Ajuda para proteger amp da maresia - WD-40?

Autor Mensagem
carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
Calime
Creio que o caso de cordas, se vc vai guardar a guita por um tempo, até vale, mas eu, por exemplo, quando vou usar a guita, sempre limpo as cordas com um pano macio e alcool isopropílico.Qualquer camada de algo,mesmo a gordura da pele, tira o brilho da corda(timbricamente falando), e deixa ela mais chocha, ao meu ver.É, acho que corda não tem jeito, só se tornando endorser de marca famosa...Mas experimenta, que conserva, conserva...

JJJ
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs
Quer dizer que o meu relato, com experiencias presenciais de inspetores da ANAC, homologação das Forças Armadas Americanas, homologação pelo FAA, Nasa, JAA, não é o suficiente?Puxa...

Ô amigão, não fica chateado não... hehe
Mas, é como no médico: uma segunda opinião é sempre bem-vinda!

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


JJJ

Eheh, não esquento, não, apenas aviso. Usa quem quer... Mas lembre que tudo que queima deixa resíduo de carbono, e carbono é condutivo. Portanto, não uso nada que possa, sob algum aspecto ter baixa rigidez dielétrica. O Cx não queima, vc pode usar até como agente extintor, pois elimina o oxigênio na área, já o WD, se vc colocar na chama, vira maçarico. Abcs.

Daniel_rsf
Veterano
# ago/12
· votar


Vocês sabem o que deve ser usado nas ferragens para evitar enferrujar? E se por acaso fiz a burrada de passar wd40, isso significa que daqui a um tempo vai ferrar as ferragens?

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Daniel_rsf: Vocês sabem o que deve ser usado nas ferragens para evitar enferrujar? E se por acaso fiz a burrada de passar wd40, isso significa que daqui a um tempo vai ferrar as ferragens?

Cara, nas ferragens não tem problema, mas eu optaria por um produto mais recente tecnologicamente que é o Corrotion X o qual Carlos Adolphs indica diversas vezes aqui no tópico e explica detalhadamente o motivo. Ainda por cima, ele serve pra parte elétrica. Enfim, um produto completo. Você leu o tópico?

Abs

Daniel_rsf
Veterano
# ago/12 · Editado por: Daniel_rsf
· votar


Li, mas pelo que eu tinha entendido, esse corrosion x era para parte elétrica. Mas obrigado pela resposta cara!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Acabei de ler esse
tópico sobre o uso de WD-40 e percebi que a polêmica foi grande. Ha uns 6 anos minha guitarra ficou com um barulho no potenciômetro de volume e na chave, espirrei WD-40 e ficou maravilha deste então.
Nunca usei outro produto mas imagino que tenha opção melhor para parte elétrica, mas não acredito que estrague (com todo respeito as opiniões, mas nunca vi isso acontecer).
Na parte metálica o próprio Luthier que recomendou o uso

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Luiz_RibeiroSP: Acabei de ler esse [T]
tópico sobre o uso de WD-40 e percebi que a polemica foi grande.


Você leu esse post? http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/283398/#8211551

Valeu!!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia
Li

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Luiz_RibeiroSP: Nunca usei outro produto mas imagino que tenha opção melhor para parte elétrica, mas não acredito que estrague (com todo respeito as opiniões, mas nunca vi isso acontecer).

Bom, então está sabendo que WD não é indicado pra parte elétrica, segundo relata o Carlos Adolphs que é estudioso no assunto e trabalha na industria de aviação (que é coisa séria) assim como musical. Ele é um profissional com carreira.

O problema maior do WD, na minha opinião é que tudo gruda nele. No final das contas acaba obtendo uma gosma com todas as partículas que pairam no ar, além de cabelo etc. hehe.

Eu uso spray Limpa Contatos nos circuitos/parte elétrica e o Corrotion X pra ferragem e inclusibve nas cordas. :)

Mas é isso, se pra você tá bom, maravilha!!!

Abs

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


MauricioBahia
Pelo que vi, algumas pessoas tiveram problemas com o produto, em aplicações recomendadas pelo fabricante e isso que gerou a polêmica. Sera que estamos sendo enganados ou o produto esta sendo mal usado?

olha o que o fabricante diz:

USO EM ELETROELETRÔNICOS
Melhora a condutividade em contatos de chaves elétricas
Cessa barulhos em resistências e potenciômetros
Evita que plugs, tomadas e interruptores "enferrugem" ->(no site esta escrito errado, pois a conjugação do verbo enferrujar no Presente do Subjuntivo é enferrujem. )
Elimina a estática dos botões de volume e sintonia do rádio

relatei que comigo funcionou de boa, mas talvez esteja enganado e isso não seja bom para o instrumento. Mas vi exageros nas descrições dos problemas causados pelo uso heheuheu, parece que vai derreter a bagaça toda.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Luiz_RibeiroSP: vi exageros nas descrições dos problemas causados pelo uso heheuheu, parece que vai derreter a bagaça toda.

hehehe. Eu já usei muito WD-40 em tudo, só não passava na pele... hehe. Só que é um produto da década de 50: "Desenvolvido por Norm Larsen (que então trabalhava para a Rocket Chemical Company) em 1953 para ser usado como eliminador d'água e anticorrosivo em circuitos elétricos. Inicialmente WD-40 fora usado para a manutenção e conservação de mísseis da NASA e na fuselagem de aeronaves. Mas não tardou e foram descobertos muitos outros usos para o WD-40."

O meu raciocínio vai nesse ponto, além do que o C. Adolphs cita. A tecnologia mudou muito desde então e certos produtos evoluíram. Penso assim sobre o Corrotion X. Tem uma matéria legal da revista Áudio & Vídeo sobre o produto. Acho que vale a leitura:

http://corrosionx.toaqui.com/docs/Materia_Audio_109_Low.pdf

:)

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia
Legal a matéria, vou aplicar na chave da minha Jeff Beck para evitar problemas.

WD-40 na ponte, Dunlop 65 nas cordas, óleo de peroba na escala, Lustra moveis no corpo, Silica gel no case... minha guitarra tem mais cosméticos que minha namorada 0_o

Daniel_rsf
Veterano
# ago/12
· votar


Luiz_RibeiroSP
WD-40 na ponte, Dunlop 65 nas cordas, óleo de peroba na escala, Lustra moveis no corpo, Silica gel no case... minha guitarra tem mais cosméticos que minha namorada 0_o

Hehehehe mas talvez possa valer mais a pena investir, afinal uma guitarra não pode largar nem chifrar ninguém, ném reclama quando tu dá mais atenção para outras guitarras, e se vc enxer o saco é só colocar pra vender que tu ainda ganha dinheiro, e não tem que aturar ela reclamando e pegando no teu pé, e te culpando por já se apresentando por aí com uma guitarra melhor, coisas do tipo hahaha

Daniel_rsf
Veterano
# ago/12
· votar


No final das contas ainda tá mto confuso isso de WD-40... hehehehe então, no final é pra usar esse corrosion x na ponte, e se eu já usei inadivertidamente WD-40, alguns dizem que não tem problema, outros dizem que fode, e o Bertola disse pra nunca usar esse produto em nada de guitarra... sendo assim, passar um pano pra tirar o produto resolve?

A minha parada é um kahler que eu tenho aqui, e o floyd rose... potenciometro nem ligo que é só trocar, mas kahler e floyd original vintage quero que dure hehheeheh

Tom.Morello
Veterano
# ago/12
· votar


Daniel_rsf

Não precisa tirar o WD não cara, passa só um pano pra polir melhor e tirar o excesso. Mas como descrito no tópico, evite utilizá-lo novamente e passa a utilizar esse Corrotion X...eu já encomendei o meu....hahaha.

inExperienced
Veterano
# ago/12
· votar


Marcado!!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


Pesquisei um pouco mais a respeito do WD-40, e no FAQ do fabricante achei esta pergunta :

" WD-40 não pode ser usado para limpar potenciômetro de guitarra?
Pode sim! Ele pode ser aplicado em qualquer tipo de componente eletrônico. Não danifica e nem conduz energia elétrica, além de proteger contra a corrosão dos condutores e eliminar a umidade. "

http://www.wd40.com.br/duvidas.html

portanto quem usou o produto, não precisa mais enfartar de medo.

E a estoria do produto ser feito de óleo de peixe e ter aplicações medicas são lendas urbanas. Os dois assuntos são esclarecidos.
Mas espanta pombos sim. 0_o.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Luiz_RibeiroSP: portanto quem usou o produto, não precisa mais enfartar de medo.

Não vai estragar o potenciômetro, mas devido a sua viscosidade, vai acabar acumulando resíduos com o tempo e isso, pra limpar depois será pior. Por isso o spray limpa contatos é mais indicado. Ele seca em minutos.

O WD-40 é um removedor de água, além e proteger contra a mesma. Ele repele água (WD = Water Disposal) Foi feito pra esse fim especificamente para proteger mísseis que ficavam estocados durante a guerra evitando que enferrujassem rapidamente.

Me diz, pra que vou trocar um produto específico, que é o spray limpa contatos pelo WD-40 genérico e que acumula resíduos? Eu não vejo qualquer vantagem nisso, mas respeito sua opinião. :)

Abs

ps. pra quem não leu. vale a pena ler esse post do Carlos Adolphs: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/283398/#8212391

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Espero não estar me passando por advogado da empresa euheuheu,

MauricioBahia
Em relação ao acumulo de resíduos, eu não tive problemas, no entanto só limpei 4 potenciômetros e duas chaves seletoras com ele, e isto é pouco para se ter como base, portanto não posso falar que não possa acontecer. O produto parece secar e não oferecer este risco de grudar alguma coisa.
Mas se existe este risco, como o fabricante recomenda o uso para esta aplicação? Se for verdade é uma sacanagem digna de processo por propaganda enganosa e diminuir a vida útil de equipamentos.

edit: por mim eu guilhotino qualquer um que diminua em 1 mim a vida útil da minha fender Jeff Beck.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


Luiz_RibeiroSP: Espero não esta me passando por advogado da empresa euheuheu,

:)

Mas se existe este risco, como o fabricante recomenda o uso para esta aplicação?

Pois é. Ele recomenda, mas já existe coisa mais recente. Esse produto possui uma fórmua da década de 1950 e eu já li muitas coisas negativas sobre seus uso em equipamentos eletrônicos.

Enfim, eu prefiro buscar novas tecnologias de proteção/lubrificação de equipamentos. Simples assim.

Valeuuuuuuuuuu!

Mr. Black Beauty
Veterano
# ago/12
· votar


Apenas e tãosomente para tranquilizar o pessoal que utilizou wd ou similares e estão com o fio-fó na mão, uso wd em todos os componentes da minha guitarra pedaleira e amp valvulado há aproximadamente 5 anos. Podem ficar tranquilos ou então eu sou um cara de muita sorte porque eu, principalmente quando vou para o litoral, abro a tonelab e o meu valvulado, retiro as placas de circuito e dou um banho de wd, de pingar mesmo. Quanto a guitarra, só evito aplicar na madeira exposta e captadores. Quem em deu esta dica foi meu sogro que trabalha com placas há mais de 30 anos. Meu amp nunca passou por nenhuma manutenção e está bombando. Aliás, apenas troco as valvulas de vez em quando, graças ao nosso grande Carlos Adolphs, que teve muita paciência comigo e me ensinou o quase nada que sei sobre elas. Agora, é evidente que deve haver produtos mais apropriados para esse fim, como bem disseram o Carlos e o Mauricio e eu também já vou tratar de comprá-los. Mas, para aqueles que já se valeram do velho wd, fiquem tranquilos ou então é como eu disse: Sou um cara de muita sorte.

Abç a todos

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mr. Black Beauty

hehe. O WD-40 é ótimo e funciona em inúmeras situações, mas eu não vejo razão pra usar como se fosse um "multiuso", com alguns parecem fazer. Guitarra é um instrumento de precisão, assim como seus potenciômetros. Tem coisas próprias pra cada parte da guitarra e atualizadas tecnologicamente. O meu ponto é esse! E, se o Carlos Adolphs recomenda NÃO usar WD-40 na parte elétrica eu não uso! hehe. O Carlos Adolphs é uma lenda viva! hehe Trabalha com eletrônica, aviação, sonorização profissional. Eu vou discutir com ele? É ruim hein...

;)

Alex guitar man
Veterano
# ago/12
· votar


é bom por saquinhos de silica Gel dentro do amp tmb ;)

JJJ
Veterano
# ago/12
· votar


Alex guitar man
é bom por saquinhos de silica Gel dentro do amp tmb ;)

Cara, isso não dura quase nada... Em muito pouco tempo eles umedecem e param de fazer o que se espera deles. A menos que você fique "cozinhando" os sacos dia sim, dia não. Mas, com o perdão pelo trocadilho, haja saco!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


Mr. Black Beauty
Eu fiz isso nim amp Oliver GS-15, ele não funcionou bem, quando o produto estava molhado, ai eu sequei o excesso com um pano e passei um secador de cabelo na placa. Depois disto funcionou.

Mr. Black Beauty
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia

é, Mauricio...você tem razão. Não dá pra discutir com o cara não. O cara é foda( rs). Pena é que esse produto que ele indicou não é fabricado por uma loctite da vida. Seria bom encontrá-lo em qualquer super-mercado.

Luiz_RibeiroSP

comigo não aconteceu, cara. Tá certo que nunca fiz isso e sai ligando o amp de cara.

Alex guitar man
Veterano
# mai/13
· votar


Pessoal, estava conversando hoje com uma amigo, ele disse que no litoral eles passavam spray de silicone nas fontes de computadores pra protejer da Maresia... Não sei se ajuda.. mas.. ja pensaram nessa possibilidade, de usar no amp?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Mr. Black Beauty (se ainda estiver ai...)
Eu encharquei a placa uheuehuehue, cabaciçe. Depois que secou ficou de boa. Na ponte da guitarra eu só tomo o cuidado de não deixar aparente aquele óleo, uso um pano pra lustrar e depois fica de boa.

Alex guitar man
Ja escutei isso tmb, mas seira bom usar uma fonte de PC como cobaia e deixar ela ligada 3 ou 4 dias com uma carga(lampada 12V por exemplo). depois brir pra ver se o silicone não estragou nada, isso se ela sobreviver.

Alex guitar man
Veterano
# mai/13
· votar


Luiz_RibeiroSP

Então, nada de aplicar silicone em Dissipador e valvulas kkkk, nem nos jacks

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda para proteger amp da maresia - WD-40?