Quais sao os amplificadores ideais para guitarras acusticas?

    Autor Mensagem
    rodrigormb23
    Veterano
    # fev/12


    Olá pessoal do fórum cifraclub,

    Comprei uma guitarra ibanez AF75 TGD (aquela guitarra acustica com ponte movel) e gostaria de saber que caixa de som -- tipo, melhores modelos, custo/beneficio -- é mais adequado para esse tipo de guitarra.

    Desde já agradeço qlqr ajuda ^^

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    rodrigormb23
    As guitarras acústicas se dão bem com amplis de natureza clean, tipo Fenders, onde vc pode tirar o máximo se suas características tonais.Funcionam bem com leves overdrives e tendem a ser microfônicas(ressonância) quando usadas com "distortions from hell".Não são adequadas a rock pesado.São ótimas para R&B, Jazz, Soul, Rock Clássico.

    rodrigormb23
    Veterano
    # fev/12
    · votar



    rodrigormb23
    As guitarras acústicas se dão bem com amplis de natureza clean, tipo Fenders, onde vc pode tirar o máximo se suas características tonais.Funcionam bem com leves overdrives e tendem a ser microfônicas(ressonância) quando usadas com "distortions from hell".Não são adequadas a rock pesado.São ótimas para R&B, Jazz, Soul, Rock Clássico.


    mas carlos adolphs... vc n pode indicar modelos? se possivel de outras marcas, como Orange, Marshall, Meteoro etc. So pra ficar mais claro eh um amp pequeno msm, pra vc tocar na sua casa.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    rodrigormb23
    So pra ficar mais claro eh um amp pequeno msm, pra vc tocar na sua casa
    Um desses seria bom:
    .
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226237635-cubo-amplificador-fen der-frontman-15w-r-para-guitarra-loja-_JM
    Abç

    rodrigormb23
    Veterano
    # fev/12
    · votar



    rodrigormb23
    So pra ficar mais claro eh um amp pequeno msm, pra vc tocar na sua casa
    Um desses seria bom:
    .
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226237635-cubo-amplificador-fen der-frontman-15w-r-para-guitarra-loja-_JM
    Abç


    Fui olhar no site da fender esse amp e nao o vi -- acho que eh de um catalogo antigo. Vc nao tem sugestao de semelhantes de outras marcas?

    Bog
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Bog
    · votar


    rodrigormb23

    Para um som realmente jazzy, você normalmente quer um amp imaculadamente limpo. É normal usar este tipo de guitarra com amps de violão ou mesmo direto em linha, em sistemas de som não específicos para guitarra. Isso acontece porque o som "normal" de guitarra elétrica não vem da guitarra apenas, mas do conjunto guitarra + amp (e o que mais houver entre os dois). Mas para guitarras hollowbody, é normal querer reproduzir apenas o som da guitarra da forma mais fiel possível, de maneira similar a um violão.

    Entre amps mais caros e renomados, tem o Roland Jazz Chorus e o Polytone Mini Brute. Em um nível intermediário, eu procuraria um Yamaha Stagepas (que não é amp de guitarra, mas isso não importa) ou Roland AC-90 (ou 60, dependendo da aplicação). Entre os mais baratos, eu ficaria com um Roland Cube - já vi pessoas em fóruns de jazz comentando o quanto o canal clean dele é bom (é uma simulação do Jazz Chorus).

    Aliás, é importante você especificar o uso, porque para usar em casa nem precisa de tanto. Mas no geral, a regra é ir atrás do clean mais transparente possível - eu não gosto dos Fender Frontman porque eles tendem a soar meio estridentes.

    Edit: note que eu só citei transistorados. Por mais incomum que possa parecer, amplificação de guitarra archtop é uma das aplicações onde costuma predominar o uso de transistorados sobre os valvulados. É importante pensar que muitas das "regras" para o som "normal" de guitarra elétrica não vale quando se trata de amplificar guitarras hollowbody. Claro, isso tudo supondo que você vai usar o som "clássico" dessas guitarras, aquele clean puro.

    Raven_Heart
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Raven_Heart
    · votar


    rodrigormb23
    O Frontman 15r é um amplizinho legal, qual o problema de ser de um catálogo antigo? Você ainda encontra por aí com certa facilidade. Se quiser um da linha atual, pega o Frontman 25g, é um pouquinho maior mas é o mesmo estilo. Se quiser outra marca, dá uma olhada no Vox Pathfinder 15r. Isso falando em amps pequenos de baixo custo. Tem os combos pequenos valvulados também, é muito mais som mas aí vai uma graninha legal.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    rodrigormb23
    Fui olhar no site da fender esse amp e nao o vi -- acho que eh de um catalogo antigo. Vc nao tem sugestao de semelhantes de outras marcas?
    Isso não tem a menor importâcia cara, até porque vc o encontra fácil nas lojas.
    Esse ampzinho Fender tem um som adequado para o uso a que vc pretende dar e ao som que me parece vc quer tocar.
    Abç

    ceberer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    galera eu tenho um ac90... comprei uma fender telecaster e quero comprar um sansamp gt2 tech pra simular...daria certo isso ???

    Schenker
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    este negócio de determinado tipo de guita é melhor com tal ampli é um caminho espinhoso . . .conheço um cara que usa uma 335 Epi plugada em um mini recto e respectiva cx e tira um puta som.

    Tem outro camarada que usa uma PRS hollowbody II em um MKIII e adora quando está bem alto e sente o vento saindo dos f-holes . . .

    Ted Nugent só usava semi acústica com Marshall no talo . . .

    dimi1822
    Membro
    # jan/13
    · votar


    rodrigormb23


    semi acusticas ficam bem com quelquer amplificador e tipo de musica, isso so vai depender da captaçao que vc usar nela

    boblau
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Conheci um guitarrista chamado Ted nos idos de 1985 que tocava com uma Gibson 335 e um Fender Twin. E só....

    Tirava qualquer som com um timbre que eu não esqueço até hj.

    Mas ninguém da galera conseguia domar aquele equipo, só ele.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    boblau
    uma Gibson 335 e um Fender Twin
    Cara, isso não apenas É um equipo profissa, como o cara sabia utilizá-lo. A maioría aqui não tem acesso a equipos desse nível, nem sabe bem o que fazer com ele....
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais sao os amplificadores ideais para guitarras acusticas?