Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia


=====================

EDIT PARA REFLEXÃO

Augusto Pedrone: O que o aumento de potência te dá na prática é um alcance maior do limpo - ainda soando limpo. E claro, quando esse amp mais potente entra em distorção de power ele tem mais energia entregue que um modelo menor. (24/01/2016)

=====================

Fala galera o/*

Pois é, eu tenho um Blues Jr. e pra saturar as válvulas do power aqui no meu apartamento ou mesmo tocando com a banda no ensaio é algo complicado pois fica altíssimo, o que chega a atrapalhar outros instrumentos.

Estou pensando em montar um Ramsay Atenuador® , testado e aprovado por users do FCC.

A pergunta é:

Como vcs conseguem saturar as válvulas do power nos ensaios ou mesmo tocando em casa, numa boa, sem fica algo ensurdecedor?

Abs

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


Como vcs conseguem saturar as válvulas do power nos ensaios ou mesmo tocando em casa, numa boa, sem fica algo ensurdecedor?
Usando tampões de ouvido... VOCÊ não fica surdo. Os outros...? quem sabe! hahaha

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Fala, camarada... blz?

Olha, não conheço muito esse amp, mas falam mto bem dele.

O que acontece se vc colocar o Master no talo e abaixar um pouco o Volume...? Perde o ganho?

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Como vcs conseguem saturar as válvulas do power nos ensaios ou mesmo tocando em casa, numa boa?

Tocando alto, oras...Deixa de ser bichinha e aumenta essa porr@!!

Hhehehe...

Brincadeira!! Um atenuador ajuda bastante mesmo...

Vai a caça!!hehe

Hoje toquei lado a lado, trocando apenas por um pedal A/B switcher, usando o Bandit e o Acedo..E valvulas tem que fritar mesmo, só ae a magica parece...

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


DotCom

hauuhauha! Realmente tampões são excelentes atenuadores! O problema é que o som fica meio abafado! :-)

abs

guitartube
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Usa a busca, existem trocentos tópicos falando sobre isso.

Flw!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: O que acontece se vc colocar o Master no talo e abaixar um pouco o Volume...? Perde o ganho?

Perde!

ogner: Vai a caça!!hehe

Cara, pretendo fazer o atenuado do do Ramsay!

guitartube: Usa a busca, existem trocentos tópicos falando sobre isso.

A idéia é saber como as pessoas fazem pra sobrepor esse volume altíssimo. Se vc citar 1 link sobre o mesmo propósito do tópico eu o fecho agora.

Pode me denunciar a vontade.

Abs

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

hehe... cara... desculpe a ignorância, mas essa figura mostra que perde na fase do volume, mas depois no Master ele retorna... ou viajei?

hehe....

guitartube
Veterano
# mai/10 · Editado por: guitartube
· votar


MauricioBahia
A idéia é saber como as pessoas fazem pra sobrepor esse volume altíssimo.

Eu não vou perder meu tempo procurando, pq existem vários tópicos falando sobre saturar o power, atenuadores, consequências, soluções, resultados,......
Só comentei pq vc quando era moderador fechou muito tópico repetido. Como minha mãe dizia: "Pimenta no c**** dos outros é refresco" ahuahuahuahuhauhuah....

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/232944/

Pode me denunciar a vontade.

Não denuncio ninguém brow, fica tranquilo.

Deixe seu tópico rolar, as vezes as experiências se concentram nele e ele pode ficar interessante. A redundância de tópicos ajuda a convergência de idéias.

flw!!!!!

Manubio
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Então, num tem como sem um atenuador, tenho um Laney VC-30 e acredito que nunca cheguei a saturar legal as válvulas dele, já que normalmente uso o volume perto do 2-3, o máximo que cheguei foi 4-5 num lugar muito grande.

Para gravar, rola o famoso esquema do guarda roupa, coloca ele dentro de um guarda roupa, coloca o microfone, cobre tudo com um lençol, e fecha a porta do guarda roupa. Me falaram que tem muita "gente grande" que faz umas gravações caseiras assim.

Abraço brother.

Andy TheCatSp
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
tenta fazer um isolamento acústico no lugar onde voces ensaiam =D nem sai caro, e é bom.

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


tenta fazer um isolamento acústico no lugar onde voces ensaiam
Ainda vai deixar todo mundo surdo... O isolamento diminui o barulho FORA da sala... Acho que o problema dele é DENTRO da sala...

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: hehe... cara... desculpe a ignorância, mas essa figura mostra que perde na fase do volume, mas depois no Master ele retorna... ou viajei?

Creio que sim, mas mesmo assim o master precisa saturar e fica muito alto! E se diminuir muito o volume o power não satura.

Manubio

:-)

Andy TheCatSp

Acho que o DotCom te respondeu!

Abs!

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Caro Bahia... Antes de mais nada, não tive a oportunidade de te dar boas vindas de volta ao forum, apesar que eu estou cada vez mais longe disso aqui.
Realmente o assunto em si não tem novidade, mas a sua abordagem e suas contribuições merecem esse tópico. Concordo plenamente com você, o meu power tem 2 saídas de 20W e isso aí é alto pra caramba.
Eu uso um THD Hotplate por ter experimentado alguns atenuadores e ter notado que todos mudam o timbre de alguma maneira. Como o THD tem alguns controles para o timbre, achei melhor um que muda mas oferece algum controle na mudança. O pior é que quanto mais se atenua, maior é a mudança no timbre. Ou seja, os atenuadores não fazem milagres. Mesmo assim, eu uso e não deixa de ser uma opção.
Recentemente andei conversando com o amigo Bog num tópico
onde ele queria ligar um "THD Hot Plate, *com dummy load total* (não, não quero amp frito), a saída de linha do atenuador em um DI box com simulador de gabinete e a saída do DI box num PA". Se tiver preguiça de ler o tópico, ele se contentou com o que conseguiu e pode ser uma saída para reduzir volumes, apesar de sair meio cara essa opção dele. Mas por coincidência, neste mês saiu um artigo na Guitar Premier exatamente sobre o mesmo assunto. Isso me fez dar uma procurada sobre o seu assunto no mesmo site, para minha surpresa, tinha um artigo que achei bastante interessante. Vou te dizer que me bateu uma curiosidade misturada com GAS sobre esses FluxTone Speakers. Pelos videos, parece que funcionam e são mais interessantes que atenuadores.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Realmente o assunto em si não tem novidade, mas a sua abordagem e suas contribuições merecem esse tópico.

Então, eu sei que o papo é velho, mas saber como as pessoas lidam com os volumes extremos é o foco da questão. Sim, usa-se atenuadores e mais o que? De que forma? Ou deixamos de saturar o power e usamos pedais? Até onde vai isso?

Então, essa é minha dúvida e exposição de desejo fazer para TODOS.

Vlw!

ps. nunca saturei o power do meu Blues Jr. aqui no meu Ap pq literalmente as paredes tremem!

Manubio
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Então, eu sei que o papo é velho, mas saber como as pessoas lidam com os volumes extremos é o foco da questão. Sim, usa-se atenuadores e mais o que? De que forma? Ou deixamos de saturar o power e usamos pedais? Até onde vai isso?

Hoje para pegar um dist legal, eu deixo o drive no 4, volume do drive no 3, e ligo um XXL da Tech 21 depois da guitarra, o som fica sempre meio crunch, mas bem de leve, como um tubescreamer com drive quase zerado. Ai eu ligo o XXL e dá uma dist legal, num chega a ser nada pesado, até pq ainda num consegui me arranjar uma dist pesada bem feita.

Quando toco na igreja, que é bem grande, eu consigo colocar o volume no 4 e o drive no 5, ai fica muito bom, dá pra notar a diferença, imagino como fica mais alto...

Abraço

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Sim, usa-se atenuadores e mais o que? De que forma? Ou deixamos de saturar o power e usamos pedais? Até onde vai isso?

Exatamente o que tentei tratar no que escrevi. Eu achava que a única saída eram atenuadores até saber desses FluxTone. Já testei até o Nano amp da Zvex, mas não me satisfez. Outra opção seriam os "cabinet simulators" ou "speaker simulators" dos mais simples até os mais complexos como o Torpedo VB-101.
Raras vezes saturei o power a valer dentro de um apartamento. Uma época fazia isso com um Rivera de 60W, deixava tudo no talo e controlava no volume da guitarra, a moda antiga. Coisa de louco.
Saturar o power e manter sua saúde auditiva é coisa bem complicada.

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Cara faz o seguinte: aumenta todo o Volume e aumenta bem pouquinho o Master. Faço isso com meu blues Junior e ele satura (e o bom é que desse jeito o volume não vai ficar ensurdecedor). Não sei se minha versão é diferente da sua, mas no meu funciona muito bem.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Eu achava que a única saída eram atenuadores

Eu também, hehe!

Vi que a chamada do site da fluxtone é "FluxTone Speakers allow you to attenuate your guitar amp without losing or changing your tone,"

Parece interessante. Você testou?

Raras vezes saturei o power a valer dentro de um apartamento.

hehe... Eu tentei testar!

Abs

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


Só um dúvida: Até onde eu saiba atenuadores de potência só servem para amplis que possuem send/return. Existe algum atenuador que serve para ser ligado no esquema guitarra-->atenuador --> amp?
se eu estiver falando besteira favor me corrijam.

Outra coisa: Não sei pq, mas a saturação do Blues Junior vem do botão de volume, e não do master. Se vc aumentar o Master no máximo não irá crunchar e o som continuará limpo. Se aumentar o botão de volume vai crunchar com certeza!
abraço

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Não, não testei. Descobri agora esse falantes, faz poucas semanas. mas no site deles, um sistema de 1 falante custa 750 dólares, no caso, um Celestion Greenback e 850 dólares um Celestion Alnico Gold. Mas estou tentado em botar um desses aqui.
Acho que esses falantes talvez sejam a solução ideal para saturar o power a um volume controlável, um atenuador é uma solução mais barata mas pior, muda o timbre.
A questão é que não queria gastar isso agora trazendo um falante desses, estava afim de uma guitarra acústica para jazz.

MMI
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Já iá esquecendo. Tem também um alto falante novo da Eminence, o Eminence Speaker LLC que tem uma tecnologia chamada "Flux Density Modulation (FDM) Technology" que também foi desenvolvido para reduzir o volume de amplificadores valvulados de guitarras sem alterar o timbre como nos atenuadores. Parece que se controla girando a parte de trás do magneto. Esse nem sei o preço...

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


B.Neri

Velho blz?

O Blues Jr. tem saturação no pré e no power. A do pré não é o "O" do Bobó, (dizem) mas sim a do power. Pra conseguir saturar o power, vc tem que abrir o Master. O volume você sobe até saturar o Power. Só que aí, o volume total atá lá na lua!

Pra saturar o pré é moleza! Basta atochar o Volume.

Até onde eu saiba atenuadores de potência só servem para amplis que possuem send/return.

Qual Send/Return?

Abs

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Velho, vai por mim e faz! amanhã testa o que estou te falando se der errado me manda um recado falando que falei besteira. Quando comprei meu Blues Junior comprei aquela edição limitada com falantes Jensen. Fiquei louco para sentir a saturação dele!!! aí comecei a pesquisar sobre atenuadores. Todos que encontrei (não pesquisei muito) funcionavam apenas no send/return do ampli, ou seja, sem send return não iria funcionar de nada... ele funcionava que nem um outro controlador de "volume". Aí fiquei muito macho e resolvi abri o volume do ampli! E fui testando ele de todas as formas e percebi que o drive do Blues junior é criado pelo botão volume (acredite se quiser) e não pelo master. aí descobri que se deixar o volume no máximo e deixar o master entre o 1 e 2 consigo aquela saturação estilo tube screamer dele. Tentei abrir os dois juntos para ver se ficava uma distorção mais forte, mas não consegui... Alto demais!!!! Nem ao vivo usei ele todo no topo.
Sem contar que quando toquei ao vivo com o pequeno fender fiz o teste final: master mais baixo que o volume. O resultado foi de novo o som crunchado. Aí inverti: volume mais baixo que o master. O resultado foi o som limpo e cristalino.

Renkar
Veterano
# mai/10
· votar


B.Neri
Então cara.
Um ampli possui Send e Return quando ele possui loop. Send é uma saída localizada após a etapa pré, e Return é a entrada para a etapa Power.
Na verdade o loop não está relacionado com o uso de atenuadores.
Os atenuadores são utilizados após a etapa power do ampli, ou seja, entre o ampli e os falantes.

Abraços!

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


Renkar
Então no caso de amps valvulados que só possuem uma única entrada o atenuador funcionaria de boa? O estranho é que nos sites e vendedores do ebay que pesquisei todos recomendavam para ligar no loop do ampli, aí deixei de mão. O Blues junior não possui loop.... Aí descobri essa forma que descrevi. QUE FUNCIONA EM VOlUMES MAIS BAIXOS! ACREDITEM! Não estou ficando louco! rs

Renkar
Veterano
# mai/10
· votar


Sobre o equip utilizado no loop do ampli, na verdade não são atenuadores. Isso é como um controle de volume entre as etapas do pré e do power. Se vc diminuir o sinal antes do power, o power não saturará.
Da mesma forma, aumentando o ganho do pré e diminuindo o volume Master, apenas satura o pré.
Não sei se ficou claro... heheheh

Abç!

MMI
Veterano
# mai/10 · Editado por: MMI
· votar


B.Neri

Nos amplificadores valvulados como o seu Blues Jr você pode saturar o pré, normalmente vem de válvula 12AX7, que você consegue aumentando o volume como descreveu. Para saturar o power, pode ser EL-34, EL-84 ou outras, tem que abrir bem o master com o pré saturado também. Aí vem o problema que a energia sonora fica muito grande, ou seja o volume final pode te causar danos auditivos ou se você não se importar com isso, pode encobrir o resto da banda. Essa é a saturação ideal, o que seu amplificador pode oferecer de melhor, ou seja a saturação de pré mais power.
Os atenuadores são ligados na saída do amplificador, ou seja,
guitarra -> amplificador -> atenuador -> alto falante. Nada a ver com loop de efeitos.

Renkar
Veterano
# mai/10
· votar


B.Neri
No caso, a saturação que vc está conseguindo vem do pré saturado. Já é muito interessante, mas a mágica como disseram vem do power saturado.

Esse tópico aqui, postado pelo camarada Ogner, ajuda MUITO a entender essa dinamica dos valvulados.

B.Neri
Veterano
# mai/10
· votar


Renkar
Pode ser que a distorção que eu tenha obitido seja apenas do pre, Mas não consegu saturar o master utilizando só o botão do master. Não sei pq mas o engraçado é que o drive do blues junior vem do botão de volume. Se der amanhã gravo um video e mostro pra vcs.

Pesquisei atenuadores mesmo cara, e que trabalhavam dessa forma. Usuários deles disseram que funciona. Chega o drive do master controlando o volume por esse atenuador no loop de efeitos gerando saturações de "qualidade" em baixos volumes. Mas infelizmente minha palavra aqui fca um pouco aberta, pois não lembro a marca do atenuador (sei que era handmade) e nunca utilizei o produto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!