciais, ele rende 98dB, com 25 vezes mais potência, isto é 25W ele rende qual SPL?

    dB SPL = 10 * Log (25 / 1) + 98
    dB SPL ≅ 112dB SPL
    ________________

    cada fabricante mostra as specs de jeito diferente

    Pois olha... Isso é um problemão, que todos enfrentamos... Sabe aquela treta de rms vs PMPO? Então... Acontece o mesmo com alguns outros parâmetros, e não há padrão ou sequer convenção.

    vitor_jp
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Ismah
    no caso da Mackie vc calculou a sensibilidade inicial
    e do Celestion o Peak Max neh?

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Quase isso...

    No caso da Mackie, a sensibilidade, e do celestion o SPL com potência rms máxima aplicada...

    vitor_jp
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Ismah
    humm, acho que ta dando pra entender hehehe vlw...

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Duvidas to na volta. Sobre a escolha de monitores...

    Acho que vale investir uns pila e ir num estúdio pra ter a referência do que tu quer ouvir, e levar um sinal gravado para a loja e ouvir... Se pretende comprar on-line... Bem aí é mais abaixo o furo...

    Lembre sempre do sweet spot, a Yamaha fala abaixo sobre.

    http://data.yamaha.jp/sdb/local/products/images/37518/21/37518_21_1.pd f

    Scar_92
    Membro Novato
    # jul/18 · Editado por: Scar_92
    · votar


    É possível simplesmente ligar Guitarra > Pedaleira > Monitores?

    Para aproveitar o tópico e não criar outro, estou tendo exatamente este problema, não consigo transferir o áudio da pedaleira para os monitores. Talvez a GT 100 não permita mesmo, quando ligo a DAW até o som dos VST's vão pro amp, então o som gravado através do amp e depois exportado em wave tem outra sonoridade, pois o monitor é diferente do amp. Outra solução foi plugar a pedaleira direto no line in, mas aí é outra dor de cabeça, para ligar no line in tem que ir nas configurações dos autofalantes e ativar a entrada, o timbre fica muito bom, mas na hora de gravar ele grava dobrado, grava uma vez o line in que ta conectado e outra tudo o que sai no auto falante, ou seja, sai metronomo, sai guitarra dobrada, sai tudo... Estou pensando em trocar a GT-100 por uma interface e usar o guitar rig pois não faço mais shows apenas quero fazer gravações.

    Andras
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Scar_92

    Não li o manual pra confirmar, mas pelo painel traseiro da GT100, ela não tem saída direta pra monitores/PAs.

    Scar_92
    Membro Novato
    # jul/18 · Editado por: Scar_92
    · votar


    Pois então Andras, esse manual revirei até de ponta cabeça pra achar algo, infelizmente nada. Mandei mensagem pro suporte da Boss há uma semana também não me responderam.

    Então estou pensando em fazer o seguinte, porém nunca mexi numa outra interface para saber se funciona. Guitarra>Focusrite Scarlett>PC, utilizando guitar rig tanto stand alone quanto na DAW e timbrando por lá mesmo, tendo o áudio mais fiel e não tão mascarado quanto o amplificador. Rola fazer isso? Não sei se com outra interface ele vai passar o som automaticamente para o monitor, se precisa instalar o drive ou precisa de mesa de som etc... Não vou arriscar pegar outro equip sem conhecer essas coisas antes.

    Andras
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Scar_92

    Pelo manual o Scarlett tem saída pra monitores, que podem ser usados em conjunto com o teu DAW (saindo o som do tu input depois de ser manipulado pelo DAW, que no teu caso pegaria o Guitar Rig), ou direto (ignorando o DAW, saindo só o som do input, no teu caso sem o Guitar Rig).

    Só cuidado que segundo o manual, se teus monitores forem passivos, pode ser necessário um amplificador entre a interface e o monitor.

    Scar_92
    Membro Novato
    # jul/18 · Editado por: Scar_92
    · votar


    É uma coluna ativa e outra passiva, será que é necessário ainda o amplificador?

    De qualquer forma o que você postou aqui já me ajudou muito, não tem problema ter o amplificador se o som final reproduzido no monitor é fiel ao que sairá na mixdown mesmo sem o amp, pois a finalidade do monitor é a certeza de que aquele som não está mascarado pelas características sonoras do amp que ajudam a realçar o timbre da guitarra. Vou procurar os manuais das interfaces para entender melhor sobre.

    A única coisa que preciso descobrir é se realmente a boss gt100 não tem a função de direcionar o áudio para os monitores, vamos ver se o suporte da Boss pode ajudar...

    Obrigado pela ajuda Andras!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra > Pedaleira > Studio Monitor?