【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# jun/19
· votar


hoje em dia tem o celular, a página do ML e da OLX, dá pra ver o preço oferecido no mercado na hora, e vc testando, sabendo o que quer, se não dá negócio na hora, você já saberia o que comprar 'por catálogo'.

amplexos

T.

Tico_McCready
Veterano
# jun/19
· votar


Pessoal, boa tarde.

Já li alguns tópicos, tirei para mim mesmo várias dúvidas e afunilando as questões eu cheguei no seguinte:

Possuo até hoje um Meteoro Nitrous Drive de 15W velho de guerra e chegou o momento de trocá-lo, até porque, assim como ocorreu com minha guitarra anterior (Ibanez GRX 150) eu tb vou doá-lo para uma grande amiga.

- Pelas minhas pesquisas entendi que devo fazer um upgrade para mais de 3x a potência do ampli que possuo, dessa forma, vou sentir diferença de verdade.
- Não quero um valvulado (Até cogitei um Joyo, mas 1 canal só me quebra).
- Tô muito interessado na combinação 40W~65W + Falante de 12".
- Toco muitas coisas, quanto mais versátil for entre clean e distorção, melhor.
- Minha atual guitarra é uma LP Epiphone Black Beauty do início dos anos 2000 que eu ainda não mexi (pretendo mexer nos caps e mais umas coisinhas).
- Pedaleiras eu tenho uma Zoom G2.1u e uma Korg AX-1500g (Num futuro próximo terei apenas umas Mooer GE200.

Vou ter o dinheiro até o meio do mês que vem, pois preciso aguardar o trâmite para o pagamento dessa condenação judicial, pois sim a Tim está patrocinando esse Ampli =D

Agora, basicamente, os amplificadores que me interessaram (em ordem de preferência) são:

Estes não fogem da proposta de 40W~65W e falante de 12".

- Boss Katana 50 (PQP, não se acha mais por 1500, na Foxtrot aqui em Salvador tá R$2100)
- Marshall MG 50 FX (Está sendo difícil achar reviews em vídeo). Obs: Consegui esse a R$1000 usado na OLX aqui em Salvador.
- Laney LV100 (Também a R$2100 novo na Foxtrot)

Estou aberto a sugestões, contudo, usados só se eu conseguir aqui em Salvador, para testar e tal.

HortaRates
Membro
# jun/19
· votar


Tico_McCready
Eu não consegui entender qual seu objetivo com o amplificador. Ensaio? Show? Tocar em casa?
Sem saber isso fica difícil te indicar algum.

Tico_McCready
Veterano
# jun/19 · Editado por: Tico_McCready
· votar


HortaRates
Eu não consegui entender qual seu objetivo com o amplificador. Ensaio? Show? Tocar em casa?
Sem saber isso fica difícil te indicar algum.


Meu caro, me desculpe, aqui no meio do trabalho, acabei não especificando bem.

O uso pretendido é basicamente doméstico, com possibilidade de ter menos problemas criando efeitos em casa com pedaleiras, pois hj eu crio no meteoro de 15W e chego nos estúdios e é um inferno...

Mas também para usar em pequenas apresentações, como em churrasco, aniversário, eventos sociais em geral, como meu aniversário que pretendo utilizar os amplificadores e bateria dos amigos pra montar um palco pra galera tocar.

Resumindo: Estudo e pequenas apresentações, mas sem descartar a hipótese de usá-lo microfonado numa apresentação maior, não sei.

Atualmente tenho 3 projetos:

- Banda de MPB (Guitarra + baixo + cajon)
- Banda de Rock (2 guitarras + baixo + bateria)
- Trio para Jams sessions (onde usaria bastante este ampli)

Ismah
Veterano
# jun/19
· votar


Tico_McCready
entendi que devo fazer um upgrade para mais de 3x a potência do ampli que possuo, dessa forma, vou sentir diferença de verdade.

Precisa DOBRAR a potência para um ganho de 3 dB no SPL. Tu precisa de um ouvido BEM treinado para ouvir isso.
Entretanto, tu está trocando só o amplificador, mas também os AF's e aí é que a coisa muda de figura. AF's tem uma variação muito grande de timbre.

Toco muitas coisas, quanto mais versátil for entre clean e distorção, melhor.

Esse amp analógico não inventaram muito bem ainda. Habitualmente se regula para distorção, que é onde os cortes são mais efetivos, e o clean vem como dá. Dá para tocar Metallica usando um AC30, mas ele ainda tem som de AC30 - e não tem nada que mude isso.

possibilidade de ter menos problemas criando efeitos em casa com pedaleiras, pois hj eu crio no meteoro de 15W e chego nos estúdios e é um inferno...

Não é um outro amp que vai garantir que isso não aconteça, a menos que seja o mesmo amp do estúdio.
Analogamente, dirigir um carro ou um ônibus, é essencialmente igual. Cada um tem um comportamento bem diferente na condução.

Dois, dos três projetos, são bastante discrepantes. Para MPB, tu precisaria usar um amp potente, que seja capaz de responder plenamente ao instrumento, distorcendo (no sentido técnico) o mínimo possível.
Aumentando o ganho, também haverá um incremento de volume, muitas vezes não necessário.
Pouco importa se um SS ou valvulado, pode ser demais volume para a maioria das situações. A não linearidade de timbre num valvulado é maior, dada a compressão (SAG) da fonte, logo o SS tem lá umas vantagens.
Mesmo assim, a tendência de todo amp é ter uma perda de grave com volume muito baixo.

Tico_McCready
Veterano
# jun/19
· votar


Ismah
Precisa DOBRAR a potência para um ganho de 3 dB no SPL. Tu precisa de um ouvido BEM treinado para ouvir isso.
Entretanto, tu está trocando só o amplificador, mas também os AF's e aí é que a coisa muda de figura. AF's tem uma variação muito grande de timbre.


O que encontrei pesquisando era que se eu apenas dobrasse os watts isso não garantiria uma mudança significativa.

Esse amp analógico não inventaram muito bem ainda. Habitualmente se regula para distorção, que é onde os cortes são mais efetivos, e o clean vem como dá. Dá para tocar Metallica usando um AC30, mas ele ainda tem som de AC30 - e não tem nada que mude isso.

É o que faço quando levo pedaleira para o estúdio que costumo ensaiar. Lá tem uma Marshall que me deixa bem feliz só com o canal de drive dela mesmo, mas nem sempre está disponível, ontem eu toquei com uma meteoro que nem sei o modelo...


Não é um outro amp que vai garantir que isso não aconteça, a menos que seja o mesmo amp do estúdio.
Analogamente, dirigir um carro ou um ônibus, é essencialmente igual. Cada um tem um comportamento bem diferente na condução.


Entendi. Sofro muito criando efeito em casa e tendo que ajustar bem aquém do que criei na pedaleira.

Dois, dos três projetos, são bastante discrepantes. Para MPB, tu precisaria usar um amp potente, que seja capaz de responder plenamente ao instrumento, distorcendo (no sentido técnico) o mínimo possível.

Dos 3 amplificadores, na sua opinião, qual seria o mais versátil? Dos três eu só toquei no Katana de 50W e fiquei bastante satisfeito com o que ele oferece e achei bem honesto, mas é a minha percepção, de alguém que não tem o arcabouço de conhecimento técnico que vocês têm. O Laney LV100 é bastante sugerido em tópicos daqui do Fórum e o MG 50 FX é bem difícil de achar algo sobre ele.

HortaRates
Membro
# jun/19
· votar


Tico_McCready
Cara, eu conheço bem o Marshall e o Boss Katana. Nunca toquei com esse Laney.

Eu não recomendo o Marshall, acho o timbre sofrível.
Existe uma grande diferença de conceito entre o Laney e o Boss.
O Boss é um amp que possui vários efeitos e simulações integradas. É quase como se ele tivesse uma pedaleira dentro. Eu acho que tem timbres bem convincentes, e ele é bem versátil, indo do clean ao high gain com facilidade. E eu acho que esse é o melhor uso dele: levar ele pra cima e pra baixo só com o footswitch, e você já tem seus timbres prontos.

O Laney é um amp mais "tradicional", e pra ter uma grande variedade de timbres você dependeria de pedais/pedaleira. Dá pra tocar só com ele, mas ele vai ter um timbre próprio e de certa forma mais limitado.

São filosofias bem diferentes, e os dois amps são bons. Cabe a você decidir o que quer

deciomsn1
Membro Novato
# jun/19
· votar


senhores quero a opinião de vc´s em qual comprar...para ensaio e apresentações em pub´s,algumas casas vai ser microfonado mesmo o PA não sendo grandes coisas...uso pedaleira,pop rock,nacional/internacional,blues no maximo hard rock...OBRIGADO! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1231216000-vox-valvertronix-vt 40amprificador-vox-_JM https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1103795974-amplificador-roland -boss-katana-ktn-50-50w-rms-nf-_JM?quantity=1&variation=38433671754 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1076603592-cubo-para-guitarra- 10-polegadas-65w-landscape-predator-65-_JM?quantity=1 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-769317762-amplificador-p-guita rra-100w-vorax-12100-preto-borne-_JM?quantity=1 vi um guitarrista usando um granade+uma caixa borne 1x12 o som estava legal mas não deu pra trocar imformações https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1194452988-granade-power-amp-t one-ink-encomenda-_JM?quantity=1 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1218878588-gabinete-caixa-born e-mob-112-100w-envio-em-24-horas-_JM

Ismah
Veterano
# jun/19 · Editado por: Ismah
· votar


Tico_McCready
O que encontrei pesquisando era que se eu apenas dobrasse os watts isso não garantiria uma mudança significativa.

Não é uma diferença significativa no que tange volume. A diferença é notória no headroom, que permite ele reproduzir com maior perfeição, som limpo.

Os demais itens, já foram comentados.

Tico_McCready
Veterano
# jun/19
· votar


HortaRates
Valeu, bro! Cara... Eu tô disposto a encarar ou o Boss ou o Laney, não desconsiderando suas idiossincrasias. Essa praticidade do Boss me empolga. Carregar só o ampli + foot para vários lugares e só levar pedaleira e afins quando for me apresentar em algum lugar (considero migrar para pedais analógicos em um futuro a médio prazo).


Ismah
Valeu pelas respostas, me fez repensar o que havia entendido.

Senhores, vou mesmo pegar o Boss Katana 50W. Vou tentar negociar à vista na Foxtrot (já até conversei com um vendedor a respeito). Aguardo um tantinho a mais e pego ele mesmo acima do que gostaria de gastar.

K2_Loureiro
Veterano
# jul/19
· votar


3. É proibido!

3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;

Leia as regras do fórum antes de postar novamente:

https://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

[POST EDITADO PELA MODERAÇÃO]

Ismah
Veterano
# jul/19
· votar


É proíbida a comercialização no fórum.

K2_Loureiro
Veterano
# jul/19
· votar


É proíbida a comercialização no fórum.
Sim, é proibida a comercialização. Eu estava Indicando um amplificador fora de linha, porém achei uns links pra mostrar que é possível encontrá-lo no mercado (eu NÃO estou vendendo o amp).

Além de não ler minha postagem ainda me deu uma advertência. Por isso este fórum está se tornando uma sombra do que já foi. Deprimente.

BetinFC
Membro Novato
# jul/19
· votar


Boa tarde galera!

Estou querendo comprar um amp de guitarra e fiquei na dúvida entre as duas opções:

Um cabeçote Borne T30 de 30w ligado num gabinete 1x12'
ou
Um amplificador Borne warrior de 50w que tem um falante de 10'.


O principal uso seria em uma igreja com mais ou menos 100 pessoas e consigo investir até R$ 1000


Qual dos dois seria uma melhor compra? Teria algo melhor nessa faixa de preço?

Desde já agradeço!

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/19
· votar


BetinFC

Amigo, não conheço especificamente os dois amps e duvido que tenha grande diferença de som entre amps da mesma marca, mas regra geral eu iria de cabeçote mais caixa 1X12. Via de regra evito falante de 10´.

Vai de testar e ver se os 30w suprem sua necessidade.

Boa sorte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


BetinFC
O T30 é valvulado... É outra coisa, outro nível.
Se vc puder, invista nesse.
O outro... bem, eu preferiria o 1250...
Abç

T-Rodman
Veterano
# jul/19
· votar


não sei se mudaram, mas essa caixa 2x12 da Borne sai um som bem legal. Eu tenho o T7 e atualmente eu só uso as caixas dele num cabeçote da Jet City.

HortaRates
Membro
# jul/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, acredito que você esteja confundindo o T30 com o T7. Este último, sim, é valvulado. O T30 é apenas um mini cabeçote transistor mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


HortaRates
Você tem razão...
Desculpe pelo equívoco...
Creio que esse jovem estaria bem servido com o Borne 1250. Falante de 12pol.
Abç

BetinFC
Membro Novato
# jul/19
· votar


Obrigado a todos pelas dicas! Acho que vou de Borne 1250 mesmo ou então juntar uma grana a mais e partir pro valvulado.

Abraços!

T-Rodman
Veterano
# jul/19
· votar


num é esse o 'kit' do T30?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1133814175-cabecote-borne-mob- t30-caixa-2-falante-12-2x12-mob200-oferta-_JM
Esse aí vem a caixa de 2x12".

opção 'em conta' acho que dava pra fazer um bem bolado assim:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1190741329-cabecote-de-guitarr a-pre-valvulado-joyo-bantamp-cabo-nf-_JM?quantity=1&variation=33814354 560
https://www.americanas.com.br/produto/46996097/caixa-2-falantes-borne- 12-2x12-mob200

- só por referência. tenho nada em relação aos 3 anuncios ai.

amplexos

T.

onalos
Membro Novato
# jul/19 · Editado por: onalos
· votar


Creio que esse jovem estaria bem servido com o Borne 1250. Falante de 12pol.

Bertola, você acha que o 1250 vale a diferença para o 1050? É praticamente o dobro do preço.

Ismah
Veterano
# jul/19
· votar


Não creio que valha. Mas são amps diferentes, com resultados sonoros diferentes. Se atente a isso.

felipenobrega
Veterano
# jul/19 · Editado por: felipenobrega
· votar


Pessoal estou voltando a tocar guitarra (tinha vendido todo meu equipamento).
Sou professor de inglês e esse ano na escola teve show de talentos e toquei duas músicas do Queen com a molecada. Foi bem legal e despertou minha vontade de tocar de novo.
Na verdade nunca parei, tenho meu violão há muito tempo, ganhei um teclado da sogra que comecei a aprender e tô gostando demais. Sempre gostei de produzir, criar e tal. Por isso também comprei interface de som pra poder fazer minhas gravações.

Comprei e guita e até então estou tocando pela interface + pedal American sound da Joyo, que simula amps da fender. O pedal é excelente, da pra tirar timbres muito bons com ele.
Toquei nas minhas caixas edifier, tbm toco pelo fone.
Mas acho meio ruim, sinceramente, ficar nesse esquema. Tem que ligar várias coisas pra tocar, isso é meio chato. O som também não é legal. No fine de ouvido acho desconfortável e as caixas, apesar de boas, não ficam simples de conectar pra estudar, pq estão na sala, e estudo no quarto.

Por isso quero um amp.
Antes eu tinha um Fender Mustang I, gostava bastante pelas várias possibilidades que ele oferecia e a qualidade de som dele era bem honesta.

Agora descartei a possibilidade de pegar ele por outras opções que ando pesquisando: Boss Katana e Marshall Code.
Eu prezo pela qualidade no timbre, pois quero fazer gravações e tal. Também quero fazer pequenas apresentações com meus alunos na escola (a escola é grande, tenho várias turmas).

Qual destas opções vocês indicam ? Eu pesquisei bastante já, mas quero ouvir a opinião de vocês.

Eu tive oportunidade de testar os dois modelos. Só que como o foco era testar a guitarra pra comprar, nem me atentei a eles inicialmente.
Lembro que não gostei muito do Marshall de início, mas nem sabia que tinha várias regulagens, presets e tal. Provavelmente eu precisaria timbrar ele pra ver realmente como é.
O Katana lembro que gostei do som. Também não testei as possibilidades que ele oferece, pois não conhecia o amp.
Os outros que testei foram um Borne Voraz, que achei beeem fraquinho em qualidade de som, tanto no clean como no Overdrive.
Tinha testado um Meteoro valvulado com falantes celestion, era bom tbm, mas nem é a categoria que quero pegar (era muito grande).
Por último toquei em um Fender Deluxe e meu, melhor amp que toquei na vida. O som é incrível, na moral. Muito lindo mesmo. Mas esse também não é o que quero, não vem ao caso (grande e caro).

Bom é isso. Essa semana vou tentar testar os dois amps de novo. Mas queria saber de vocês Oq acham em termos de durabilidade, qualidade e tal.
Da pra achar usado o Katana por 1500, de 50w.
O Marshall Code 25 da pra achar por 1100 novo, mas tem menos potencia. Primariamente tocaria em casa (apartamento) e algumas vezes na escola.
Lembrando que o Katana tem regulagem de voltagem (0.5w, 25w e 50w).

Eu toco de tudo. Desde country, pop até rock alternativo, clássico etc. Também vai depender do que tocarei com os alunos. Sei que tem uns que gostam de metal, outros coisas mais simples etc.
Pras minhas gravações usarei pra coisas mais experimentais.

Desculpe o texto super grande. Obrigado!

HortaRates
Membro
# jul/19
· votar


felipenobrega
Eu tenho contato com o Katana 50 quase diariamente, pois no estúdio onde toco tem um. Eu gosto bastante do amp, eu iria nele sem medo. Ele possui um bom volume e os timbres são bacanas. Tem efeitos embutidos que são bastante utilizáveis. O drive dele é bacana, o delay também. Com esse amp, você vai precisar só ligar a guitarra e o footswitch e é sucesso. E se for fazer uma pequena apresentação ou ensaiar, ele aguenta tranquilo. O único contra é que é um amp que é, provavelmente, de difícil manutenção. Se estragar alguma coisa vai ter que jogar fora.

matheusnn
Membro Novato
# jul/19
· votar


Galera, vou comprar uma Tagima new T635 e gostaria de um amp bacana pra acompanhar. Sou iniciante, tenho uma memphis strato antiga e um amp bem medíocre que tem um som horrível.

Gostaria de comprar um equipamento de qualidade com um bom custo x benefício. pra estudo num apartamento.

Fiquei muito interessado no boss katana 50 por conta da gama de efeitos e timbres que é possível atingir com ele, porém o preço e a potência dele ficam um pouco cima do ideal. Existe alguma outra opção parecida que seja menos potente e mais barato? Nacional talvez?

Eu sei que o boss katana 50 tem o switch pra baixa potência (1W se não me engano), porém o preço continua bem salgado, na casa dos R$ 2.000,00. O ideal seria abaixo de R$ 1.500,00 no amp.

Raphaelbrandao
Membro Novato
# ago/19
· votar


Boa noite pessoal, tenho uma caixa amplificada Gianinni G65 e o falante esta apresentando problemas, gostaria de um auto falante barato de 12", mas que tenha uma qualidade aceitável, uso para treino em casa e diversão de amigos, nada profissional. Agradeço desde já. Não entendo nada de Falante.

LuanCesar1
Veterano
# ago/19
· votar


matheusnn

Se você quer só pra estudar no apartamento, tem o Katana Mini, que tem um som muito bom também e com a vantagem de ser bem pequeno, eu tenho um Rolando Micro Cube pra tocar em casa e já é muito bom.

Sgt_Peppers2
Veterano
# set/19
· votar


Fala pessoal!

Estou interessado num amp valvulado na faixa de 2500. Achei bem interessante o Giannini Classic T. Gostaria de algo nessa linha mais clean, que fique legal de usar um overdrive, meu estilo é mais blues. É mais para shows pequenos, então não precisa ser com muita potência. Há algum outro amo nessa faixa de preço, com as minhas necessidades, que dá de frente com o Giannini? (Se tiver mais barato melhor ainda)

Kopschmigger
Veterano
# set/19 · Editado por: Kopschmigger
· votar


Boa noite pessoal,
Estou procurando um amp temporario (para ficar por 1 ano mais ou menos) para uso em casa (estudo) mas que me permita fazer pequenos shows em pubs (microfonando o amp ou usando um line-out).

Na faixa de preço que procuro (até R$ 750,00, usados) cheguei a algumas opções: Blackstar HT-1, Fender Champion 300, Borne Vorax 1050, Roland Cube 20XL, Vox Pathfinder 15r ou Fender Frontman 25r.

Desses quais vocês me recomendariam? Tenho uma Zoom G3XN e uma Epiphone LP Std, e preferiria pegar algo que me permita ir de um rock psicodelico (Pink Floyd) até prog-metal (TOOL).

Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.