Ajuda na construção de um derivado do "IsoBox", por favor!

Autor Mensagem
janick
Veterano
# mar/13


Pessoal, estou construindo algo semelhante à um isobox, mas que eu possa botar meu amp + mic dentro e que dê pra gravar em alto volume sem incomodar.

Estava pensando...quais os melhores materiais para segurar o som? Se quanto(s) cm(s) tem que ser as placas de madeira? Como revestimento, uso lã de vidro + espuma ou apenas um dos dois? Valeu!

edalko
Veterano
# mar/13
· votar


faça duas caixas. Uma maior e outra menor de modo que a menor caixa caiba dentro da maior, com folga. Entre elas coloque isopor de 5cm de espessura ou espuma, com boa densidade. E na caixa interna (a menor), revista ela com aquela espuma caixa-de-ovo.
Aconselho fazer com MDF de 18mm.
Isso deve resolver.

Essa aqui é simples, mas já te dá umas ideias: http://www.amptone.com/diyisobox.htm

Aqui tbém: http://timshrout.com/one-year-later-amp-iso-box-build/

Quanto mais materiais densos utilizar, melhor o isolamento.

Beatlemaniac
Veterano
# mar/13
· votar


janick
Eu também estou pensando em fazer uma Isobox nesse esquema que você está fazendo... uma caixa, tipo um baú mesmo, que caiba o amplificador e o microfone dentro.
Você vai mandar fazer em algum marceneiro/loja de móveis ou está construindo por conta própria?

goonies
Veterano
# mar/13
· votar


quantos watts vai ter o head, e quantos falantes vai usar?
é casa ou apartamento?

goonies
Veterano
# mar/13
· votar


construí o meu isobox baseado no site amptone. FIz o primeiro há alguns anos e vazava bastante som, daí construí o segundo e funcionou, posso tocar a vontade no talo com meu plexi de 100w com boost usando 2x12 v30 ou 2x12 GT75. O som é o mesmo se estiver dentro ou fora do isobox.

foto1
foto3
foto3
foto4
foto5

Em cada parede, usei dois MDF´s de 20mm tipo sanduiche com lã de rocha dentro. FIcou como uma porta com sarrafos para prender. FIz um dentro do outro. O primeiro deixei suspenso sobre molas o segundo tem uma distancia de 15 cm e não encosta no primeiro. Em baixo coloquei 100kilos de borracha. O peso total é de 650 kilos. 1,90 de altura e 1,50 de largura.

jigo__
Veterano
# mar/13
· votar


goonies
oloko 650 Kg é mta coisa, pensava em fazer uma p/ usar com meu amp, mas pensava em alguma coisa mais portátil que isso...

abçs

Fernando Roma
Veterano
# jul/13
· votar


Pessoal, estou querendo fazer uma caixa dessas, pra colocar uma 2x12.
Eu tenho uma 4x12, mas pra por uma dessas é muito trabalho, então estou na duvida entre pegar uma caixa 2x12 pra colocar dentro ou o esquema de colocar um falante de12 direto na iso box para fazer essas gravações, como eu uso um head all tube de 100w estou na duvida no que fazer, pois não sei que falantes aguentariam o amp. Compensa fazer uma iso box que eu possa por a caixa ou uma com o falante ja embutido?

Invalid User
Veterano
# set/13
· votar


Existe algum fabricante de renome que faça essas isoboxes?
Preciso de uma e não quero montar.
Se alguém souber, passa o contato aí!

ALF is back
Veterano
# set/13
· votar


Invalid User
sei q tem uns da randall!

MMI
Veterano
# set/13
· votar


Tem o da Rivera.

Invalid User
Veterano
# set/13
· votar


Pois é, caras, esses eu até achei na internet, mas os dois são da gringa e eu não achei nenhum site que venda aqui no Brasil. Será que nenhum handmade desses mais conhecidos cobre essa demanda? Acho que vou começar um negócio... hahahaha!

Del-Rei
Veterano
# mar/14
· votar


Alguém aí já achou algum fabricante nacional dessas caixas?
Ou alguma loja que tenha em estoque...?
Só achei à venda lá fora..

Aliás, pros entendedores...
Achei um site (http://www.gutovighi.com.br/p/venda-de-equipos.html) em que o camarada vende por encomenda... Mas o modelo dele é pra falante de 8"... Segundo ele:

Depois de muita pesquisa descobrimos que dentro de um ambiente fechado e "selado" como é o caso da iso-box, o tamanho do falante não influi muito no timbre. Essa diferença é muito mais perceptivel em ambientes abertos, o resultado de um amplificador captado por um falante de 12" e pelo de 8" da iso box é muitissimo similar, assegurando a manutenção do timbre caracteristico do seu set nesse ambiente controlado.

Confere isso???

Um aceno de longe!!!

goonies
Veterano
# mar/14
· votar


pessoal

gravei agora dois samples com meu isobox. Tá soando dentro de uma caixa?

to usando 2x12 vintage30, open back. plexi 100W no talo. O falante está trabalhando no limite da potencia, to ate com medo pq ja queimei outros vintage 30,

https://soundcloud.com/user417988923/sound1

drop C# system of down
https://soundcloud.com/user417988923/dropd

goonies
Veterano
# mar/14
· votar


Pessoal, estou querendo fazer uma caixa dessas, pra colocar uma 2x12.
Eu tenho uma 4x12, mas pra por uma dessas é muito trabalho, então estou na duvida entre pegar uma caixa 2x12 pra colocar dentro ou o esquema de colocar um falante de12 direto na iso box para fazer essas gravações, como eu uso um head all tube de 100w estou na duvida no que fazer, pois não sei que falantes aguentariam o amp. Compensa fazer uma iso box que eu possa por a caixa ou uma com o falante ja embutido?


Eu já queimei 3 falantes vintage30 usando amp de 100W. Ainda uso 2x12 vintage30, mas aconselho a compra de um falante mais potente. Tipo GT75 W. Comprei dois creamback de 75 W. Vou montar uma 2x12.

Casper
Veterano
# dez/14
· votar


Comecei a fazer um isobox tabajara método Véio Casper:

a) Uma camada de compensado fino
b) Uma camada de MDF fino
c) Uma camada de EVA 3mm

Tampa (quase toda pintada):

http://i58.tinypic.com/1z5udqg.jpg

e a caixa, para abrigar um Marshall pequeno e o microfone
(ainda não finalizada):

http://i59.tinypic.com/2helgkj.jpg

goonies
Veterano
# dez/14
· votar


Casper

já estou no meu terceiro isobox e te digo, se quiser usar 2x12 socando volume e se quiser isolar quase que totalmente vai precisar fazer com duas camadas separadas com ar.

link do meu isobox

http://postimg.org/image/52jqp0757/

Esse é meu terceiro projeto de isobox, o objetivo é ser mais compacto. Nos dois projetos que fiz, precisa ser apoiado em cima de uma base de inércia de uns 100kg ou 120kg sobre molas industriais. Isso se você quiser amortecer a vibração do chão. Se for fazer para 1 falante apenas, pode colocar em cima de uma cama que o colxão vai ajudar bem.

Em todos os meus projetos eu fiz assim:

MDF (15mm) + 5cm lã de rocha (alta densidade) + MDF (15mm) + Espuma sonex para reverberação.

Para lado do cubo é como uma parede, tudo parafusado. Dessa forma isola melhor. E se tiver espaço, é melhor fazer duplo com espaço de ar. Aí isola totalmente.

http://postimg.org/image/m1mv2ln8l/

goonies
Veterano
# dez/14
· votar


http://postimg.org/image/m1mv2ln8l/

Nessa imagem, está meu terceiro projeto de isobox. A primeira imagem é a primeira camada, ou seja, o primeiro cubo. A segunda imagem tem uma segunda camada separa por ar. Na terceira imagem é a visão de frente. Tem 4 molas em baixo para amortecer as vibrações e não deixar passar os graves para o chão.

Essa versão eu fiz para comportar uma caixa 2x12. Dá para usar 2 microfones.

Isso é garantido que vai isolar completamente e não vai causar vibração no chão, mesmo usando dois falantes de 75W no talo.

Mesmo se morar em casa e quiser fazer isolamente de apenas 1 falante. eu recomendo que faça com MDF + lã + MDF para cada parede do cubo. Você não tem idéia de quanto vai isolar se fizer assim.

EVA e nada é a mesma coisa. Se quiser cortar o reverb e problemas de cancelamento de fase, precisa ser espuma tem toda suferfície interna, quanto mais espessa melhor. Com o espaço interno que tenho atual, não tenho nenhum problema de cancelamento de fase.

Casper
Veterano
# jan/15
· votar


Caro goonies:

Vou explicar. Na verdade, meu "isobox" não tem a função
de realmente isolar completamente o som do amplificador,
ele serve mais para manter um "ambiente mais controlado"
para a microfonação. A sala onde ele está não tem nenhuma
ambiência interessante que possa ser captada (muito pelo
contrário, é uma sala praticamente morta). E podem aparecer
ruídos externos a qualquer momento (cachorro, esposa
gritando com filho etc). Quando eu fiz um teste com caixa
de papelão com espuma sonex já melhorou bastante.
Com essa versão, acho que resolvo completamente o problema.
Como eu disse anteriormente, meu amplificador é muito
menos problemático em termos de volume, a caixa não
precisa ser tão parruda para atenuar razoavelmente. Vou
colocar mais umas fotos em breve.

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Acompanhando...

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


Opa!

Galera... Passando pra acompanhar... E tirar mais umas dúvidas, rs.

Estou estudando a hipótese de construir um isobox pra amps de "baixa" potência (25W pra baixo) com um falante de 12" embutido - pra não precisar construir um trabalho pro gabinete - e 2 mics.

Algo do tipo Randall ou Rivera.

Pelo que notei destes mesmos projetos, eles não têm uma segunda caixa por dentro, e a espuma não é tão grande. E vendo os reviews, acho que não isola totalmente, óbvio, mas acho que me atende, visto a potência do meu amp . Talvez eu coloque um pouco mais de espuma por dentro, pra ajudar a isolar.

Vi alguns videos no Youtube, e estou com vontade de tentar...
Será que fica aceitável usando só uma placa de MDF (18mm) + lã de rocha (5cm)...?

Alguém teve alguma experiência com esse tipo de projeto?

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Use espuma acústica ou lã de vidro (em branco na randall). Isolar com certeza isola muito bem.

Acho exagero 18mm. Bastam 10~12mm.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


Andei lendo algumas coisas.... Muita gente relatando que esses projetos Randall e Rivera são de difícil timbragem e, teoricamente, construir uma isobox grande e colocar o gabinete inteiro dentro seria melhor.....

E aí? Alguém com experiência nisso??

Ismah
Será? Só uma de 12mm mais uma camada de lã/espuma?
Acho que vai ficar pouco.... Pelo que a galera está dizendo aqui no tópico...

Um aceno de longe!!!

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei

eu uso isobox há uns anos.

Se for usar um falante com 102/103db, mesmo 98db de 12 polegadas. E se quiser tocar totalmente sossegado, esse projeto do randall não vai isolar totalmente, vai dar uma abafada.

Para você ter uma noção do que são 18mm.

No meu isobox, são 2 isobox. um dentro do outro.

O ISOBOX de dentro, cada "parede", tem duas camadas de MDF de 15mm com lã de rocha de alta densidade, dá uns 50mm de espessura + espuma interna para tratamento de som;

Dentro desse isobox, coloco uma caixa 2x12 com 2 vintage30 (ou greenback, ou eminence etcc).

Não isola o som. O som continua passando para fora pela madeira e claro pela vibração do chão.

Então, eu construí um segundo ISOBOX, por fora do primeiro, com mais de 1,80m de altura e 1.30m de largura.

Resultado, isola 99%, o som que saí é inferior à guitarra desligada acústicamente falando.

OU seja. se quiser isolar apenas 1 falante de 12 polegadas, acredito que possa fazer apenas 1 isobox, porem; se for apartamento, vai precisar isolar a vibração.

Se quiser isolar a vibração, precisa colocar seu isobox em cima de 4 molas industriais projetadas para absorção de máquinas de impacto. Não custa caro.

Bom, nos últimos dias, eu desmontei meu isobox gigante (650kilos).

Agora vou montar outro projeto parecido com esse da Randall, mas o meu vai ser no mínimo assim:

medida do espaço interno 40cm x 70 cm (ainda não decidi a altura )

4 "paredes" de MDF de 25mm + 5cm de lã de rocha + 25mm de MDF + 5cm de espuma sonex;

Vou colocar o falante apontado para cima.

Não tem segredo, precisa ser pesado. Se fizer leve, vai vazar som.

Estou até pensando em colocar uma chapa de aço se conseguir furar para parafusar na madeira.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei

Pouco para isolar? Que tal paredes duplas com 0.5mm?

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


o volume interno será algo assim:

40 cm x 40cm x 70 cm

Largura x profundidade X Altura

Como cada "parede" terá no mímino 100mm (+50mm espuma). O tamanho final será no mínimo:

60cm x 60cm x 90 cm

O mais importante é o peso, preciso pesar para chapa de madeira para ver quanto vai pesar a cabine inteira. Se ficar leve, é certeza que vai vazar.

Um detalhe muito importante é fazer o furo na lateral para cada cabo e não deixar sobrar. Precisa soldar na parte interna o XLR e o P10 do jack.

Uma vez soldado o fio do falante, não precisa mais tirar, basta conectar os fios ao jack; Assim fica super prático para mudar de falante; Só parafusar e encaixar a conexão.

Sobre o timbre, no meu isobox grande, que deveria ter 70cm x 70cm x 100 cm de volume interno, a diferença de timbre é imperceptível. Já gravei dentro e fora e quase não se nota a diferença de som. O mic precisa ficar próximo do falante para um melhor resultado e o mic precisa ser dinâmico. Condensador e ribbon não se aplica.

Esse novo isobox, eu espero que o resultado sonoro me agrade.
Com certeza fica muito melhor que tocar com volume baixo.

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Pouco para isolar? Que tal paredes duplas com 0.5mm?

0.5mm de MDF é muito leve, não vai isolar nada, mesmo sendo duplo.

é jogar dinheiro fora.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


goonies

Mas não compreendo o que o volume, teria a ver com isolação. colocaria nesse vazio alguma espuma, lã de rocha/vidro...

A ideia vem do estúdio, que falo no meu último tópico. Amanhã postarei sobre.

Hitman
Veterano
# fev/15
· votar


goonies!!!!

Voce por aqui???

Galera, desculpem sequestrar o topico,


goonies, Se puder, rola da uma olhada Nesse Topico Aqui!!!

Del-Rei
Veterano
# fev/15 · Editado por: Del-Rei
· votar


goonies
Cara, tu é o guru dos isoboxs, rs.

Estou lendo algumas coisas sobre esse esquema de embutir o falante no isobox. Havia até esboçado algumas medidas pra construção, e ficaram iguais às suas. Medidas externas de 60x60x90cm. Mas imaginei colocar placas de MDF de 2cm e mais uns 10cm de isolamento, com espuma/lã de rocha.
Pensei em criar uma base de madeira com as molas industriais, que eu pudesse colocar a caixa em cima, ao invés de instalar a mola direto na caixa, porque invariavelmente vou querer mover a caixa em alguns momentos, e com rodas é melhor.

Mas... Pelo que estou vendo, o mais indicado mesmo é da forma como você fez os primeiros, pra colocar o gabinete dentro, com mais espaço... Teoricamente, quanto menos espaço, mais "encaixotado" fica o som. Li muitos comentários sobre isso em relação ao Randall e Rivera.
Aí fiquei na dúvida. Esse projeto é melhor em termos de economia de espaço. Construir um trambolho desse e ficar uma merda, é triste, rs.

Ismah
Paredes duplas de meio milímetro cada uma???
Caraca..... Nunca imaginei isso conseguir isolar muita coisa. Talvez meio centímetro em cada uma ficasse melhor, mas ainda não sei se resolveria.... Mas não entendo disso, rs.

Um aceno de longe!!!

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Hitman

respondi o tópico lá. Não imaginei como seria a ligação, pensei no loop. Qualquer sinal muito forte no pré no plexi fica muito ruim o som;

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda na construção de um derivado do "IsoBox", por favor!