Cab Impulses (Tutorial/Review)

Autor Mensagem
Crunch Zone
Veterano
# jan/11


Após muito tempo de procura na net por simuladores de amps acabei me deparando com estes GUITARHACK IMPULSES/CAB IMPULSES, na hora pensei "guitarhack mas #@$% é issa", quando ouvi o som que os caras tiravam com estes "Impulses", fiquei abismado, e mais ainda quando consigui fazer aqui em casa, o som é impressionante.

Como só havia um topico falando sobre sobre Impules resolvi traduzir um topico que eu achei muito explicativo sobre os impules na net, postar minhas experiencias, videos e ajudar o pessoal a tirar esses sons.

Antes de mais nada ai estão alguns videos, com amostras do som, comprovado por mim, ser possivel de se tirar com estes Impulses.
http://www.youtube.com/watch?v=dy5-Ve_rktU
http://www.youtube.com/watch?v=35pzfjpNkQc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=bM8f9dzlmfM&feature=related

Crunch Zone
Veterano
# jan/11 · Editado por: Crunch Zone
· votar


TRADUÇÃO DO TOPICO SOBRE IMPULSES (Algumas modificações foram feitas para melhor compreendimento e obedecer as regras do fórum).
Topico original (em inglês): http://www.guitarampmodeling.com/viewtopic.php?f=32&t=2452

O que são Cab Impulses (impulso de resposta)?

Para o pessoal que que não da a minima para explicações: o que é um Cab impulse?
Um arquivo .wav. Isso é tudo que vocês presisam saber.

Para os outros: O que é um Cab Impulse?
Um impulso de resposta é a saida de um sistema quando a entrada é um impulso Dirac (Mais informações: google). Na verdade um impulso Dirac não existe, porque teoricamente é um sinal de amplitude 1 e duração 0 ( é por isso que nãe xiste).
Então se você mandar um impulso Dirac impulse na entrada do seu sistema, você ira obter um impulso de resposta na sua saida.
Um impulso de resposta captura as caracteristicas lineares do seu sistema (resposta e frequencia) e não captura as caracteristicas não-lineares (Distorção/Saturação).

Para a maioria dos musicos (e p/ mim tbm) esta explicação é de pouca utilidade, quem quiser mais informações pode procurar na net...

Basicamente impulsos de respostas podem ser usadas para capturar respostas de frequencias e reverb.

Os impulsos de gabinetes que vocês acharam aqui são apenas respostas de impulsos de gabinetes + sistemas de microfonação (lembrando que eles também contém as respostas das frequencias do power amp e do preamp do microfone).
Impulsos de repostas são REALMENTE/ASSUSTADORAMENTE precisos. Um simulador de amps/gabinetes analogico (como ADA, Palmer,GT2, GD121 etc.) NUNCA sera capaz de competir com a precisão das resposta de um impulso de reposta de um gabinete . Nesse caso a tecnologia digital ganha incrivelmente da tecnologia analogical de simulação de amps/gabinetes. Acredite ou não.

As simulações de de gabinetes do POD, V-AMP, Amplitube 2/3 e Guitar Rig 2/3/4 são todas baseadas nos impulses . O problema é que as respostas dos impulse deles são muito "pobres", E por isso que muitos não gostam delas.

Crunch Zone
Veterano
# jan/11
· votar


Ok, mas como uso estes Cab Impulses?

1 - Se seu simulador de amps não suporta um carregador de impulsos externos, você vai precisar usar um DAW (Cubase, Reaper, Sonar, etc...); Carregue seu simulador de amps e coloque o gabinete em bypass (Isso é muito importante).

* Lembrando que colocar o gabinete em bypass e tirar o gabinete da cadeia de som, em alguns programas como Guitar Rig e nescessario

*Como colocar os gabintes em bypass?

Guitar Rig: apenas feche o modulo do gabinete. E é pra fechar, não apenas desligar isso é muito IMPORTANTE, pois , mesmo deligados os gabinetes do Guitar Rig influenciam o a cadeia do som, então não desligue, apenas fechem ou delete ele da cadeia.

Amplitube 2: Va na seção dos gabinetes e ative o botão BYPASS, em cima do MUTE se não e engano.
Wagner Sharp: Não precisa fazer nada, este programa não simula gabinetes.

Dirthead 0.6/0.8: Desligue o botão "CABINET" do lado direito da interface..

BTE Juicy77: Selecione "cabinet disengage" ou alguma coisa assim na barra inferior do preogra.

Simulanalog JCM900: Você não pode fazer bypass no gabinete deste programa.

2 – Agora, se você fez o bypass corretamente quando voce tocar um preset com distorção você vai ouvir uma boa chiadeira,abelha pura, sem grave nenhum, ... está tudo bem, o que você esta ouvindo é exatamente o som de um amp sem gabinete.

3- Agora, depois do seu simulador de amps, você vai precisar de um plugin VST que permita que carregar impulses para a convulação.
Eu vou mostrar apenas 1 programa: KeFIR, porque é de graça e não têm latência.


KeFIR
Pode baixar aqui: http://habib.webhost.pl/vst_keFIR.php
KeFIR é um VST simples que permite carregar Impulses.
Apenas clique em "Load", Selecione o seu Impulse (um .wav file) então coloque o controle "Mix" no 100% (Isso é importante tbm) e coloque o length como você prefirir (mais length = maior uso da cpu), Não coloque muito pouco se não vai acabar dando bypass no impulse. Muitos impulsos de respostas (Como os do GuitarHack) tem a duração cortada, então colocar o length no max se torna inutil. Para menos dor de cabeça apena deixe como ficar após carregar o impulse.
coloque o botão "Gain" (ganho) como quiser.

4- Toque... Se o som sair sem chiado pronto está feito.

*Lembre-se que você tbm pode usar impulses com pedais e préamps reais.
Apenas ligue o preamp/pedal na sua placa de som/interface, carregue seu DAW e KeFIR com o impulse e pronto.

MUITO IMPORTANTE: NUNCA LIGUE A SAIDA DO SEU POWERAMP OU CABEÇOTE NA SUA PLACA DE SOM/INTERFACE! USE APENAS A SAIDA DO PREAMP, OU A SAIDA P/ EFEITOS. SE VOCÊ POSSUI UM CABEÇOTE/AMP VALVULADO APENAS LIGUE O JUNTO A UM GABINETE REAL, OU VOCÊ IRA DANIFICAR AS VÁLVULAS E TRANFORMADORES DO MESMO.


Crunch Zone
Veterano
# jan/11 · Editado por: Crunch Zone
· votar


Minha experiencia:

Bem como já tinha falado só testando mesmo p/ acreditar. Mas posso garantir que o resultado é incrivel e liguei minha guitarra direto a minha placa de som e mesmo com a chiadeira da entrada do amp os meus resultados me deixaram de boca aberta. Usei o amplitube 3 coms presets do videos, junto ao KeFIR pelo FL Studio. Estou planejando comprar uma interface usb p/ testar melhor, e em breve postarei meus samples pra vcs.

Na parte das informações deste video(http://www.youtube.com/watch?v=A0nVsmoiEUk) (tbm explicativo, mas em inglês) é possivel baixar o KeFIR e um pacote de impulses.

Os primeiros videos (do primeiro post) foram feitos com o amplitube 3 e o KeFIR, os presets(p/ amplitube 3) usados no videos podem ser baixados nas descrições dos respectivos videos.
Então é isso pessoal, qualquer coisa é só perguntar.

Montei um Pack com o KeFIR + varios Impulses free, pra facilitar pro pessoal: http://www.4shared.com/file/4WagaY8y/GuitarHack_Impulses.html

Igormusic
Veterano
# jan/11
· votar


Crunch Zone
Muito bom!!!

Vou testar rs depois volto pra postar minha experiência.

Valeu!!!
Abraço!!!

Crunch Zone
Veterano
# jan/11
· votar


Em breve estarei postando meus samples, mesmo sem ter uma interface da pra tirar um som do caramba.

Igormusic
Veterano
# jan/11 · Editado por: Igormusic
· votar


Crunch Zone
Eu tenho interface e gravei pra um amigo ouvir a diferença, mas foi coisa bem básica: Introdução de Panama (VH) num Lead 800 Crunchado. Aí salvei um audio com a simulação de caixa do Guitar Rig e outro audio com o impulse.

Achei o resultado muito bom.

Fiz uma mix uma vez, que as duas guitas foram gravadas em linha, depois vou remixar elas com impulse e conto o resultado também.

Depois posto um sample decente rsrsrs

To afim de entender melhor como funciona (tecnicamente falando). To sem tempo agora, mas quando eu tiver um tempinho, vou ler tudo que puder sobre o assunto.

Valeu pela dica!!!
Abraço!!!

DotCom
Veterano
# jan/11
· votar


Um impulso de resposta é a saida de um sistema quando a entrada é um impulso Dirac (Mais informações: google).

Na verdade um impulso Dirac não existe, porque teoricamente é um sinal de amplitude 1 e duração 0 ( é por isso que nãe xiste).
O impulso, também chamado de Delta de Dirac, é um sinal de amplitude teoricamente infinita e duração zero.
Em termos matemáticos, é a derivada em relação ao tempo do degrau unitário.

Crunch Zone
Veterano
# jan/11 · Editado por: Crunch Zone
· votar


como falei ai esta minha sample:
http://www.4shared.com/audio/KB6ZNhOY/Sample1.html

antes de ser "destruido", quero que saibam que ainda estou começando a apreder a tocar guitarra, e gravei pela entrada do mic do pc e com muito noise reduction(do guitar rig) consegui tirar o chiado, mas acabei perdendo muito timbre.

Van_Lorien
Veterano
# jan/11
· votar


Crunch Zone
Muito boa a gravação, apesar desse tipo de timbre não ser a minha "praia", ficou muito boa a qualidade. A execução também está boa ao meu ver.

Qual programa usasse? Guitar Rig?
Ah, e muito obrigado por compartilhar essas informações conosco!

Abs

Crunch Zone
Veterano
# jan/11 · Editado por: Crunch Zone
· votar


Van_Lorien
usei o FL Studio XXL 9 com, o Guitar Rig 4 para tirar o chiado do mic, o amplitube 3 para distorção e o KeFIR com o Impulse.

Crunch Zone
Veterano
# jan/11 · Editado por: Crunch Zone
· votar


Minha 2ª Sample
http://www.4shared.com/audio/Di3tckEz/Sample_2.html

Relembrando: antes de ser "destruido", quero que saibam que ainda estou começando a apreder a tocar guitarra, e gravei pela entrada do mic do pc (vcs ouviram a chuva).

Nesse sample usei o FL Studio XXL 9 com, o amplitube 3 para distorção e o KeFIR com o Impulse, afinação Drop D. Bateria ezDrummer DrumKit from Helll. Soundforge 10 só p/ dar fade in e fade out.

Floyd N Roses
Veterano
# jan/11
· votar


Crunch Zone
OPAA...cara!


VALEU awe pela aula sobre impulses!!! Já faz um TEMPO que eu tava querendo entedê isso melhor!!! ;DD


Os samples tbm ficaram MUITO bons!!! Apesar de não ser a minha 'área musical'...da pra percebê que é coisa PRÓ!!! \m/


E só pra dá uma 'encrementada' no tópico...você conhece aquele RECABINET 3 que lançaram agora há poco tempo??!!! Parece sê beeemm LEGAL!!! :D


Acho que nesse 'esquema' que vc postô ele ficaria no lugar do KeFIR né??!!! o.ô


Bom...amanhã eu testo aqui e falô pra vcs no que deu!!! Vo tentá gravá um sample tbm!!! ;]




Abraço proceis!!! o///

Igormusic
Veterano
# jan/11
· votar


Floyd N Roses
Cara, acho que esse Recabinet é o mesmo estilo do Vintage Amp Room, que também é a mesma coisa da microfonação do Guitar Rig e do Amplitube, lógico, cada um com suas características.

Eu acredito que a proposta do impulse é um pouco diferente, mas não posso afirmar nada, porque ainda não parei pra ler a fundo sobre.
Só estou citando pois já usei o Vintage Amp Room e o Recabinet.


Abraço!

Arimoxinga
Veterano
# jan/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


muito bom cara depois vou testar desse modo atualmente eu uso o guitar rig Rammfire + o custom room + impulses do recabinet 2.0 o som fica foda mas esses videos ai que tu postou tá du caraio hehehe.

Peace!!

Crunch Zone
Veterano
# jan/11
· votar


Floyd N Roses
Cara eu não conhecia esse RECABINET ñ, mas baixei a demo e achei as simulações muito parecidas com as dos amplitube 3, ou seja pra mim parece simulações baseadas em equalizações, ñ utilização de impulses. São simulações muito boas, mas pelo menos pra mim, ainda estão longe dos impuses. vou procurar a versão full pra ver diferença, e se existe a possibilidade de carregar impulses.

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


Crunch Zone
muito parecidas com as dos amplitube 3, ou seja pra mim parece simulações baseadas em equalizações, ñ utilização de impulses

Eeeepa! Peralá. As simulações doa Amplitube SÃO feitas com IRs. Até as das Zoom G2 são. Aliás, até no teu próprio post está escrito isso.

Só para lembrar: não tem nada de mágico ou revolucionário por trás dos IRs. Tudo é feito com técnicas convencionais de DSP. E, apesar do texto dizer que é "melhor" que uma simulação analógica (essas sim, normalmente feitas com filtros empilhados), o buraco é um pouco mais embaixo.

Crunch Zone
Veterano
# jan/11 · Editado por: Crunch Zone
· votar


Bog
O que eu quiz dizer na minha resposta é que as simulações do amplitube (zoom, pod ...) são apenas baseadas em impulses, eles ultilizam de equalizações/processamentos digitais para "modelar" frequencias dos amps e gabinetes, que ao que pude perceber no meu teste, são iguais no RECABINET. Na caso do KeFIR usamos diretamente as IR retiradas dos cabinetes no som, por isso "Um simulador de amps/gabinetes analogico (como ADA, Palmer,GT2, GD121 etc.) NUNCA sera capaz de competir com a precisão das resposta de um impulso de reposta de um gabinete . Nesse caso a tecnologia digital ganha incrivelmente da tecnologia analogical de simulação de amps/gabinetes. Acredite ou não." assim como pedaleiras, unidades e programas [que ultilizem DSP (que tbm é processamento digital) ou ñ] que não utilizam os impulses diretamente.

Daniel Orp.
Veterano
# jan/11
· votar


\o/
consegui e o som fica bom mesmo ^^

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


Crunch Zone
O que eu quiz dizer na minha resposta é que as simulações do amplitube (zoom, pod ...) são apenas baseadas em impulses, eles ultilizam de equalizações/processamentos digitais para "modelar" frequencias dos amps e gabinetes

Desculpa a sinceridade cara, mas algo me diz que você não sabe exatamente sobre o que está falando. Você provavelmente leu que essas simulações são "impulse-based" e concluiu que elas não usam IRs, o que não é verdade. Impulse-based não quer dizer que elas são "inspiradas" em IRs ou "parecidas" com IRs, quer dizer que elas são CONSTRUÍDAS usando IRs, da mesma forma que "computer-based" quer dizer que algo é feito usando computador ou "radio-based communications" se refere a comunicações feitas via rádio.

O texto que você traduziu diz:

POD, V-AMP, Amplitube 2 and Guitar Rig 2/3 cab sims are ALL impulse based. The problem is that the impulse responses used are a bit crappy, that's why I (and a lot of guys here) never use them...

Isso quer dizer que todos os simuladores listados SÃO feitos usando IRs. O problema é que eles usam IRs toscas (para os padrões de quem escreveu o texto).

E eu não estou aqui falando apenas com base no que você traduziu. Sério, o uso de IRs em si não tem nenhum mistério. É uma técnica conhecida, tradicional, convencional. Qualquer cadeira sobre DSPs em um curso universitário vai tocar no assunto. O que muda é como se implementa, a capacidade computacional da plataforma, e é claro, a forma de se obter as máscaras dos filtros (que no fundo é onde está toda a "mágica"). Eu vou aqui fazer até um (feio, meio arrogante, e meio falacioso) auto-apelo à especialização. Nunca mexi com simulações de amps, mas já trabalhei com DSPs, e trabalho com processamento de imagens, que é uma área "irmã" do processamento de áudio.

Por isso, eu digo: não há nada de estraho em uma G2 usar DIRETAMENTE IRs. O primeiro - sim, o PRIMEIRO - Pod já fazia isso. O que realmente é curioso é que começaram a pipocar nos meios guitarrísticos palavras como "convolution" e "impulse responses", terminologia padrão de processamento de sinais. Alguns afoitos parecem concluir que a mágica está no fato de se usar convolution e impulse responses, o que não é verdade. A mágica está em como essas IRs foram medidas, e no tamanho da janela que você consgue processar em tempo real.

Não estou falando isso para pagar de fodão, mas para esclarecer e evitar que se crie mais um mito. E lembro que é bom tomar cuidado ao tentar defender algo com base (opa, base = usando diretamente!) em minúncias técnicas que a gente não domina.

Crunch Zone
Veterano
# jan/11 · Editado por: Crunch Zone
· votar


Bog
Entendi seu objetivo. Confesso que ñ domino tanto como vc na area, e que meio não soube,colocar minha ultima resposta. O que falei foi apenas que li, pude concluir e o que pude perceber pelo ouvido. Não quero ficar aqui discutindo sobre técnica/eletrônica/processamento até porque não é esse o meu objetivo com o tópico e por que tbm não estou totalmente por dentro do assunto. lembrando que eu não disse, ou formulei nada apenas traduzi um post e postei minhas experiências. Obrigado por esclarecer melhor sobre os métodos de processamento.

Crunch Zone
Veterano
# jan/11 · Editado por: Crunch Zone
· votar


...

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


Crunch Zone

Certo... Dito isso, o que importa é: não se fixe simplesmente no fato de usar IRs e convolution. Até simuladores simples (como o V-Amp que o cara cita) usam. O ponto é que usando um VST você pode baixar arquivos descrevendo IRs, possivelmente (e provavelmente) superiores aos de um V-Amp da vida. Neste sentido, vale - e muito - a pena.

Crunch Zone
Veterano
# jan/11
· votar


Bog
Vlw (sem sarcasmo)

Floyd N Roses
Veterano
# jan/11
· votar


Igormusic
Crunch Zone
Ahhh...eu pensei que [por ser da mesma fabricante dos Impulses do RECABINET 2.0] também era algum tipo de 'carregador de impulses'...mas realmente...como vcs disseram...não é bem por aí não!!! ;]]




...o///

trashit hc
Veterano
# jan/11
· votar


Crunch Zone

ótimo tópico cara!!

eu também brinco aqui, tentando tirar uma timbre hi gain decente.

teus samples ficaram massa!!

acho foda o timbre desse video:


Crunch Zone
Veterano
# jan/11
· votar


trashit hc
Já conhecia esse video do Dimitar Nalbantov, o cara toca muito. Foram esses videos e outros tbm dele que me deixaram na fome de usar o amplitube. Não sei te dizer se ele usa impulses nesse video, mas, no site dele, ele diz usar tbm o vst studio devil, que tbm carrega impulses. Eu tenho os cds dele aqui se quiser baixar via torrent: http://www.4shared.com/file/N08XZwKL/Dimitar_Nalbantov.html

trashit hc
Veterano
# jan/11
· votar


Crunch Zone

Foram esses videos e outros tbm dele que me deixaram na fome de usar o amplitube.
esse timbre dele, parece mentira que ele só usa VST's...
ele usa interface M-audio firewire 410, e captadores Dimarzio ToneZone na ponte, e o do braço dessa guitarra, eu esqueci.


timbre dele mesmo beeem pesado, soa macio, os meus, e a maioria que usa amplitubes, guitar rigs, e etc... soa grrrrrrr fica meio sujo...

no site dele, ele diz usar tbm o vst studio devil, que tbm carrega impulses.
velho, eu não vivo sem o Studio Devil, minhas gravações não pode faltar ele!!! apesa de velho, simples, e leve, soa muito bom pra mim!!
muito melhor que muitos plugins pesados cheio de firulas...
eu uso ele, junto com um pedal ''real'', o Dr.boogie, fica muito bom!!


eu também uso o amplitube metal, e o 3.

o guitar rig eu nunca timbre bem com ele...

as vezes eu uso o voxengo simulando falante no amplitube.

também acho legal o Kuassa amplifikation.

Crunch Zone
Veterano
# jan/11 · Editado por: Crunch Zone
· votar


trashit hc
Ainda não usei o Studio Devil, só o Guitar RIG 4 e o Amplitube 3. Vou esperar pegar uma interface usb boa, p/ realmente entrar (sem chiado) no mundo dos VST's.

Floyd N Roses
Veterano
# jan/11
· votar


trashit hc
também acho legal o Kuassa amplifikation.
Pow cara...o 'primeiro' Kuassa eu não gostei muito não! =/


Agoraa...vc já viu o novo KUASSA CREME??!!! Esse aí parece sê MUITO LEGAL!!! Só o design do bixo já dá um ESCULACHO...parece que a gente ta controlando uma FOTO!!! Se o som for bom então...vo 'adotá' ele por um boommm tempo!!! :D ... ^^


Pena que eu AINDA não achei o 'paralelo' dele pra "comprá"!!! xD




...o///

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cab Impulses (Tutorial/Review)