Ajuda para proteger amp da maresia - WD-40?

Autor Mensagem
Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/13
· votar


Alex guitar man
não sei se pode dar problema, acho que pode ser usado pois ele é resistente ao calor o problema é se ele isolar termicamente um dissipador. ´so fazendo o teste pra saber.

Rachmaninoff
Veterano
# jun/14
· votar


Levantando o tópico...

Vou deixar meu amp na casa do baterista, que mora de frente pro mar. O visual é bonito... mas se bobear, a maresia come até seu fiofó.

Além da dica de passar o produto Corrosion X, deixar o amp coberto com a caixa de papelão ajuda?

fconde77
Veterano
# jun/14
· votar


Rachmaninoff

Um monte daqueles saquinhos de sílica gel são muito úteis.

rafael_cpu
Veterano
# jun/14
· votar


Nasci e vivi em cidade litorânea.
Cara, morar de frente para o mar tem um preço. A maresia corrói mesmo.
Quanto mais próximo do mar, pior.

Então, o jeito é proteger o equipamento. Se não está usando, deixe ele em local apropriado, como um cômodo menos exposto (p. ex., evite a sala ou quarto que dá de frente para o mar).
Cobrir o equipamento ou guardá-lo em um armário é importante! Se não vai usá-lo, guarde no case ou num armário. Se não for possível, ao menos cubra o equipamento com uma capa ou com a caixa dele.

Se for deixar a guitarra também, guarde-a no case após limpar as cordas e as ferragens.
Pronto!

Fazendo isso não terá problemas.
Ah, esse Corrosion X é muito bom, vale cada centavo!

T+

boblau
Veterano
# jun/14
· votar


O Corrosion X é excelente, mas tem um específico para componentes elétricos e eletrônicos da mesma marca.

Cobrir e proteger o equipamento é essencial.

rafael_cpu
Veterano
# jun/14
· votar


boblau

O Corrosion X já é apropriado para uso em eletrônica, amigo Boblau.
Além da versão "standard", há uma mais específica para aviação (lata azul) e outra para heavy duty (equipamento industrial, náutica, etc.).

Eu queria comprar o HD, mas este só encontrei pela internet. Aí acabei comprando o Corrosion X normal mesmo (latinha vermelha) aqui numa loja ao lado de casa (já economizei o frete e retirei na mesma hora).

T+

boblau
Veterano
# jul/14
· votar


Vc tem razão. O Corrosion X tem o normal e o HD. Eu uso o HD no barco e compro um, de outra marca, específico para partes elétricas, apesar que o Corrosion também é, que passo no alternador e nos terminais de bateria.

Mas o Corrosion X é excelente e para este tipo de proteção que vc precisa estará muito bem servido.

É que barco em água salgada tem cada problema de corrosão que vc não imagina.... Corrói bronze, alumínio, cobre, inox, plástico....

Luis A.
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Luis A.
· votar


Ressuscitando o topico aqui pq o meu sobre o assunto foi fechado....

Tenho visto colegas alertando sobre o perigo de uma reação química entre o WD-40 e os materiais plásticos, mas eu gostaria de ver algum relato mais preciso disso, para eu saber exatamente onde eu devo evitar o produto...

O fato é q minhas mãos transpiram MUITO e deve ter alto teor de sal no meu suor, pq todos luthiers q conheço dizem nunca ter visto nada igual.
Eu tocando em um dia de verão é quase o Ireno lavando a guitarra, o suor escorre pela guita e pinga no chão... Isso reduz muito o tempo de vida útil do meu hardware...
Geralmente antes de 1 ano o cromo das minhas ferragens ja começam a "pipocar", msm eu usado o WD-40 ou o óleo singer...

Agora fiquei a fim de ver qual é desse Corrosion X tmb..... Alguém sabe me dizer se a longo prazo o produto se mostrou eficiente???


PS. Obrigado Renatocaster por me indicar o tópico mais apropriado.

Edit: Po so agora eu reparei q este topico esta no forum de amps, por isso eu nao achei ele na busca.... eu nunca tinha vindo aqui srsrsr

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Luis A.
para eu saber exatamente onde eu devo evitar o produto...
Em tudo relativo a guitarras e eletrônicos.
Simples assim...
Corrosão não tem jeito. Cedo ou tarde vai aparecer. Cabe à você retardá-la mantendo seu equipo limpo e em local sêco (com sílica-gel), suas mãos limpas e sêcas (toque com munhequeiras e toalhas).
Não há mais nada à fazer exceto controlar sua sudorese por meios médicos e dieta (não coma carne).
Abç

Luis A.
Membro Novato
# jan/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pô Bertola, valeu, eu tava na esperança de ja terem inventado um produto mais eficaz...

Eu tomo os cuidados q vc citou (exceto o da carne srsrs) , mas meu caso é extremo...

Muito obrigado...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


Luis A.
mas meu caso é extremo...
É... Lamento...
Sucesso no tratamento!
Abç

SergioTrindade
Veterano
# jan/16 · Editado por: SergioTrindade
· votar


Uma coisa que ajuda a proteger da maresia é manter o instrumento ou amp em lugar fechado e reduzir a umidade. O saquinho de gel é bom dentro de um case mas não resolve em ambiente maior porque precisaria usar muitos.
Eu controlo a humidade em casa com potes de cloreto de cálcio granulado, principalmente para não estragar alto-falantes antigos.
Vende uns potes pequenos prontos no supermercado, mas no mercado livre tem caixas de 5gk de cloreto de cálcio granulado por uns trinta e poucos reais.
Basta por em um pote com tampa furada e um papel toalha para vedar, deixando um espaço para o acúmulo de líquido no fundo.
Eu uso vários desses nos locais úmidos.
Estas fotos dispensam instruções:
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/cloreto-de-calcio-granulado-3-kg-3-potes- anti-mofo-739101-MLB20276291049_042015-O.jpg

Luis A.
Membro Novato
# jan/16
· votar


SergioTrindade

O meu problema é q enquanto eu toco o instrumento inteiro fica encharcado literalmente, então eu tenho q achar o melhor produto para fazer um revestimento nas peças metálicas...

Nao quero um produto q faça magica, so quero prolongar a vida útil das peças pq nao tenho condições de ficar trocando todo hardware a cada 3 ou 4 anos...


Mauricio Luiz Bertola

toque com munhequeiras e toalhas

Cara, em casa às vezes eu toco de toalhinha msm, aprendi com Danny Gatton kkkkkk

Mas nao dá pra tocar assim fora de casa né, vira palhaçada rsrsrsrsrsr

Valeu abraço!

https://fbcdn-video-e-a.akamaihd.net/hvideo-ak-xfl1/v/t42.1790-2/11920 729_871329926286254_1399273090_n.mp4?efg=eyJybHIiOjMwMCwicmxhIjo1MTIsI nZlbmNvZGVfdGFnIjoic2QifQ%3D%3D&rl=300&vabr=130&oh=0eabd37699a27491570 03089093b7f6b&oe=5697FF04&__gda__=1452806022_e398daea65801ff809ede3ffe d66bcb6

MauricioBahia
Moderador
# jan/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Luis A.

Se é suor, tem que secar ou prevenir que sue. Velho, eu comprei um ventilador, há uns 2 anos atrás pois eu suava demais. Ele gira 90º. Foi esse, levinho, silencioso e até hoje tá firme e forte:

Circulador de Ar 40cm Turbo Silêncio com Função Repelente CC95

Imagem: https://static.wmobjects.com.br/imgres/arquivos/ids/2517033-344-344/.j pg

Não é "fricote", realmente é útil pra caramba!

Boa sorte!

Luis A.
Membro Novato
# jan/16
· votar


MauricioBahia

Tenho um desses no meu quarto e é excelente msm!!! no fraco parece q está ate desligado de tao silencioso, e é bastante potente...

Mas acho q nem ar-condicionado resolve meu problema, ja morei em pais frio, onde nevava, e minha mão encharcava a guitarra do msm jeito srsrsrsr

Por isso acho q a unica solução seria algum óleo q formasse uma película protetora...

Ja pensei ate no Neverwet, mas nao tenho coragem de aplicar na minha guitarra.... nao dá pra fazer ela de cobaia....

fconde77
Veterano
# jan/16
· votar


Luis A.

A solução e usar munhequeira como o Bertola falou e depois que tocar limpar com pano seco... nas ferragens vc pode aplicar um lubrificante como WD com um paninho tipo Perfex e depois com outro limpo tire o excesso, mas isso de tempos em tempos... não vai fazer isso todo dia ou toda vez que tocar!

Luis A.
Membro Novato
# jan/16
· votar


fconde77

Isso é oq eu tenho feito, exceto pela munhequeira, acho q isso seria muito incomodo devido à minha maneira de tocar...

Mas o meu uso do WD-40 esta sendo exatamente como vc descreveu... periodicamente, aplico nas peças metálicas e retiro o excesso...

Mas é complicado fazer isso sem q o WD entre com contato com algumas partes plasticas.... e nao tenho grana pra ficar repondo peças .....

Acho q vou acabar voltando para o singer.... alguem tem algo contra ele?

Soultunes
Membro
# jan/16
· votar


Li o topico todo, passei WD40 nos amps aqui tem uns 3 meses, nos ins e outs na verdade, fiquei assustado agora hahahah

Vi o tal Corrosion X no ML, já vou comprar um.

Iversonfr
Veterano
# jan/16
· votar


Soultunes
Vi o tal Corrosion X no ML, já vou comprar um.

Idem. Eu jogo Óleo Singer num bastão de fast fret velho e já funciona melhor que o fast fret na minha opinião rs. Vamos ver esse Corrosion X.

fconde77
Veterano
# jan/16
· votar


Comecei a usar o Corrosion X por recomendação do Carlos Adolphs e pude comprovar sua eficiência na prática com um Marshall Valvestate que não funcionava, nao fazia outra coisa além de ruido...

MauricioBahia
Moderador
# jan/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Só uso Corrosion X.

Luis A.

Você tem hiperidrose, provavelmente. Caso sim, isso tem tratamento. Já li por aí.

ABS!

PS. Atividade física ajuda pacas. Você prática algum esporte?

Luis A.
Membro Novato
# jan/16
· votar


fconde77

Tou querendo experimentar tmb, mas Corrosion X, pelo q eu entendi é uma marca, com vários produtos, ainda vou olhar com calma qual o mais apropriado...

De tempos em tempos eu dou uma pesquisada nesse tema, na verdade é sempre q eu preciso gastar grana com hardware ou parafusos, oq não passa de 2 anos...

Eu fico a expectativa de surgir produtos específicos pra guitarra, assim como existem vários para cuidados de cordas.... e se a embalagem coubesse no case, seria melhor ainda...


MauricioBahia

Sim, ja consultei varios medicos, e pelos pós e contras, optei por não operar. Agora estão surgindo pesquisas com medicamentos para esse problema, mas ate q se façam todos testes e liberem...

Atualmente ando sem tempo pra praticar esportes, mas a minha mao é um bocado complicada msm, toco desde os 10 anos e ja tentei muitas gambiarras e receitas caseiras... vc não tem ideia do quanto elixir mudou minha vida rsrsrsr

Vou dizer a atual situação da minha guitarra:
De 2012 pra ca eu ja troquei todo hardware, apenas a madeira é a original de 1998...
Eu tento praticar com uma certa frequência, então regularmente eu toco após o trabalho, geralmente próximo ao ventilador e num horário mais fresco... isso umas 3 ou 4 vezes por semana...

- Vibrato Bigsby é feitos de vários materiais, as partes ferrosas ja apresentam inicio de oxidação. O parafuso q fixa a alavanca, e a peça de metal por onde o tubo q prende as cordas gira ja perdeu o brilho. As vezes passo WD em todo Bigsby

-Ponte, de 98 pra ca ja estou na quarta, as 3 primeiras apodreceram ( gibson, schaller, gotoh)... A atual da graphtech, instalada em 2014, o cromo ja pipocou próximo ao parafuso...

-Tarrachas grover locking (2014), os parafusos q prendem as pegs tulipa ja estao pretos.... Tarrachas e ponte são os piores locais pra se aplicar óleo, pq o óleo fica dias no instrumento e mela a mao toda quando se afina ou faz um palm mute.....

-Captadores são SD, foram instalados em dezembro de 2014, em menos de 6 meses a capinha de nickel ja estava relic na parte superior próxima as maos... e eu não quero q eles fiquem iguais os 490/498 q eu postei em outro tópico...

-Parafusos do escudo eu troquei mes passado, e toda vez q vou num luthier pergunto se ja não inventaram de aço inox, nunca tem srsrsrsr O luthier tmb fez um polimento nos trastes instalados em 2014, ja estavam ficando verdes....

Atualmente eu estava aplicando WD, com muito cuidado pra não tocar nas cordas elixir e no nut de tusq pq ja ouvi dizer q eles não combinam bem... Quando eu vim para esse topico, eu queria saber exatamente se eu poderia dar um BANHO de WD no instrumento, passar um pano e depois guardar... ja vi q não rsrsrsrs....

jmilk
Membro Novato
# mai/16
· votar


A chapa de chassis fica sempre nova.O representante americano me deu garantia na época de 3 anos à beira do mar, em qualquer chapa.A Marinha Americana comprovou.
---------------------------------------------------------------------- --------------------
carlos adolphs:
Excelente, esse seu artigo!
Comprei CorrosionX que estou aplicando nas PCIs dos eletrônicos, pois moro a 300 m do mar.
Se possível informe: em quanto tempo deverei repetir a aplicação?
Após os 3 anos da garantia?
Abraço.

jmilk
Membro Novato
# jun/16
· votar


A chapa de chassis fica sempre nova.O representante americano me deu garantia na época de 3 anos à beira do mar, em qualquer chapa.A Marinha Americana comprovou.------------------------------------------------------------ ---------- --------------------carlos adolphs:Excelente, esse seu artigo!Comprei CorrosionX que estou aplicando nas PCIs dos eletrônicos, pois moro a 300 m do mar.Se possível informe: em quanto tempo deverei repetir a aplicação?Após os 3 anos da garantia?Abraço.
-----------------------------------------
Boa tarde!
Embora esse tópico esteja há alguns meses parado, foi nele que li o depoimento do C Adolphs sobre Corrosionx. Por isso muito agradeceria a qualquer membro do fórum que considerasse seu ressucitamento e respondesse a minha dúvida acima, já que o autor não o fez até agora.
Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda para proteger amp da maresia - WD-40?