Dividindo a Pontencia de um Valvulado

Autor Mensagem
Filipe Reis
Veterano
# ago/10
· votar


carlos adolphs


Ai mestre poderia me dar um auxílio aqui nesse tópico?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/140676/

Gustavo Cunha

desculpe-me pela invasão do tópico ai.

Ramsay
Veterano
# ago/10
· votar


carlos adolphs

Mas esse é um reed relé, que só tem 2 contatos e só funciona quando se aproxima um imã dele.
E mesmo que servisse de quantos desses eu não precisaria? de uns 8 pelo menos!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay
Por isso te dei o link da chave...

Ramsay
Veterano
# ago/10 · Editado por: Ramsay
· votar


carlos adolphs

Pois é, mas essa chave tem 4 polos, mas com 2 pinos cada. Teria que ser com 3 pinos cada pra se fazer a inversão correta, não?

Edit: Aliás, dá pra se usar essa chave do Giannini desde que as grades auxiliares fiquem sem conexão, ou seja, quando funcionando como triodo elas não fiquem conectadas nas respectivas placas. Tem problema isso?

Eu poderia usar duas chaves de alavanca convencionais de 2 polos e seis pinos, uma ao lado da outra, e antes de fazer a mudança de pentodo para triodo, bastaria acionar o stand-by, o que acha?

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay
Não, olhe direito, a chave é duas hh empilhadas, tem 4 centros, dois encima, dois mais abaixo.Dá pra usar só ela.Satisfaz tudo.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay
São 4 contatos separados.

Ramsay
Veterano
# ago/10
· votar


carlos adolphs

Ah, tá ok! é que como a imagem tá de perfil não dá pra ver os outros terminais.
Vou ter que sair agora, mas agradeço pela ajuda, valeu mesmo!!
Abs.

Mr. Black Beauty
Veterano
# set/10
· votar


carlos adolphs

Carlos, pelo que entendi, vc disse que se alguem usa potência e caixa de 8 ohms e saca as duas valvulas de fora teria que alterar a impedância da caixa para 16 ohms. Seguindo esse raciocínio, se a potência possui chave seletora de 4, 8 e 16, bastaria ajustar a chave para 4 ohms ao invés de alterar a impedância da caixa???

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


Mr. Black Beauty
Sim se sua caixa é 8 ohms, vc põe o seletor para 4 ohms.Correto.

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


carlos adolphs

Não me leve a mal, mas esse seu raciocínio está equivocado!!
Se você tem quatro válvulas e saca duas fora, como elas estão em paralelo duas a duas, a potência vai cair a metade, mas, a mudança da resistência refletida no primário, vai ser mínima e não justifica se mudar a impedância da caixa utilizada.
Tanto que nos amps que tem esse chaveamento, eles simplesmente desligam da terra dois dos catodos das válvulas de potência e nada mais e, no manual do amp, não é sugerida nenhuma mudança na impedância das caixas.

carlos adolphs
Veterano
# set/10 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Ramsay
Bem, isso já foi assunto de enormes discussões, mas...
A impedância PP para 4 Válvulas no primário do trafo é algo em torno de 2,6 a 3 K.Com as mesmas alimentações e de acordo com o manual vc agora com duas válvulas precisa algo em torno de 5,6 a 6,6 K, concorda?O que aconteceria com as 6L6 se vc colocar metade da carga de placa exigida?A corrente dobra e a válvula Kaput!!!Quando vc paralela as válvulas, vc paralela a resistência de placa delas e , according Ohm's Law, vc terá a metade da resistência de placa e por conseguinte poderá usar aproximadamente a metade da impedância de carga requerida.Mas com duas válvulas, vc precisa a carga padrão de manual.Não se trata da impedância refletida para as caixas e sim das caixas para as válvulas.Dai se vc tem um primário de 3Kohms e uma caixa conectada de 8 ohms e passar a conexão dela para o ramal de 4 ohms, esta carga maior no ramal menor refletirá no primário em dobro, ou seja, as válvulas verão no primário uma impedância refletida de aproximadamente 6 Kohms e as válvulas ficarão tranquilas.Isso considerando que o trafo foi feito com qualidade e tenha indutância de sobra para computar os reflexos.Dá uma falada com o Max Fillies, pois foi ele que me convenceu disso, porque antes pensava como vc e ele me provou que estava errado.Para ter uma idéia se vc colocar 10 6L6(5a cinco em paralelo, a resistência de placa cai tanto que vc pode usar um trafo de 110/220V de primário com secundário de 12v/30A que dá pra fazer brincando um power de 360W.E funciona!

carlos adolphs
Veterano
# set/10 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Ramsay
Os amplis que conheço e tem essa chave de desligar catodos, usam trafo de saida com impedância de 6600 ohms e 520V em placa, sendo assim, se vc desligar duas válvulas não haverá mudança, pois o trafo já está compensado.Isso pode ser feito, pois tenho um projeto francês de power valvulado com 4 x 6L6 e trafo de 6600 ohms/100W.Porém as voltagens de screen e bias ficam diferentes do usual.
São apenas colocações à respeito.Continuo com minha tese de nunca fazer esse tipo de "enjanbra".Não tiro válvulas de ninguém, acredito que o projeto tenha que ser respeitado e não gosto, particularmente desse negócio de duas válvulas em amplis feitos para 4.Comprem direto um ampli com duas e economizem dinheiro.
Abcs

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


carlos adolphs

Os amplis que conheço e tem essa chave de desligar catodos, usam trafo de saida com impedância de 6600 ohms e 520V em placa, sendo assim, se vc desligar duas válvulas não haverá mudança, pois o trafo já está compensado.Isso pode ser feito, pois tenho um projeto francês de power valvulado com 4 x 6L6 e trafo de 6600 ohms/100W.Porém as voltagens de screen e bias ficam diferentes do usual.
São apenas colocações à respeito.Continuo com minha tese de nunca fazer esse tipo de "enjanbra".Não tiro válvulas de ninguém, acredito que o projeto tenha que ser respeitado e não gosto, particularmente desse negócio de duas válvulas em amplis feitos para 4.Comprem direto um ampli com duas e economizem dinheiro.
Abcs


Então, o meu amp tá nessa faixa porque o +B dele é de cerca de 500VDC.

Há meses atrás, eu abrí o amp e medí a corrente quiescente com 2 e 4 válvulas EL34.
Com 4 válvulas a corrente quiescente ficou em torno de 100mA que é o recomendado pelo fabricante (no esquema).
Já com 2 válvulas a corrente quiescente caiu para 56.5mA.
O curioso é que apesar do chaveamento só ligar ou desligar os catodos das válvulas dos extremos da terra, as tensões negativas das grades se mantiveram práticamente iguais (diferença de 0.3V) seja com 2 ou 4 válvulas!!

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


Ramsay
Sim as grades ficam iguais, pois não há praticamente consumo, é só polarização.Dá uma olhada no meu novo post...Abcs.

Ramsay
Veterano
# set/10 · Editado por: Ramsay
· votar


carlos adolphs

Pois é, lí o seu tópico sobre calculo de trafos de saída e ele é muito bom e oportuno para quem mexe com esses trafos.

É curioso que no manual do atenuador de potência Dr.Z Airbrake, eles sugerem que quando o atenuador for usado em um amp antigo, e alto falante de 8 ohms, que a chave seletora de impedância do amp seja baixada para 4 ohms. Seria pra dar um refresco às válvulas do velho amp ??

Não discordando de vc, mas, o fato é que aqui, não noto perda na qualidade sonora, quando chaveio de 2 para 4 válvulas e vice-versa, seja com som clean ou distorcido.
Apenas que, com 4 válvulas, o amp tem mais headrom e volume, como não poderia ser diferente!
Abs.

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


Ramsay
E vc não terá perda de qualidade se o trafo for bom...Apenas se o descasamento for gritante, que não é seu caso.O caso do DrZ é para justamente não desbalancear demais, pois quando vc passa a chave para 4 ohms, como a relação de espiras dobra, a refletida vai dobrar também e vc pode manipular à vontade o atenuador sem que isso represente algum perigo, pois se vier a baixar a impedância do sistema, vai cair na faixa normal.

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


carlos adolphs

Pois é, mas acontece que o Airbrake ao invés de baixar, aumenta a impedância pra prover a atenuação.
E eles frisam para se fazer isso quando se utilizar amps antigos (velhos).

carlos adolphs
Veterano
# set/10
· votar


Ramsay
Bom aí só analizando o bicho...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dividindo a Pontencia de um Valvulado