Tenho amp com falante de 6 e 8" 20w é muito ruim

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Russetwolf

Você prefere amps com falantes de 6 e 8''? É isso?

Abs

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


Russetwolf
Exercendo minha liberdade de expressão, usar esse tipo de falante deve ser coisa de japonês que acha que coisas pequenas resolvem :-)

sim, eu tenho um ampli de baixo de falante de 8", ele resolve meus ensaios há 10 anos, e sou japones.

e poderia até te alegar preconceito racial se não soubesse levar na esportiva.

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar


kiki

até onde eu entendi (muito pelos posts do carlos adolphs), não. ele dá outra gama, diferente de um menor. ele vai ter mais graves e menos agudos.
Inverta o que disse, que vai dar certo.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


A todos

Vale lembrar que o Alex guitar man (EU!!) não sou um cara que ta tentando exigir de um falante de 8 o que ele não da! Pelo contrario, estava de olho em passives "agudos mais aparentes", pensei em pegar uma caixa de baixo (demolidor ou thor cb) pra ligar a guitarra (com simulação) e/ou violão, mas acontece que testei o violão em uma caixa 1x15 e o som não tinha brilho, e ouvi em uma 1x12 era igual, então estava pensando no 1x8 msm, mas como eu também vou ligar a guitarra estava na curiosidade de saber se iria ter uma presença de graves maiores no som, pois eu estaria saindo de nitrous driver 1x8 para um amp de baixo 1x8 com a caixa dutada, não tenho certeza, mas acho que de vez em quando ligaria um baixo nela,tmb penso em um Onerr block 20 MT de violão (que tmb tem caixa 1x8 coaxial em caixa dutada), mas ai, nada de contra baixo :S



Mauricio Luiz Bertola:

O autor do tópico tece várias conjecturas (inclusive algumas equivocadas, como: um de 12 é muito bom pra rock e etc, mas o de 8 é voltado para que genero/estilo?)

Não sou equivocado com essa historia, só dei um "referencia", mas sabe, é meio difícil ver um banda de rock, hard rock e afins usar um amp com falante de 6 ou 8.

Não existe regra do tipo "pra tocar trash tem que ter um falante de 15 em um caixa dutada" mas é meio (muito) difícil tirar o msm som que ouvimos com um falante de 6, mas nada me impede de tocar trash com ele.

Agora o pessoal vem e diz "o falante de 8 é muito bom para o que ele propõe", isso, além de estar correto me deixa com aquela duvida: Mas o que ele propõe é preferível para um certo estilo musical?

Como exemplo vai um velha discussão; um ss é bom para o que ele propõe, mas esse sonoridade especial do ss é preferida para jazz, isso quando eles não usam amp de violão em suas Hollowbody.

---------------------------------------------------------------------- -------------

Obs: não gosto de trash metal e afins (ha exceções)



Eu tenho um amp caseiro com falante de 4.5" se não me engano, te um timbre incrível (créditos a pedaleira).

nichendrix
Veterano
# mar/12 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia
Vou fazer uma pergunta de leigo. Um falante maior, em termos de polegadas, nos dá uma maior gama de frequências?

Não, só que isso não é algo escrito em pedra, tem N variáveis no projeto do falante que tem mais influência do que o tamanho.

O que há uma tendência a reproduzirem melhor frequências graves e reproduzirem menos frequências agudas.

Se tu pegar dois falantes do mesmo tipo, um maior e um menor o menor vai reproduzir agudos melhor do que o maior. Isso acontece porque fazer um falante maior vibrar a altas frequências requer mais energia cinética do que frequências graves (consequentemente mais potência do amp).

Isso só vale pra falantes do mesmo tipo. Se tu pegar falantes específicos como sub-woofers, twiiters, mid-ranges, a comparação de tamanho não é válida. Se você pegar um twitter de 4" ainda assim vai ter muito menos graves que um sub-woofer de 4", que vai ter muito menos agudos que o primeiro.

Russetwolf
Quando se juntam 4 falantes de 10" (exemplo) baixamos a freq. de ressonância devido ao aumento da boca formada pelos 04 falantes.

Eu não desconsiderei isso, só que qualquer gráfico de frequência de falante de 10" de baixo vai reproduzir frequências abaixo de 200Hz, muito mais eficientemente que falantes de guitarra. Especialmente na faixa abaixo de 100Hz a diferença em SPL chega a ser de 10 a 20db a mais que falantes de guitarra.

Então independente de ter crossover cortando frequências, esses sub-woofers já são feitos pra reproduzir de forma mais eficiente as frequências abaixo de 300Hz.

De qualquer forma não muda o fato de que a presença dessas frequências em guitarras é bem pequena se você comparar com os medio-graves entre 300Hz e 500Hz, que são as frequências mais associadas à graves na guitarra.

Pra seu governo a caixa com 04 de 10" é para ser usada com crossover cortado em 100 a 120hz esta caixa é para ser utilizada como resposta de médias altas, associada a outra com respostas de baixa freq. (normalmente 15 a 18") com corte também derivadas do crossover de 30 a 90Hz.

Rapaz, quando você usa um full stack pra baixo realmente é um 4x10 com um 1x15 ou 1x18, mas se tu for procurar qual é o set mais usado, não vai ser um full stack, vai ser um half stack 4x10.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Russetwolf

Puxa, uma piada racista! Que ótima maneira de sustentar uma discussão.

Enfim, nada do que você disser vai mudar o fato de que grandes clássicos foram gravados usando amps pequenos. Boa música > piada de japonês.

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


Bog
desonrou a nossa raça!

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
Porém não é preconceito racial. Os japoneses culturalmente sempre reduziram tudo de rádios a aparelhos de som. Longe de mim fazer esse comentário principalmente porque sou descendente de Libaneses.
Abçs

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix

Os baixos têm respostas especificas de baixas freqüências, portanto, pobres nas médias altas que precisam ser reforçadas.
Já as guitarras tem respostas de médias e altas muito ricas e precisam até de filtros para algumas freqüências, portanto, precisando realçar as baixas as quais as guitarras são deficientes.
Um bom exemplo disso é o uso do Bassman em guitarras.
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Russetwolf

Me reponde cabra da peste!!! Você prefere amps com falantes de 6 ou 8''? É isso?

Abs

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


guitarras tem respostas de médias e altas muito ricas

Pra falar verdade elas tem muito medios graves, as altas precisam ser realçadas

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Vishi digníssimo,

Me reponde cabra da peste!!! Você prefere amps com falantes de 6 e 8''? É isso?

Nem um nem outro, eles não tem as respostas necessárias as características timbrais da guitarra. Exatamente por ser um instrumento de características médias (guitarra) estes falantes irão acentuar estas freqüências (médias altas), demandando uma parafernalha eletrônica para corrigir tais desvios.
Um grande abraço.

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Russetwolf
Um bom exemplo disso é o uso do Bassman em guitarras.

Cara, um dos motivos de se usar o Bassman pra guitarra é porque ele é um amp muito ruim pra baixo (como você mesmo citou, ele foi criado inicialmente para baixo), porém apresentar uma boa potência pra se tocar guitarra. Na época o amp mais potente da Fender, outros fabricantes como Ampeg, Gibson, Vox, não fabricavam amplificadores para guitarra com potência na faixa do Bassman (45-50W), então se tinha pouco headroom pra tocar a altos volumes com o som limpo/levemente distorcido.

É só ver que até quando tu compra o Bassman, na lista de ajustes sugeridos deles, todos os ajustes para guitarra o pot de graves fica no máximo no 2-3, acima disso fica muito grave pra maior parte das aplicações pra guitarras.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Olha, eu quero um amp bom (combo) leve e barato, pra mim! hehe Pode to be?

Bom tópico pra vocês!

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Russetwolf

Acho engraçado a tua posição nessa discussão. Ninguém está de todo discordando de ti que quanto maior o falante, mais graves.

O que se discorda é se isso é bom ou ruim ou se isso se restringe ou não a amplificadores baratos.

Se discorda das circunstâncias em que foram feitos o seu teste e se as conclusões dele são universalmente válidas pra todos os amps de guitarra.

Também se discorda se o tamanho é o principal fator determinante da resposta de frequência. Pra mim o tipo de cone, o material do cone, tamanho e material do magneto, tipo de caixa, material da caixa, dimensões da caixa. Esses são fatores que pra mim são muito mais determinantes da resposta de frequência do que o tamanho do falante.

Alex guitar man
Não sou equivocado com essa historia, só dei um "referencia", mas sabe, é meio difícil ver um banda de rock, hard rock e afins usar um amp com falante de 6 ou 8.

Realmente a única que vem a cabeça é o Led Zeppelin.

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
As pessoas se confundem em ser polemicas com falta de educação e respeito sem estarem fundamentadas.
Só estou respondendo as perguntas por que eu criei esse tópico, quem poderia esclarecê-los melhor seria o nosso grande mestre Carlos Adolf (calmo e paciente) e ele já se manifestou. Não vejo mais finalidade para este tema que já foi desvirtuado revivido e agora será enterrado.
Que descanse em paz.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Russetwolf

Todos somos muito "falantes". Mas o músico é sempre o mais importante... ;)

hehe

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Todos somos muito "falantes". Mas o músico é sempre o mais importante... ;)

Sim, sempre, principalmente se forem educados e cordiais, como todos sempre são.
Abçs

nichendrix
Veterano
# mar/12 · Editado por: nichendrix
· votar


Russetwolf
As pessoas se confundem em ser polemicas com falta de educação e respeito sem estarem fundamentadas.

Bom, o grande problema é que tu quis criar uma polêmica sem criar, a maioria dos argumentos que tu deu não são nenhuma "verdade universal", são argumentos válidos em algumas situações que tu quis extrapolar para todas.

Isso já seria problemático com um argumento, imagina com tantos argumentos, que vão de tamanho do falante, a preço, a poder aquisitivo do brasileiro, a timbre, etc.

E venhamos e convenhamos, a única pessoa que chegou a ir no rumo de ser mal educada e não cordial aqui foi tu. Porque tu pode argumentar do jeito que for o significado da tua afirmação de duplo sentido sobre japoneses, mas ela tem mais conotações pejorativas do que qualquer outra coisa.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Russetwolf

Cara, acho que falar de japoneses não foi uma boa ideia. Ficou fora do contexto e até soou pejorativo, apesar de acreditar que não foi sua intenção! O assunto em foco é música e o fórum é feito pra isso, com todo o respeito.

Além disso, creio que não houve desrespeito as suas idéias, apenas confrontos normais de um fórum livre.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Enfim, aprendi pra caramba nesse tópico eu eu acho que isso é o mais valioso. Ninguém é perfeito e qualquer opinião é passível de réplica.

Tendo pessoas tão gabaritadas aqui, não vejo espaço pra discórdia ou inimizades, mas sim uma oportunidade de tentar entender o ponto de vista de cada um, seja ele baseado em fatos científicos ou utópicos.

Abs a todos!

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Isso, isso, isso, isso... hehehehehehehe

Bahia, uma vez toquei num ampzinho com falante de 10, um Fender Silverface, não lembro o nome, originalmente ele é pra baixo, tem 10W. Mas acho o som a cara da tua banda.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Eu, na boa, gostaria muito de ter a oportunidade de ver esse pessoal aqui numa messa de bar, "live" batendo um papo. Deve ser algo delirante. Acho que uma noitada só não seria suficiente!

Abs

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Cara, acho que falar de japoneses não foi uma boa ideia

Tão pouco dos xiitas.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tenho amp com falante de 6 e 8" 20w é muito ruim