Texto legal sobre amps valvulados

Autor Mensagem
meiomundo
Veterano
# dez/03


Como já vi um monte de dúvidas sobre amps valvulados achei interessante deixar esse texto para os amigos. É do site www.tubeamps.com.br, de um cara que faz amps.

O som valvulado

Tube amps, valve amps, valvulados, solid state, transistorizados. Veja aqui as diferenças, vantagens e desvantagens entre os amplificadores valvulados e os solid state.

Introdução

Olá amigo. Se você está lendo esta página é porque, assim como eu, gosta da guitarra elétrica e do maravilhoso som que produz. Esta Home Page visa esclarecer as principais diferenças existentes entre os amplificadores valvulados e os solid state (transistorizados), em relação ao som que produzem. Talvez o conteúdo não seja muito didático ou talvez seja superficial demais para você. A verdade é que, após ler, pelo menos um mínimo de informação poderá ser assimilada e eu já estarei satisfeito. Não hesite em me escrever caso tenha alguma dúvida ou não concorde com o que escrevi. Se estiver ao meu alcance, terei o maior prazer em ajudá-lo e em aceitar críticas e/ou sugestões. Não leve em conta minha pobre gramática! Se quiser mais informações sobre o autor, clique em sobre o autor. Não se preocupe, não vou vomitar a lista de meus equipamentos e instrumentos, mesmo por que não tenho quase nada.



A diferença entre o som valvulado e o solid state

O verdadeiro motivo pelo qual amplificadores valvulados soam melhor do que seus descendentes solid state é a diferença das características de seus componentes ativos ou seja, válvulas e transistores. Os transistores saturam-se com extrema facilidade e é exatamente por isso que é difícil projetar um amplificador solid state com som limpo, sem distorções. A válvula satura-se com mais dificuldade e por isso os amplificadores valvulados apresentam um som tão limpo e cristalino. Mas, quando se usa distorção (saturação) é que os solid state ficam ridículos (Em tempo: quando falo de distorção/saturação, refiro-me aos altos volumes e não à utilização de pedais overdrive, ok?). Os transistores, assim como as válvulas, geram freqüências inexistentes no som original (som da guitarra), além de achatar demasiadamente os picos da forma de onda. Essas freqüências sempre são harmônicos de cada freqüência original e é aí que reside a principal diferença sonora. Os transistores geram harmônicos de todas as ordens e as válvulas geram, apenas, os harmônicos pares. O resultado é uma distorção clara e firme nos amplificadores valvulados e uma distorção "suja" com graves e médios-graves "ocos" nos solid state. Num acorde distorcido nos valvulados notam-se todas as notas; é possível dedilhar deliciosamente e emendar um solo arrasador seguido de uma palhetada delirante nos bordões. Nos solid state só conseguimos chegar mais ou menos perto disso, com amplificadores extremamente bem projetados, de som limpo, e utilizando overdrives valvulados, mesmo assim obtemos a típica distorção de pré. Outros dois fatores que moldam o timbre dos valvulados é a ressonância da própria válvula que é oca e trabalha com vácuo e o transformador de saída, que não é linear e, portanto introduz modificações no timbre (Os transistores não necessitam de transformadores para acoplarem-se aos alto-falantes, já as válvulas, devido a sua alta impedância de saída, devem ter essa impedância casada com a dos alto-falantes). Isso modifica drasticamente as características originais do sinal da guitarra. Um inconveniente da distorção dos valvulados é que só conseguimos os melhores timbres com altos volumes (você tem vizinhos?) pois as válvulas saturam-se quando estão trabalhando com altos ganhos e isso, nos pentodos ou tetrodos de saída, significa regime de alta potência.

Timbre

Um pouco de história

Quando Leo Fender patenteou seu primeiro captador, estava tentando amplificar o som da guitarra mantendo o timbre do violão que, por si só, tem um volume muito baixo em comparação com instrumentos de sopro e percussão. É fácil deduzir que, para acompanhar as bandas de Jazz que vinham surgindo, era imprescindível amplificar o som do violão com a maior fidelidade possível, já que ninguém conhecia o som de guitarras. A tentativa deu certo ao amplificar o som do violão, mas não deu certo em reproduzir o seu timbre (para chegar mais perto disso só com os problemáticos microfones). Diversas equalizações diferentes nos pré-amplificadores deu origem ao som que conhecemos hoje e que é fácil encontrar em antigas gravações de Blues. O resultado todos conhecemos, pois foi criado um novo timbre, um novo instrumento musical, por assim dizer. Um instrumento com um timbre que os músicos e ouvintes aprenderam a gostar e muito, tanto que mudou a história da música e hoje é o que se tenta buscar. No final dos anos 50 os guitarristas de rock'n'roll e de blues descobriram que aumentado bastante o volume dos amplificadores obtinha-se um novo timbre, bastante agradável a quem gosta desses ritmos. Frank Marshall, um professor de bateria que possuía sua própria escola em Londres percebeu que copiando os amplificadores de Leo Fender iria ganhar um bom dinheiro, uma vez que estes tinham um preço altíssimo na Inglaterra. Projetou seu primeiro amplificador baseando-se no Fender Bassman 59 e utilizou as válvulas EL34, fabricadas na própria Inglaterra, ao invés das 6L6 ou 6550 dos Fender. Como resultado obteve um amplificador com o qual se obtinha uma distorção diferente e mais pesada, a qual agrada muito até hoje; é o famoso som de Marshall.

Hoje

Chega-se à conclusão que se houvessem meios mais sofisticados, como os de hoje para reproduzir em altos volumes o som do violão, o som da guitarra poderia não ter sido criado. Como são as coisas! Hoje em dia existem verdadeiras legiões de guitarristas que adoram esse antigo timbre das primeiras guitarras e estão sempre à procura de algum efeito que possa reproduzi-los, ou então, utilizando cópias dos antigos amplificadores. Para conseguir isso os projetistas deveriam trabalhar na equalização dos amplificadores. Tanto as válvulas quanto os transistores apresentam dificuldades de projeto para a obtenção de sistemas lineares ao amplificar sinais de áudio, isso significa que, por exemplo, as válvulas podem amplificar mais os graves e médios enquanto os transistores amplificam mais médios e agudos. A tentativa de compensar a falta de linearidade dos componentes faz com que diversos amplificadores apresentem timbres distintos e o timbre é uma característica de agrado bastante pessoal. Justamente as primeiras tentativas de Leo Fender são as que se tentam imitar e, parece-me, a história se repetirá.

Amplificadores Híbridos

Com iniciativa comercial da Marshall, temos hoje diversos amplificadores híbridos (amplificadores que combinam válvulas e transistores, de forma a diminuir o custo de produção). Infelizmente, esses amplificadores utilizam uma única válvula no estágio pré-amplificador (uma 12AX7, normalmente) com alta saturação, e o estágio de potência é transistorizado... Esses amplificadores, apesar de não terem (nem de longe) o timbre de um completamente valvulado, são muito populares pois satisfaz aos guitarristas que nunca tocaram num JCM800 ou similar. Esses amplificadores são a linha ValveState da Marshall. Muitos outros fabricantes já estão fabricando amplificadores desse tipo, como a Crate, a Meteoro (no Brasil), a Fender e outras. Trata-se, no entanto, de aparelhos caros e sem utilidade, uma vez que é possível obter o mesmo efeito com pedais overdrive valvulados e amplificadores transistorizados mais baratos.

A distorção

Existem dois tipos de distorção nos amplificadores valvulados: a de pré e a de power (não trataremos das distorções de transientes nem de crossover nem outros parasitas dos amplificadores, apenas a distorção útil para guitarras). A distorção de pré é obtida com a saturação das válvulas intermediárias do pré-amplificador (Parte do amplificador total que cuida do ajuste do sinal da guitarra para o amplificador de potência e que também cuida dos controles de tonalidade e de overdrive), o som é distorcido com tons de overdrive. É o mesmo som dos pedais de overdrive que utilizam válvulas como elementos ativos. É uma distorção agradável, mas não é a melhor porque não gera o timbre característico dos amplificadores valvulados. A distorção de power é a que se obtém com a saturação das válvulas de saída. Só é utilizável em altos volumes e é uma pena pois não é possível fazer uma gravação direta do amplificador pois, o alto-falante entra na jogada junto com o gabinete e suas ressonâncias e reverberações, pela produção do timbre. É com a distorção de power que obtemos sons como os de Steve Ray Vaughn, Eddy Van Halen, Eric Clapton, para só citar três. Quando você ouve uma gravação de um de seus ídolos e fica imaginando como eles conseguem aquele timbre, saiba que eles utilizam um amplificador valvulado em altos volumes, sem distorção de pré e o som é captado via microfone para as mesas de som, onde são tratados e enviados aos gravadores!!! O ambiente de gravação também influencia e é por isso que shows ao vivo não apresentam os mesmos timbres da gravação original, até mesmo na bateria. Em shows é comum a utilização de amplificadores valvulados como geradores de timbre, sendo que o som captado por microfones passa pelo tratamento de PA e é distribuído para diversos locais, estrategicamente, via amplificadores solid state (quem diria?). Vale destacar aqui cada tipo de válvula de saída apresenta um timbre individual. Assim, temos som de 6L6 (Fenders e a maioria dos amplificadores americanos), som de EL34 (som de Marshall) e som de 6V6 (amplificadores de menor potência) para reduzirmos os exemplos aos 3 principais modelos.

Conclusão

Sem sermos radicais num ou noutro sentido, deduzimos pelo que foi apresentado que não é que os amplificadores valvulados são melhores. Simplesmente gostamos mais de seu timbre. Para isso é plausível suportarmos choques elétricos, zumbidos, instabilidades com as mudanças de temperatura, etc. (Eu, pessoalmente, acho que VALE A PENA!!!)
Então, se você concorda comigo, que gosta do timbre e da distorção dos valvulados, a solução mais econômica é utilizar um... verdadeiro amplificador valvulado! Enquanto existirem fabricantes de válvulas, mesmo os que sobraram (chineses (argh!) e Russos) poderemos ter esses maravilhosos amplificadores à disposição de qualquer guitarrista de bom gosto.

caiohleal
Veterano
# dez/03
· votar


soh, ja tinha entrado nesse site

yvo
Veterano
# dez/03
· votar


clap clap clap! otimo texto!

Led_Zeppelin
Veterano
# dez/03
· votar


Disse tudo!

Flavio Minilo Farias
Veterano
# set/04
· votar


Bom dia, trabalho com valvulas e acessorios para amplificadores, tambem tenho chave 3pdt 9polos e pbs 6polos em metal, importação propria da empresa, otimos preços, caso interesar a alguem entre em contato flavio_boy@hotmail.com

superdrive
Veterano
# set/04
· votar


Amps valvulados dão choques elétricos??????????

stratopeido
Veterano
# set/04
· votar


isso tudo q o kra falou pra mim sempre se resumiu a isto: os transistor incomodam o ouvido, sem zuera..

The Guitarrerow
Veterano
# set/04
· votar


[i][/i]
Amps valvulados dão choques elétricos??????????
(2)

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


Veja aqui as diferenças, vantagens e desvantagens entre os amplificadores valvulados e os solid state.

Ele não frisou bem as desvantagens dos valvulados. Chiam prá caralho com um Humble de fundo que fode a paciência de qq um. Mesmo assim são legais, não compro um pq não compensa no custo/benefício.


Os transistores saturam-se com extrema facilidade e é exatamente por isso que é difícil projetar um amplificador solid state com som limpo, sem distorções.

Mentira deslavada, hoje em dia existem transistores muito fodas, e amplificadores fuderosos.

Frank Marshall, um professor de bateria que possuía sua própria escola em Londres percebeu que copiando os amplificadores de Leo Fender iria ganhar um bom dinheiro...

Isto é verdade, mas ele não falou que o Léo Fender projetou o seu amplificador COPIANDO o projeto no Data Sheet de válvulas da RCA.


Quando Leo Fender patenteou seu primeiro captador

Patenteou mas não inventou, isto é muito comum no meio. Um cara inventa, e vem outro rapidinho pega a idéia e registra primeiro.

O texto é parcial pq o cara que escreveu monta amplificadores e vende. É preciso ter cuidado com o que é prometido.

Outra, o som do Van Halen não é determinado pelo amplificador que ele usa. É decorrente de sua guitarra, captadores, pegada, avalanche de efeitos que usa e das super mexidas que o seu técnico de som faz no Ampli.

Fernando Bello
Veterano
# set/04
· votar


Outra, o som do Van Halen não é determinado pelo amplificador que ele usa. É decorrente de sua guitarra, captadores, pegada, avalanche de efeitos que usa e das super mexidas que o seu técnico de som faz no Ampli.

O som do Van Hallen vem de uma juventude inteira estudando piano, e de um talento nato pra coisa. Se ele pegar uma Golden e ligar num Brabus ele vai fazer um som melhor que muito guitarrista com efeito e ampli de marca. =]

GreatKingRat
Veterano
# set/04
· votar


Esse texto eh do Willie Walter...o cara entende pacas....
Fly Never Die
Esse treco do Leo Fender ter copiado esquemas de datasheets ñ eh comprovado, são coisas q o povo contam, mas mesmo assim dizem q ele soh copiou o pré, a saída ele q esquematizou,. o cara era radiotécnico.....
E outra o cara ñ falou nada sobre a técnica do van ahllen tem haver com o amp, ele disse apenas q o van hallen usa o amp no talo pra ter distorção de power....

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
Chiam prá caralho com um Humble de fundo que fode a paciência de qq um.

Cara, não me leve a mal, mas amp valvulado (bem regulado) não chia NADA. Vc acha que vc acha os os tais 'audiofilos' iam usar valvulados se eles chiassem? O que acontece é que os amps de guitarra SS da vida tem noise-gates, passa-faixas e outras merdas do genero pra tirar o chiado que vem, adivinha de onde, DA GUITARRA!... isso mesmo... captador vagabundo e principalmente single-coil da um chiado dos infernos... A merda é, que junto com os gates e os passa-faixas, os amp ss 'noiseless' também perdem um tiquinho do timbre da guitarra... Já os valvulados não tem nenhum recurso desse tipo, e o sinal (com ruido) bate direto na grade de uma valvula, e, obviamente, é amplificado até o fim... resultando na chiadeira.

Solução : ponha captadores decentes na sua guitarra (eu botei uns EMG que não chiam nada nas minhas), que o zumbido maldito desaparece.

sds

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


GreatKingRat
Esse texto eh do Willie Walter...o cara entende pacas...

Não conheço, nunca ouvi falar. Existe algum amplificador famoso com a sua assinatura?

dizem q ele soh copiou o pré, a saída ele q esquematizou,. o cara era radiotécnico.....

O que tem de mais em ele ser radiotécnico? Em outras palavras técnico de eletrônica, isto só mostra que ele só podia copiar mesmo, pq projetar usando um componente ultra "não linear" como a válvula é difícil, entretanto sair do que já existe, é mais fácil.

Por favor amigo, não seja ingênuo, ninguém inventa do nada, aprenda pelo menos isto. Eu não estou desmerecendo o Fender não, entretanto já existiam muitos estágios de saída valvulados de aúdio na época e os amplificadores dele deixavam muito a desejar, posteriormente foram aprimorados.

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


b0fh
Cara, não me leve a mal, mas amp valvulado (bem regulado) não chia NADA

Sinceramente, vc deve regular muito bem, devia patentear esta regulagem que vc dá. Vai ficar rico, faz o seguinte, regula um Cabeçote Marshall e reenvie para a fábrica, eles vão ficar loucos com sua habilidade e o contratarão. Faz mesmo, não fale sód e boca que faz isto para eles não, senão vai ouvir uma sonora gargalhada (como a que eu dei aqui em casa).

Solução : ponha captadores decentes na sua guitarra (eu botei uns EMG que não chiam nada nas minhas), que o zumbido maldito desaparece.

Putz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acredite se puder.....................

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


b0fh
Vc acha que vc acha os os tais 'audiofilos' iam usar valvulados se eles chiassem?

É como os caras que defendem o Vinil. Assisti a uma apresentação de produtores em que eles estavam refazendo todas as mixagens da Elis Regina com Jobin, pq a limitação do Disco de Vinil não permitia que a qualidade de estúdio fosse reproduzida com fidelidade. Hoje será possível reviver o clima do estúdio graças ao CD. Pasmem!!!!!!

Audiófilo, é nostalgico e tudo que fizer refrência ao passado para ele será bom. Provavelmente os radios, televisores e telégrafos valvulados (na casa de meu avô tinha um valvulado o qual meu pai usava), para eles devem ser melhor tb.

Amplificador valvulado élegal sim,muito legal. Mas sinceramente, não compro um nunca mais. Para mim não vale a pena, quando quiser um em específico, usarei IMPULSES a partir de sampler.

QQ dia os caras vão dizer que o raio X é melhor que a tomografia.

ThirdDayJr
Veterano
# set/04
· votar


Eu tenho os dois tipos de amps, tenho uma Cyber-Champ Guitar Combo Amp "Fender" e tenho um Vox AD30VT Valvetronix 30W Guitar Amp e pra falar a verdade eu nao tenho problema com nenhum deles entao eu creio a maioria das vezes o problema vem do guitarrista e nao da caixa.

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
Mas sinceramente, não compro um nunca mais. Para mim não vale a pena, quando quiser um em específico, usarei IMPULSES a partir de sampler.

meu, pq ce não desiste logo de tocar guitarra? fica só no cakewalk msm... desse jeito dá na mesma pra vc... pode ate arrumar uma vaga no dee-lite cover.

kkkk tu é um caso perdido hein... mas já que tu acha que chia mesmo, faz o seguinte... vai numa loja qualquer, liga um amp desses. pega um guita vagaba, liga nele e ouve a zoeira... ai pega e abaixa o volume da guita até o zero... a zoeira some... incrivel né... eu devo tar inventando isso. Q foda.

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


ThirdDayJr

Cara oyber-Champ e o AD30VT são amps de simulação

Vc não sabe nem do que esta falando

Esses dois realmentes são muito bons, vale a pena comprar.
O Valvetronix possui casamento de imped. virtual, e DSP, uma 12AX7 e mais uma de power.
Mesmo assim tá no mundo digital.
O CYBER, ESTá TOTALMENTE.TÁ VENDO????

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


ThirdDayJr
pra falar a verdade eu nao tenho problema com nenhum deles entao eu creio a maioria das vezes o problema vem do guitarrista e nao da caixa.

DSP- Digital Signal Processor.

A grande verdade é que a garotada tá gostando muito dos novos amplificadores que simulam etc... São muito bons e não possuem os incovenientes dos antigos. São mais versáteis, baratos, etc...

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


b0fh
meu, pq ce não desiste logo de tocar guitarra?

Como uma pessoa pode ser tão tosca....

fica só no cakewalk msm... desse jeito dá na mesma pra vc... pode ate arrumar uma vaga no dee-lite cover.

E boba tb.......

pega um guita vagaba, liga nele e ouve a zoeira... ai pega e abaixa o volume da guita até o zero... a zoeira some... incrivel né...

E retardado tb......


Depois que a zoeira sumir (com o volume em zero), então eu posso começar a tocar?

Completo idiota.......Ainda bem que isso não pega prá quem está vacinado.

Ignorância tem cura amigo......procure se informar.....

b0fh
Veterano
# set/04 · Editado por: b0fh
· votar


Fly Never Die
eh amiguinho... alem de tudo eh nervosinho... e vem falar que eu sou retardado... quando é vc que não entende picas de nada... quantos anos ce tem, 12?... melhor desistir do cakewalk tb e vai tocar batera, ta mais no nível do teu QI... bye

hmm batera não... assim eu tou ofendendo os bateras... melhor tocar outra coisa. rsss

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


Tú é muito mentiroso cara, todo mundo sabe que valvulado tem ruído de fundo, até os caras que escrevem simuladores inserem o ruído propositalmente.

Se vc gosta de valvulado, tudo bem, eu tb acho legal. Mas não fica mentindo não pq isto aqui é um fórum onde os jovens vem em busca de informação, e não mentiras e mitos.

Vc deve tocar clarinete muito bem, carinete dos outros, daquele que é garrado.

GreatKingRat
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
Hahahahha, cara vc me faz rir, esse topico tah mtu bom, olha soh os cara ai....
Cara, me desculpe, deve mil desculpas a você, vc é mtu inteligente, nossa onde vc aprendeu tantas coisas sobre valvulados, fez curso????????????nosse texto, aposto q vc eh um desses senhores q mexem com valvulas ateh hj pq pelo q vi vc eh mtu inteligente! posto q vc ñ copia eskemas, os criam, não eh, e o falecido Leo Fender os copia de você......cara ñ vle a pena, vc com esses conhecimentos era pra ser o técnico em amps mais conceituado do Brasil.........eu confundi, os textos do Willie walter são mais elaborados...esse aí tá legal tmb.....por curiosidade o site do w. walter eh http://www.geocities.com/BourbonStreet/Delta/7485/
Desculpa se eu achei q vc ñ sabia de amps valvulados, se eu achei q vc prefere um jcm a um ac30........vc eh o cara q mais entende de amps a valvula do mundo!!!!!! vai mestre, fica postndo seus grndes conhecimentos aki, soh pra ñ fica frustrado........
:-)
huahuahuahahihohihohiahiahiahiuhhuhuhuhhahahahhahahahahaha

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


GreatKingRat
não provoca não... ele fica nervosinho... o nego ficou puto pq um dia ele ligou a guitarra condor dele num jcm800 e pensou 'mas q merda de chiadeira, esse amp é uma bosta' e comprou la uns samplers da line 6 que não faziam barulho... normal.

Agora esse site do willie walter eh massa msm, principalmente os testes de válvulas. Tem uns testes legais no site da watford valves também.

sds

Hammer
Veterano
# set/04
· votar


legal

GreatKingRat
Veterano
# set/04
· votar


Soh, no watford valves tem testes bons sobre as EL84 , mais parece q eles ñ tem mais EL84 "NOS" pra vender pq o Brian May compro as últimas para a Turnê dele em 98, mais tem informações legais sobre estas mesmas válvulas......mtu bom o site deles.....essse treco ai do valvulado com chiadeira pode ser algum defeito pq na maioria dos valvulados q eu toquei, tinham apenas uma barulhinho tipo "hum"de 60hz por causa da alimentação eles ñ faziam akele agudo "chiiiiii" dos transistorizados....

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


GreatKingRat

Isto se chama personalidade, e senso crítico, coisas que baba-ovo não possui.
Existem duas faces da moeda em qq área do conhecim.
Se vc só quer enxergar uma face, deixe pelo menos, os outros membros enxergarem a outra.
Não existe essa de valvulado é melhor, que é bonzão, etc... Existem pros e contras. Para quem fab, estes só apresentam os prós.
Outra coisa, Léo Fender copiou sim, aliás copiou mua coisa de guitarra tb do Rickembaker e de muitos concorrentes na época.

Se eu colocar alguns takes de amplificadores valvulados, misturados com takes de simuladores, amplificadore hibridos e até SS, vvai se borrar e não vai dizer quem é quem.
Vc não tem culpa, foi forjado desta maneira, mas por favor, não iluda os garotos com estas baboseiras que inventam para auto-promoç

b0fh
Veterano
# set/04
· votar


Fly Never Die
Vc tem razão... tem prós e contras... já que vc tá tão animado, por favor liste os prós e os contras dos transistorizados e valvulados, para nos esclarecer... pode ser?

JediKnight
Veterano
# set/04
· votar


Caraio, é possível um discussão sem sarcasmo, alfinetadas, senso de superioridade e babaquices .... ??? Seria legal antes de aprender sobre válvulas aprender um pouco sobre respeito ...

Fly Never Die
Veterano
# set/04
· votar


b0fh

Vc quando chega em casa, liga o seu som valvulado e coloca aquele vinil na vitrola.
No seu carro, o CD player e amp. são valvulados e com alta fidelidade.
Seu computador é valvulado, foram os primeiros construídos, os ENIAC.
Sua televisão tb é valvulada e o aúdio dela é ótimo.
Vc usa um telégrafo valvulado para se conectar a internet;
Todos os pedais que vc usa prá tocar guitarra são valvulados, inclusive o Delay.....
O circuito do seu captador EMG ativo é valvulado para dar aquele timbre bacana.
Os PAs que vc usa quando toca em público, são Valvulados.

Brian May, Blackmore, Page, etc... Todos tocam com valvulados, é obvio, usam desde o início de ssuas carreiras e não TREOCAR AGORA.....

Vc deve ser daqueles caras que ficam fazendo testes a ermo, não deve saber nem analisar uma função não linear, muito menos modelar um circuito com equações diferenciais, talvez não saiba nem o que é um logaritmo e suas propriedades básicas para qq aluno do colegial.

Uma pessoa sem conhecimentos apropriados, só pode fazer experiências absurdas e/ou acreditar e bater palmas para o que já foi estabelecido por outros.

Fica muito difícil para quem sabe pouco, poder vislumbrar o que de novo está surgindo e sendo desenvolvido. Se vcs soubessem um mínimo de Processamento de sinais, não ficariam falando besteiras.

Resumindo, eu gosto de amplificadores valvulados, porém não invisto em um pq acho que não compensa. Fora a dinâmica que tem que ser melhorada, os simuladores suprem as necessidades e para mim já são superiores pela versatilidade, opções,manutenção, etc....

Cuidado para não cair no ridículo como aqueles que diziam que a fotografia digital nunca iria prosperar. Já tem muito profissional vendendo suas Flex por bagatela para comprar uma nova sensação digital no mercado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Texto legal sobre amps valvulados