Ajuda na construção de um derivado do "IsoBox", por favor!

Autor Mensagem
goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei

se fizer com uma boa área garanto que não vai notar diferença de som. O problema é que pode ficar quase do tamanho de uma geladeira; A melhor forma de posicionar uma caixa 2x12 é de pé com um falante em cima do outro. aí a caixa fica na vertical e economiza espaço.

Você pensa em fazer apenas para 1 falante?

Se for usar molas, precisa ter uma base de inércia; 1 falante geralmente precisa de 50kilos(duas chapas de 25kg). ou seja, vai precisar colocar uma chapa pesada em cima das molas.

Eu vou montar o meu projeto logo mais. Estou comprando outro atenuador de 8omhs para usar com meus falantes(todos são 8omhs) e meu atenuador atual é de 4ohms;

Estou pensando em fazer um pequeno para economizar espaço mesmo, talvez até aumente a área interna.

O problema de um espaço pequeno é que precisa ter ar para o falante se movimentar e a temperatura não pode aumentar muito por que pode queimar o falante.

Del-Rei
Veterano
# fev/15 · Editado por: Del-Rei
· votar


goonies
Pois é, estava pensando em construir a caixa de 1 falante só, bem parecido com Randall e Rivera. Mas percebi que tem a questão do ar necessário pra não matar o som, aí já não sei mais... rsrsrs.

Eu queria dar preferencia a esse tipo de isobox porque acho menos trambolhudo, menor e menos feio do que o tipo que coloca o gabinete inteiro dentro.

Mas... Talvez eu acabe fazendo do tipo padrão mesmo... Tipo esse... Ou esse.

Percebi que alguns tem uma espuma curvada na parede oposta ao falante... Não sei exatamente o porquê, mas vi vários assim....
Foto 1
Foto 2
Foto 3

Sobre as placas em cima das molas... Não entendi. Se a placa vai gerar a inércia das molas, pra que usar as molas...? A idéia não seria justamente absorver a vibração??

Achei o vídeo desse camarada abaixo, que fez um isobox bem grande... Mas é trambolho demais, rs.
https://www.youtube.com/watch?v=MlBsc42HJBY

Ele postou outro vídeo com algumas músicas gravadas... Achei bem legal.




Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# fev/15 · Editado por: Del-Rei
· votar


goonies

Esbocei um projeto pra colocar o gabinete 1x12" dentro. Tentei deixar um tamanho razoável pra questão do ar interno. Esqueci de mencionar, mas a altura externa também seria 80cm, sendo 52cm de altura útil interna.

No projeto coloquei 2cm de MDF + 5cm de lã de rocha + 2cm MDF + 5cm de espuma, dando um total de 14cm pra material de vedação em cada lado, incluindo tampa e base.

Ainda não sei se irei colocar as duas camadas de MDF. Talvez só uma, fora lã e espuma... Acho que vou comprar madeira só pra uma camada de MDF, se sentir necessidade, compro a outra... E depois vejo a questão das rodas/molas. Talvez coloque duas camadas só na base, pra ajudar na questão da vibração.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/15 · Editado por: Ismah
· votar


goonies
Del-Rei

Era para ser 5mm mesmo rsrsrs
Postei depois de estar ouvindo house e suas variantes por horas house e variantes... Postei de dentro da balada na verdade.

goonies
pode ficar quase do tamanho de uma geladeira

Com uma 1x12 um frigobar.

alguns tem uma espuma curvada na parede oposta ao falante... Não sei exatamente o porquê

Evitar de embolar graves. Os cantos tem tendência a fazer isso.

percebi que tem a questão do ar necessário pra não matar o som, aí já não sei mais

Pow pondo o falante ou a cab vai ter essa questão igualmente.
______________

Uma ideia que te dou é colocar já um Graph eq de N bandas (colocaria um grande) para equilibrar o sinal antes de ir pra mesa. Com o tempo se quiser um pré valvulado também era bom negócio.

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei,

Essa área que projetou vai ficar muito bom o resultado da microfonação. Acho que fica imperceptível comparando com a microfonação de fora.

Se for usar o máximo de volume do falante, aí uma camada vaza bastante.

é para apartamento ou casa?

Eu moro em apartamento, e no chão eu coloquei uma camadas de boracha de 5cm (25kg/m2 4 metros quadrados de area) super pesado + carpete. Em cima eu coloquei uma chapa de 25mm de MDF e parafusei as molas. em cima coloquei 110kg de MDF (base de inércia). Aí montei o isobox em cima disso. O isobox só encosta em 4 pontos (as molas).

Segurou legal uma caixa 2x12. Claro que alguns graves no volume máximo ainda passavam por vibração, mas coisa pouca.

Para uma caixa de 1x12, acredito que metade disso resolve as vibrações. O mais prático é que as molas podem ser adicionadas depois se achar necessário.

Se o projeto fosse menor daria para colocar em cima de um ou dois colchões também.

Vai usar quanta potência?

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


nesse ultimo video que postou, percebeu que o cara fala que continua vazando som. 08:37 ele diz que o som continua alto.. mas de forma mais gerenciável.

Vendo o projeto dele, está bem precário de isolamento. Ele colocou a lã encostada numa camada.

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


olha que legal esse:

https://www.youtube.com/watch?v=bXd0enWnQ3Y

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei

Era bem issso que quis dizer, com as duas camadas. Não soube me expressar muito bem hehe

goonies

Qual a ideia dessas molas e peso de inércia? Li acima e ainda não compreendo.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


goonies
Acho que o projeto ficou bom sim... Só achei que ficou enorme pra colocar na prática, rs. Pensando em dar uma reduzida, tanto em medidas quanto material. Acho que ao invés de 140cm, farei com uns 115cm... E apenas uma camada de MDF + lã + espuma.

É pra apartamento. Não quero nada profissional, só penso em conseguir chegar com o Master no 4... Rs. Não vou passar de 25W de potência... Um falante só... Acho que essa reduzida no projeto vai me atender.

Minha preocupação, além do tratamento acústico, é manter um espaço interno bom pra não atrapalhar o som. Vou elaborar daqui a pouco esse projeto pra ver se fica razoável. Pensei em usar um colchão em baixo também.

Agora tô no celular, não consigo ver direito esse vídeo que você postou. Daqui a pouco vejo e comento!

Ismah
Entendi, haha.
Bem que tinha achado estranho, hehe.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei

Se chama sono... O finde todo até o momento dormi umas 7~9horas

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah

As molas são para amortecer a vibração dos falantes no ponto de contato.

Não adianta isolar somente a parte do ar. Se o ambiente for apartamento ou casa com 2 andares, precisa amortecer a vibração, caso contrário o som será propagado por vibração entre chão o os outros ambientes.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
rsrs... Vai virar walking dead, hehe.

goonies
Cara, assisti ao vídeo... O cara construiu 3 isoboxs no porão... Achei que vazou razoavelmente bastante som, rs. Pelo que entendi, ele estava tocando com o master em 10h. Não sei qual era a potência do amp. Pareceu interessante. O lance é controlar a vibração...

Vi os amps do cara, rs. Ele é fanático por Blackheart, tem uns 5, hehe. Não vi nenhum Marshallzinho...

Estou repensando nas dimensões do projeto. O quarto onde o iso vai ficar não é tão grande, não posso abusar.

Um aceno de longe!!!

nichendrix
Veterano
# fev/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Del-Rei
Não seria mais fácil tentar pegar uma dessas da Jet City?



Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
Não seria mais fácil tentar pegar uma dessas da Jet City?

Cara, já pensei nessa, na Randall e na Rivera.
Mas o problema é que por aqui não encontro nem pra testar. Importando direto da Guitar Center fica mais de 3 mil reais... Dei uma olhada no e-Bay e não encontrei pra vender... Mas com o frete e impostos sairia bem acima do preço original também...

E dei uma pesquisada sobre essas caixas na internet, e li muita gente dizendo que o som sai "encaixotado" devido ao pequeno espaço onde fica o mic.

Bom... Aí, pensei em montar... Primeiro pensei num projeto parecido com esse aí. Falante e mics embutidos, e tal... Ocupa bem menos espaço no quarto, né?
Mas... Repensando, creio que a qualidade/praticidade de construir um isobox pra colocar o gabinete dentro seja maior.

Estou estudando a ideia ainda, rs.
Mas ainda não sei se vale à pena construir ou mandar alguém fazer... Saco zero de marcenaria... rs.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


goonies
Se o ambiente for apartamento ou casa com 2 andares, precisa amortecer a vibração, caso contrário o som será propagado por vibração entre chão o os outros ambientes.

Mas... a ideia da iso box não é reter o som que vem de fora, pra um timbre "de estúdio"??

Del-Rei
Saco zero de marcenaria...

Sempre fiz meus cases com a ajuda de terceiros.

nichendrix
Veterano
# fev/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Del-Rei

Cara essa coisa de som encaixotado você vai ter em praticamente todas as isobox, que não se enquadre na situação que o goonies propôs de ter duas caixas dentro uma da outra, o som sai um pouco melhor porque você tem basicamente está criando uma sala para o amplificador, mas a diferença não é muita em qualidade, ao menos a meu ver, com o tanto de manta asfáltica e espuma que tem dentro, você praticamente zera a reverberação e sai o som encaixotado, aí você depois cria uma caixa maior com um pouco mais de espaço pra tentar ter um minimo de reverberação pra não ficar com som encaixotado.

Enfim, som bom mesmo em isobox você vai terminar com uma isobox de 600kg.

No fim acho que mais vale testar uma desse tipo de construção, é simplesmente mais prático depois trocar o falante dela do que ficar com um trambolhão. E quase todos os samples dela que vi, eu gostei e o que não gostei dá pra resolver fácil com troca de falante.

Ela na Thomamm está por 286,55 euros e com 50 euros de frete (no site vai aparecer por 341 euros, mas eles descontam 19% do VAT quando mandam pro Brasil), somando-se os 60% de imposto que paga quando chega aqui é pra chegar entre 1500 e 2000 reais dependendo da cotação do euro no dia.

http://www.thomann.de/gb/jet_city_amplification_jetstream_iso12.htm?si d=aaf36b355fab6414226d86c0f9819563

Eu não sei seu caso, pra mim que praticamente só tenho combos (meu unico head tem só 5W), iso pra gabinete dentro é burrice, já que toda vez que quiser mexer nos controles tem que ficar abrindo e fechando, se for uma dupla, pior ainda, então no fim, uma dessas ainda tem outra praticidade, não interferir no meu acesso aos controles do amp.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Mas... a ideia da iso box não é reter o som que vem de fora, pra um timbre "de estúdio"??

Só que graves se passar um determinado volume faz a caixa vibrar aí passa pro piso por transmissão mecânica, mas pra precisar de amortecedor industrial vc tem que estar socando um um amp com uma potência significativa, no talo e um 2x12 dentro da caixa... kkkk

MMI
Veterano
# fev/15 · Editado por: MMI
· votar


Del-Rei

Isobox a primeira vista pode parecer a solução para tudo que se refere a gravação a volumes aceitáveis para a vizinhança. Pena que não é, é diferente e nem sempre vai isolar o som suficientemente bem.

É um pouco de "guitarrice", mas vai meio na direção da diferença de um "open back cabinet" e um "closed back cabinet" (coloquei em inglês para se você quiser dar um google). Um isobox é meio como meter um microfone dentro de um closed back cabinet... Daí que vem a reclamação comum de "som encaixotado".

A espuma dentro do isobox funciona muito mais como um "amortecedor" dos graves, ela absorve as ondas nas paredes e não deixam vibrar - o que contribui, neste caso, para o isolamento. A reverberação em si, que você vai captar no microfone nem é problema sério, já que o tempo de reverberação (pré-delay) é absurdamente pequeno, o decay que pode atrapalhar um pouco porque as paredes ficam vibrando (o que a espuma ajuda).

Eu vejo com ressalvas o investimento em isobox, como já comentei. :)

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


MMI
Quais ressalvas?

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
MMI


Entendi. Só acho que no fim das contas esses Jetcity vai sair mais de 2000 porque além dos 60%, provavelmente vai ser cobrado ICMS.

E não pretendo gastar muito mais de 1000 nesse iso. Pensei em construir um desses também, mas o falante seria mais um gasto consideravel.... Estou estudando ainda.

Eu só tenho heads... Até porque eu acho que nem teria Mta coragem de colocar combos dentro, pq certamente vai aquecer muito.

Não pretendo atochar o volume não. Sei que seria impossível... Mas só quero poder chegar no 3 ou talvez 4, quem sabe, rs. Uso potências de 25W... Se eu ainda morasse em casa, talvez nem pensasse nisso. Mas em apto é mais complicado.
:/

Um aceno de longe!!!

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei

Aí não sei, eu ando pensando nesse Jet City porque só tenho combos e fiz as contas saiu 1600 com imposto, mas sem ICMS.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
passa pro piso por transmissão mecânica

Mas não seria a ideia o inverso? Ou seja, isolar o som do amp, pra evitar vazamentos de outros instrumentos no mic da guita?

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
Que tipo de frete eles cobram? "Normal"? Courier?

Pergunto isso porque ICMS certamente é cobrado quando a entrega é via Courier, apesar de a entrega ser rapidíssima. Mas acredito que seja algum tipo de frete mais simples, pelo preço. Deve ser mais barato mesmo... Só vai demorar pra chegar.

Tenho uma ideia, rs. Tu pode comprar esse Jetcity e me dar sua opinião sincera, hehehe.
Brincadeira, cara!

Um aceno de longe!!!

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah

Não entendi a pergunta.

Sobre o que falei é bem simples, toda onda sonora se entra em contato com uma superfície é transformada em energia cinética (mecânica), que provoca vibração, no caso, o amp faz o isobox vibrar, se o volume for muito alto essa vibração passa do isobox pro piso.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei
Cara se eu pegar ele é lá pro final do ano, tem outras coisas pra resolver até lá.

Cara, minha lap steel eles mandaram pela DHL e o Zoom R8 eles mandaram por correio.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Sim, sei disso. Mas sempre pensei que a ideia de um isoBox era de isolar o som do instrumento amplificado, do resto do mundo e não abafar seu som, do resto.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah

Mas ele isola o som sim cara

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Do jeito que falam parece que é pra isolar o mundo do volume infernal do amp. E não o amp de ruídos externos.

Del-Rei
Veterano
# fev/15 · Editado por: Del-Rei
· votar


nichendrix
Tu pagou imposto em alguma delas!?
Lembra se teve ICMS em alguma?

Ismah
Já eu, achava que era o contrário, rs, pra abafar o som do amp e não atrapalhar o mundo afora, rs. Mas no final, serve pros 2 motivos, né?

Um aceno de longe!!!

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Del-Rei
Tu pagou imposto em alguma delas!?
Lembra se teve ICMS em alguma?


Cara, só paguei no R8 a lap veio sem imposto e entregue em casa, a R8 tive que ir nos correios pegar e acho que teve ICMS sim, isso tem um tempão isso então não vou lembrar de cabeça.

Ismah
Do jeito que falam parece que é pra isolar o mundo do volume infernal do amp. E não o amp de ruídos externos.

Mas isobox serve é pra isso mesmo, até porque geralmente em gravação você não está com a banda junto pros outros instrumentos vazarem pra ela, muitas vezes vezes nem na sala com o amp vc está, vc fica na técnica tocando mais confortavelmente.

Em show, nem faz sentido usar isobox, e mesmo quando faz em geral o povo usa aqueles painéis isoladores.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda na construção de um derivado do "IsoBox", por favor!