Comprei: Mesa Boogie Mark V head !

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# fev/12 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Ainda bem, eu e o nichendrix não temos os mesmos gostos, eu curto as guitarras que tenho e meus amps, ele os dele. Mas não digo que não tem suas qualidades os equipamentos que ele fala e tem, tem lógica e tem virtudes dentro do que eu conheço.

Ainda bem que não temos os mesmos gostos, na boa eu torcia o nariz bonitaço pra maioria das PRS antigamente, mas tu falou tanto delas, mas tanto delas, que eu comecei a ver algumas qualidades que eu não via antes, hoje acho até que depois que fechar a minha quota de "must have", eu vou terminar procurando.

Um dia te convenço a dar uma segunda chance pras Teles... hehehehe

Por outro lado, o nichendrix também gosta de muita coisa que eu gosto, curte muita coisa que eu sou vidrado e assina embaixo de muita coisa que eu comprei e que eu falo.

Sim, tá doido, nosso gosto particular por Les Pauls e archtops rende muitas longas e prazeirosas conversas, e fiquei realmente feliz e honrado quando tu mandou a foto da Benê, fiquei feliz que a indicação valeu a pena.

edalko
Não tenho o conhecimento do Nic nem do MMI, mas posso falar o que eu noto do equipo que tenho.

Vem com essa não, que só do tempo que te conheci pra cá, já passou mais gear pela teu quartinho dos fundos do que pelo meu nos ultimos 10 anos, já tá dando é aula pra mim rapaz... hehehehehehehe

Primeiro, que ao contrário do que disseram, eu não acho que os amps MARK da Mesa tenham os médios atenuados.
Muito pelo contrário.
Acho que o Mesa em geral, e mais acentuadamente no Rocket e no Mark3 e no Mark5 os médios são muito pronunciados.


Aqui entra naquela nossa conversa de uns anos atrás, acho que assim que tu comprou o primeiro SL60, tu admite que gosta de um som scooped, que deixa o Mk.III bem scooped, e diz que não aguentaria amps tão brilhantes quanto os que eu em geral gosto... então, isso diz tudo sobre como eu percebo médios e como tu percebe médios... ehehehhehe

Se pegarmos um GE7, com suas 6 bandas de equalização, eu diria que as frequencias entre 120 e 800hz seriam acentuadas.
Naquele som de arroto do MarkIV e do Rectifier, ou mesmo no som abafadaço do MarkI, vc nota que os médios são pronunciados. Há uma atenuação de agudos.


Na verdade atenua mesmo é quase todo o medio agudo e agudo, os Mesa, se comparar com Fender, Vox ou Marshall tem muito menos agudo e tua fala seguinte prova isso: Tanto que esses dias tava eu tocando com Giannini TS2 levemente crunchadinho, daí regulei o GE7 fazendo um "V" invertido nas frequencias 200/400/800 e coloquei um pouco de agudo. Liguei o meu JD-10 no modo distortion e tive claramente um som semelhante ao Mark3, no canal Solo com eq em "V".

Tu pegou um amplificador de contrabaixo (o Bassman é basicamente um amp de contrabaixo), aumentou os médios e agudos, ligou outro preamp, pra conseguir o som de um Mark com eq em V.

Em qualquer amp mais normal tu teria o inferno de microfonia e agudos, mas isso só deu certo porque era um Bassman. Se tu tivesse feito isso num Tremendão, provavelmente tu teria o som do Mark com os agudos no talo e o eq em V invertido.

Tenta no AC30 a mesma regulagem pra ver o que é ter muito médio e ver se o médio natural dos Mark é realmente tão acentuado em relação a outras marcas de amps?

Porque foi isso que eu quis dizer, se comparar com outras marcas, os mesa são scooped, as únicas exceções que eu consigo lembrar, dentre os que testei, são o Blue Angel e o Trem-o-verb.

Talvez falar de médios nem seja tão preciso e quanto falar do Presence. No Marshall pra soar não scooped eu basicamente tenho que deixar o tempo todo no zero, nos mesa é quase que o tempo todo do meio pra cima. Como o presence atua definindo a área onde os médios vão atuar, é fácil dizer que no Marshall sobram medio-agudo e agudo e no mesa eles faltam daí o som cavernoso e o som de arroto dos Rectos.

edalko
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
Cara, não acredite nesse papo do SLO. Use seu senso crítico e pense se dá para jurar que os componentes dele são tão especiais e únicos assim, só ele tem transformadores e essa junção de tudo de melhor do mundo e que só o Soldano tem e que só usa nos SLO... Põe o pé no chão. Bons componentes, para qualquer fornecedor, pagou, levou. Componentes eletrônicos são facilmente reproduziveis, não dá para falar que um é absurdamente acima de qualquer comparação com outros. Isso nesse padrão de amps de linha, não estou falando de um Dumble mesmo porque nunca toquei em um e acho que não vou tocar, mas deve ter algo de muito especial nele. Mas não num Soldano..
Uma das coisas que eu mais critico nesse mundo é justamente essa mitificação de coisas que são bem simples, na boa a maioria dos valvulados usa componentes que você encontra pra vender na loja de eletrônica da esquina de qualquer cidade do Brasil, mesmo transformadores é coisa que qualquer técnico em eletrônica consegue copiar.

Então não existe componente mágico nesses amps, não existe nada que seja único deles, o SLO 100 é uma lenda porque quando foi lançado não existia nada parecido, não porque tenha alguma maravilha lá dentro que nenhum outro amp tem ou possa ter.


Eu tbém acho que os equipamentos em GERAL são simples, com componentes simples, que no conjunto dá um sonoridade ou um resultado específico.

Em geral o que encarece é a tal marca.

COntudo, voltando aos componentes, tenho um amigo que viveu nos EUA quando hoje renomados handmakers de pedais começaram a surgir, e eram seus conhecidos: AnalogMan, Fultone, Barber...

E me disse algo em relação ao Fulltone. Que ele comprava lotes de resistores, por exemplo, e só usava aqueles que efetivamente davam a resistência desejada.
Vejamos, se um resistor tem tolerância de 5%, já imaginou em pedal com 30 componentes? Se vc aceitar essa tolerância em todos os componentes acredito que o resultado final não será igual.
Muito semelhante, mas nao igual.
Daí que pode se entender porque o SRV testava 100 TS9 para escolher o dele.

Agora, mesmo que um fabricante de lote, como os Chineses, adotem copias semelhantes de projeto, creio que se nao houver aquele rigor na escolha de componentes, o resultado nao será igual.

Hoje estou com 3 amps Americanos e um nacional. E nao tive um resultado agradável com os amps chineses, de modo que não acredito nessa qualidade que o mercado tenta pregar com os equipos dessa nacionalidade.

Assim, mesmo que uma marca tenha uma assinatura do projetista outra marca famosa (Jet City - Mike Soldano), nao creio que os equipos daquela marca soem como os da marca propria do projetista (Soldano).
Tem um traço do DNA... e só!

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12
· votar


nichendrix

Então não existe componente mágico nesses amps, não existe nada que seja único deles, o SLO 100 é uma lenda porque quando foi lançado não existia nada parecido, não porque tenha alguma maravilha lá dentro que nenhum outro amp tem ou possa ter.

Ainda não sei se concordo com isso... o SLO 100 é um amplificador que não tem sequer uma pessoa que diga um senão dele. É só elogio e elogio, e a recorrente frase: ''De tudo que eu já toquei, inclusive os melhores clones, nada soa como um SLO''. Até hoje esse amplificador é desejo de consumo de tudo quanto é gente que tu vê na internet, mas a maioria não tem condições de ter ou de manter um amp desse. Tem realmente algo de especial nele. Tu pode conseguir o timbre básico dele com os clones. Mas toda a essência dele eu duvido muito...

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12
· votar


edalko

Assim, mesmo que uma marca tenha uma assinatura do projetista outra marca famosa (Jet City - Mike Soldano), nao creio que os equipos daquela marca soem como os da marca propria do projetista (Soldano).
Tem um traço do DNA... e só!


Apesar de nunca ter tocado em um SLO, eu considero muito plausível essa afirmação e concordo plenamente. Cada amplificador é único. Os Jet City serão bons se comparados consigo mesmos e no que eles produzem de som, mas eu não diria que eles compartilham o mesmo nível de qualidade do SLO, que é a obra prima - o estado da arte - do Mike Soldano.

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


Vinícius Iron
Mas toda a essência dele eu duvido muito...

Mexeu no túmulo do Sartre, hein!!!

Brincadeiras à parte, estou levemente preocupado com sua busca determinada e insatisfeita.

Sei lá, sempre me lembro do Santana (e olha que o cara tem um Dumble) que poderia ficar horas falando de amplificadores e timbres, mas prefere se concetar às pessoas e levar os filhos na escola.

Há quem passe a vida toda obstinado por feitos. Acho isso louvável, mas não exemplar. Arrisco até a dizer que o tamanho do "troféu" conquistado é proporcional ao abismo interior da pessoa... mas deixa o Freud pra lá.

Por fim, vc está de parabéns pelas informações e a discussão de nível elevado.

Abraços

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12
· votar


Velvete

Eu acho interessante se aventurar nesse assunto de timbres e equipamentos. A música e a composição, assim como a técnica, sempre serão a peça mais importante da equação. Os equipamentos estão aqui para nos ajudar a buscar aquele som que nos complete, musicalmente. Então, em toda discussão desse gênero, se mantido o respeito, leva à boas informações, embora exista, no final, discordâncias.

Acho que discutir timbre também é sempre algo que leva a um certo ''tumulto''. Muitas vezes, informações técnicas não bastam para derrubar algo que não batem com a experiência de uma pessoa. Isso me lembra de uma discussão com um cara, em outro fórum, que me agrediu verbalmente quando eu defendi o Mogami. Ele rebateu dizendo que eu não entendia do que eu falava e quis me convencer de que Planet Waves era melhor, com um monte de termos técnicos que eu não entendia p**** nenhuma, sendo que ele nunca havia tocado em um Mogami.

Essas discussões é que fazem o CifraClub lazeroso pra mim, hehe.

Por fim, vc está de parabéns pelas informações e a discussão de nível elevado.

Beleza, cara, brigadão. :)

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


edalko
E me disse algo em relação ao Fulltone. Que ele comprava lotes de resistores, por exemplo, e só usava aqueles que efetivamente davam a resistência desejada.
Vejamos, se um resistor tem tolerância de 5%, já imaginou em pedal com 30 componentes? Se vc aceitar essa tolerância em todos os componentes acredito que o resultado final não será igual.


Aqui temos 3 informações que podem ser analisadas...

A primeira que que o Mike Fuller testa cada componente de um lote comprado. Isso é plausível e até provável. Agora uma coisa que não se pode garantir de componente nenhum é que o desempenho dele no circuito será igual ao desempenho dele isolado no teste, também não existe garantia que um componente que hoje se comporte de forma X irá manter esse comportamento a longo prazo.

Então essa medição é uma minimização de riscos, você pode atestar que o risco de dar defeitos ou o a variabilidades (que é esperada e normal), seja mínima, mas nunca inexistente.

A outra informação é que o SRV testava 100 pedais pra escolher um, bom isso eu não posso falar nada porque nunca vi o cara, nem ouvi falar dele fazendo isso.

Dessa informação pode-se inferir outras duas, uma que é de domínio público, que é o fato de que a variabilidade de componentes 30-40 anos atrás era infinitamente maior do que a atual onde se consegue um índice de defeito de 16 unidades por milhão de milhão de oportunidades. A outra informação é que ele era muito meticuloso com o timbre, e forçando a barra talvez a níveis que beirava a obsessão, como é o caro do Eric Johnson que diz que ouve a interferência dos parafusos nos transitores de germanium do Fuzz Face dele (algo que está além do ouvido de um morcego).

A terceira e a única que de fato interessa discutir é que se você tem 3 componentes com variação de 5%, haverá uma variação enorme no resultado final. Essa eu posso negar facilmente, porque nenhum circuito eletrico/eletronico é linear, 5% de variação num componente não equivale a 5% no final,por serem não lineares, vai ter componente que se variar 30% o impacto no resultado final vai ser inferior a 1%, já existem componentes que se variarem 1% o impacto no final é de 40%. Há ainda componentes em que a variação no final é pouca até determinado nível e acima daquilo cresce exponencialmente.

Então variar qualidade nos componentes, o que é inevitável, já que nenhum método produtivo conseguiu produzir com defeito zero, o importante é atentar às variações em componentes que aprensentam um grande impacto no comportamento geral do circuito. Feito isso você garante o resultado final.

Se isso vai durar 1 ano ou 100 anos, são outros 500.

Assim, mesmo que uma marca tenha uma assinatura do projetista outra marca famosa (Jet City - Mike Soldano), nao creio que os equipos daquela marca soem como os da marca propria do projetista (Soldano).
Tem um traço do DNA... e só!


Eu discordo, já pude testar tanto o meu Picovalve (que já foi teu) ao lado de um THD Univalve, quanto o JCA100 ao lado do SLO100. As diferenças audíveis são minimas, dentro do esperado de dois amps iguais. Abrindo o THD e o Picovalve, você nota diferenças na construção, o Picovalve é feito tudo direitinho, na boa é mais organizado por dentro que meus outros amps, só que o THD dá pra ver que o cuidado na montagem está em outro nível, nada do tipo isso é uma merda e o outro uma maravilha, está mais pra um é bom e o outro é muito bom.

Isso me faz crer que as chances de o Picovalve chegar a meus netos é muito menos que a chance do Univalve, só que a diferença de preço é parte da justificativa pra que isso aconteça.

Vinícius Iron
Ainda não sei se concordo com isso... o SLO 100 é um amplificador que não tem sequer uma pessoa que diga um senão dele. É só elogio e elogio, e a recorrente frase: ''De tudo que eu já toquei, inclusive os melhores clones, nada soa como um SLO''.

Ele é realmente um amp singular, é muito foda e tem um projeto bem diferenciado e tem um puta som, não é o tipo de som que eu curto na maior parte do tempo (mas tem algumas coisas que curto que ficam perfeitas nele), e de longe um dos amps mais fodas que já toquei.

Só que está um nível abaixo dos realmente tops de linha, coisas como Matchless, Budda, Victoria Amps, Pritchard (no caso dos SS), etc. Esses amps tem a construção num outro nível.



Até hoje esse amplificador é desejo de consumo de tudo quanto é gente que tu vê na internet, mas a maioria não tem condições de ter ou de manter um amp desse. Tem realmente algo de especial nele. Tu pode conseguir o timbre básico dele com os clones. Mas toda a essência dele eu duvido muito...


Cara eu não duvido não, o Pedrone se tu tiver disposto a pagar bem mais de 5paus te faz um SLO com os mesmos componentes e o mesmo projeto, fica igual, sem tirar nem por. Como eu disse, não existe nenhum componente mágico que só o Mike Soldano tenha acesso, todos estão pra vender.

Agora imagina, se eu tivesse pulado de um amp de série pra um Soldano, é claro que a única coisa que eu poderia dizer é que é o melhor amp que o dinheiro pode comprar. Só que se tu compara dentro da faixa em que ele se encontra, tem coisa que bate ele em som e qualidade por uma boa margem.

Por isso tu vê tantos comentários deslumbrados na net, a maioria das vezes o cara ou nunca teve acesso a esses amps realmente tops de linha e testou por meia hora e achou coisa do outro mundo, ou até pouco tempo não tinha grana e agora que tem comprou e está na fase de lua de mel com o amp.

Só depois que tu acostuma, é que a conversa muda. Isso acontece com todo mundo que não nasceu milionário, pode perguntar pro edalko, pro MMI se não é assim, tu compra teu primeiro top de linha e acha uma coisa do outro mundo, 1 ou 2 anos depois se for perguntar de novo, já consegue ver vários pontos fracos que antes não via.

Apesar de nunca ter tocado em um SLO, eu considero muito plausível essa afirmação e concordo plenamente. Cada amplificador é único. Os Jet City serão bons se comparados consigo mesmos e no que eles produzem de som, mas eu não diria que eles compartilham o mesmo nível de qualidade do SLO, que é a obra prima - o estado da arte - do Mike Soldano.

Eu falei que tinham virtualmente o mesmo som, falei que tirando certas variações que seriam esperadas até mesmo em amps da mesma marca e modelo, o som era o mesmo.

Dizer isso e dizer que os dois amps tem a mesma qualidade não é a mesma coisa, tanto que existe um motivo pro dono do SLO comprar o Jet City, que é justamente ter o mesmo som, com algo que ele não se importe e não vá ter grandes prejuizos se queimar, se for roubado, se jogarem cerveja nele, etc.

Som é uma coisa, qualidade é outra coisa totalmente diferente e nisso eu concordo, por mais que o Jet City e o Soldano tenham o mesmo som, não tem a mesma qualidade, a qualidade do Jet City é a qualidade que eu esperaria de um bom amp de série, não é abaixo dos Fender, Marshalls e amps de série "comuns", só que também não é acima. Da mesma forma eu não espero que meu Blues DeVille tenha a mesma qualidade de um Vibro-King que custa 3x o preço dele.

Embora o som seja equivalente, em termos de qualidade é cada macaco no seu galho.

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
(olha seu email)

Só por mal que lhe pergunte, já que esqueci de perguntar no email, aquele solo com a Benê foi usando o Millenia?

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12
· votar


nichendrix

Só que está um nível abaixo dos realmente tops de linha, coisas como Matchless, Budda, Victoria Amps, Pritchard (no caso dos SS), etc. Esses amps tem a construção num outro nível.

Eu não faria comparação com amplificadores SS, mas, velho, a construção do SLO é referência mundial pra tudo que existe em amplificação, é considerada a top do top. Os Victoria Amps e Pritchard eu não conheço, então não vou dar pitaco, mas CERTAMENTE a construção dos Budda e Matchless não são superiores a do SLO. Duvido muito que seja.

Cara eu não duvido não, o Pedrone se tu tiver disposto a pagar bem mais de 5paus te faz um SLO com os mesmos componentes e o mesmo projeto, fica igual, sem tirar nem por. Como eu disse, não existe nenhum componente mágico que só o Mike Soldano tenha acesso, todos estão pra vender.

Volto a discordar. Eles podem copiar o circuito perfeitamente, que ainda sim não vai soar como um SLO. O Soldano SLO usa os melhores componentes do mercado. A mágica dele é o DeYoung, e somente a Soldano possui esses transformadores, que tornam o SLO um amplificador inigualável. Mas eu ponho 500 pila FÁCIL na mesa de que o clone do Pedrone não chega nem perto do Soldano SLO (não desmerecendo o trabalho do cara, né). Talvez tu pense que ele não seja o melhor pros sons que tu faz, que é Blues. Mas, para pegadas Hard/Heavy Metal e solos, o seu canal Overdrive é imbatível.

Som é uma coisa, qualidade é outra coisa totalmente diferente e nisso eu concordo, por mais que o Jet City e o Soldano tenham o mesmo som, não tem a mesma qualidade, a qualidade do Jet City é a qualidade que eu esperaria de um bom amp de série, não é abaixo dos Fender, Marshalls e amps de série "comuns", só que também não é acima. Da mesma forma eu não espero que meu Blues DeVille tenha a mesma qualidade de um Vibro-King que custa 3x o preço dele.

Eu duvido muito que o som dos dois seja equivalente. Não é só o circuito que conta no resultado final, mas a mão de obra empregada. Jet City é mão de obra chinesa, com componentes chineses e produção em série. Soldano SLO é tomado como se cada amp fosse único, com organização interna perfeita, melhores componentes, fiações etc, que tudo influencia. O pessoal caracteriza muito o SLO como tendo um som ''3D'' e um charme, polidez a mais, em comparação com qualquer outro clone ou mesmo outros modelos de Soldano. Jet City, na minha opinião, deve ter o mesmo som básico, mas, se tu fizesse um A / B com ambos, tu veria a diferença. O Mike Soldano mesmo disse, que se tu tocasse com o SLO num dia e com o Hot Rod no outro, tu nem notaria a diferença. Porém, postos um do lado do outro, a diferença grita. É por isso que eu digo que o som básico é o mesmo, mas nada jamais soará como um SLO, a não ser um SLO.

Tô chato pra caramba agora, hehehehe.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


edalko

Na verdade, tem um probleminha de nomenclatura aqui, porque a diferença entre eles em parte está tudo em médios. A gente gosta pra caramba dos médios graves, digo isso por mim e pelo que sei de você. O nichendrix já gosta de menos dessa faixa e mais de médio-agudos. mas em falando de timbre de guitarra, Mesa é grave mesmo e é característico o som scooped deles.

Eu já te falei disso uma vez numa conversa... As válvulas fazem boa diferença no som de um amp. Quer agradar o Nic com seu Mesa? Enche ele de válvulas JJ, elas vão puxar o som para o médio agudo (ou o que se chama de médios nessa discussão), garanto que quem reclama de som scooped vai dizer que melhorou, mas não a mim. Ao contrário, quer um som bem "arroto", como você chama? Experimenta encher de Svetlanas e você verá seu amp gritar numa faixa mais grave. Quer um pouco mais de headroom no seu som limpo? Tenta 12AY7, 12AU7 ou 12AT7 no seu canal limpo.

É basicamente esse papo de médio agudo que para mim faz toda diferença. É isso que me incomoda no som de strato, no som dos Marshall JCM e por aí vai.

Claro que esse papo de resistores faz diferença. Mas juro de pé junto, uma válvula JJ, uma Svetlana, uma NOS GE ou Mullard fazem muito mais diferença. Mesmo não sendo dessa área de eletrônica, no ouvido mesmo.


Vinícius Iron

Muitas vezes, informações técnicas não bastam para derrubar algo que não batem com a experiência de uma pessoa. Isso me lembra de uma discussão com um cara, em outro fórum, que me agrediu verbalmente quando eu defendi o Mogami

Parceiro, é que você é cabeça dura prá dedéu! huahuahuahuahua


nichendrix

Eric Johnson que diz que ouve a interferência dos parafusos nos transitores de germanium do Fuzz Face dele (algo que está além do ouvido de um morcego).

tem coisa que eu não acredito mesmo. Da mesma forma, esse novo recorde do Della Vega. Qual é, é contra a fisiologia! O cara tem nos dedos músculos de asas de beija-flor?

Só que está um nível abaixo dos realmente tops de linha, coisas como Matchless, Budda, Victoria Amps, Pritchard (no caso dos SS), etc. Esses amps tem a construção num outro nível.

Vixi... Chutou o pau, agora virou papo de amp de gente grande.

Agora imagina, se eu tivesse pulado de um amp de série pra um Soldano, é claro que a única coisa que eu poderia dizer é que é o melhor amp que o dinheiro pode comprar. Só que se tu compara dentro da faixa em que ele se encontra, tem coisa que bate ele em som e qualidade por uma boa margem.

É aquele velho papo... Um dia achei guitarra Gianini bacana. Sonhei com Fender ou Gibson Standard e achava que era o céu. Tive dessas, sonhei com signatures, seria "top". Tive dessas, sonhei com Custom Shop, seria o paraíso. Também tive, descobri que existiam coisas melhores, como a Tom Anderson do edalko. assim foi pasando, fui comprando e trocando... Hoje cheguei na Benê, mas juro que a Foster que toquei era melhor...

nichendrix
Veterano
# fev/12 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron
Os Victoria Amps e Pritchard eu não conheço, então não vou dar pitaco, mas CERTAMENTE a construção dos Budda e Matchless não são superiores a do SLO. Duvido muito que seja.

Cara, basta dizer que por anos Budda e Matchless fabricaram os amps mais caros do mundo, foram basicamente as duas marcas que criaram o mercado de amplificadores de boutique e mesmo nesse mercado (que a priori é um nível acima dos Soldano), eles são considerados os tops dos tops.

Eu não faria comparação com amplificadores SS

Rapaz em termos de construção, um SS é bem mais complexo que um valvulado, e os SS da Pritchards são comparaveis aos Matchless em construção e em timbre.

Volto a discordar. Eles podem copiar o circuito perfeitamente, que ainda sim não vai soar como um SLO.

Como tu pode ter dois circuitos iguais, com os mesmos componentes, com os mesmos ajustes, e ainda assim sai um som diferente?

A mágica dele é o DeYoung, e somente a Soldano possui esses transformadores, que tornam o SLO um amplificador inigualável.

Se tu tiver 300 dólares tu acha pra comprar transformadores DeYoung, inclusive os com projetos do Mike Soldano. Estão pra vender do mesmo jeito. Agora custam o dobro do preço dos outros.

Talvez tu pense que ele não seja o melhor pros sons que tu faz, que é Blues.

Tu por acaso já me viu tocando pra afirmar que eu toco blues?

Basta dizer que em 1990-1991, quando tu ainda nem tinha nascido eu já estava batendo cabeça. E já tinha nas costas shows como Judas Priest, Iron, Guns e afins.

Jet City é mão de obra chinesa, com componentes chineses

Algum dia eu contestei isso?

se tu fizesse um A / B com ambos, tu veria a diferença.

E qual parte do eu já fiz esse teste tu não entendeu lá no outro post? O que eu falei aqui, foi o resultado de ter feito esse teste, e nem foi só A e B, eu pode testar o A e o B juntos também, comigo tocando em um e o dono dos amps tocando no outro.

Se tu acha que ouvindo video de Youtube tu vai conseguir fazer eu contestar algo que eu testei no braço e nos ouvidos, pessoalmente, por um dia inteiro, então, nós tamo é fudido... hehehhehehehe

O Mike Soldano mesmo disse, que se tu tocasse com o SLO num dia e com o Hot Rod no outro, tu nem notaria a diferença. Porém, postos um do lado do outro, a diferença grita.

Bom, é o tipo da coisa, tu nunca tocou com nenhum dos dois e quer que tua palavra valha mais que a do cara que criou os dois, entendeu o absurdo?

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Parceiro, é que você é cabeça dura prá dedéu! huahuahuahuahua

Não entendi... Por que?

nichendrix

Se tu tiver 300 dólares tu acha fácil pra comprar transformadores DeYoung, inclusive os com projetos do Mike Soldano. Estão pra vender do mesmo jeito. Agora custam o dobro do preço dos outros.

Há um tempo, tu encontrava com facilidade, mas hoje é dificílimo, visto que o Mike Soldano percebeu que o pessoal só estava comprando os modelos mais baratos de seus amps e trocando seus transformadores pelos DeYoung, e evitou que essas peças começassem a ser comercializadas.

Bom, é o tipo da coisa, tu nunca tocou com nenhum dos dois e quer que tua palavra valha mais que a do cara que criou os dois, entendeu o absurdo?

Mas eu não quero que a minha palavra valha mais que a dele. Eu só estou repetindo o que ele mesmo disse.

edalko
Veterano
# fev/12
· votar


Como bem citado, os amps puramente valvulados, se eh que assim podemos chamar, tem uma construcao simples. Po, cc olha um soldano por dentro vc chora: ate um macaco faz aquilo. Vc abre jm giannini antigo, e ele por dentro eh praticamente igual (to me referindo na simplicidade), placa de fonte, placa de pre, trafos, tubes, pots... acabou.
Dai que aquela magia que vc tinha antes, o desejo, ele meio que fica desapontado pois vc pensa: eh so isso?
acjo que pra muitos equipos o desejo e marketing eh mhito maior que a qualidade do equipo em si.

nichendrix
Veterano
# fev/12 · Editado por: nichendrix
· votar


nichendrix
Vinícius Iron
Há um tempo, tu encontrava com facilidade, mas hoje é dificílimo, visto que o Mike Soldano percebeu que o pessoal só estava comprando os modelos mais baratos de seus amps e trocando seus transformadores pelos DeYoung, e evitou que essas peças começassem a ser comercializadas.

Ele evitou isso de uma maneira bem simples, até onde eu saiba ele basicamente não usa mais transformadores DeYoung, hoje ele mesmo faz os transformadores (eventualmente usando DeYoungs pra dar conta de picos de produção), o que não impede de a DeYoung ter um transformador com as mesmas especificações usando outra designação pro modelo.

Na boa, se tu fizer uma troca de um transformador ruim pra um bom, a diferença é até significativa. Mas dois projetos iguais com um minimo de qualidade garantida, tendem a soar igual.

Mas toda a idéia do Mike Soldano com a Jet City é usar o mesmo design mas com componentes feitos por fabricantes "genéricos", ele usa o mesmo projeto de transformador, mas feito por uma fabrica que dá 1/5 do preço porque usa mão de obra barata de um país asiático.

Enfim, tu pode teimar o dia inteiro que não vai mudar o fato que meu ouvido ouviu essa joça e o som é próximo o suficiente pra dizer que é igual, como disse a única coisa que notei de diferente foi a atuação dos controles do EQ, mas nada que não fosse normal haver até mesmo em dois amps da mesma marca/modelo.

Como eu disse, eu não apostaria as minhas fichas do Jet City em um stress test, duvido que ele bata a durabilidade de um Soldano, mas em som, eles estão tão próximo quanto possível.

nichendrix
Veterano
# fev/12 · Editado por: nichendrix
· votar


edalko
Dai que aquela magia que vc tinha antes, o desejo, ele meio que fica desapontado pois vc pensa: eh so isso?
acjo que pra muitos equipos o desejo e marketing eh mhito maior que a qualidade do equipo em si.


Ainda bem que é tu que tem um Soldano e um Gianinni em casa dizendo isso, se não iam dizer que foi porque eu não olhei os dois por dentro lado a lado.

O pior que é isso mesmo e mesmo em termos de trafo, se tu pegar o tipo de transformador usado em amps, a maioria é tecnologia dos anos 10-20 no máximo, quando muito algo dos anos 50. Na boa é fácil prum técnico dos bons pegar um DeYoung ou Mercury, comprar os componentes iguais e construir outro igual. Não existe nada de mirabolante, isso não é processador de computador que você precisa de uma tecnologia absurda pra fazer.

Agora na hora de vender, tu diz que é o transformador divino feito pelos anjos com supervisão de Jesus e inspeção do Espirito Santo.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12
· votar


nichendrix

Certo... tu teve a experiência com os amps... não posso discutir contra isso.

nichendrix
Veterano
# fev/12 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron
Certo... tu teve a experiência com os amps... não posso discutir contra isso.

Cara, tranquilo, mas aqui valem algumas reflexões.

O problema de discutir cosias que se baseiam na percepção é que cada ser humano percebe as coisas de forma diferente, o que pode ser muito pra mim, pode ser pouco pra ti e vice-versa.

Por ser algo muito ligado a experiência pessoal, na hora da discussão muitas vezes as conversa sai do fato pra entrar no gosto e na percepção e é nessas horas que se tem que ter algum cuidado.

Um tempo atrás eu tava vendo algumas coisas com VSTs com o Janick (usuário do fórum) e ele me mostrou dois presets que ele criou, um com Vox e um com Marshall, ele acredita que o Vox esteja próximo do som real de um Vox e o Marshall não, eu falei pra ele, que não conseguia imaginar um Vox com o som do preset dele, mas que conseguiria facilmente o som do preset do Marshall (que ele não achava fiel).

Só que ele tem um Tiny Terror, que é em essência um Marshall (como todos os Oranges e Hiwatts) e no TT ele consegue o som do preset. Eu não posso argumentar com isso, no meu JTM eu sei que eu não vejo como tirar aquele som.

Poderiamos passar a vida toda discutindo que o Tiny Terror não é um Marshall, mas um quase Marshall, mas em essência era discutir o sexo dos anjos, até porque virtualmente não existe som que o TT tire, que um Marshall baseado nos JCM ou Plexi não tirem e isso é fato.

É meu problema as vezes em ver discussões de internet e ver o pessoal discutir a nível de componente, a maioria nem sabe o que aquele componente faz, qual a importância dele no som, qual a função dele ali. Se tu não está falando de diferenças absurdas de qualidade ou de especificações e nem é um técnico realmente escolado naquilo, não tem como tu discutir isso.

Eu tenho alguma formação pra entender o que cada parte dessa faça,. mas na boa, não acho que seja o suficiente pra discutir se transformador A ou B do mesmo tipo produzem sons radicalmente diferentes, se tiver uma diferença significativa de especificações, até me arrisco a falar que o som muda, mas não saberia dizer quanto e nem como sem testar.

E olha que ao menos em teoria eu conseguiria sem muita dificuldade criar a simulação computacional do comportamento circuito de um valvulado (que é um circuito relativamente simples).

Então realmente me impressiona alguém dizer é assim porque o transformador da marca tal faz a diferença. Porque um, pode sim haver diferença, mas ela pode não ser por conta do transformador e sim de outro componente, o que eu tendo a acreditar, já que até onde eu sei a maioria dos Soldano não são mais fabricados com transformadores DeYoung, e até onde eu sei ninguém anda reclamando do timbre deles, nem dizendo que mudou.

Não discarto que uma pessoa que leia muito, que ouça muito, mesmo que videos de internet, com o tempo consiga pegar ao menos o conhecimento básico das características de um amp e consiga discutir isso tranquilamente.

Daí a conseguir discutir a nível de componente, me desculpa, mas não rola não, eu tenho alguma experiência com a maioria dos amps que a gente discutiu, muitos eu importei pra amigos meus quando tinha importadora, vários eu tenho um relacionamento próximo o suficiente pra ter tido a oportunidade de passar muitos sábados ou domingo tirando som com os caras, mas eu não me sinto capaz de falar análisar as características mais básicas de um SLO100 ou de um Mark III.

Eu converso sempre com o edalko, praticamente todo dia a gente troca idéia, inclusive sobre os amps dele e as vezes até discordamos em certos aspectos, mas como sempre digo, cara tenta isso, mas no fim é tu que tem o amp, teu conhecimento dele é infinitamente maior que o meu que só gastei algumas horas com ele em finais de semana.

Tanto que ele um tempo atrás testou o Mark III com alguns outros falantes que ele tem, ele antes mesmo do teste conseguia prever mais ou menos o comportamento do som, eu até chutava algo do tipo, acho que dá mais grave ou mais agudo ou mais médio, mas não tem como eu ir muito além disso, eu conheço o suficiente pra ter uma ideia geral, mas na prática é ele que está com o amp todo dia em casa fazendo barulho.

Então eu entendo que tu conhece tão bem esses amps quanto é possível sem passar um bom tempo com eles, se vacilar conhece melhor que muita gente que tem eles há pouco tempo. Só que teu conhecimento ainda não está no ponto onde pode desafiar os ouvidos e muito menos de discutir o efeito de um componente no som.

São discussões que as poucas pessoas que eu conheço que tem a percepção, o conhecimento e a capacidade de fazer, levaram anos pra chegar lá. Quando tu vê um carlosadolphs falando de amp, é pra levar a sério, o cara já consertou o Lab5 do B.B. King e é escolado na eletrônica desses bichos e em como ela afeta o som.

Tu vê o Marcus Rampazzo discutindo que existe diferença entre os Vox AC-30 ou Fender Twin Reverb e Marshalls antigos e as Reedições, mesmo usando falantes novos, tu pode escrever embaixo o cara tem anos de experiência nas costas, o cara tem esses amps antigos em casa há décadas e tem as Reedições há anos pra comparar também. Por isso que quando ele diz que os AC-30 dos anos 60 tem mais compressão e distorcem mais cedo porque a madeira da parte superior do gabinete é 4mm mais perto das valvulas do que no reissue, no minimo eu tenho que levar em conta que o cara já está testando os dois há anos, testando e pesquisando as diferenças entre os dois. O que de fato é verdade, já que ele sabe te mostrar todas as diferenças de projeto entre um e outro (que em teoria seriam iguais, mas não são). Caralho ele consegue mostrar as diferenças de componentes entre os Vox dele com SIlver e Blue Bulldog que ele tem.

Quem sou eu pra discutir com um cara desses? Eu toquei algumas vezes em Fenders antigos e mal consigo perceber direito a diferença deles pros reissue com os falantes originais de cada um, em geral até consigo dizer que tem uma diferença, mas levou uma boa dose se tentativas e de pesquisa pra entender que a maior parte do que eu ouvia era a diferença de falantes, que mesmo sendo copiados, há todo o processo de envelhecimento deles que leva a mudanças sonoras.

Então quando tu vê um cara dizendo eu tenho dois Soldano um com DeYoung e o sem DeYoung e são diferentes do jeito x, y e z, das duas uma, ou é conversa pra boi dormir (onde eu clasifico 9 de cada 10 relatos de internet que leio) ou é um cara que tem os dois a anos e testou por anos até perceber isso, não é algo que qualquer joe sixpack consiga perceber de primeira não.

O mesmo vale pra guitarras e madeiras, é algo que além dos anos tocando e dos gears que tive e toquei por aí, só consegui perceber mesmo quando comecei a fazer guitarras, não sou luthier mas tive uma fase que eu construi várias teles e algumas stratos pra entender melhor porque os instrumentos eram do jeito que são, de tanto lidar com as madeiras, uma hora eu percebi muitas das diferenças delas. Mas estou longe de ser o tipo que pega ouve uma gravação e diz, é uma Tele de Ash ou uma Les Paul Custom Mahogany Top, comigo tocando nelas em um set que eu conhecesse bem até poderia arriscar dar pitaco, mas sem mais informações, só o som, eu não sou nem burro nem doido.

Enfim fazendo uma analogia com motores, eu cresci numa retifica de motores, passei anos vendo, todos os dias, motores que iam de fusquinha a radial de avião vintage, passando por toda sorte de carros pequenos, inclusive algumas restaurações que incluiam Ford T e Ferrari Dino, passando por toda sorte de caminhões e geradores possíveis. Então eu até tenho o conhecimento pra discutir de forma limitada sobre motores com um mecânico, mas eu não tenho a pretensão de saber mais que meu avô, que é tem de motores mais que o dobro da minha idade, ou com meu tio que é engenheiro mecânico e tem trocentas certificações sobre manutenção de motores de todos os tipos, na boa eu não me arrisco ir muito longe nem com os mecânicos, porque o que eu via ali como um passatempo que eu brincava 3x por semana, eles viviam aquilo todos os dias a vida deles praticamente inteira.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


nichendrix

É meu problema as vezes em ver discussões de internet e ver o pessoal discutir a nível de componente, a maioria nem sabe o que aquele componente faz, qual a importância dele no som, qual a função dele ali. Se tu não está falando de diferenças absurdas de qualidade ou de especificações e nem é um técnico realmente escolado naquilo, não tem como tu discutir isso.

Eu tenho alguma formação pra entender o que cada parte dessa faça,. mas na boa, não acho que seja o suficiente pra discutir se transformador A ou B do mesmo tipo produzem sons radicalmente diferentes, se tiver uma diferença significativa de especificações, até me arrisco a falar que o som muda, mas não saberia dizer quanto e nem como sem testar.


Pois é, cara, mas isso é uma coisa que eu leio direto na internet. São várias pessoas falando: ''Eu testei um Hot Rod ou não sei o quê ao lado de um SLO e eles não soam nada parecidos. Nenhum clone vai te dar o som dele. Se tu quer o som de SLO, compre um SLO.''. E são muitas pessoas com esse mesmo papo. Inclusive, isso acabou de me causar irritação porque foi exatamente o que eu fiz nesse tópico, dando uma de papagaio. Essa noite de sono fez bem para eu colocar a cabeça no lugar.

Então realmente me impressiona alguém dizer é assim porque o transformador da marca tal faz a diferença. Porque um, pode sim haver diferença, mas ela pode não ser por conta do transformador e sim de outro componente, o que eu tendo a acreditar, já que até onde eu sei a maioria dos Soldano não são mais fabricados com transformadores DeYoung, e até onde eu sei ninguém anda reclamando do timbre deles, nem dizendo que mudou.

Pior que é exatamente isso. O mesmo argumento de todos: ''A maior diferença está nos transformadores DeYoung e componentes de alta qualidade, que fazem que o SLO seja vastamente superior a qualquer outro modelo de Soldano.''. Uma das buscas que eu faço é tipo: Soldano SLO vs Hot Rod, Soldano SLO vs Jet City, e assim por diante. Eles vão te dar mil e um dos mais variados e argumentativos motivos de que o SLO é melhor, quase à ponto de fazer com que tu te arrependa ou te amargue de não possuir um. Também, eu não sei se isso é auto-afirmação, ou alguma maneira de justificar à qualquer custo a sua onerosa aquisição, ou simplesmente porque se guiam pelos rótulos (''SLO é legendário, o resto é cópia''). É realmente muito difícil tu encontrar uma opinião sincera, já que a maioria é tudo um bando de fanboys. Esse é um dos motivos pelos quais eu tô desistindo dessas merdas desses fóruns internacionais. Ah, tem um detalhe, que não tem a ver com esse assunto, mas é válido comentar. A maioria desses caras não tem um pingo de vergonha na cara e posta na assinatura deles como se fosse algo para se orgulhar: ''Too much gear, too little talent'', ''More gear than talent'' e assim por diante. Eu me indigno ao ver que parece que isso é pra ser algo engraçado ou correto ter montes de gears e não saber tocar nada direito e nem ao menos fazer solos (pelas minhas pesquisas nos últimos 2 anos, 90% da internet é guitarrista de Black Metal/Death Metal/Doom Metal e essas coisas, que pra mim não soam como música). Teoria, então, nem se fala...

Então quando tu vê um cara dizendo eu tenho dois Soldano um com DeYoung e o sem DeYoung e são diferentes do jeito x, y e z, das duas uma, ou é conversa pra boi dormir (onde eu clasifico 9 de cada 10 relatos de internet que leio)

Eu tenho essa desconfiança, mas não tenho como garantir... na internet todo mundo tem argumentação pra fazer com que tu pense que essa pessoa é o máximo, quando, na verdade, não é...

ou é um cara que tem os dois a anos e testou por anos até perceber isso, não é algo que qualquer joe sixpack consiga perceber de primeira não.

Isso me lembra a discussão do Mark IV vs Mark V. A maioria dessa gurizada diz que o IV é melhor, porque tem o som mais pesado e não sei o que mais. O problema é que eles não sabem como regular, nem sequer leram o manual. Mas na hora de postar na internet, eles o fazem com uma tal argumentação e pose para que tu pense que ele é o cara. Por outro lado, já vi um cara afirmando que tem um Mark IV há uns dez anos e que adquiriu um Mark V e passou vasto tempo estudando o amp e buscando as melhores regulagens. No final, o veredicto dele foi dizer que as simulações do V são 99% perto e que as vezes até soa melhor, mas que existe certas características sonoras distintas nos dois. Esse tipo de comparação é que eu confio. Agora o resto, na minha opinião, é um bando de bundão, com uma capacidade argumentativa esplendida pra te convencer de que ele é certo. Haha, esses tempo vi um cara dizendo que o Petrucci deve estar ficando surdo por ter gostado do Mark V mais do que os antigos. Depois dessa, tô quase largando de mão esses idiotas...

O mesmo vale pra guitarras e madeiras, é algo que além dos anos tocando e dos gears que tive e toquei por aí, só consegui perceber mesmo quando comecei a fazer guitarras, não sou luthier mas tive uma fase que eu construi várias teles e algumas stratos pra entender melhor porque os instrumentos eram do jeito que são, de tanto lidar com as madeiras, uma hora eu percebi muitas das diferenças delas.

Legal. Isso é muito bom para apurar a percepção sonora para as madeiras, mesmo que tu não vá te tornar um luthier.

Enfim fazendo uma analogia com motores, eu cresci numa retifica de motores, passei anos vendo, todos os dias, motores que iam de fusquinha a radial de avião vintage, passando por toda sorte de carros pequenos, inclusive algumas restaurações que incluiam Ford T e Ferrari Dino, passando por toda sorte de caminhões e geradores possíveis. Então eu até tenho o conhecimento pra discutir de forma limitada sobre motores com um mecânico, mas eu não tenho a pretensão de saber mais que meu avô, que é tem de motores mais que o dobro da minha idade, ou com meu tio que é engenheiro mecânico e tem trocentas certificações sobre manutenção de motores de todos os tipos, na boa eu não me arrisco ir muito longe nem com os mecânicos, porque o que eu via ali como um passatempo que eu brincava 3x por semana, eles viviam aquilo todos os dias a vida deles praticamente inteira.

Verdade, concordo com isso.

-

Abrindo um outro assunto: Qual a tua opinião sobre os amps da Budda, Cornford e Suhr? E como eles se comparam com Soldano?

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


nichendrix

No fundo, discutir transformadores DeYoung, Mercury, Hammond, poxa, todos os "top", beira a discussão do Eric Johnson com os parafusos. Honestamente, eu olho com certa desconfiança, mas admito minha insignificância para debater com caras como o Adolphs, por exemplo. Outro dia, conheci um velhinho que há 50 anos mexe e constrói amps de guitarras. O cara morou nos EUA e mexia nisso lá inclusive. Contava ele que no início da década de 90 debateu, apontou erros discutiu com o pessoal da Matchless que tinha uma falha no projeto deles e podiam melhorar. Depois ficou me falando de um projeto e as diferenças entre a construção de um vibrato e um tremolo. Não sei o que ele pensou de mim para falar naquele nível, mas... Porra, quem sou eu para falar alguma coisa com ele a não ser "ahamm...".

No meu conhecimento de pré primário a respeito de transformadores, aquilo basicamente são duas bobinas interligadas. Basicamente é isso aqui. Acredito no poder de "acoxambração" e acho que se pode fazer algo ruim, mas com componentes de alto nível, controle de qualidade e cuidados, uma difereça tão absurda só se me provarem, talvez eu não consiga escutar a esse nível (como os parafusos do Eric Johnson). Caraca, se você pegar dois Mercury, estava lendo que a diferença entre o Axiom 050JM e o Axiom 050JM-SL (de mesmo preço!), é no isolamento do fio (textil x teflon) e algo a ver com o tipo de fio. Aliás, o Paul Reed Smith há um tempo lançou uma linha de captadores que o diferencial seria exatamente o fio que é feito numa mesma máquina que fazia os vintage... Putz, só testando muito, com muita experiência para falar a respeito, não é coisa para testar em loja e sair falando.

Vinícius Iron

Não entendi... Por que?

Não leva a mal não, foi brincadeira... É que eu já toquei em pelo menos uns 3 SLO, tenho uma gravação recente num Hot Rod, conheço bem alguns Mesa, Marshall, Peavey, Fender, Rivera - porque já tive, entre outros - mas já toquei também em Matchless e uma pancada de amplis... Cara, não dá para discutir a esse nível, especialmente se o conhecimento é por youtube. è insanidade discutir diferença entre bons transformadores como esses sem tê-los ao seu lado e larga experiência. Posso falar de válvulas, apesar de não ter larga experiência, já mexi bastante , troquei um monte, tenho umas 20 aqui em casa, muitas vintage inclusive.

É aquilo que te falei sobre captadores lá no outro tópico, esquece umas coisas que você ouve e lê na net. Cara, não sei se você sabe o trabalho que dá acertar o som num estúdio. Fiquei 2 meses brigando com isso num estúdio aqui em SP e acho que cheguei perto do que eu queria, mas sem ser perfeito e sabendo que podia ficar melhor. Mas dá para lançar, ficou satisfatório depois de muito trabalho. Foram horas e horas de trabalho, guitarras e microfones de 10 mil dólares cada, coisa de louco. No fim, posso falar que aquilo é o som feito com tal guitarra e tal amplificador, mas não diria nunca que é o som da guitarra ou o som do amplificador. Sacou a diferença? É brava a coisa...

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Vinícius Iron

São várias pessoas falando: ''Eu testei um Hot Rod ou não sei o quê ao lado de um SLO e eles não soam nada parecidos.

. No final, o veredicto dele foi dizer que as simulações do V são 99% perto e que as vezes até soa melhor, mas que existe certas características sonoras distintas nos dois. Esse tipo de comparação é que eu confio.

Pois eu desconfio. O que muda mais o som de um amp? Na minha experiência (que nunca fiquei trocando transformadores a rodo para comparar) são os falantes e as válvulas, nessa ordem, claro que tem a guitarra e seu captador. O cara usou os mesmos falantes? O cara usou as mesmas válvulas? Mas e se o número de válvulas ou tipo forem diferentes? Será que o cara não está discutindo os parafusos do EJ?

Abrindo um outro assunto: Qual a tua opinião sobre os amps da Budda, Cornford e Suhr? E como eles se comparam com Soldano?

Minha experiência com eles foi bem breve. Com o Suhr foi um pouco mais, especialmente com o Badger. Foi um dos melhores amps para strato que já ouvi, apesar que precisa dar um desconto que eu toquei pouco, quem pilotou a strato (61 ou 62, não lembro) foi o grande Torquato Mariano.

edalko
Veterano
# fev/12 · Editado por: edalko
· votar


MMI
O que muda mais o som de um amp? Na minha experiência (que nunca fiquei trocando transformadores a rodo para comparar) são os falantes e as válvulas, nessa ordem, claro que tem a guitarra e seu captador. O cara usou os mesmos falantes? O cara usou as mesmas válvulas? Mas e se o número de válvulas ou tipo forem diferentes? Será que o cara não está discutindo os parafusos do EJ?

Essa é bem a questão.
Nao tenho experiência com troca de valvulas, pois afinal so tive em meu poder 12AX7 Miniwatt, Sovtek, Chinesas e JJ, e 6L6 / EL34 Groove Tubes, JJ, Sovtek, Sylvania...

Mas com relação a alto-falantes, pode-se dizer seguramente que eles atuam como um pedal de equalizador no final do seu setup.
A diferença sonora é muito grande. Muito.
E nao é só no ponto de drive, é em relação a agudos, médios e graves.

Pessoal compra Celestions baratos, como os Seventy80', e acham que vao tirar o som do Vintage 30.
Eu, particularmente, gosto muito dos Eminences.

O pessoal esquece que TUDO influencia no timbre, daí acham que comprando a guitarra ou o amp de um cara famoso, vão conseguir o seu som.
Doce ilusão.

O resultado final é a soma de:
Madeira do corpo, madeira do braço, captador, corda, cabo (composição, comprimento, espessura, plugues...), pedais, amplificador (valvulas, componentes, etc), gabinete e alto-falante. E ainda dá pra ir mais além> no microfone que vai no amp, sua posição, etc, etc etc

Ou seja: são um milhão de fatores que influenciam o som.

Daí é digno de risada os tópicos em que se afirma que comprou o Pedal X, e quer o som do cara que tem aquele pedal. Exemplo clássico: Pedal Overdrive MXR do Zakk. Quantos compraram o pedal achando que iria dar aquele drive visceral, quando viram no resultado pratico que era apenas um excelente pedal de boost.

=-=-=------=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Quanto ao Mark V

Tenho notado o seguinte:
Se eu ativo o loop, através da chavinha que ele tem atrás (de bypass), há uma diminuição significativa no volume do amp.
Engraçado isso... mas deve ser o tipo de loop.

Porem, engraçado está sendo o resultado prático.
Com a G2.1NU no loop, eu tenho que deixar ela com o level no 100%, senão dá diferença de volume quando ativo o loop pelo footswitch.

Com o TC Electronics VIntage Delay (T-Rex Replica), eu tenho que usar ele com o volume dele (um boost de +5db) no talo, para não haver diferença de volume, quando ativo o loop pelo footwitch do amp.
Engraçado que NUNCA precisei deixar o volume desse pedal elevado para conseguir igualar o volume quando ele era ativado.

Alguém tem algum palpite???

MauricioBahia
Moderador
# fev/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O papo tá bom hein!

"O problema de discutir cosias que se baseiam na percepção é que cada ser humano percebe as coisas de forma diferente, o que pode ser muito pra mim, pode ser pouco pra ti e vice-versa.

Por ser algo muito ligado a experiência pessoal, na hora da discussão muitas vezes as conversa sai do fato pra entrar no gosto e na percepção e é nessas horas que se tem que ter algum cuidado. "


Creio que o nichendrix resumiu bem onde está o ponto conflitante. Isso ainda é apimentado pelo fator Internet (citado pelo MMI), que no meu entender ajuda e confunde ao mesmo tempo. Internet, como outra mídia, não traduz a realidade fielmente.

O bom desses assunto é que no final das contas a gente sempre assimila alguma coisa. Eu aprendi pacas!

Abs

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


edalko

Putz... O TC tem entrada "line level", o G2 tem "instrument level". Li em sites que o seu loop tem saída do pré, satura fáci, tem que acertar os volumes mesmo. Eu ligo meus pedais direto na saída do pré, é complicado porque satura bem fácil mesmo.

MauricioBahia

O bom desses assunto é que no final das contas a gente sempre assimila alguma coisa. Eu aprendi pacas!

Você??? Devia estar aqui ajudando a gente aprender também! kkkkkkkkkkk
Fala aí, xará!

MauricioBahia
Moderador
# fev/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Você??? Devia estar aqui ajudando a gente aprender também! kkkkkkkkkkk

Eu não entendo quase nada de amplificadores e pouquíssima experiência! Estaria mais confundindo que ajudando. hehe. Prefiro observar! ;)

Abs

nichendrix
Veterano
# fev/12 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Honestamente, eu olho com certa desconfiança, mas admito minha insignificância para debater com caras como o Adolphs, por exemplo.

Aliás, o Paul Reed Smith há um tempo lançou uma linha de captadores que o diferencial seria exatamente o fio que é feito numa mesma máquina que fazia os vintage... Putz, só testando muito, com muita experiência para falar a respeito, não é coisa para testar em loja e sair falando.

São o tipo da coisa que a única alternativa que a gente tem é ficar com cara de bundão e ficar fazendo hum rum... ehehehhehehehe

É como tentar discutir com médico, como você discute com alguém que em teoria tem a ciência ao seu lado?

Vinícius Iron
Abrindo um outro assunto: Qual a tua opinião sobre os amps da Budda, Cornford e Suhr? E como eles se comparam com Soldano?

Tenho alguma experiência com os Budda antigos e um bocado de experiência com os Matchless. Cornford e Suhr eu nunca pude testar então não posso falar deles, embora pelo que o pessoal fala, o nível de construção/qualidade equiparam com outros amps de boutique.

Os dois amps da Budda que toquei são antigos um Superdrive 18 1x12 e um Verbmaster 4x10, ambos de antes do Jeff Bober vender a Budda. Um é basicamente um Vox AC-15 com esteróides, entrando um pouco na praia dos Marshall Plexi e o outro é um Fender com muitos esteroides, pra mim é um Bassman de alto ganho e tone stack mais puxado pros Marshalls (mais menos graves e mais agudos), mas o dono dele acha que está mais pra um tweed twin de baixa wattagem e alto ganho.

O Superdrive é um dos poucos amps que se consegue fácil um som que eu gosto muito, que é um clean com um breakup bem leve nos agudos, mas com graves e médios limpos, algo que é característico dos AC-15 antigos. Só que ele realmente brilha é quando tu roda o drive acima da metade e o master lá pras 7h. É um amp muito alto, realmente ensurdecedor embora só tenha 18W, não seria dificil ele bater em volume a maioria dos amps de 50W que eu já toquei. Pra quem quer um amp pequeno pra fritar em alto ganho, pode comprar um desses... hehehehe

Já o Verbmaster tem uma vibe bem fender, mas com sons de alto ganho que não devem em nada pros Mesa/Boogie e Soldano, ele tem um tone stack bem característico dos Fender, tem um clean que eu acho divino, embora ele distorça muito cedo, na boa o amp no canal normal com volume na posição de 11h já está distorcendo que é uma beleza, já no canal High Gain o breakup vem pouco após a posição de 9h.

O que mais me chamou atenção nesse amp é o reverb valvulado, é digno de um Fender especialmente na posição Surf. Como o SD18, eu achei ele muito, mas muito alto mesmo, talvez por ser um 4x10 ele tinha muito spl, mas realmente é um amp muito alto, se não for usar muito som limpo, dá pra acompanhar fácil amps de 50W com esse brinquedo.

Eu preferiria que ele tivesse mais headroom limpo, mas essa não é a proposta da Budda e é um puta amp pra sons de alto ganho com uma proposta mais "Fender-like". Se eles tivessem mais potência, eu diria que ele é o outro lado dos Mesa/Boogie, uma boa alternativa numa praia semelhante aos Mark, só que indo por um caminho (tone stack), bem diferente, um pouco mais próximo dos Marshall Bluesbreaker.

Não tive muito tempo pra testar foi apenas uma tarde, mas o pouco que deu pra testar deu pra ver que são amps realmente muito fodas, o dono abriu gabinete SD 18 pra mostrar o quanto era organizado por dentro e realmente é outro mundo aquilo. São amps que esquentam muito, não sei se aguentariam o clima de 40 graus de Teresina, por exemplo, dava fácil pra fritar o ovo neles depois de 3h tocando.

Agora dos Matchless são outros 500, eu poderia passar o dia falando do Chieftain, que é o modelo que eu tenho mais intimidade da marca. Todos os modelos dela são baseados nos Vox, do AC15 ao AC100, mas em geral no AC-30 e no AC-50.

A idéia original dos caras era ser uma reprodução fiel dos AC-30 com blue bulldog (os primeiros top boost), só que no fim eles fizeram algumas alterações, a começar pela troca das valvulas das EL84 pras EL34, pra garantir mais headroom, também são amps full class A e não Class AB como os Vox.

De longe é o mais próximo que um som limpo valvulado pode chegar da perfeição e um dos poucos valvulados que conseguem entrar na praia dos Polytone, Lab Series e Pritchard em termos de som limpo, nem o Vibro-King tem um som limpo tão rico quanto o dos Matchless e com a grande vantagem que a mesma articulação e definição do som limpo se transporta facilmente pro som distorcido deles, agora a maioria deles são amps bem duros de distorcer, alguns como o Avalon, até são feitos a opção de distorcer mais facilmente, mas comparado com a média, o facilmente deles é bem difícil pros outros. E como são altos e com headroom, o Chieftain com 40W tem mais volume limpo que a maioria dos amps de 100W e com o volume acima do 5, já dá pra sair com o zumbido básico no ouvido.

Agora são um tesão, só dá pra conseguir aquele som tesudo do Robert Cray com ele, tem muita banda até pesada como Anthraxx que usa eles como base pra distorcer o som, ele é um amp que aceita muito bem qualquer pedal, logo com pedais pode ir a ganhos extremos, mas mantendo muito da definição do som limpo dele.

edalko
Alguém tem algum palpite???

Cara, não é o loop que vaza parte do som não? Como o loop em paralelo dos Marshalls nos anos 90, que está sempre sugando um pouco do sinal?

Nao tenho experiência com troca de valvulas, pois afinal so tive em meu poder 12AX7 Miniwatt, Sovtek, Chinesas e JJ, e 6L6 / EL34 Groove Tubes, JJ, Sovtek, Sylvania...

E tu chama isso de pouco??? hehehehehhe

MauricioBahia
Creio que o nichendrix resumiu bem onde está o ponto conflitante. Isso ainda é apimentado pelo fator Internet (citado pelo MMI), que no meu entender ajuda e confunde ao mesmo tempo. Internet, com outra mídia, não traduz a realidade fielmente.

Sim, é um inferno isso, sem contar nas vezes que tu escreve uma coisa e o leitor entende algo totalmente diferente.

MMI
Você??? Devia estar aqui ajudando a gente aprender também! kkkkkkkkkkk
Fala aí, xará!


Pois é, o Bahia esconde o jogo entende muito, mas guarda o segredo... hehehehhehehe

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


nichendrix

O legal do tópico é que muitas dúvidas minhas foram tiradas sem eu perguntar! rs

"O amp tal é mais médio agudo" ou "Um fender anabolizado"...

Comparações assim são muito interessantes na escolha de um timbre. Primeiro porque já dá pra ter uma noção do que cada equipamente é capaz, segundo porque podemos brincar com um ou outro amplificador buscando o "tone" de um terceiro.

Parabéns pela paciência em citar isso tudo e espero que não esteja chateado com nosso colega Vinícius Iron.

Abraços

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


Velvete

Ô cara, obrigado. Embora como eu disse, eu não escreveria nada disso em pedra, percepção é muito individual e único pra se confiar apenas na palavra de outro. Como eu até falei no caso do Verbmaster, eu achei que o som dele era um Bassman com tone stack mais puxado pra Marshall, o dono achou que não tinha nada disso, que é um tweed twin com muito ganho.

Parabéns pela paciência em citar isso tudo e espero que não esteja chateado com nosso colega Vinícius Iron.

Cara, eu não me chateio com muita coisa não, minha bisavó sempre dizia que o segredo da felicidade era bom humor e memoria curta pra tudo que não era bom... hehehehhehehehe

Na boa eu me empolgo nas conversas, talvez na forma escrita pareça que estou chateado, falando não pareceria porque eu ia estar rindo de tudo... hehehehehehhe... enfim, aqui eu venho pra trocar idéias com prazer, quando começa a virar stress eu fujo logo.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


nichendrix

Na boa eu me empolgo nas conversas, talvez na forma escrita pareça que estou chateado, falando não pareceria porque eu ia estar rindo de tudo... hehehehehehhe... enfim, aqui eu venho pra trocar idéias com prazer, quando começa a virar stress eu fujo logo.

Somos dois. Adoro jogar conversa fiada aqui, desde que seja em bom nível. Com o perdão dos moderadores, começou a "encher o saco", caio fora. Mas nosso amigo Iron é um "cabeça dura" boa gente, que sabe conversar. Eu que espero que ele não tenha ficado chateado.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


nichendrix

Esse tópico acabou sendo ótimo, porque, ao parar pra pensar melhor, eu acabei aperfeiçoando alguns conceitos e ideias minhas sobre amplificadores. Toda a discussão acabou sendo muita positiva. Valeu todo o suor.

Velvete

Parabéns pela paciência em citar isso tudo e espero que não esteja chateado com nosso colega Vinícius Iron.

É a primeira vez em vários anos participando de fóruns que eu encaro um tópico com tamanhas discordâncias de conceitos e opiniões. Desde a primeira página, foi discordância do 8 ao 80, mas mesmo assim eu não me chatiei em absolutamente nada com os colegas nichendrix e MMI. Houve certos momentos em que ''pareceu'' que o caldo começou a engrossar entre a gente, mas eu estive completamente tranquilo do início ao fim, porque eu sei que, independente que a opinião do cara fosse totalmente oposta a minha, o nível de discussão sempre se manteve saudável. Eu só me chateio com as pessoas em fóruns quando sou agredido verbalmente ou quando tenho a minha moral ferida, por motivo qualquer que seja. Tenho certeza que o nichendrix e o MMI hão de concordar comigo nisso.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/12
· votar


nichendrix

Na boa eu me empolgo nas conversas, talvez na forma escrita pareça que estou chateado, falando não pareceria porque eu ia estar rindo de tudo... hehehehehehhe... enfim, aqui eu venho pra trocar idéias com prazer, quando começa a virar stress eu fujo logo.

MMI

Somos dois. Adoro jogar conversa fiada aqui, desde que seja em bom nível. Com o perdão dos moderadores, começou a "encher o saco", caio fora. Mas nosso amigo Iron é um "cabeça dura" boa gente, que sabe conversar. Eu que espero que ele não tenha ficado chateado.

Concordo perfeitamente com o que vocês disseram. Eu tô super tranquilo. Vou dizer até que foi muito bom o tópico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei: Mesa Boogie Mark V head !