Pergunta para quem tem amplificador valvulado

Autor Mensagem
Invalid User
Veterano
# dez/14


Vocês conseguem colocar o knob do volume acima de 12hs e tocar sem serem incomodados por ninguém?

Eu sempre assisti a vídeos de amplificadores valvulados no youtube para ter uma ideia do som que eles entregavam, mas o que me incomodava muito era o fato da grande maioria desses vídeos ser com o volume do amp baixíssimo, e pra ter uma noção real do som que o amp é capaz de entregar é preciso ouvir ele em volumes mais altos.

Acredito que muitos aqui também se depararam alguma vez com esse problema.

O que eu pensei então foi o seguinte: se uma boa parte dos guitarristas aqui, proprietários de um amplificador valvulado, conseguirem colocar o knob do master volume do amp acima de 12hs e tocar sem serem incomodados, seria interessante ter um tópico com gravações dos amps, mesmo que sejam de celular, para a galera ter uma noção.

Seriam muito bem-vindas essas gravações especialmente de amps handmades, as quais são mais difíceis de encontrar, além de podermos pedir para alguém (vai depender da boa vontade) que tenha um amp que estejamos de olho, interessados em comprar, para que toque determinado riff, trecho de música, para facilitar a escolha, ou até por pura curiosidade mesmo.

Claro que os posts com gravação teriam que vir com a descrição do que foi utilizado, de preferência apenas caixa (quais falantes) -> amp -> guitarra, talvez uma ambiência, mas quanto menos equipamentos, melhor, pois o objetivo é demonstrar o som dos amps.

Então, vocês conseguem colocar o knob do volume acima de 12hs e tocar sem serem incomodados por ninguém?

O que vocês acham da idéia?

JJJ
Veterano
# dez/14
· votar


Não. E o meu é só de CINCO watts!

Bom... claro que dá pra colocar e tocar com mão de alface... mas não tem sentido.

NeoRamza
Veterano
# dez/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


É verdade, valvulados mudam o timbre a medida que você aumenta o volume, e não simplesmente aumenta o volume. E geralmente o som fica meio fechado, sem brilho, em baixos volumes. A grande diferença aparece depois da 12h mesmo. O meu amp tem chave para funcionar em 7w. Nessa potência é perfeitamente suportável o volume, não é o tipo da coisa que vai doer seu ouvido não, longe disso. Porém isso é o suficiente para incomodar outras pessoas na casa. Eu para fazer isso espero ficar sozinho e fecho portas e janelas para não incomodar os vizinhos. Na verdade nem sei se os vizinhos conseguem ouvir alguma coisa assim. Mas se tiver alguém na casa ou você morar em apartamento pode ter certeza que vai incomodar.

Lelo Mig
Membro
# dez/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Invalid User

Valvulados não foram desenhados para baixos volumes. O timbre não desponta antes de + ou - 50%... abafado, sem brilho, os harmônicos (grande trunfo dos valvulados) ficam tímidos.

Quem quer timbre em baixo volume compra SS.

Edson Caetano
Veterano
# dez/14
· votar


Meu Amp raramente atinge seu melhor momento... Um Deville ignorante da peste kkk, mas dá para tocar sossegado em 9 horas, timbrao sempre, entregando um clean muito bom, o drive eu recupero nos pedais, não preciso saturar ele e fazerem me expulsarem de casa

E gravar com o amp no talo não vai fazer diferença, vou ter que baixar a entrada da interface para não clipar tudo kkk

ogner
Veterano
# dez/14
· votar


Invalid User
Então, vocês conseguem colocar o knob do volume acima de 12hs e tocar sem serem incomodados por ninguém?
Uma vez por semana, no estúdio, ensaio com a banda!!
:)

Lelo Mig
Membro
# dez/14
· votar


"sem serem incomodados por ninguém"......com certeza!

"sem incomodar"........duvido!

Invalid User
Veterano
# dez/14
· votar


Caras,

pois então, eu tenho um valvulado e um quarto que é dentro da casa sem janela pra rua, então eu posso fazer isso sem maiores problemas, ainda mais que é na praia.

Eu acho que a maioria compra valvuladão, 30, 50, 100w, e não passa dessas 9hs que o Edson falou. Mas para aqueles que passam, como o NeoRamza, se incomodariam em gravar no volume definido no tópico? Eu gravei uns riffs, no celular mesmo, coisa de 10 segundos cada, em volume alto. Se tiver mais uns dois usuários que façam o mesmo eu abro o tópico e vamos ver se a ideia rende, um tópico só para sons de valvulado com o volume alto. Que seja só pela curiosidade mesmo, acho que seria bacana e, de certa forma, produtiva pro fórum.

Invalid User
Veterano
# dez/14
· votar


Lelo Mig

Se ninguém reclama, não pode reclamar! hahahha

ogner

Opa! Tem como gravar um trecho curto só a guita?

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Invalid User
Mas para aqueles que passam, como o NeoRamza, se incomodariam em gravar no volume definido no tópico? Eu gravei uns riffs, no celular mesmo, coisa de 10 segundos cada, em volume alto.

Eu até gravaria, mas acho que com celular não fica bom não, e eu não tenho equipamento para microfonar e gravar decentemente.

Para você ter uma noção dessa mudança de timbre use o Amplitube, ele simula até isso. O timbre muda muito bem de acordo com o volume, bem fiel aos valvulados de verdade. Só não vai dar pra você ter noção de quão alto é o volume.

vintagentleman
Veterano
# dez/14 · Editado por: vintagentleman
· votar


Invalid User

Tenho três valvulados. Dois deles cabeçotes de 15 W e, realmente, não rola isso de 12 h.

O terceiro é um VOX AC4 TV. Tem "apenas" 4 W. Com esse aí faço meio direto. Mas é barulho, viu?

Ah, só toco em casa.

Invalid User
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza

Aí que tá. Não precisa ser gravação toda produzida. A ideia é a simplicidade mesmo, gravações não muito longas, pra sacar o som dos amps.

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Invalid User
Nao sou fa de usar amp high gain acima dos 12h nao... Nem todo amplificador soa seu melhor com o volume no talo..

Quando nao tem ninguem em casa eu geralmente toco num amp de 15w no max. nao eh de matar. Ate gravaria mas nao tenho equipamento de gravacao nenhum. se for gravar mesmo, nao prometo qualidade alguma.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Invalid User

Uso um 15W (SS) pra estudo, e um de 100W valvulados pra palco... Cara, a diferença não é gritante (ou eu sou mesmo surdo), ela fica perceptível quando estou a 10m do amp e ainda ouvindo ele em volume considerável hehehe

NeoRamza
não tenho equipamento para microfonar e gravar decentemente.

[2]

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Invalid User
Aí que tá. Não precisa ser gravação toda produzida. A ideia é a simplicidade mesmo, gravações não muito longas, pra sacar o som dos amps.

Cara, tentei gravar com celular, mas como eu imaginava fica uma b**** mesmo. Nem sequer dá pra perceber a diferença, fica tudo igual.

f14gomes
Membro
# dez/14
· votar


não adianta gravar "meia-boca" por que isso não vai mostrar o som real do amp. Procura direitinho na web que tem gente que faz gravação do amp em isobox.
Já coloquei o meu no volume 7, só para incomodar os vizinhos que ficavam ouvindo funk com som muito alto, e fiquei bem atrás da caixa (1x12"), mas nem eu aguentei muito tempo pq é muito alto mesmo, e só tem 18 w.

Invalid User
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza

Putz, daí é foda.

f14gomes

Já vi gravação meia boca que dá pra sacar o punch, drive do amp. Aliás, muito melhores pra sacar o som do amp do que gravações mais produzidas com o master em 8hs.
Não tem de muitos amps, são pouquíssimos (comparado aos que existem no mercado hoje, principalmente handmades) que o pessoal aumenta o volume.

Vou criar o tópico mais além nesse mês, postar algum som, se a galera quiser que poste também.

Eric 146
Veterano
# dez/14
· votar


Eu tenho um T Miranda Micro 800 de 40W, mas mesmo em modo half, eu não consigo passar o volume das 9hs dentro do AP.
É muito alto, imagina abrir em 12hs, nem em palco eu consegui usar tanto volume hehehehehe
Antes eu tinha um Crate GTD 120 com 2X12 120W e tocava com o volume na metade dentro do AP na boa, valvulado fala muito mais!!!

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Eric 146
40w ja eh bem alto, masa partir de um ponto, o volume nao mud quase nada, so o timbre mesmo. ja SS que eu me lembre vai aumentando conforme aumenta o master. acredito que um SS e um valvulado no max, ambos 100w teriam volumes iguais presumindo todas as outras variaveis sao identicas!

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman

Não exatamente...

Watts é a multiplicação de I (corrente) por U (tensão)... Num pulso com mais tensão eu tenho mais amplitude, aumentar a corrente significa...? Quem souber responde kkk

Hitman
Veterano
# dez/14
· votar


Ismah


acredito que um SS e um valvulado no max, ambos 100w teriam volumes iguais presumindo todas as outras variaveis sao identicas!

Watts é a multiplicação de I (corrente) por U (tensão)... Num pulso com mais tensão eu tenho mais amplitude, aumentar a corrente significa...?

Isso nao entraria no caso das variaveis e foge do meu mundo perfeito? haha

erico.ascencao
Veterano
# dez/14
· votar


Invalid User
Vocês conseguem colocar o knob do volume acima de 12hs e tocar sem serem incomodados por ninguém?

Depende (e muito) da potência e também da característica do circuito. O Fender Hot Rod Deluxe III e o Marshall DSL40C não passam dos 20% de volume. O Blackstar HT Club 40 tem um circuito diferente, com controles de volume e ganho nos dois canais e um volume master, então fica mais dfícil ter uma noção de quanto de volume eu uso nele (e eu também não lembro :P).

O que eu pensei então foi o seguinte: se uma boa parte dos guitarristas aqui, proprietários de um amplificador valvulado, conseguirem colocar o knob do master volume do amp acima de 12hs e tocar sem serem incomodados, seria interessante ter um tópico com gravações dos amps, mesmo que sejam de celular, para a galera ter uma noção.

Eu não sei se isso teria o efeito desejado pra você. Eu acho que nem em gravações de CD dá pra você sentir que está escutando um valvulado bem alto. O negócio mesmo é ver um ao vivo, por exemplo em algum bar onde tenha banda ao vivo e você possa ficar na frente do guitarrista lambendo o saco dele :P.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Hitman
Isso nao entraria no caso das variaveis e foge do meu mundo perfeito? haha

Sim :(

Slegin
Veterano
# dez/14
· votar


Existe algum amp transistorizado que entregue uma experiência próxima de um valvulado? Sei lá, uma versão "vintage" ou "texas blues" hehe.

A ideia é tocar em casa mesmo, logo, pra que um valvulado se só toco em casa? Melhor pegar um SS/Transistor que entregue um timbre próximo.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Slegin

FET, MOSFET...

Mas pode tocar com um valvulado, apenas o volume não justifica... Talvez o custo de manutenção, mas o psicológico clama por um TA

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/14
· votar


Eu tenho um Vox AC4TV, de 4 watts, igual o que o vintagegentleman comentou. É um amp com só um canal e sem master, então só cruncha colocando volume mesmo. Ele tem um atenuador embutido, mas o timbre atenuado é bem prejudicado. Sem atenuar, nos 4 watts cheios, com um falante de 12, dá até pra encarar um ensaio com baterista.
Fora isso, tenho um Fender Super Champ XD (híbrido de 15 watts) e estava até pouco tempo atrás com um Fender Excelsior (valvulado de 13 watts). Simplesmente impossível crunchar eles em casa. Só no estúdio, e com protetor de ouvido!

Slegin
Veterano
# dez/14 · Editado por: Slegin
· votar


Ismah
FET, MOSFET...

Mas pode tocar com um valvulado, apenas o volume não justifica... Talvez o custo de manutenção, mas o psicológico clama por um TA


Mas cara, meu medo é comprar um valvulado (pensei num Pedrone Superclean 10w ou Pegasus 18w, ou Gamba de 15/30w) e o volume ser insuportável para conquistar um timbre vintage.

Moro em casa, mas minha mãe chapa (e com razão, é uma senhora) com o volume da guitarra. Logo, quero um timbre bem vintage rock/blues num volume em som ambiente, sabe? Legal seria um amp que faça isso mas que também suporte um barzinho, com volume bacana.

Acho que essa solução não existe... se existe é cara (fender blues junior, talvez?).

-

Outra dúvida: se eu tiver um valvulado e tocar num volume baixo + pedal de overdrive, fica bom ou a mesma coisa ou até pior que um transistor?

f14gomes
Membro
# dez/14
· votar


o Pegasus tem atenuador, o que garante um bom timbre em qualquer volume. Eu iria nesse... opa, espera... eu já fui, rsrs...

Slegin
Veterano
# dez/14 · Editado por: Slegin
· votar


f14gomes
o Pegasus tem atenuador, o que garante um bom timbre em qualquer volume. Eu iria nesse... opa, espera... eu já fui, rsrs...
-

Estou me interessando por aquele Acedo 276 (6W), me parece sensacional, assim como o 288 (15W).

Só tenho medo de 6w me deixar na mão em barzinhos, a não ser que eu coloque ele em linha com + uma caixa.

f14gomes
Membro
# dez/14
· votar


Já vi um titan 8w, no palco. Tava rolando de boa, com um drive lindo. Mas pra clean não sei se rola, acho que fica com pouco volume. Pega de 15w pra cima, pra não ter problemas de volume, tanto de som clean quanto de drive, em apresentações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pergunta para quem tem amplificador valvulado