Pergunta para quem tem amplificador valvulado

Autor Mensagem
Slegin
Veterano
# dez/14
· votar


f14gomes
Já vi um titan 8w, no palco. Tava rolando de boa, com um drive lindo. Mas pra clean não sei se rola, acho que fica com pouco volume. Pega de 15w pra cima, pra não ter problemas de volume, tanto de som clean quanto de drive, em apresentações.

Foda é que aí não são combos...
Complicado comprar cabeçote + caixas.

Um Pegasus 18+ com falantes seria perfeito, mas como não tenho condiçõe$, vai ser Acedo 276 12" mesmo!

NeoRamza
Veterano
# dez/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


Slegin

Mas cara, meu medo é comprar um valvulado (pensei num Pedrone Superclean 10w ou Pegasus 18w, ou Gamba de 15/30w) e o volume ser insuportável para conquistar um timbre vintage.

Insuportável não vai ser, mas com certeza vai incomodar pessoas na casa. Mesmo que você pegue um amp de 1w. Nesse caso é melhor ir de Simulador digital, como uma POD HD500 por exemplo.

lutty
Veterano
# dez/14
· votar


Eu tenho um Alien Rocket 30w... com atenuador.
Com 3w é sempre no talo, mas qnd quando mudo pra outra potência maior, eu diminuo o ganho pra abaixar o menos possível do master.

henriquelhrf2
Veterano
# dez/14
· votar


Também sou proprietário de um Vox AC4TV faz quase 3 anos. É meu 1º valvulado. Acho difícil eu voltar a usar transistorizado. Volta e meia penso em vendê-lo, mas depois ponho a cabeça no lugar e vejo que ele tem as característica certas pra mim e oferece um timbre muito bom. Vou ver se gravo um vídeo com ele com o volume em 12h. No caso tem que ser com o seletor de potência em 1w. Pela minha experiência com ele vejo que essa é a potência máxima pra quem toca sozinho em apartamento e quer crunchar um valvulado. Ele ainda tem a potência de 0,25w, mas o som já não fica tão vivo. Nessa potência dá pra deixar o volume em 12h tranquilo. Quando tô na potência de 1w prefiro não tocar muito tempo em 12h pra não receber reclamação de vizinho, pois ainda é alto. Tocar com volume em 12h com 4w não rola, é muito alto.

Realmente o timbre fica muito melhor a partir do volume em 9h. E quando vc tá entre 10h e 12h e adiciona um TS, fica lindo demais.

Outro jeito de deixar o timbre "turbinado" e que descobri recentemente é deixar o volume do amp baixo e ligar um TS com um com volume bem aberto e ganho baixo. O som ganha muita vida e dá pra deixar num volume final que não incomoda.

Slegin
Veterano
# dez/14
· votar


henriquelhrf2
Também sou proprietário de um Vox AC4TV faz quase 3 anos. É meu 1º valvulado. Acho difícil eu voltar a usar transistorizado. Volta e meia penso em vendê-lo, mas depois ponho a cabeça no lugar e vejo que ele tem as característica certas pra mim e oferece um timbre muito bom. Vou ver se gravo um vídeo com ele com o volume em 12h. No caso tem que ser com o seletor de potência em 1w. Pela minha experiência com ele vejo que essa é a potência máxima pra quem toca sozinho em apartamento e quer crunchar um valvulado. Ele ainda tem a potência de 0,25w, mas o som já não fica tão vivo. Nessa potência dá pra deixar o volume em 12h tranquilo. Quando tô na potência de 1w prefiro não tocar muito tempo em 12h pra não receber reclamação de vizinho, pois ainda é alto. Tocar com volume em 12h com 4w não rola, é muito alto.

Realmente o timbre fica muito melhor a partir do volume em 9h. E quando vc tá entre 10h e 12h e adiciona um TS, fica lindo demais.

Outro jeito de deixar o timbre "turbinado" e que descobri recentemente é deixar o volume do amp baixo e ligar um TS com um com volume bem aberto e ganho baixo. O som ganha muita vida e dá pra deixar num volume final que não incomoda.



Cara, andei vendo uns reviews e senti falta de graves nesse amp. Talvez por não possuir um falante de 12".

Tenho um WarmMusic 112GT transistor, a galera costuma meter o pau nele... hehe. Tiro um timbre bem bacana, tem bastante graves! Deve ser por que é 1x12".

Você poderia gravar um som do Vox AC4TV com o TS? E o que tu me diz em relação aos graves? Ah, ele rola pra tocar com banda também?

Ramsay
Veterano
# dez/14
· votar


Slegin

Esses amps de baixa potência sempre sofrem falta de graves, simplesmente porque como a potência gerada é pouca, eles não tem força pra empurrar o cone do alto-falante e reproduzir os graves a altura, diferentemente do que acontece com os médios e agudos que não precisam deslocar o cone do alto-falante para reproduzir as frequências médias e agudas.

Slegin
Veterano
# dez/14
· votar


Ramsay
Esses amps de baixa potência sempre sofrem falta de graves, simplesmente porque como a potência gerada é pouca, eles não tem força pra empurrar o cone do alto-falante e reproduzir os graves a altura, diferentemente do que acontece com os médios e agudos que não precisam deslocar o cone do alto-falante para reproduzir as frequências médias e agudas.

Por tudo que li e estudei, percebo que as melhores opções são um Acedo 276 ou um Pegasus18+.
O Pegasus é mais negócio, pois possui 18w para apresentações e controle de potência para tocar em casa, o problema é o preço + a caixa com falantes que terei de comprar. :/

Ai meu GAS!

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Slegin
uns anos atras fiz varias apresentacoes com um fender... ele tinha aquela capa tweed, nao lembro se era 15w ou 40w. Se nao me engano 40w e era impossivel tocar ele 100% limpo com o meu batera. so com microfone mesmo... Eu realmente nao entendo essa onda do forum a anos de que 15W eh coisa pra caralho, muito alto, etc.
Na hora de comprar um amplificador, leve em consideracao headroom tambem...

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/14
· votar


Slegin
Cara, andei vendo uns reviews e senti falta de graves nesse amp. Talvez por não possuir um falante de 12".
O AC4TV tem saída pra altofalante externo. A própria Vox fabrica um cab com falante de 12 especialmente desenhado pro AC4TV, com o mesmo acabamento, cores e tal. É o que eu uso aqui em casa: o AC4TV Mini (a menor versão, com falante de 6,5), mais o gabinete Vox com falante de 12. Aliás, mesmo com o falante de 6,5 ele tem um som bem interessante. E é do tamanho de um daqueles Fender Frontman 10G de estudo, ou seja, dá pra carregar pra qualquer lugar!

f14gomes
Membro
# dez/14
· votar


Eu realmente nao entendo essa onda do forum a anos de que 15W eh coisa pra caralho, muito alto, etc.
Na hora de comprar um amplificador, leve em consideracao headroom tambem...

8w, no palco. Tava rolando de boa, com um drive lindo. Mas pra clean não sei se rola, acho que fica com pouco volume. Pega de 15w pra cima, pra não ter problemas de volume
Moro em casa, mas minha mãe chapa (e com razão, é uma senhora) com o volume da guitarra. Logo, quero um timbre bem vintage rock/blues num volume em som ambiente, sabe? Legal seria um amp que faça isso mas que também suporte um barzinho, com volume bacana.

Acho que essa solução não existe... se existe é cara (fender blues junior, talvez?).


Pegou o bonde andando... então vamos lá:
A galera quer tocar em casa/apartamento, sem incomodar os vizinhos e etc.
Nos lugares que frequento (bares que tem apresentação de bandas de rock) algumas pessoas usam, o fender blues jr. (15w), e como disse anteriormente, o titan (8W), entre outros... E o som fica bom, claro que não é super clean, mas se faltar headroom é só microfonar o amp.
Outros usam amps mais potentes, não passam do volume 3, porém não tem esse problema do headroom.
Só que quanto maior a potência maior o valor do amp.

f14gomes
Membro
# dez/14
· votar


Por isso nem sempre dá pra ter o ideal.

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


f14gomes
Nao peguei o bonde andando nao! isso que da ter mil topicos abertos e responder eles de uma vez. mas juro que li tudo! haha

Sendo esse o caso, sim esse nivel de potencia eh bacana. tenho um amp de 1w e pra tocar em casa ele eh bem legal. fica altinho mas nao precisa ficar no maximo o tempo todo.

Abraco!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


1W já incomada qualquer vizinho de noite..

sobre gravações, isso não tem como fazer, pra depois nós compararmos e analizar e decidir alguma coisa baseado nisso, não da..

gravação de guitarra é que nem impressão digital, não tem duas igual.

Se eu e voce tiver o mesmo equipamento, mesmos cabos, falantes guitarra, mesmas válvulas, mesmo captador etc.. tudo igual e nós vamos no mesmo estudio gravar, o som ia ficar diferente tenho certeza.

Invalid User
Veterano
# dez/14
· votar


Cara, eu já disse, o intuito vai ser ter uma ideia do som dos amps com o volume aberto. Ninguém falou em comparar.

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Cara, eu já disse, o intuito vai ser ter uma ideia do som dos amps com o volume aberto. Ninguém falou em comparar.
Cara, usa o Amplitube, você vai ver. Ele simula bem essa variação de timbre. Vai ser melhor do que gravação.

Invalid User
Veterano
# dez/14
· votar


O intuito é ter um tópico concentrado com diversos amps valvulados mostrando o que realmente têm a oferecer, e não gravações com vst.

Hitman
Veterano
# dez/14 · Editado por: Hitman
· votar


Hendrix Gallagher Straits
1W já incomada qualquer vizinho de noite..

Tem hora certa pra tocar amplificador no maximo. isso geralmente nao eh a noite cara...
O mesmo amp de 1w cai pra 0.1w e isso no maximo incomodaria.
"abaixa essa porra garoto"

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


O intuito é ter um tópico concentrado com diversos amps valvulados mostrando o que realmente têm a oferecer, e não gravações com vst.

Você não vai conseguir saber o que o amp tem a oferecer.

Invalid User
Veterano
# dez/14
· votar


Muito melhor que as gravações que tem no youtube com o master baixo. Enfim, o que eu queria com o tópico era saber se tinha gente que consegue tocar com o master acima do volume já citado, e pelo jeito tem. Vou criar o tópico mais além. Quem não quiser gravar, não grava, quem quiser, será bem-vindo.

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Muito melhor que as gravações que tem no youtube com o master baixo. Enfim, o que eu queria com o tópico era saber se tinha gente que consegue tocar com o master acima do volume já citado, e pelo jeito tem.

Dá uma lida nesse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/233371/
Tem muitas páginas mas vale a pena, o assunto vai muito além disso, falam não só da dificuldade de fazer, quando do motivo que levaria alguém fazer isso. EU mesmo fiz muita pergunta lá, muito bem respondidas por sinal. Um dos melhores tópicos do forum.

guilherme-newbie
Membro Novato
# dez/14
· votar


meu celular não consegue gravar, o ampli quase estourou o mic do meu celular .... e nem tava no talo ..

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


guilherme-newbie

Gravação é uma arte à parte!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman
Invalid User

Eu não tenho vizinho aqui no estúdio, toco de noite com 50W a qualquer hora, sem isolamento acustico, toco bateria tb, eu nao fiz atenuador no meu amp de 1W,sempre levo o 1w na cidade e de noite é complicado mesmo, mas mesmo assim eu toco com meu amp de 1W pois não gosto nem um pouco dos meus vizinhos e nem eles de mim, e se eles não gostarem que se mudem problema é deles,

Quando tenho que escutar lua santana, Anita, a tarde todo com volume no máximo eu não reclamo, mas quando chega a noite ai é minha vingança.

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Quando tenho que escutar lua santana, Anita, a tarde todo com volume no máximo eu não reclamo, mas quando chega a noite ai é minha vingança.

hahaha tirei meu chapeu!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman

No inicio a gente tenta ser mais paciente, mas chega um ponto onde ninguem aguenta mais..

Domingo ai é a vez do esquenta, ai as vezes dependendo do humor ligo os de 50W.. hahha

goonies
Veterano
# dez/14
· votar


Invalid User
Vocês conseguem colocar o knob do volume acima de 12hs e tocar sem serem incomodados por ninguém?

sim, consigo com um ISOBOX. Toco com 100W valvulado com caixa de 120/150W. Sem volume master, ou seja, no talo mesmo.

Ramsay
Veterano
# dez/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Slegin
Aqui, recentemente eu tive um sério problema com um vizinho que fez diversas reclamações quanto ao volume do som de guitarra que toco com BT-Tracks.

Então, bati na porta dele e perguntei qual o motivo de tantas reclamações, uma vez que o apartamento dele ficava meio afastado do meu.

No que ele respondeu: o problema nem é tanto o som, mas, sim as suas portas de entrada que ficam vibrando descontroladamente e fazendo um ruído infernal.
Aí eu falei: mas, eu boto um calço nas portas e ele falou que mesmo assim a vibração era insuportável.

Então, eu parei pra pensar e conclui que como antes de tocar eu fecho todas as portas e janelas do apartamento, eu criava um simulacro de pressão que estourava justamente nas janelas e portas de entrada da casa fazendo elas vibrarem demasiadamente.

E pra piorar, eu usava adicionalmente na reprodução das BT-Tracks um subwoofer importado (USA) de alta qualidade que usa um alto-falante de 12 polegadas que fazia tremer as paredes da casa.

O que eu não sabia e nem tinha como escutar é que a casa lacrada somada ao subwoofer faziam as portas de entrada vibrarem tanto que elas próprias pareciam alto-falantes.

Então, hoje, toquei guitarra com BT-Tracks, mas, tomei as seguintes providências:
1) Não liguei o subwoofer.
2) Abri a janela de um cômodo pra não criar um simulacro de pressão.
3) Coloquei pra tocar diversos cds com BT-Tracks e chequei a vibração das portas de entrada pra ver se tava tudo ok e estava.

Tomadas essas providências, toquei guitarra hoje com BT-Tracks por várias horas e neca de reclamação.
Uuufa, Problema resolvido.

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/14
· votar


Olha, na sinceridade, eu tenho menos problema com meu egnater de 40w do que com meu Laney de 15.
Ambos são valvulados e eu uso a mesma caixa, o problema é que o Laney tem menos opção pra regular, então eu não tinha escolha se não dar volume mesmo. Já o egnater tem muitas opções, então eu consigo recuperar um pouco do timbre perdido por tocar em baixo volume.
E não, não da pra tocar acima de 12h, só ao vivo ou quando eu levo os brinquedos pra roça. No meu ap é inviável.
Nunca teve reclamação de vizinhos pq eu respeito os horários, mas o pessoal de casa não me deixa em paz. As vezes estou tocando no volume 2 e já me enchem o saco...

boblau
Veterano
# dez/14
· votar


Vou dar a minha opinião, haverá dela quem discorde....

1-O volume dos amplificadores valvulados nunca é linear em relação à escala do knob. Portanto quando estamos em 12 hs, provavelmente já entramos em regime de volume máximo há algum tempo. E isto ainda pode ser variável em relação ao nível de sinal da entrada, se colocamos um booster, ou abaixamos o volume no knob da guitarra.

Esta falta de linearidade vem da característica que todos queremos de um valvulado que é a sua saturação. Nós queremos muito ouvir o som das válvulas fritando, sendo utilizadas acima de sua capacidade e distorcendo o sinal de saída. Se o ampli não faz isto logo no início da escala, diminui a saturação do ampli.

Para diminuir um pouco o volume, os fabricantes começaram a distorcer o pré e regular o volume no power, A Fender, principalmente no Twin Reverb, quase não satura o pré e portanto precisa abrir o volume para ouvir a sua doce e maravilhosa distorção...

2- O interessante na diferença de volume de amplificadores de 1W e 100W aparentemente não ser muito grande está na capacidade de um e de outro conseguir responder frequências baixas. As médias frequências, que mais a guitarra produz, são as mais audíveis e as que mas impressionam e que precisam de muito menos potência para atingir níveis sonoros (db) altíssimos. Fique na frente de uma corneta de médios de um vendedor de pamonha. Lá não tem mais do que poucos, talvez 10 Watts. Em compensação, para tocar um pancadão, um funkeiro gasta milhares de reais em alto falantes e potências para sonorizar uma Chevy 500....

Portanto um Marshall de 100W não vai gritar muito mais alto que um ampli de 5 ou 10 watts, mas a sua resposta de graves será muito maior e tocando os dois juntos, o Marshall "engole" o pequeno.

Esta resposta de graves, adiciona peso e timbres diferentes ao som, e no caso do tópico, um microfone de celular realmente terá muita dificuldade em responder estas frequências.

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/14
· votar


boblau
sonorizar uma Chevy 500....
po mano, tinha que ser uma chevy? rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pergunta para quem tem amplificador valvulado