Tenho amp com falante de 6 e 8" 20w é muito ruim

Autor Mensagem
strinbergshredder
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
pode até ser bonzinho, mas acho que não deve chegar no nivel de um 12"....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Não.
Cara, não tente inventar subterfúgios...
O que existe é o certo (para determinada situação), e não o errado; até porque não há como ir contra as leis da física (acústica)...
Abç

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Mas o resultado seria melhor em um amp para baixo com falante de 8 e caixa dutada? (meteoro demolidor)

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Cada falante tem seu papel, um de 12 é muito bom pra rock e etc, mas o de 8 é voltado para que genero/estilo?

carlos adolphs
Veterano
# mar/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Alex guitar man
o de 8 é voltado para que genero/estilo?
Como o Bertola falou, não adianta "reinventar a roda".Se quiser fazer experiências com alto falante de 8", compre uma manilha de cerâmica, para esgoto residencial, de 200 mm, coloque 3 "tacos de madeira" na parte inferior, onde tem o bocal maior, do encaixe da manilha, de cerca de 4 cm de altura, para deixar a boca acima do chão,deixando a mesma de pé, como se fosse uma chaminé.Na boca de cima, coloque o alto falante e ligue.É o melhor que vc vai conseguir com um alto falante de 8".
http://www.tubostambau.jeitoetalento.com/tubos_p2.php

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs
alto-falante de 8" é voltado para o estilo "estou sem grana para comprar um melhor"

Eu vou discordar aqui, cara. Eu acho que o falante de 8" se aplica muito bem também ao "vou tocar sons mais limpos em volumes baixos" e ao "vou tocar em volumes baixos, preciso de um amp compacto, e posso usar outros circuitos para atenuar agudos".

Ou você acha que a Fender pensou em economia quando lançou o reissue do Champ 57 (5w, falante de 8") por 1000 dólares? Ou que a Borne (que você sempre elogia) está simplesmente sendo econômica quando vende o amp projetado pelo Pedrone junto com uma caixa 2x8"; sendo que ela provavelmente poderia ser 1x10" ou até 1x12" pelo mesmo preço?

Acho que o erro está em querer extrair do falante de 8" algo que ele não vai dar, ficar querendo ter gravões e punch dele, ou jogar drives pesados e esperar que o falantezinho não os deixe abelhudos. Mas em certas aplicações, por mais restritas que sejam, eu acho que este tipo de falante tem sim um papel a cumprir.

Led Zé
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Cara, se pudesse , te positivava 100 vezes. Você tirou as palavras da minha boca. Também acho que o carlos adolphseMauricio Luiz Bertola
, desta vez , estão um pouco equivocados (coisa rara) . Não estão vendo "the whole picture here". Os falantes de 8" de qualidade, têm sim seus propósitos. Pode ser em estúdio ou uso doméstico, como nas situações que o BOG explicou sabiamente. Me lembro de ter lido em algum lugar que o Page gravou o solo de Stairway to Heaven com um champ de 8" microfonado por trás. Mas tenho que confirmar isso. Mas acredito que tenha mais relatos de gravações profissionais com falantes de 8". O Jeff Beck tem usado falantes de 10" microfonados. Alguma coisa ele viu nesse amp/falante para usá-lo.O que não pode é generalizar, associar falante de 8" a amp porcaria, como o autor do tópico fez. É a mesma coisa que a mulecada faz aqui com SS e valvulado. Comparam nitrous drive com Fender valvulado o que não faz o menor sentido. Concordo que para usar em ensaio e ao vivo não rola. Mas , mesmo assim, tocaria ao vivo com Champ 57' microfonado com um sistema de PA fodão e um camarada tipo o carlos adolphs o comando do som ehehehe.

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Discordar é um direito seu.Sem problemas.Mas tente entender que quando alguém fala "usar uma caixa dutada para tirar uns graves", não está se referindo nem ao Champ, nem à Borne por ter feito uma caixa que atende ao pedido do pessoal, de caixa leve e pequena que possa ser levada a qualquer lugar.A razão é justamente fazer o que vc cita no último parágrafo.Não sou "defensor" da Borne, apenas dou força ao produto nacional bem feito, que escuta o usuário e procura adequar o seu produto ao que o mercado pede.Também "defendo" o Acedo, Alien, Pedrone, Miranda e outros, basta serem bem feitos.

carlos adolphs
Veterano
# mar/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Alex guitar man
Bog
Led Zé
Gurizada, acho que vcs estão distorcendo as coisas.O que postei foi só relativos a tirar gravões de alto-falantes de 8", que é o que o pessoal geralmente quer, quando tá sem grana pra pegar um maior.Portanto não se encaixa em estilo/genero, e sim em uso particular.Me citem alguns grandões do rock que microfonaram um ampli com 8"...Pode ser até que tenha para uma performance especial, mas não o show todo.Por favor peço mais uma vez que não distorçam e não deem às minhas palavras o SEU entendimento.O rapaz que perguntou é um costumaz, porém divertido "inventor", que a cada post, vem com umas idéias meio malucas.Sem problemas.Quanto ao projeto de cano que citei, pra vcs não acharem que estou tirando uma com ele, vejam:
http://www.hometheaterhifi.com/volume_6_3/diy-11-sonotube-subwoofer-se ptember-99.html
http://www.subwoofer-builder.com/sonosub.htm
É a unica maneira de tirar um gravão de um de 8", usando o princípio do órgão de tubos.
Abcs.

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


carlos adolphs

Sim, eu coloquei o final porque entendo que o que o Alex guitar man está querendo fazer é uma gambiarra fadada ao fracasso - até por uma impossibilidade física. É como comprar uma bicicleta e achar que dá para turbinar ela para apostar corrida com uma Harley.

Mas achei a afirmação de que alto-falante de 8" é voltado para o estilo "estou sem grana para comprar um melhor" muito forte, e - tirada do contexto - uma generalização perigosa, que pode criar mais um daqueles mitos que vemos por aqui. Daí, aparecem aqueles posts do tipo "ah, vou comprar a caixa MarcaTosca 1x12" em vez da MarcaBoa 2x8", porque falante de 8" é tudo porcaria"; ou um cara dizendo para o iniciante não comprar um Roland Cube 20x para aprender a tocar no quarto, porque é um amp transitorado, digital E com falante de 8", e todo mundo sabe que amp precisa ser valvulado, analógico, e com falante de 12" (nem que seja para aprender a tocar no quarto).

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Pensando assim, vc tem razão, quis apenas ser coloquial, mas fui infeliz.Editei o post para não criar mais uma lenda.Grato.Abcs.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs

É complicado que a palavra de gente como você e o Bertola tem peso muito grande neste fórum. Se alguém perguntar se pode colocar um motor de Ferrari em um Gol e você disser que "isso não presta, um Gol nunca vai correr como uma Ferrari", é capaz de lerem fora do contexto e saírem por aí dizendo "Gol não presta, junte mais um dinheiro e compre uma Ferrari", hahaha.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


O rapaz que perguntou é um costumaz, porém divertido "inventor", que a cada post, vem com umas idéias meio malucas.Sem problemas......

Gambiarra fedada ao fracasso


É...hum.... Hã hã!! Estou vendo! Hehehehehe


pessoal, nao estou querendo fazer nenhuma gambiarra (desta vez), estou comparando o seguinte:


Uma caixa aberta com falante de 8 de guitarra com uma caixa dutada com falante de 8 para contra baixo.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Bog
carlos adolphs

Isso aí gente, chega de mitos e lendas sobre equipamentos!

Abs

ps. putz, cadê a palheta que tava aqui agora mesmo?!

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Para o baixo faz o tubo que te falei, fica o melhor para um alto-falante de 8", caixa dutada vc não vai conseguir baixar a frequencia de corte a ponto de ficar boa para baixo.Só se vc usar uma 4X8" aí já melhora, senão vai distorcer nas cordas mais graves.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


carlos adolphs

nao sei se voce viu, mas construi um amp pra violao, mas que agora uso pra testar a guitarra em linha, quando estava construindl (falante nao é original da caixa) eu testei com caixa aberta e fechada, na fechada o timbre foi muito diferente da aberta....

É que pretendo vender meu amp dw guita e comprar um de baixo pra ela, mas tmb queria ligar o violao e caixas 1x12 o som do violao fica sem brilho, emtao pensei que um de 8 seria melhor opcao, sem falar que de vez em quando aparece um condor music man de 5 cordas em minhas mãos. E sairia de nitrou drive 15w 1x8 para demolidor 20w 1x8 "dutado"

carlos adolphs
Veterano
# mar/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Alex guitar man
A dinâmica musical do violão é diferente da guitarra, assim como seus harmônicos.Na guitarra eles tem uma envoltória(um perfil seguido pela nota, que caracteriza o timbre, e é composto de tempo de ataque(quando vc fere a corda), sustain(quando a nota se mantém ressonando e a corda vai assumindo seus harmônicos) e decay(quando o som some)), diferente.Essa envoltória é a parte que faz com que vc reconheça o timbre, somado às harmônicas.Não é só o altofalante que define esse som amplificado, mas também a resposta a transientes do ampli .Por isso, os amplis especiais para violão assim como os para teclados tem altofalante para graves e algum tipo de transdutor para médios.Isso faz com que vc não perca harmônicos tanto para o lado dos graves quanto para o lado dos médios e agudos.Isso diferencia os amplis de guitarra dos chamados "acústicos", que são mais caros devido a toda essa elaboração.A tal envoltória é o coração de todos os sintetizadores e simuladores de gabinetes.Lembre que ao dutar uma caixa, vc baixa a frequencia de ressonância.Dutar uma caixa não é a mesma coisa que fechar uma caixa.Elas se comportam completamente diferente.As caixas dutadas são as mais difíceis de achar o "ponto" e as mais fáceis de darem errado.Tem que ser calculadas corretamente.A diferença de 1 cm entre o comprimento do duto ou seu diâmetro ou área interna é o suficiente para tornar sua caixa um monte de madeira inútil.Use as fórmulas que tem aos montes na Internet.Abc.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


teclados tem altofalante para graves e algum tipo de transdutor para médios.

Os amps de teclado sao bons para violao não são? Um guitarra com simulacao é para ficar legal, só nao sei se uma guenta um dó na 5 corda de um baixo....

ja viram a caixa acoustic v70 da meteoro (muito cara), olha só:

- 02 Falantes de 8" com suspensão acústica
- Tweeter Piezo Elétrico
- 01 Falante de 5"

Muito falante não?

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Justamente é para responder as frequencias.Por isso digo.Caixa de baixo é caixa de baixo, de violão é outra coisa, vc não vai ter as duas em uma.Uma caixa de som, ainda mais dutada, é um filtro físico de banda passante.Tem frequencia mínima, maxima e de mergulho, onde vc vai perder completamente algumas frequencias.Não dá pra fazer com eficiência o que vc quer.Ainda mais um baixo de 5 cordas.Um aF de 8" já não responde ao Mizão normal do baixo, que dirá à 5ª corda.Vai escutar só um Praaaa tuc.O "Tuc" é do cone soltando da bobina.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Tuc" é do cone soltando da bobina

Que dó!

Caixa de baixo é caixa de baixo, de violão é outra coisa, vc não vai ter as duas em uma.

Arrrh!!!!!!! É isso que é ruim..


Ainda mais um baixo de 5 cordas:

Realmente, eu toco com ele em um Combo com falante de 15", que não é meu :(.

Mas o coração vibra com o grave que fica com o violão.. mas triste pela falta de certos agudos (16khz pra cima :S eu acho).

Agora o ruim é que a maioria de "pequenos amps" para violão tem falante de 5 ou 6. Acho eles muito uteis, já que com uma pedaleira ligaria a guitarra (com simulação e etc) ou um violão, em quanto em outro canal fica um microfone :)

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man
Pode crer que vc não escuta os 16khz, o violão vai no máximo até 8 khz, por aí...Vc sente é a falta dos médios-agudos, entre os 4 e os 10khz.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


Led Zé
Bog
Vcs leram isso que eu escrevi:
O que existe é o certo (para determinada situação)......
Abç

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Er... mas onde foi que eu contrariei o que você disse neste tópico?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Não acho que vc contrariou, citei seu nick, "por tabela", por conta do comentário do Led Zé...
Se vc ler o que o Led Zé postou depois, dá a impressão que eu disse algo peremptório: FALANTES DE 8POL. NÃO PRESTAM.
Mas não foi isso que eu falei, mas sim que não adianta muita "invenção" que falantes de 8 pol. não vão responder como um de 12, nem serão adequados para uso em palco.
O autor do tópico tece várias conjecturas (inclusive algumas equivocadas, como: um de 12 é muito bom pra rock e etc, mas o de 8 é voltado para que genero/estilo?), que não se aplicam, e minha intervenção foi no sentido de que ele não se prenda a tais elocubrações que a nada levam.
No mais, concordo com o que vc falou, como nesse caso: Mas em certas aplicações, por mais restritas que sejam, eu acho que este tipo de falante tem sim um papel a cumprir.
Abç

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Russetwolf
Depois de muitos testes e muito tempo perdido cheguei à conclusão que estes amps são engodos dos fabricantes, uma forma de vender espelho pra índio.

Eu discordo, os Fender dos anos 50 que o digam.

Bog

Tu usou todos os argumentos que eu ia usar, que chato, só tenho que concordar.

Russetwolf
Fiz uma pesquisa de mercado e campo, descobri que os amps mais vendidos são esses pequenos de baixo preço e os multiuso.

A maioria das caixas multiuso que conheço vem com falantes de 12" e 15", as Frahm e Wattson que o digam.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
nichendrix

\o/

Russetwolf
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
nichendrix
Vivemos em um físico e estamos sujeitos as leis impostas pela natureza, e vc é testemunha sobrevivente deste fato.
Som é movimento de moléculas do ar, o alto falante na compressão ou rarefação vai deslocar o ar na forma de uma esfera, o diâmetro desta esfera dependerá do comprimento da onda irradiada pela membrana do falante, se este falante for de pequeno diâmetro, vc só conseguirá um comprimento de onda que este diâmetro poderá irradiar. Se quiser mais, terá que dutar para baixar a freq. De ressonância do falante. Se vc tem um instrumento musical que a resposta de freqüência de 80Hz a 6,8khz e vc quer utilizar uma caixa baffe finito (aberta atrás) vai ter que usar o diâmetro apropriado. Se é pra tocar baixinho no quarto é bom providenciar um corretor de curva loudnes ou por um ouvido biônico. Agora se a questão é a Ferrari, junte mais dinheiro e compre uma.
O que acontece no mercado é o fator hipocrisia, os garotos que começam a tocar guitarra não tem como comprar bons amps, porque quem investe são os pais, ai o que o mercado faz? fabrica amps de baixo custo, e quanto mais baixo melhor, maior é a lucratividade, somando-se a falta de dinheiro do povo (salários de miséria), o que os pais podem dar é isso. A verdade é que vivemos num pais rico e miserável, onde quem pode compra importa quem não pode compra merda.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar


nichendrix
Cara, eu não disse isso.
Apenas disse que, querer mais de um amp com falantezinho de 8 pol. é um erro.
Agora, no caso de gravação em estúdio, um amp de 5WRMS e falantezinho de 8, pode produzir uma sonzera danada, inclusive muitos clássicos foram gravados assim. Porém, estúdio é ambiente controlado, e o som, profissionalmente captado e altamente processado. É outro mundo.
O fato de um amp vir com falante de 12 ou 15pol. não é e nunca foi critério ISOLADO de qualidade, de fato, multi-usos fuleiros vem com falantes com essas medidas e... continuam fuleiros...
Abç

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Nem eu falei nada, só disseram que não tem amp com falante de 6" e 8" que não são bons, mas até o lançamento do Tweed Twin e do Bassman, todos os Fender vinham com falantes dessas medidas.

Aí entra o princípio da lógica que pra uma afirmação ser considerada falsa só precisa de 1 contraexemplo.

Eu concordo que a maioria dos amps ruins tem uma escolha de falantes equivocada, seja em tamanho, tipo ou qualidade, também concordo que não dá pra esperar um grave from hell de um falante de 6", mas também não dá pra generalizar que todo amp com esse tipo de falante é ruim ou é amp pra iniciante ou um engodo.

Sempre existem excessões, nos ultimos 2 shows que do U2 o The Edge usa 8 amps Fender '57 Champ com falantes de 8" e 6W de potência em conjunto com 3 Vox AC-30.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vocês são muito falantes! hehe

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tenho amp com falante de 6 e 8" 20w é muito ruim