Ajuda na construção de um derivado do "IsoBox", por favor!

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah

Do jeito que falam parece que é pra isolar o mundo do volume infernal do amp. E não o amp de ruídos externos.

Diminuir o volume o volume do amp para quem está ao redor é a principal função do isobox.

O som de um amplificador de guitarra, geralmente valvulado, é naturalmente comprimido, sem muita dinâmica. Geralmente se microfona com microfones cardióides (salvo os ribbon em figura 8), apontados em close miking para alto falantes produzindo uns 110 dB no mínimo. Se você considerar que o ruído de uma rua, de um ar condicionado, bate uns 50 dB, que vem por detrás do mic cardióide (onde tem baixíssima sensibilidade), vai perceber que ruído externo para amplificador de guitarra é um problema mínimo, por vezes desprezível ou que um noise gate minimamente baixo já remove.

A função de isolar o ruído externo pode funcionar para gravar um som ao vivo, se a banda usa monitores in ear no palco. Mas são casos excepcionais.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


A ideia era aplicar ao vivo.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Ideia de quem?

R. Carvalho
Membro Novato
# fev/15
· votar


Construí a minha iso e funciona muito bem até hoje:

R. Carvalho
Membro Novato
# fev/15
· votar


https://soundcloud.com/rafael-bandeira-de-carvalho/egnater-tweaker-15w -sound-check

Essa foto do soundcloud é da minha Isobox. Dentro dela está minha 1x12. Isola bem o som e me possibilita gravar muita coisa. Esse demo foi feito gravando o Egnater sem edição apenas um pouco de reverb.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


R. Carvalho
Construí a minha iso e funciona muito bem até hoje:

Cara, aqui no trabalho não consigo ver. Em casa assisto.
Como vc fez a estrutura dela? MDF e espuma? Quais as espessuras de cada camada?

Mas qual sua impressão sobre ela? Especificamente sobre nível de isolamento sonoro (consegue tocar na madruga?) e alteração de timbre (em relação ao gabinete fora da isobox).

Usa qual(is) mic(s) pra gravar?

Valeu!!

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix

Minha ideia, ao responder no tópico rs

R. Carvalho
Membro Novato
# fev/15
· votar


Del-Rei
Chapas de MDF de 15mm e forrada por dentro com lã de vidro. O isolamento é bem legal. Consigo tocar em incomodar com o amp com o master aberto até a metade no clean saturado, ou com uns 40% do volume com distorção, isso sem incomodar ninguém. Para volumes SUPER ALTOS, tipo master no talo e gain no talo, vaza. Não chega a ficar extremamente alto. É uma ferramenta boa para se poder gravar sem você mesmo ficar doido de tanto barulho. E para praticar, até certo ponto fica bem silencioso. Mas o amp timbra bem sem precisar estar com o master atochado em 10. O microfone é um GPA 570, gosto muito deste mic. Cara, sobre alteração de timbre, te falo que acho que o som ficou mais "Tight" dentro do Isobox sabe? Mas tava bem melhor quando o falante estava solto no Isobox. Depois que montei o falante numa caixa selada e coloquei a mesma dentro do Isobox, o som ficou mais grave e encorpado. Se fosse fazer outra Iso, talvez fizesse uma menor para deixar o falante solto, pois curti mais o timbre assim, com a iso servindo como uma pequena "sala", sabe? Mas é questão de gosto, tem quem ache o timbre aberto até demais assim.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Faça a caixa dutada ou mesmo aberta, com fibra e tudo mais por trás do falante. Literalmente duas partes isoladas onde o falante fica na parede comum as duas. Isso deve dar um alívio.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


R. Carvalho
Valeu, cara!

Essa lã de vidro tem quanto, aproximadamente, de espessura?
E as medidas externas da caixa?

Pergunto isso porque estou dando uma pesquisada sobre o assunto pra ver se monto uma, mas pelo que notei, os comentários são quase unânimes em um quesito: Quando maior a caixa, melhor o resultado.

Quando você fala sobre o falante solto ou selado na caixa, você se refere ao gabinete com o falante, né? O selado que você diz, é exatamente o quê? O gabinete ficou 'justo' dentro da iso, sem folgas...? É isso?

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Essa lã de vidro tem quanto, aproximadamente, de espessura?

Varia.

Quando você fala sobre o falante solto ou selado na caixa, você se refere ao gabinete com o falante, né?

Creio que não. Se refere ao tipo de caixa.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


R. Carvalho
Cara, ouvi agora a sua gravação. Achei muito legal. Curti mesmo.
Chegando a 40% do master estaria ótimo pra mim, rs. Acho que nem iria querer mais que isso, rsrs... Hoje mal saio do 1....

Ismah
Varia

Eu queria saber a espessura que ele usou na caixa dele...

Sobre o falante selado ou solto, eu não entendi o que ele quis dizer com "solto", rs.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


MMI
Diminuir o volume o volume do amp para quem está ao redor é a principal função do isobox.

Pra que descargas d'água serve isso?!

R. Carvalho
Membro Novato
# fev/15
· votar


Diminuir o volume o volume do amp para quem está ao redor é a principal função do isobox.

Pra que descargas d'água serve isso?!


Para poder gravar sem incomodar ninguém em volta. Num apartamento é um must para quem quer gravar um valvulado. Isso ou um Torpedo Live, que sai o olho da cara. É bem prático, uma das peças chaves do meu home hoje em dia!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Mas... Isso não nasceu ali... Nasceu?

Quer dizer, conheci isso no ao vivo, pra dar um timbre de estúdio.

R. Carvalho
Membro Novato
# fev/15
· votar


Ismah
Também pode ser uma das aplicações. O Dave Murray do Iron Maiden faz isso nos shows. Mas no quesito funcionalidade, é algo mais próxima da realidade de um estúdio, em minha modesta opinião.

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
R. Carvalho

Na verdade isso não nasceu ao vivo não, isso nasceu em estúdio e salvo raras exceções, só é usado em estúdio.

MMI
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix

Na verdade, estúdio não tem muita necessidade disso, que já tem ou deveria ter isolamento e tratamento acústico. É muito mais coisa de homestudio e de vida em metrópoles, né? rs

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


undefinedIsmah
Pra que descargas d'água serve isso?!

Aumentar o volume do amp sem atrapalhar o resto do prédio, rsrs.
Exatamente meu caso, hehehe.
Quero aumentar o amp pra fazer algumas gravações caseiras, simples, mas tentando explorar mais o amp.

Um aceno de longe!!!

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


MMI
Na verdade, estúdio não tem muita necessidade disso, que já tem ou deveria ter isolamento e tratamento acústico. É muito mais coisa de homestudio e de vida em metrópoles, né? rs

Mais ou menos, iso box é basicamente uma variação do iso booth que estúdios menores usam pra colocar baterista ou vocalista quando a banda grava ao vivo. Como até meados dos anos 60 não tinha outra forma de gravar, os estúdios grandes como os da Capitol Records tinham salas separadas para os cantores, os menores faziam uma "caixona de isolamento" pro cantor ficar cantando lá separado da banda.

Depois obviamente isso passou a ser coisa de home estudio, e uma hora alguém começou a reduzir os tamanhos para o caso de só querer isolar instrumento.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
os menores faziam uma "caixona de isolamento" pro cantor ficar cantando lá separado da banda.

Entendi... Mas aí já seria praticamente um cômodo com tratamento acústico (ou seja, o próprio isolamento do estúdio), ao invés de uma caixa pra colocar equipamentos dentro, né?

Um aceno de longe!!!

nichendrix
Veterano
# fev/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Del-Rei

Mais ou menos, está mais para uma cabine telefonica só pro cantor ou só pra um ou outro instrumento, algo assim:

http://3.bp.blogspot.com/-hTHWD5gixNA/UiRSVwkB6bI/AAAAAAAAGkc/Ih4C-kCl cOc/s640/Booth-Vocal3.jpg

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Deve ser maravilho ali dentro kkk

nichendrix
Veterano
# fev/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Ismah
Duvido muito já entrei em alguns booths desses que o isolamento acústico super dimensionado e que se tu fechar a porta em alguns minutos tu fica meio tonto, porque acontece eu não sei, mas já vi acontecer.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Excesso de CO2, claustrofobia... Várias possíveis causas

goonies
Veterano
# fev/15
· votar


há muitos anos começei fazendo isobox.

Eu lembro que sempre quando tento explicar para alguem o que é um isobox é a mesma coisa do que falar com um jumento. ninguem entende..

quando mostro a foto , me perguntam:
Pergunta: "Você cabe ali dentro? não é muito pequeno para você?"
- Resposta: Não, retardado, o isobox só fica o auto falante.
Pergunta: - E como você escuta o som?
Resposta: - Pelo cú., conecto o cabo no cú e o som vai para o ouvido.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


nichendrix
se tu fechar a porta em alguns minutos tu fica meio tonto, porque acontece eu não sei, mas já vi acontecer.

Normalmente isso acontece se não tiver uma ventilação, né? Geralmente esses cômodos precisam de ar-condicionado. Ou a pessoa pode, de fato, morrer ali dentro.

goonies
rsrsrs... Seu post me fez lembrar um personagem antigo.
Pergunta idiota, tolerância zero, rsrs.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


goonies

Não tente explicar para um leigo porque um Shure custa muitas vezes mais que um Arcano, se ambos são microfones.

Del-Rei
ar-condicionado

E fuder com a madeira da bateria? E os ruídos no mic? #chato

nichendrix
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Excesso de CO2, claustrofobia... Várias possíveis causas

Ninguém vai criar um cômodo fechado sem nada de ventilação, logo CO² não é explicação e já vi isso acontecer mesmo em salas relativamente grandes tipo 16m² ou 24m² (salar pra prática de conjunto ou pra piano).

Uma vez falaram que a grande absorção do som faz com que o ouvido de algumas pessoas perca um pouco da referência e entenda cause algo parecido com uma labirintite, se procede a explicação eu não faço ideia.

Del-Rei
Normalmente isso acontece se não tiver uma ventilação, né? Geralmente esses cômodos precisam de ar-condicionado. Ou a pessoa pode, de fato, morrer ali dentro.

Em geral tem que ter alguma coisa pra circular o ar, se não a pessoa morre por acumulo de CO² se não for ar ao menos um duto de ventilação tem que ter.

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
E fuder com a madeira da bateria? E os ruídos no mic? #chato

Sei não... Todo estúdio tem (ou pelo menos deveria ter) ar condicionado e nunca ouvi relatos de diminuição de tempo de vida útil da batera por isso. E normalmente são aparelhos silenciosos, não costumam ser captados pelo mic. Pelo menos não deveria ser.

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda na construção de um derivado do "IsoBox", por favor!