Custo em energia de um amplificador

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Russetwolf: emquanto tá tocano, cabo de toca nois corre pro banho que a água ta quentinha que só.

Perfeito. Além de um grande exercício aeróbico, vc ainda faz a coisa "com emoção". A possibilidade de morrer eletrocutaaaaaaaaado e causar um explosão é adrenalina pura. Super radical.

Sobre a bandeja pra pizza, mencionada antes, ela é mais do indicado pra manter aquecido aquele delicioso pão de queijo!

Obrigado pela dica!

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Sobre a bandeja pra pizza, mencionada antes, ela é mais do indicado pra manter aquecido aquele delicioso pão de queijo!

Esse tar de pão de queijo nóis gosta muito. Tai uma solução não pensada, enquanto toca come pão de queijo quentinho sobre os varvulados.
É o tar de custo beneficio.
Abçs

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf
MauricioBahia

Ótimas idéias!!! Isso sim é sustentabilidade com criatividade!!!
Hauheuhua.


viva a evolução!!!!!!!

Yeahh babe, viva!!!!!



Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

É isso ai!!!!!
Tudo no universo esta em constante movimento e evolução, precisa evoluir. Se ficar parado deteriora, vai servir de alimento para os maiores e evoluídos. Não é uma condição só humana é universal, do micro ao macro.
Bem vindo ao mundo real.

Lucas Rhoads
Veterano
# nov/10
· votar


Bah valeu ai, eu perguntei aqui, sem muitas esperanças de uma resposta, mas pelo visto o pessoal entende mesmo do assunto, mais uma vez obrigado a todos que colaboraram.

Russetwolf

Olá a todos.
Seguindo a linha de raciocínio do carlos adolphs e refazendo seus cálculos, vamos perceber que o consumo é bem mais alto do que se calculou:

Consumo max 160,56W (2º o mestre)
Tocando normal 40% do consumo max (2º o mestre) = 64,22 e não 45W
+ 18 dos filamentos = 82,22 e não +/- 79W
+ 25% das perdas do trafo = 102,77W e não +/- 79W
x 4hs diárias, será de 411W e não 320 x 30 dias no mês = aos absurdos 12.333W e não 9600W.
Tudo isso corresponde a uma puta cantata de Natal e uma missa do galo (já que estamos próximos do Natal) debaixo do chuveiro, exatas 2,62hs. Se os banhos forem de 5min, corresponderão a todos os banhos do mês e ainda vão sobrar banhos pro outro mês.
Acho que o mestre equivocou-se.
Abçs


Bah tu saberia me dizer se esses calculos ai foram feitos encima de um modelo expecifico de amplificador ou qualquer um de 50W vai dar esses resultados?

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Rhoads

Procure, por exemplo em www.amplificadoresmeteoro.com.br , lá tem amps de 50W alltube. Pegue o manual e procure em especificações técnicas consumo. Eles dizem tudo.

O cálculo que o mestre Carlos Adolf fez é para amp médio de 50W
Abçs

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


caceta, agora que eu vi tantas mensagens, e tudo porque falei brincando que para tocar em valvulado era melhor nao tomar banho.

carlos adolphs
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf
Tu não gosta mesmo de valvulado, né?Ehehehe.O calculo que fiz é aquele mesmo, não dá pra calcular sobre o consumo geral, só sobre o +B, que varia conforme o volume.Os filamentos e bias não variam com o volume, são constantes, vc não tira porcentagem deles.Mas são firulas, 3kw a mais ou a menos no mês não dá tanta diferença na conta.O que quis alertar ao pessoal é que são outros fatores que causam o desperdício, como TVs em stby, computadores ligados o dia inteiro(já pararam pra pensar que um computador moderno com boa placa de video, bom som e grande memória consome em média entre 350 e 450 W?)é só ver a fonte.Meu desktop do estúdio tem uma fonte de 750W e quase não dá, devido à placa de gravação.Ele consome mais que dois valvulados.Amplificador que não seja dos modernos digitais, com eficiência de 95% também não é grande coisa.Vai economizar uns 50W em filamentos.Como exemplo pega aí um power de 400W com transistores comuns, alimentados com 70 volts por 8 amps, a pleno = 560 W x 0,707= 395 W de consumo médio para dar uma média de 316W.Nem um nem outro.Não são definitivamente os amplis os vilões da conta de luz.São as lâmpadas, Tvs,computadores, rádio-relógios, geladeiras, freezers e chuveiros.
MauricioBahia
Tu já passou um invernão em NHamburgo?Ia querer um valvulado sempre ligado no quarto...ehehehe, é muuuuuiiiiittttooo frio!

carlos adolphs
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf
Realmente vc tem razão, errei ao passar para o post, os 45W eu tinha que tirar dos 110W e aí sobrariam um 65 e uns quebrados e não 45.Ok!Mesmo assim não é tanto consumo, né?Valeu( as vezes o Tico e o Teco brigam e não coordenam a escrita...ehehe!).Ainda bem que eu tenho meu depto de Revisão, que são vcs!Ehehehe!

Drive30
Veterano
# nov/10 · Editado por: Drive30
· votar


legal, então vou tomar banho agora.. porque tava foda esperar toda essa resolução ...

Pepe Le P
Veterano
# nov/10
· votar


Vale a dica pra não deixar um valvulado ligado só pra ver as luzinhas brilhantes acesas. Mesmo vale pra não deixar água correndo em vão, luz acesa sem necessidade, desperdício de plástico e tal...

Agora se agente entrar na neura do negócio o canal é nem tocar guitarra. Já imaginaram quanta energia vai no processamento da matéria bruta utilizada pra confecção dos amplis? E nas indústrias que os manofaturam? Quantas árvores são derrubadas por dia pra satisfazer nossa fome por guitarras?

Eu acho legal economizarmos energia e matéria prima, mas cada um tem as suas prioridades e tenta manejar seu cotidiano em torno delas (isso pra quem tem um mínimo de preocupação com a questão). Eu por exemplo reduzi bastante meu consumo de plástico e papel nos últimos tempos e nunca deixo luz ligada sem necessidade, e não costumo usar aparelhos como aquecedores, ar condicionado, etc., agora continuo comendo carne pra cacete e, embora meu valvulado só vá chegar mês que vem, tenho apreço pelo sonzinho desse caras e se tiver que escolher vou preferir tocar em valvulado. Obviamente mal toco uma hora por dia com ampli ligado, quem dirá 4 horas como foi colocado nos cálculos...

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


carlos adolphs

Me desculpe mestre, eu só aumentei o volume do amp para melhorar a timbragem :-)
Mas tudo bem, o Sr. troca a potencia da lâmpada do quarto onde está o amp e eu abaixo o volume pra não incomodar :-)
Abçs

macaco veio
Veterano
# nov/10
· votar


E´como diz a musica do Falcao:
Eu não bebo, não fumo, não cheiro
Não danço, não jogo, não namoro em pé
Mas no caminho que eu estou vou me acabar na mão

Eta Brasil miseravel como é que vive desse jeito?

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


carlos adolphs

Mestre, o Sr. mostra-se ser um homem honrado e digno de seus conhecimentos. Admitir o equivoco é de um alto grau de evolução moral, digno dos maiores mestres. Fico lisonjeado em ajudar.
Um grande abraço

rgmanica
Veterano
# nov/10
· votar


Não li tudo, mas aqui vai. Um valvulado consome muito mais comparado a um SS. Maltidos filamentos....

Pra medir, coloca o multímetro em corrente AC e em série com a entrada de energia do AMP. CUIDADO, quem não abe o que é série vai chamuscar as pestanas e queimar o fuzível - no caso do multimetro ser dos bons - ou o multimetro, caso seja desses baratos.

Liga o AMP em stand-by. Basicamente, dependendo da topologia do AMP, a medida de corrente do multimetro vai mostrar a PERDA que se tem para que o AMP funcione... Esse valor, que vai dar alguns watts, já é o suficiente pra ligar algumas lâmpadas fluorescentes compactas, dependedno do tipo do AMP.

Agora tira o AMP do standby, mas deixa ainda com o volume baixo. Dependendo da topologia, vai mudar o valor da corrente outra vez... num classe AB, muda um pouco, num classe A, ele vai ter que colocar a válvula na metade do ponto de trabalho e vai aumentar um pouco mais ainda.

Agora, começa a tocar de forma constante, tipo mantem um acorde e toca ele rápido pra manter um som parelho e vai aumentando o volume e observa no multímetro... Da pra tirar até uma média, montar uma tabela e saber exatamente o consumo do AMP em cada nível de volume...

AH, claro, o consume em watts do amp na entrada dele (que é o que realmente importa em termos de cobrança) é aquele valor de corrente multiplicado pela tensão da rede elétrica.

Isso só te da uma base, visto que com multimetro genéricos é difícil ter uma boa acuracidade das medidas, principalmente quando o amp estiver sendo medido com volume e baseado num sinal da guitarra.

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


rgmanica

Ah, valeu!! Mas eu prefiro ficar só na teoria mesmo, vou fazer isso não!!

hehehe!!

carlos adolphs
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf
Que atire a pedra quem nunca errou.Aqui em casa eu erro um monte de vezes, só quem não erra é a patroa(tem uma mira...)ehehehhehe!Tudo tem que ser justo e perfeito.'.
Forte abraço!

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


carlos adolphs

Tudo tem que ser justo e perfeito.'.

De acordo com o projeto do Arquiteto.'.
Um grande abraço

Lucas Rhoads
Veterano
# nov/10
· votar


Bom então se são gastos 12333 W por mês e supondo que o KW/H sejá de R$ 0,5 o gasto do amplificador será apenas de R$ 6,16.

É acho que ninguém será levado a falencia devido a isso, como já disseram, o que realmente pesa no bolso na hora de pagar a conta, não é o amplificador

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Rhoads

Voce pode ir a falência sim. porque se for tocar esse tempo todo e nessa altura que descreveram ai, a multa que vão te dar no seu prédio vai ser pesada...

carlos adolphs
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf
Valeu, irmão.TFA.

rgmanica
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Rhoads

Exato, mas repare na sua conta que é KWh e não KW/h, senão quanto mais tempo de uso, mais barato! hehe

Lucas Rhoads
Veterano
# nov/10
· votar


rgmanica

Exato, mas repare na sua conta que é KWh e não KW/h, senão quanto mais tempo de uso, mais barato! hehe

Ah é, nem tinha me ligado, mas seria uma boa um amp desses hein.


Mas só pra ver se eu não to pensando bobagem.
Se são gastos 12330 W com um Amp de 50 W então um de 100 W ( se usados as 4 horas ) vai gastar o dobro, ou seja, 24660 W?

rgmanica
Veterano
# nov/10
· votar


Não exatamente... Depende do amp... depende da eficiência dos trafos... depende quantas válvulas tem, diversos fatores. A grosso modo pode-se dizer que sim.

Lucas Rhoads
Veterano
# nov/10
· votar


Ah tá valeu ai, então pra ter mais certeza mesmo é procurar os manuais dos amps pra ter mais certeza mesmo.

Mas só pra tirar uma dúvida, eu tava dando uma olhada ai, e vi que tem vários tipos de amps com diferentes tipos de rendimentos. Por exemplo se um amp que consumiu 1000W e tem rendimento de 50%, na verdade, desses 1000W somente 500W foram usados?

E tem como esse mesmo amp de 50% de rendimento, passar para um rendimento de 80 ou mais? ( obviamente fazendo todas as alterações necessários para isso )

carlos adolphs
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Rhoads
Não é assim.O rendimento é inerente a topologia de projeto e materiais usados, com sua tecnologia.Um ampli com 1000W de consumo, gastou isso e só produziu 500W, tem 50% de rendimento, e não "usou apenas 500", usou 1000 e deu 500.Atualmente os powers com tecnologia digital tem rendimentos de até 95%.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Custo em energia de um amplificador