【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# 12/jun/19 11:41
· votar

hoje em dia tem o celular, a página do ML e da OLX, dá pra ver o preço oferecido no mercado na hora, e vc testando, sabendo o que quer, se não dá negócio na hora, você já saberia o que comprar 'por catálogo'.

amplexos

T.

Tico_McCready
Veterano
# 17/jun/19 14:18
· votar

Pessoal, boa tarde.

Já li alguns tópicos, tirei para mim mesmo várias dúvidas e afunilando as questões eu cheguei no seguinte:

Possuo até hoje um Meteoro Nitrous Drive de 15W velho de guerra e chegou o momento de trocá-lo, até porque, assim como ocorreu com minha guitarra anterior (Ibanez GRX 150) eu tb vou doá-lo para uma grande amiga.

- Pelas minhas pesquisas entendi que devo fazer um upgrade para mais de 3x a potência do ampli que possuo, dessa forma, vou sentir diferença de verdade.
- Não quero um valvulado (Até cogitei um Joyo, mas 1 canal só me quebra).
- Tô muito interessado na combinação 40W~65W + Falante de 12".
- Toco muitas coisas, quanto mais versátil for entre clean e distorção, melhor.
- Minha atual guitarra é uma LP Epiphone Black Beauty do início dos anos 2000 que eu ainda não mexi (pretendo mexer nos caps e mais umas coisinhas).
- Pedaleiras eu tenho uma Zoom G2.1u e uma Korg AX-1500g (Num futuro próximo terei apenas umas Mooer GE200.

Vou ter o dinheiro até o meio do mês que vem, pois preciso aguardar o trâmite para o pagamento dessa condenação judicial, pois sim a Tim está patrocinando esse Ampli =D

Agora, basicamente, os amplificadores que me interessaram (em ordem de preferência) são:

Estes não fogem da proposta de 40W~65W e falante de 12".

- Boss Katana 50 (PQP, não se acha mais por 1500, na Foxtrot aqui em Salvador tá R$2100)
- Marshall MG 50 FX (Está sendo difícil achar reviews em vídeo). Obs: Consegui esse a R$1000 usado na OLX aqui em Salvador.
- Laney LV100 (Também a R$2100 novo na Foxtrot)

Estou aberto a sugestões, contudo, usados só se eu conseguir aqui em Salvador, para testar e tal.

HortaRates
Membro
# 17/jun/19 15:15
· votar

Tico_McCready
Eu não consegui entender qual seu objetivo com o amplificador. Ensaio? Show? Tocar em casa?
Sem saber isso fica difícil te indicar algum.

Tico_McCready
Veterano
# 17/jun/19 16:07 · Editado por: Tico_McCready
· votar

HortaRates
Eu não consegui entender qual seu objetivo com o amplificador. Ensaio? Show? Tocar em casa?
Sem saber isso fica difícil te indicar algum.

Meu caro, me desculpe, aqui no meio do trabalho, acabei não especificando bem.

O uso pretendido é basicamente doméstico, com possibilidade de ter menos problemas criando efeitos em casa com pedaleiras, pois hj eu crio no meteoro de 15W e chego nos estúdios e é um inferno...

Mas também para usar em pequenas apresentações, como em churrasco, aniversário, eventos sociais em geral, como meu aniversário que pretendo utilizar os amplificadores e bateria dos amigos pra montar um palco pra galera tocar.

Resumindo: Estudo e pequenas apresentações, mas sem descartar a hipótese de usá-lo microfonado numa apresentação maior, não sei.

Atualmente tenho 3 projetos:

- Banda de MPB (Guitarra + baixo + cajon)
- Banda de Rock (2 guitarras + baixo + bateria)
- Trio para Jams sessions (onde usaria bastante este ampli)

Ismah
Veterano
# 17/jun/19 21:31
· votar

Tico_McCready
entendi que devo fazer um upgrade para mais de 3x a potência do ampli que possuo, dessa forma, vou sentir diferença de verdade.

Precisa DOBRAR a potência para um ganho de 3 dB no SPL. Tu precisa de um ouvido BEM treinado para ouvir isso.
Entretanto, tu está trocando só o amplificador, mas também os AF's e aí é que a coisa muda de figura. AF's tem uma variação muito grande de timbre.

Toco muitas coisas, quanto mais versátil for entre clean e distorção, melhor.

Esse amp analógico não inventaram muito bem ainda. Habitualmente se regula para distorção, que é onde os cortes são mais efetivos, e o clean vem como dá. Dá para tocar Metallica usando um AC30, mas ele ainda tem som de AC30 - e não tem nada que mude isso.

possibilidade de ter menos problemas criando efeitos em casa com pedaleiras, pois hj eu crio no meteoro de 15W e chego nos estúdios e é um inferno...

Não é um outro amp que vai garantir que isso não aconteça, a menos que seja o mesmo amp do estúdio.
Analogamente, dirigir um carro ou um ônibus, é essencialmente igual. Cada um tem um comportamento bem diferente na condução.

Dois, dos três projetos, são bastante discrepantes. Para MPB, tu precisaria usar um amp potente, que seja capaz de responder plenamente ao instrumento, distorcendo (no sentido técnico) o mínimo possível.
Aumentando o ganho, também haverá um incremento de volume, muitas vezes não necessário.
Pouco importa se um SS ou valvulado, pode ser demais volume para a maioria das situações. A não linearidade de timbre num valvulado é maior, dada a compressão (SAG) da fonte, logo o SS tem lá umas vantagens.
Mesmo assim, a tendência de todo amp é ter uma perda de grave com volume muito baixo.

Tico_McCready
Veterano
# 18/jun/19 13:43
· votar

Ismah
Precisa DOBRAR a potência para um ganho de 3 dB no SPL. Tu precisa de um ouvido BEM treinado para ouvir isso.
Entretanto, tu está trocando só o amplificador, mas também os AF's e aí é que a coisa muda de figura. AF's tem uma variação muito grande de timbre.

O que encontrei pesquisando era que se eu apenas dobrasse os watts isso não garantiria uma mudança significativa.

Esse amp analógico não inventaram muito bem ainda. Habitualmente se regula para distorção, que é onde os cortes são mais efetivos, e o clean vem como dá. Dá para tocar Metallica usando um AC30, mas ele ainda tem som de AC30 - e não tem nada que mude isso.

É o que faço quando levo pedaleira para o estúdio que costumo ensaiar. Lá tem uma Marshall que me deixa bem feliz só com o canal de drive dela mesmo, mas nem sempre está disponível, ontem eu toquei com uma meteoro que nem sei o modelo...

Não é um outro amp que vai garantir que isso não aconteça, a menos que seja o mesmo amp do estúdio.
Analogamente, dirigir um carro ou um ônibus, é essencialmente igual. Cada um tem um comportamento bem diferente na condução.

Entendi. Sofro muito criando efeito em casa e tendo que ajustar bem aquém do que criei na pedaleira.

Dois, dos três projetos, são bastante discrepantes. Para MPB, tu precisaria usar um amp potente, que seja capaz de responder plenamente ao instrumento, distorcendo (no sentido técnico) o mínimo possível.

Dos 3 amplificadores, na sua opinião, qual seria o mais versátil? Dos três eu só toquei no Katana de 50W e fiquei bastante satisfeito com o que ele oferece e achei bem honesto, mas é a minha percepção, de alguém que não tem o arcabouço de conhecimento técnico que vocês têm. O Laney LV100 é bastante sugerido em tópicos daqui do Fórum e o MG 50 FX é bem difícil de achar algo sobre ele.

HortaRates
Membro
# 18/jun/19 14:58
· votar

Tico_McCready
Cara, eu conheço bem o Marshall e o Boss Katana. Nunca toquei com esse Laney.

Eu não recomendo o Marshall, acho o timbre sofrível.
Existe uma grande diferença de conceito entre o Laney e o Boss.
O Boss é um amp que possui vários efeitos e simulações integradas. É quase como se ele tivesse uma pedaleira dentro. Eu acho que tem timbres bem convincentes, e ele é bem versátil, indo do clean ao high gain com facilidade. E eu acho que esse é o melhor uso dele: levar ele pra cima e pra baixo só com o footswitch, e você já tem seus timbres prontos.

O Laney é um amp mais "tradicional", e pra ter uma grande variedade de timbres você dependeria de pedais/pedaleira. Dá pra tocar só com ele, mas ele vai ter um timbre próprio e de certa forma mais limitado.

São filosofias bem diferentes, e os dois amps são bons. Cabe a você decidir o que quer

deciomsn1
Membro Novato
# 18/jun/19 20:11
· votar

senhores quero a opinião de vc´s em qual comprar...para ensaio e apresentações em pub´s,algumas casas vai ser microfonado mesmo o PA não sendo grandes coisas...uso pedaleira,pop rock,nacional/internacional,blues no maximo hard rock...OBRIGADO! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1231216000-vox-valvertronix-vt 40amprificador-vox-_JM https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1103795974-amplificador-roland -boss-katana-ktn-50-50w-rms-nf-_JM?quantity=1&variation=38433671754 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1076603592-cubo-para-guitarra- 10-polegadas-65w-landscape-predator-65-_JM?quantity=1 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-769317762-amplificador-p-guita rra-100w-vorax-12100-preto-borne-_JM?quantity=1 vi um guitarrista usando um granade+uma caixa borne 1x12 o som estava legal mas não deu pra trocar imformações https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1194452988-granade-power-amp-t one-ink-encomenda-_JM?quantity=1 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1218878588-gabinete-caixa-born e-mob-112-100w-envio-em-24-horas-_JM

Ismah
Veterano
# 19/jun/19 08:10 · Editado por: Ismah
· votar

Tico_McCready
O que encontrei pesquisando era que se eu apenas dobrasse os watts isso não garantiria uma mudança significativa.

Não é uma diferença significativa no que tange volume. A diferença é notória no headroom, que permite ele reproduzir com maior perfeição, som limpo.

Os demais itens, já foram comentados.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Dicas para quem quer comprar amplificadores de guitarras.