Custo em energia de um amplificador

Autor Mensagem
Lucas Rhoads
Veterano
# nov/10


Gostaria de saber quanto um amplificador gasta em média se usado 2horas por dia. è para um trabalho, e o amplificador não é meu, e sim de um amigo, por isso não sei exatamente todas as caracteristicas dele.

è um amplificador da Meteoro, de 50W. É aqueles amplificadores bem ruins que se aumentar o volume o som já fica bem ruin.

Lembren-se, que não presisa ser o custo exato de energia ( Luz ), é so a , média pra eu ter uma base no trabalho.

Valeu!

Ramsay
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Rhoads

Vai gastar em média uns 4,5 Kw por mês.

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


depois que peguei um valvulado, a conta de luz foi pro céu.

emaniox
Veterano
# nov/10
· votar


Um valvulado de 50watts tradicional gasta +- o que duas lampadas de 80 watts gastam.

Um banho de 10 minutos num chuveiro gasta +- o mesmo que 6 horas de utilização do mesmo amplificador, isto se vc ficar tocando no volume máxmio, sem parar nem um segundo, durante estas 6 horas.

Drive30
Veterano
# nov/10
· votar


emaniox

Conclusão: para tocar com valvulado, melhor nao tomar banho.

Ramsay
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Rhoads

Eu disse 4.5 Kw considerando que seja um amp solid state, porque num valvulado o consumo é bem maior.

Tuii
Veterano
# nov/10
· votar


Drive30

Falou tudo...

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


emaniox
Ramsay

E o amp valvulado no Stand By?!!?

Caceta,deixo 2 valvulados praticamente ligados durante muito tempo, todo dia.....Quando estou em casa, 10, 15 dias por mês...

emaniox
Veterano
# nov/10
· votar


No standby, com os filamentos aquecidos mas sem B+, deve ser algo como uns 20 a 25 Watts, ou seja, um 1/6 do amp no máximo.

Ramsay
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

É nessa faixa mesmo, mas deixar amps em stand-by por muito tempo desgasta os filamentos da válvulas, que é o que se degrada com o passar do tempo.

Jandira
Veterano
# nov/10
· votar


Caracas, se meus pais descobrirem que meu valvulado gasta tanto assim eles me expulsam de casa com certeza... hehehe.

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Ramsay
emaniox

Valeu, obrigado!

To começando meu estoque de valvulas, tenho pedido algumas no Ebay!!! Pra tocar sem dó!! hehehe!!

rgmanica
Veterano
# nov/10
· votar


Cara. Isso é muito fácil de medir... Tem multimetro?
Esse tipo de medida varia muito de um amp pra outro...
Só pra dar uma idéia, um AMP Classe A válvulado pode ter 5% de eficiência, ou rendimento. Rendimento é um valor útil. Rendimento é a relação do que é usado para o que foi consumido. Por exemplo nesse classe A valvulado, se no talo ele produz 10W, ele está consumindo 200W na entrada. Pra por na conta da energia elétrica, multiplica por hora. Ou seja, a cada hora desse amp ligado, consumo de 200W, 2 horas 400W e aí vai.

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


rgmanica

eu tenho um multimetro....como faço??

pelas suas contas vai dar mais doq isso:
Um valvulado de 50watts tradicional gasta +- o que duas lampadas de 80 watts gastam.

Um banho de 10 minutos num chuveiro gasta +- o mesmo que 6 horas de utilização do mesmo amplificador, isto se vc ficar tocando no volume máxmio, sem parar nem um segundo, durante estas 6 horas.


carlos adolphs
Veterano
# nov/10
· votar


Lucas Rhoads
Ramsay
Drive30
banhaz
emaniox
Tuii
ogner
Jandira
depois que peguei um valvulado, a conta de luz foi pro céu.
valvulado=melhor coisa do universo, exceto mulheres e meu cachorro
Conclusão: para tocar com valvulado, melhor nao tomar banho.
Caracas, se meus pais descobrirem que meu valvulado gasta tanto assim eles me expulsam de casa com certeza... hehehe.
Rapaz!!!A coisa tá pegando!Socorro Dr Freud!Buemba!Buemba!
Se a coisa for a metade disso, eu que tenho 8 valvulados, tô num budum danado, já fui expulso de casa trocentas vezes, sou acionista da Eletrobrás e tô na dúvida se olho prás moças, dou Bonzo pros "guaipecas" ou durmo em cima dos amplis!!!Hahahahahahahahahahah!
Bem, moçada, vamos aplicar a matemática?
2 filamentos de 6L6 = 1,8 A, 6,3V= 11,34 W
3 filamentos de 12AX7= 0,9A 6,3 V= 5,67W
Corrente de um ampli médio de 50W 480 V, 0,23A = 110,4 W
bias -52V , 0,020A = 1,04W
Tudo junto =128,45 W
Considerando eficiência dos trafos de 75%, some-se a esse valor + 25% = 160,56W.
Ok, isso se vc estiver usando o ampli no talo, full o tempo inteiro, mas tocando normal vc tem um consumo da alta voltagem de cerca de 40% do máximo ou algo em torno de 45W, na média.Então os 18W de filamento e bias + 45W de consumo médio + 25% de perdas, dá um total de +/- 79 W na média, por hora.Em 4 horas diárias 320W ou 9600W/mês ou ainda 2 horas de chuveiro.Se vc reduzir seu banho diário em 5 minutos, sai de graça...Não ficou tão ruim assim, né?
Os transistorizados consomem menos para mesma potência cerca de 20%.
Com certeza, o culpado pela conta de luz não é o ampli e sim a lâmpada do quarto que fica o tempo todo ligada quando vcs estão tocando, ou a mania de ensaiar a voz no chuveiro...
Abcs a todos!

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


carlos adolphs

Ráh!!! Valeu, Carlos A.!!!!

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


Olá,
Seguindo esta matemática, vamos perceber que, em 30 dias é consumido 2horas de chuveiro certo. Se vc toma um banho de 10minutos (pessoas normais) 2 horas de chuveiro vão corresponder a 12 banhos por mês, que é a metade do mês, para os dias de hoje é uma economia gigantesca para quem paga a conta. Se verificarmos bem, vamos notar que o consumo de um amp tube é muito além dos transistorizados. O amp tube enquanto ligado corresponde ao consumo dos filamentos + bias, mesmo que vc não esteja tocando o amp esta consumindo o tempo todo. Já os SS (principalmente os Mosfts) tem um consumo ínfimo mesmo quando tocando em alto vol. Portanto em tempos de sustentabilidade e de proteção do planeta não há mais lugar para qualquer desperdício de energia ou de cobre na fabricação desses dinossauros. Lembro aos Sr. que culpar uma lâmpada pelo aumento da conta de luz é sacanagem :-) pois a maioria dos lares utilizam lâmpadas econômicas, supunhetemos que no quarto do gajo use uma lamparina de 20W, em 4hs o consumo é de 80W em 30dias 2400Wh. Agora se vc usa uma lâmpada de 100W (incandescente) no seu quarto vc está , considerando que ninguém mais em seu juízo perfeito usa tal lâmpada vc está imune a este gasto. Antes de ligar um amp tube, pensem bem no que vcs querem, uma sensação auditiva egoísta ou a sustentabilidade do planeta não há eficiência nesse troço.
Se tudo no mundo ainda fosse à válvula, não haveria energia elétrica para todos.
Abçs

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


Olá a todos.
Seguindo a linha de raciocínio do carlos adolphs e refazendo seus cálculos, vamos perceber que o consumo é bem mais alto do que se calculou:

Consumo max 160,56W (2º o mestre)
Tocando normal 40% do consumo max (2º o mestre) = 64,22 e não 45W
+ 18 dos filamentos = 82,22 e não +/- 79W
+ 25% das perdas do trafo = 102,77W e não +/- 79W
x 4hs diárias, será de 411W e não 320 x 30 dias no mês = aos absurdos 12.333W e não 9600W.
Tudo isso corresponde a uma puta cantata de Natal e uma missa do galo (já que estamos próximos do Natal) debaixo do chuveiro, exatas 2,62hs. Se os banhos forem de 5min, corresponderão a todos os banhos do mês e ainda vão sobrar banhos pro outro mês.
Acho que o mestre equivocou-se.
Abçs

Pepe Le P
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf
Se tudo no mundo ainda fosse à válvula, não haveria energia elétrica para todos.

Ainda bem que não é né? Então podemos ficar tranquilos tocando nos nosso valvulados (o meu só chega em dezembro!). Mas vale a dica pra quem deixa ele ligado sem necessidade...

Sustentabilidade envolve muito, mas muito mais mesmo, do que amplificadores valvulados, e acredito que você sabe disso. Começe reduzindo seu uso de plástico e papel e diminuíndo o consumo de carne (nunca consegui botar em prática a segunda opção).

Acho que os cálculos foram meio super dimensionados também, mas enfim, fica a dica pra economizar um pouco de luz pra quem acha uma maneira válida.

Obs: Seu discurso me pareceu de defesa dos SS em relação aos valvulados... ou foi só impressão?

Abraço!

DotCom
Veterano
# nov/10
· votar


Ué, mas ampli SS é melhor que valvulado em praticamente todos os aspectos técnicos. Perde é no fator subjetivo (timbre, e fetiche dos guitarristas).

ogner
Veterano
# nov/10 · Editado por: ogner
· votar


DotCom

E qual é a finalidade/objetivo de um amplificador de guitarra..Ser uma maravilha técnica ou ter um timbre do caralh@!!!??


Claro que se conciliar os 2 é o ideal, como dizem os sábios o caminho do meio é sempre bacana!!

hehehe!!!

Vou voltar a ligar meu Bandit durante o dia, merd@!!!

Obs: Mesmo fazendo parte de um fabrica de reciclagem de resina termoplastica, me toca (ui) sempre a sustentabilidade!!!

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


Pepe Le P

Obs: Seu discurso me pareceu de defesa dos SS em relação aos valvulados... ou foi só impressão?

Totalmente!!!!

Ainda bem que não é né? Então podemos ficar tranquilos tocando nos nosso valvulados (o meu só chega em dezembro!). Mas vale a dica pra quem deixa ele ligado sem necessidade...

Sensação auditiva egoísta. O consumo de energia elétrica, somado ao enorme consumo de cobre e ferro na construção dos transformadores entre outros.

Sustentabilidade envolve muito, mas muito mais mesmo, do que amplificadores valvulados, e acredito que você sabe disso. Começe reduzindo seu uso de plástico e papel e diminuíndo o consumo de carne (nunca consegui botar em prática a segunda opção).

Bom senso também. Vamos começar aqui com os valvulados e deixar que em casa a Mãe se preocupe em não jogar o óleo usado no ralo. É foda-se só ela joga mesmo :-)
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lucas Rhoads
18 anos, Novo Hamburgo / RS, Brasil
Cadastrado em 03/11/2010
Mensagens: 1 · Tópicos: 1
E odeia tomar banho


Faz frio ai né velho... :)

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Russetwolf
somado ao enorme consumo de cobre e ferro na construção dos transformadores entre outros.

Ué, seus SS não tem transformadores??? O meu tem!!

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


DotCom

Ué, mas ampli SS é melhor que valvulado em praticamente todos os aspectos técnicos. Perde é no fator subjetivo (timbre, e fetiche dos guitarristas).

Concordo em gênero número e grau. Os tube amps são característicos do inicio do Blues e do rock, porque na época só existiam válvulas e o timbre destas caracterizaram estes estilos.
Vc não vai ser mais fod@ usando um tube amp e sim mais um que esta contribuindo para a degradação do planeta. Mas foda-se só eu tenho um amp tube mesmo!!
Abçs

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Ué, seus SS não tem transformadores??? O meu tem!!

Sim, 01, e pequeno em relação aos 02 gigantescos e ineficientes utilizados pelos amps tube.
Um, por enquanto. Já está sendo substituído por fontes chaveadas, viva a evolução!!!!!!!

Abçs

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

E odeia tomar banho

Faz frio ai né velho... :)



Acho que ele prefere tocar guitarra ahahahahahasha
Valeu Mauricio.
Abçs

DotCom
Veterano
# nov/10
· votar


E qual é a finalidade/objetivo de um amplificador de guitarra..Ser uma maravilha técnica ou ter um timbre do caralh@!!!??
Depende, aí podemos voltar àquela discussão de 34724782 páginas sobre "um dia os simuladores vão substituir os valvulados?"

Tô falando isso só pra pirraçar guitarrista.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Seja "verde".

Valvulados esquentam muito mesmo. Então pq não instalar um bandeijinha metálica próximo às válvulas e deixra aquele pedaço de pizza aquecendo enquanto ensaia despreocupado?

Vamos usar a criatividade. É possível conciliar banho com valvulados sim. Compre um Fernandes Sustainer e aplique um nota. Enquanto ela soa vc corre pro banho, volta e continua só no feeeling.

Espero ter ajudado.

Russetwolf
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Aqui em Minas nois coloca uma tar de serpentina em vorta do amprificado, emquanto tá tocano, cabo de toca nois corre pro banho que a água ta quentinha que só.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Custo em energia de um amplificador