Ajuda na construção de um derivado do "IsoBox", por favor!

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei

Humor ficou em casa kkkk

Mas sim, há ramificações que dizem que uma bateria supostamente eterna, duraria menos por estar em ambiente seco.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Também duraria menos por estar em um ambiente com umidade acima de 80%

goonies
Veterano
# fev/15 · Editado por: goonies
· votar


Terminei meu isobox. Esse é meu terceiro. Levei 3 dias para montar, serrar algumas madeiras.

Dessa vez melhorei o projeto. Passei os cabos pela lateral, soldei o cabo XLR para passar menos som, fiz tampa por cima com puxadores. dividi a tampa em 2 para aliviar o peso. Tem 1 m2 e altura 70cm. Tem espaço bom para colocar vários microfones, coloquei velcro para grudar o pedestal do mic para não mexer com a vibração. Vou fazer em breve outro cabo para passar o segundo microfone.

Está muito prático para mudar de microfone, mudar a posição do mic, trocar a caixa e ocupa menos espaço. Achei um pedestal super pequeno que não ocupa espaço. muito prático.

No material usei, MDF de 25mm + lã de rocha de 144kg/m3 + MDF 25mm , sarrafo de 25mm de 5cm. lã de rocha de 50mm. Total de cada lado é 15cm com 50mm da espuma (32kg/m3). Está sobre 4 molas para amortecimento de vibração.

Resultado

Meu antigo isobox, na qual desmontei em dez/02014,por causa de espaço, pesava 650kg. O resultado era sensacional.

Esse eu já sabia que não seria a mesma coisa, pq pesa apenas 180kg.

O isolamento de som por ar está muito bom, dá para tocar com plexi no talo (sem master)100W + 2x12(vintage30) usando -8db de atenuação. Isso seria
impossível sem o iso, Dá para ouvir a guitarra desligada e o som que sai do iso.

O maior problema é o chão. A vibração dos graves passa bastante. Isso é um ponto que precisa levar em consideração se for para apartamento. No meu caso, ainda não montei a base de inércia. precisa ter uns 100 kg.

Meu próximo passo é colocar apenas 1 falante de 12 polegadas e talvez usar um botão master para diminuir um pouco a compressão e graves dos falantes quando usados no talo. Muito volume = muito grave, muita compressão.

As fotos:

ISOBOX tampa aberta
Tampa fechada
meia tampa
De cima
do lado do ampli
molas

R. Carvalho
Membro Novato
# fev/15
· votar


goonies
Outro nível hein?
Fera demais cara!
Deve ter lá pra 50/60mm as paredes do teu ISO né? Deve isolar bem demais!
No meu caso, o meu é bem mais "portátil", porém não isola tão bem. mas para um alltube de 15w, resolve boa parte dos meus problemas!

Del-Rei
Veterano
# fev/15 · Editado por: Del-Rei
· votar


goonies
Profissa isso aí, heim!

Já testou? Curtiu o som?
Quando testar com o segundo microfone nos avise! E poste sons!

Quando de espaço interno útil ele tem? Pergunto isso porque o espaço interno é fundamental pra qualidade de som. Quanto maior, melhor.

Estou projetando um de 120x65cm. E mais 65cm de altura.

Não pretendo socar o volume não. Vai ser algo pra chegar no 4, talvez 5 do master, rs.

Não coloquei no projeto, mas estou pensando num adaptador de energia, caso eu queria, no futuro, usar um combo dentro. Com os devidos cuidados pra ventilação, claro.

Mas vou colocar uma espuma densa, de 10cm ao invés de lã de rocha. O gabinete vai ficar levemente prensado entre as espumas laterais.

Cara, uma perguntinha... Quanto você gastou no total na parte de materiais?

Valeu, cara!!

Um aceno de longe!!!

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


R. Carvalho
Del-Rei

O espaço interno útil é de 70cm x 70cm x 50cm (altura) tem 1 m2 total. Cada lado tem 15cm (10cm de MDF e lã + 5cm de espuma).

Já testei sim, terminei ontem. Gostei muito do resultado. Estou usando um hot plate em -8db ou -12db + 100W (sem master), 2 vintage30 caixa fechada. Dois falantes é coisa para caramba, estou querendo deixar só um.

Toquei meia noite ontem com atenuação -16db e chave ao 12:00, que seria impossível fazer isso. Estou ansioso para testar com apenas 1 falante. Imagina quanto não diminue comparando com 2x12;

Com a tampa aberta com -8db de atenuação é impossível tocar em casa nesse volume. Já com o ISO fechado, é totalmente possível. Vaza frequências graves no chão.

Quando eu fecho a porta do quarto, fica perfeito. Isso me leva a crer que a lógica de construir paredes duplas com separação de ar, é muito bom para isolar mais. Para isolar ainda mais, tenho a possibilidade de expandir a base de 1m2 para 1,20 e colocar mais uma camada de 7,5cm com 2.5cm de ar entre as paredes. Claro que para uma caixa 2x12 no talo.

Para 1 falante. é perfeitamente aceitável. E as molas são essenciais para apartamento.

Ficou tão fácil mover a tampa, que agora posso mudar o mic várias vezes até encontrar um timbre que me agrada, muito legal.

800 de MDF
200 espuma
250 lã de rocha

Vou postar em breve um som.

valeu!

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei
Estou projetando um de 120x65cm. E mais 65cm de altura.

Vai ficar com um ótimo espaço interno. Para mim, a diferença entre o som fora ou dentro será imperceptível.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


goonies
800 de MDF
200 espuma
250 lã de rocha


Achei que saísse mais barata a brincadeira, rs.
Me cobraram 1200 numa caixa 120x65x65cm (naquele projeto que coloquei lá em cima). Então acho que vale à pena, já que não tenho qualquer habilidade com marcenaria nem os equipamentos.

Vai ficar com um ótimo espaço interno.

Tomara, rs.
Qual mic você usa? Pretende colocar outro igual?

Um aceno de longe!!!

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei
Qual mic você usa? Pretende colocar outro igual?

to com 3 Shure SM57, 1 SM57 transformeless(tirei o transformador, é uma mod que faz na panela com água), 1 Audix I5 e 1 Shure Beta 57A.

Já tentei muito combinar vários mics, mas uma coisa é certa. O som precisa sair como você quer do falante, sem o microfone. Se chegar nesse ponto, apenas 1 mic vai ficar legal. Depois pode adicionar frequências da mix.

Na minha experiência tentar chegar em um timbre com combinação de mics é perda de tempo. Nunca vai ficar bom se o som não estiver bom.

O SM57 tem médios bem exagerados que dão uma aveludada no som, tipo um som nasal. A aproximação dá um grave muito exagerado. Com o falante no talo, os graves aparecem muito e microfonar no centro do cone on axis dá um equilíbrio entre agudo e grave. Borda é para volume baixo, ou ampli que não tem graves.

O Audix I5 é um mic dinâmico também e é totalmente scooped em V (B-M-T). Tem muito mais graves do que o SM57, e tem um agudo bem brilhante. Ele é totalmente o oposto em questão de timbre.

O Beta57A é muito parecido com o SM57, aliás há uma semelhança no ronco médio desses mics. Dá uma aveludada no som e é um mic que soa muito natural. Tem mais ganho do que o SM57 e tem mais médios. è um bom mic.

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Vou montar um SuperLead 1968. Estou numa luta para o som sair como eu quero que a unica forma é montar um ampli e trocar os resistores e capacitores caso o som não me agrade.

Estou comprando todas as peças, chassi, placa, turret, transformadores.

No outro post eu falei sobre o som sair legal do falante. A questão dos microfones não vai agregar em nada se o som não me agradar. Por isso vou montar meu ampli.

Nesse modelo, os capacitores ficam em baixo do chassi, o meu os capacitores são em cima e os transformadores são bem diferentes.

A intenção é chegar no som que eu quero saindo do falante, depois o mic vai fazer seu trabalho. Qualquer um de qualidade já fica legal.

Sabe que já pensei em investir em um royer 121, custa 6mil. Seria a maior burrice da minha vida. Ainda bem que percebi antes de jogar dinheiro fora.

Hoje estou com um Marshall 1959SLP 100W. Já troquei capacitor, resistor, soquete. Nunca me agrada, é legal, mas não é O som que eu quero ouvir.

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


esqueci de comentar,

Todos os sarrafos que ligam as madeiras eu cortei com uma makita. Nunca tinha usado uma serra circular na vida. Vi um canal no youtoba de marcenaria e aprendi a fazer uma régua de corte e um jigi, são duas madeiras bem aparelhadas uma sobre a outra, depois é só prender na madeira que quer cortar e fatiar. Corta Madeira como corta manteiga.

Se comprar as madeiras prontas é só parafusar. Claro que precisa de uma parafusadeira (150 a mais barata). Não tem como colocar 300 parafusos na mão. A não ser que leve vários dias para montar.

Se for montar em casa, recomendo comprar um sargento (grampo) isso ajuda muito se estiver sozinho.

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


algumas fotos da montagem

[img]http://s27.postimg.org/k2wq341nz/IMG_20150213_233040096.jpg[/img]

[img]http://s27.postimg.org/y82j4xapb/IMG_20150214_210125742.jpg[/img]

[img]http://s27.postimg.org/50khsfh4f/IMG_20150214_234253956.jpg[/img]

[img]http://s27.postimg.org/n77dzwigf/IMG_20150215_125203910.jpg[/img]

[img]http://s27.postimg.org/nrmf2lbov/IMG_20150215_152648331_HDR.jpg[/ img]

[img]http://s27.postimg.org/dwv9wd7qn/IMG_20150215_154118023_HDR.jpg[/ img]

[img]http://s27.postimg.org/tq08ctunj/IMG_20150215_164059238_HDR.jpg[/ img]

[img]http://s27.postimg.org/5884oxs33/IMG_20150216_192250860.jpg[/img]

Del-Rei
Veterano
# fev/15 · Editado por: Del-Rei
· votar


goonies
Cara... Que tipo de som tu pretende tirar? Tem algum video do youtube pra tomar como referencia?

Sobre o 1959, tanto ele quanto o JMP e o JCM800, são as referências máximas de timbre pra mim. O problema, como sempre, é o volume, rs. Tem um camarada no Youtube (Johan Segeborn), que tem praticamente tudo da Marshall, e ele faz várias comparações legais.

Penso até em buscar umas versões de 50W desse trio Marshall - JMP e JCM800, ambos 2204, e Plexi 1987 ou 1968. Na verdade, sempre achei bem confusa a definição dos amps antigos da Marshall... Alguns JMP se confundem com JCM e Plexi, rsrs.

Enfim, mas ainda é muito barulho pra saturar essas válvulas mesmo com banda. Hoje em dia eu topo no máximo uns 20W, rs. E mesmo assim, é muito, rs.

Sobre o mic, concordo com você. Antes de se preocupar com microfone, o lance é conseguir o som perfeito do falante. Perguntei porque estou estudando quantos mics vou deixar dentro do iso, e não sei se usaria 2 iguais ou diferentes... Tem a questão de possíveis problemas com fase se usar mais de um mic. Mas... Já pensou em trocar os falantes, cara? Ou combinar um Creamback... Greenback... Com o V30?

Em falar em falantes... Li que você quer colocar um falante só no teu amp... Cuidado pra não queimar... Amp de 100W em falante de 60W pode ferrar o falante rápido....

Cara, vi essas fotos... Definitivamente não tenho como meter a mão na massa assim, rs. Iria demorar meses pra construir, além da sujeira imensa e trabalheira. Fora mais gasto com ferramentas. Hehehe.

Um aceno de longe!!!

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei
Que tipo de som tu pretende tirar? Tem algum video do youtube pra tomar como referencia?

Não tenho um video ou áudio de referência, é uma combinação de sons, incluindo dinâmica, clareza, definição, balanço de frequencias. O som que eu quero é o som do meu 1959slp só que com algumas alterações. Precisa manter a definição com volumes bem altos, com agudos mais presentes e um som mais cortante; Precisa ser super limpo e dinâmico; A saturação pode ser a mesma do meu, só que o meu fica muito grave quando o volume está no 10. O problema do meu ampli é que não é ponto a ponto, e para mudar componentes é um pé no saco. Já pensei em trocar a placa, mas isso depreciaria o preço.

Estava com capacitores de 100+100uf de 500V e achei que ficou bem pior que os originais desse modelo que usam 50+50uf; Aí voltei para 50+50.

O ampli que vou montar é uma réplica exata do plexi 1968, um ano depois do 1967 do Hendrix.

tem o circuito aqui nese link:
http://forum.metroamp.com/download/file.php?id=3882

Os capacitores são menores que os de 70 e a placa tem várias diferenças de valores de resistores e capacitores. Espero que fique bom. Vou começar a montar daqui uns 30 dias, quando chegar os transformadores.

Já pensou em trocar os falantes, cara?
Ou combinar um Creamback... Greenback... Com o V30?
Nunca combinei, tenho uma caixa 2x12 com greenbacks uma 2x12 com vintage30 e uma com Eminence Wizards; Já tive 2x12 GT-75.

Esse creamback deve ser muito bom. Pode ser uma ideia bacana combinar os falantes.

Em falar em falantes... Li que você quer colocar um falante só no teu amp... Cuidado pra não queimar... Amp de 100W em falante de 60W pode ferrar o falante rápido....

Jà queimei uns 5 vintage30. E era caixa 2x12. Durava algumas semanas. Hoje uso um atenuador hot plate e corto pela metade da potência pelo menos;.

Se fosse usar 1 falante, preciso usar o atenuador em -8db para um V30 de 60W. O plexi pode chegar a 180W e a cada -3db a potência corta pela metade. -6db = 45W que já dá para usar em um falante de 60W;

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


goonies
Entendi.
Se você está achando que mesmo com os V30 o som está fechado, então o som deve mesmo estar fechado, porque os V30 tem por característica justamente serem abertos. Atualmente é o que eu uso numa 1x12". E como é só 1 falante numa caixa relativamente pequena, tende a ter poucos graves, que normalmente só aparecem a partir de determinados volumes.

Mas estou pensando numa outra 1x12" mas com outro falante.
Talvez um Creamback de 75W.

Queria muito poder usar um Greenback, ja tive um e gostei demais. Mas ele é pra amps de baixa potência... Ou teria que usar mais de um, o que certamente não teria paciência hoje em dia.

Sobre esse Hot Plate, o que tem achado dele? Sente alguma diferença de timbre? Perda de agudos...?

Um aceno de longe!!!

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei
Sobre esse Hot Plate, o que tem achado dele? Sente alguma diferença de timbre? Perda de agudos...?

0 ou -4db ou -8db.. e até -12db não tem muita diferença no som. A partir de -16db para mais começa a diminuir o volume e aí sim dá uma diferença. Tem uma compensação de agudo e grave que funciona a partir de -16db.

Na verdade -4db ou 0 é quase a mesma coisa em termos de volume, é extremamente alto. Para dois vintages30 preciso usar no mínimo -4db. Mesmo assim o falante trabalha bem no limite. FIca super comprimido.

Já usei um bom tempo sem nenhum atenuador e o som sempre ficou muito grave com o volume no máximo.

Pode ser que eu tenha ferrado os falantes de tanta potência, não sei. Os greenbacks também ficam super grave.

Pode ser um monte de coisa, talvez o power do ampli.

Quando eu ligo a saída de linha do hot plate no computador, o som de simulação não fica super grave.

R. Carvalho
Membro Novato
# set/15
· votar


Tchurma, dando um UP neste tópico quase que esquecido.... hahahah resolvi diminuir minha Iso. Estava grande demais e difícil de carregar e manusear, além de que, achei o desempenho da lã de vidro fraco para isolamento acustico, queria testar a espuma. Fiz então uma iso com placas de espuma e EVA, no tamanho de 38x40x51. Olha, isolou relativamente MUITO BEM. Consigo abrir o canal de distorção do meu Egnater Tweaker 15w (um valvulado, que fala alto pacas), até a metade com o ganho socado sem incomodar o pessoal aqui de casa. Ficou um pouco menor que um gabinete 2x10, e ficou bem interessante de se usar. Fiz um gancho para microfone que me permite girar o microfone e usar diferentes posições de microfone, e o cachimbo me permite aproximar ou afastar o mic do cone do falante. Também botei uns pezinhos de borracha para poder deixar ela no chão sem arranhar. Em breve vou comprar fechos de maleta/case para poder prender com pressão a tampa da iso, o que faz com que vaze menos som ainda. Achei muito massa, olhem as imagens:

Iso 1

Iso 2

Iso 3

Iso 4

Iso 5

iso 6

R. Carvalho
Membro Novato
# set/15
· votar


https://soundcloud.com/rafael-bandeira-de-carvalho/meant-to-live-egnat er-drop-d-test

Aqui um demo do som que gravei. Só Les Paul em Drop D + Egnater Tweaker com o SM57 microfonando mais nada. Achei que timbrou massa dentro da Isobox, mesmo sem ter feito qualquer post-Eq.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Mandou bem che! Eu só vi um problema: 1x12", não é o som que eu gosto pra high gain rsrsrs

Mas acho que teu objetivo é portabilidade. :P

MatheusMX
Veterano
# jul/18
· votar


Resolvi montar uma isobox e, lendo este tópico, vi que maioria usa MDF.
No aspecto estrutural, quais as vantagens/desvantagens entre MDF e compensado naval?
O ideal é usar parafusos, cola, ou os dois?

MatheusMX
Veterano
# jul/18
· votar


Acabei optando por usar o MDF mesmo.
Estou fazendo com duas caixas de MDF de 15mm, box in a box, com lã de rocha de 50mm e 64kg/m³ entre elas, e espumas onduladas de 35mm no interior.
Depois posto os resultados.

MatheusMX
Veterano
# ago/18
· votar


Só para registrar:
Terminei a montagem da minha isobox e os resultados foram bem satisfatórios. Tudo bem que o amp é um Blues Jr, não é nada absurdo em termos de potência, mas consegui colocar no talo sem maiores problemas, o que antes era absolutamente inviável num apartamento.
Vaza um pouco de graves, mas num volume totalmente aceitável.
E o som gravado ficou normal, sem parecer encaixotado. As dimensões internas (área útil) são de 84x56x50cm (PxLxA). As externas ficaram 103x75x69cm (PxLxA).

Del-Rei
Veterano
# ago/18
· votar


MatheusMX
Que legal, cara. Posta fotos e samples aí pra gente. Deve ter ficado bem legal mesmo! :)

Um aceno de longe!!!

rafael_cpu
Veterano
# ago/18
· votar


MatheusMX
Terminei a montagem da minha isobox e os resultados foram bem satisfatórios.

Opa, show!
Aguardando uma fotos/vídeos/áudios :))

T+

MatheusMX
Veterano
# fev/19 · Editado por: MatheusMX
· votar


Del-Rei
rafael_cpu

Nem tinha visto as respostas, rs.
Eu já fiz várias gravações usando a iso. Estão postadas no meu insta:
@matheusguitarplayer
https://www.instagram.com/matheusguitarplayer/

Vou tirar umas fotos pra postar aqui.

MatheusMX
Veterano
# fev/19
· votar


Seguem as fotos do trambolho:

https://imgur.com/tGCPmeR
https://imgur.com/SF0gpiJ

Del-Rei
Veterano
# mar/19
· votar


MatheusMX
Caramba! Ficou bem profissa mesmo! Essa espessura da espuma dá uma ótima abafada no som. Eu tentei um parecido com esse, com basicamente as mesmas dimensões externas, mas ficou enorme pro quarto onde eu uso, então tive que desistir. E ouvi os sons do seu Instagram, ficou ótimo! Parabéns!

Um aceno de longe!!!

MatheusMX
Veterano
# mar/19
· votar


Del-Rei
Valeu, man!
Tem quebrado um galho e tanto aqui, pra fazer as gravações.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda na construção de um derivado do "IsoBox", por favor!