Tenho amp com falante de 6 e 8" 20w é muito ruim

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# mar/12
· votar

Eu sou fod@!! Timbro qualquer coisa!!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/234833/

Rá...desculpem a modéstia!! Ou a fala dela!!! AHuheuhauheuha!!

Rá!!!

o/

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar

Como disse, o pessoal daqui é muito falante e fica medindo a timbrosidade dos amplificadores pela sua polegaridade. Músico é tudo maluco!

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar

Russetwolf

Eu continuo não entendendo o teu ponto. Você fala de amps sem-vergonha com falantes pequenos, e conclui aí que todo amp com falante pequeno é sem-vergonha. Isto é um erro de lógica primário. Olha:

1) Todo homem é mortal.
2) Totó é mortal.
3) Logo, Totó é homem. <- Errado. Totó é um cachorro.

Isto é formalmente equivalente a:

4) Todo amp vagabundo e barato tem falante de 6" ou 8".
5) O Champ' 57 tem falante de 8".
6) Logo, o Champ' 57 é um amp vagabundo e barato. <--- Errado. O Champ' 57 é um clássico, e custa uma nota. (isso sem contar que a afirmação 4 também não está correta)

Ninguém aqui está defendendo que dá para você pegar um Meteorozinho de 15w e sair por aí fazendo shows em estádios. É óbvio que isto é fisicamente impossível. Mas continuo não entendendo a associação entre um amp ter falante pequeno e ser vagabundo. É claro que tem muita coisa sem-vergonha por aí. E muitas dessas coisas sem vergonha tem falantezinho de 8". Mas isso definitivamente não quer dizer que tudo o que tem falantezinho de 8" é sem vergonha.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Bog: 1) Todo homem é mortal.
2) Totó é mortal.
3) Logo Totó é homem. <- Errado. Totó é um cachorro.

Caraca! Depois depois dessa, vou até abrir uma latinha aqui pra acompanhar o raciocínio com mais fidelidade.

hehe

Bog
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia
timbrosidade dos amplificadores pela sua polegaridade

Hahaha, bem por aí. Eu por um bom tempo tive um multi-uso Frahn (com falante de 10", diga-se de passagem) e uma Tonante. E só. Para mim, o Roland Micro Cube (com falante de 5"!!!) foi uma evolução monstruosa. Mesmo tendo amps maiores, ainda acho o Micro Cube bacana para tocar baixinho no quarto.

E isso sem "ouvido biônico", como sugerido pelo autor do tópico. Como se agora para se divertir o sujeito precisasse de um equipamento capaz de segurar um show...

maze
Veterano
# mar/12
· votar

Bog
Na dialética esse erro é chamado de Falácia do acidente.

Mas enfim, acho muita bitolação o cara achar que se determinado equipamento não tiver aquela configuração mais aprovada, ele é totalmente condenável.

Eu tenho um VOX com falante de 10" que uso pra tocar em bedroom level e, nesse volume, não falta grave algum.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia
Caraca! Depois depois dessa, vou até abrir uma latinha aqui pra acompanhar o raciocínio com mais fidelidade.

Hahah, você se surpreenderia com o quanto é comum as pessoas transformarem implicações simples em duplas. O exemplo do Totó é só um jeito de mostrar o quanto este raciocínio pode levar a conclusões absurdas.

Lógica formal FTW!

Russetwolf
Veterano
# mar/12 · Editado por: Russetwolf
· votar

Bog
Não é lógica, é ciência, se sua guitarra tem respostas fundamentais de x a x Hhz, logicamente mais harmônicos e oitavas acima e abaixo, o falante de 8 e 6" não respondem essa gama de freqüências, vc não terá noção timbral do instrumento que está usando, apenas uma aproximação. Outra comparação grotesca é usar um baixo de 6cordas E e B e usar um amp com falante de 8 a 10" e querer a reprodução disso é sul real. Então, para se ter uma resposta fiel do instrumento musical devemos ter mediocremente em primeiro lugar um falante que nos de as respostas primarias do equipamento utilizado. Quem criou essa aberração (Pop amps) foi o mercado para ganhar dinheiro. Lembro-me de equipamentos fabricados pela Giannini 70' 80' de excelente qualidade técnica com falantes 12', o mercado hoje está prostituído, pois se não fizerem isso, não fecham as contas no fim do mês e pior que o fim do mundo no Brasil é o fim do mês.

De acordo com um ministro do trabalho (gov. Collor), "cachorro também é gente" e tem direito a um enterro digno, portanto Totó terá dignidade pos morte.
Abçs

Andras
Veterano
# mar/12 · Editado por: Andras
· votar

Russetwolf

Acho que tu tá considerando que quanto maior o falante, maior a faixa de resposta do mesmo. Me corrija se eu estiver errado. Mas, que eu saiba não é assim.

Aprendi que:

- agudos ---------------------------------------------------------------------- ---------- graves +
..................-------------------------------- guitarra------------------------------
.......................------------ falante 6" ---------------
.............................------------ falante 8" --------------
....................................-------------- falante 10" -----------------
............................................--------------- falante 12" --------------
.....................................................---------------- falante 15" ----------------

Ou seja, o melhor falante depende do tipo de som que você quer. Não existe uma regra.

Russetwolf
Veterano
· votar

Andras
O que posso te dizer é: pesquise antes de escrever, não retarde os dialogos.
Me desculpe.
Abçs

Russetwolf
Veterano
· votar

Bog
Vou dar prova da muquiranice do mercado brasileiro, visitando o mercado livre, pagina pedais MXR, veremos que há pouquíssimas vendas dos originais com preços em torno de 250 a 300 Reais e há pedais com a inscrição similar (PIRATA) ao MXR por 70 com grandes vendas. Só vende o que é barato.
http://lista.mercadolivre.com.br/pedais-MXR

Bog
Veterano
# mar/12
· votar

Russetwolf
se sua guitarra tem respostas fundamentais de x a x Hhz, logicamente mais harmônicos e oitavas acima e abaixo, o falante de 8 e 6" não respondem essa gama de freqüências

E quais são exatamente as frequências que falantes pequenos não reproduzem? Falantes de 12" reproduzem todas as frequências ou também deixam algo de fora?

No mais, argumente contra isso:

Bog
Veterano
# mar/12
· votar

Russetwolf

Eu não estou argumentando contra a "muquiranice do mercado brasileiro". Estou dizendo que isso não tem nada a ver com falantes de 8" serem ruins. E o que o Andras falou faz todo sentido sim. Falantes maiores não têm a mesma resposta nos agudos. Eles também não reproduzem "todos" os harmônicos - nenhum falante sozinho é capaz disso.

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar

Russetwolf
Não é lógica, é ciência, se sua guitarra tem respostas fundamentais de x a x Hhz, logicamente mais harmônicos e oitavas acima e abaixo, o falante de 8 e 6" não respondem essa gama de freqüências, vc não terá noção timbral do instrumento que está usando, apenas uma aproximação.

Você tem que entender que a resposta de frequência não é só fruto do tamanho do falante, mas de como ele construído. No geral é muito mais fruto do como ele é construído do que do que do tamanho dele.

Falantes pra guitarra são os chamados fullrange, um fullrange de 12 polegadas nem se compara em termos de graves com um Sub-woofer de 6".

Você fala muito da resposta de frequência, mas a guitarra não tem muitas frequências graves e nem agudas, a maior parte dos graves da guitarra está na faixa de 300-400Hz, a maioria dos falantes de guitarra praticamente não produz pressão sonora em um nível significativo em frequências abaixo de 100Hz.

Pra você ter uma noção simples a maioria dos falantes de guitarra ligados numa fonte de potência de 1W RMS reproduzem sons acima de 100Hz com o SPL similar a uma serra elétrica, enquanto a maior parte dos sons abaixo disso ficam no som de uma conversa normal. Você acha que dá pra entender uma conversa normal com uma serra elétrica do lado?

Outra comparação grotesca é usar um baixo de 6cordas E e B e usar um amp com falante de 8 a 10" e querer a reprodução disso é sul real.

É não, só ver que o gabinete mais comum pra baixo é 4x10.

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar

Bog

Eric Clapton está surdo pelos excessos cometidos.
Abçs

Bog
Veterano
# mar/12
· votar

Russetwolf
Eric Clapton está surdo pelos excessos cometidos.

Não estava quando gravou Layla usando um amp com falante de 8".

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar

nichendrix
Russetwolf
Bog

Vou fazer uma pergunta de leigo. Um falante maior, em termos de polegadas, nos dá uma maior gama de frequências?

Abs

Bog
Veterano
# mar/12
· votar

Russetwolf

E se você acha 8" demais, que tal 5"? (atenção ao ano: 1974)

Boa música > discussões desconexas sobre tamanhos de falantes.

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar

nichendrix
Só vou te responder essa.
Quando se juntam 4 falantes de 10" (exemplo) baixamos a freq. de ressonância devido ao aumento da boca formada pelos 04 falantes. Pra seu governo a caixa com 04 de 10" é para ser usada com crossover cortado em 100 a 120hz esta caixa é para ser utilizada como resposta de médias altas, associada a outra com respostas de baixa freq. (normalmente 15 a 18") com corte também derivadas do crossover de 30 a 90Hz.
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar

Quem me responder ali acima ganha uma bala Juquinha! :)

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar

MauricioBahia

Eu perguntei ali em cima, porque também não sei. O que eu sei é só que já ouvi muita coisa BOA saindo de falantes pequenos, o que por si só já tornaria essa discussão toda completamente descabida.

Para mim, discutir com o Russetwolf está parecendo querer discutir com aqueles xiitas que decretam que valvulado é sempre melhor que transitorado em toda e qualquer situação, que tudo o que for digital é por definição ruim, e etc. Pior, ele se baseia em uma associação sem nexo, vem fazer discursos sobre a ganância do mercado e não sei mais o que. Eu parei por aqui. 1s de Layla (Champzinho com falante de 8"!) é melhor do que qualquer coisa que eu ou o Russetwolf vamos gravar durante toda a vida. No fim, sempre voltamos ao mesmo ponto: música boa é música boa, equipamento é ferramenta.

Russetwolf
Veterano
· votar

Bog

Cara, tudo foi testado em laboratório com equipamentos específicos em câmara anecóica e testes de subjetividade com vários músicos. Criei esse tópico no lugar errado, na hora errada é um assunto muito técnico além de comercial e subjetivo.
Me desculpem.
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar

Bog

Eu, sinceramente, não estou entendo o ponto exato da discussão. Na boa! Acho que tem muitas postagens "atravessadas". Enfim, acho que ninguém aqui está rotulando, mas propondo algo, mesmo que de forma enfática.

Abs

Russetwolf
Veterano
· votar

Bog

Para mim, discutir com o Russetwolf está parecendo querer discutir com aqueles xiitas.

Principalmente se vc for ocidental, não tiver a mínima noção do alcorão e tentar discuti-lo.
Abçs

Andras
Veterano
# mar/12
· votar

MauricioBahia

Essa resposta vai me servir também já que segundo nosso amigo falei a maior besteira do mundo. Mas a bala só vai sair do teu bolso :-P

Alex guitar man
Veterano
# mar/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar

Edit, mal postei e foi a pagina embora :S

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Russetwolf: é um assunto muito técnico além de comercial e subjetivo.

Mas aí que tá. Se há subjetividade, sempre haverá algum ponto fora da curva. Isso é o que faz do timbre algo tão intrigante. Enfim, eu acho que não há regras pra nada! Só sei de uma coisa, eu gosto de amplificadores compactos! Um combo com falante de 12'' é a coisa perfeita, pra mim. Isso me basta hoje. Pode ser que amanhã eu mude de ideia. Não há verdades nem mentiras aqui, só música urbana! hehe

Abs e fuuuiiiiiiiii! Bons sons pra vocês!

Andras

Ninguém me responde! :( Sniff...

hehe

kiki
Moderador
# mar/12
· votar

MauricioBahia
Bog
Russetwolf
nichendrix

Vou fazer uma pergunta de leigo. Um falante maior, em termos de polegadas, nos dá uma maior gama de frequências?

até onde eu entendi (muito pelos posts do carlos adolphs), não. ele dá outra gama, diferente de um menor. ele vai ter mais graves e menos agudos.
pelo menos pelo que eu ouço dos amplis de baixo, falantes graves como de 15" tendem a perder brilho, dái serem acompanhados de outros - de 10", ou de um drive.

isso pensando em falantes similares, poi depois do post do nichendrix, bem esclarecedor por sinal, o problema se ampliou:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/246048/p2#8218493

pela minha experiencia pessoal, tem a ver tambem com o quanto se requisita do falante.
se voce usar em volumes mais baixos, um falante pequeno consegue obter graves. o "desequilibrio" de frequencias acontece conforme se aumenta a potencia aplicada no falante.
ainda nao vi ninguem confirmar isso na teoria, mas eu ouço isso na pratica nos meus amplizinhos de estudo.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar

Russetwolf

Hahaha...

MauricioBahia

Este tópico se tornou meio surreal. De Totó a alcorão, de Clapton surdo em 1972 a uma crítica à ganância, tem de tudo um pouco.

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar

Bog
Ratifico tudo que disse aqui sem tirar uma palavra sobre falantes de 6 e 8", quem quiser que vá as pesquisas, assim como eu o fiz. Exercendo minha liberdade de expressão, usar esse tipo de falante deve ser coisa de japonês que acha que coisas pequenas resolvem :-)
Abçs