Caixa 2x12 - Reta ou Angulada? Aberta ou Fechada?

Autor Mensagem
Fábio Goll
Veterano
# ago/06


Pessoal, consegui pegar 2 Eminence GB12.

Vou mandar montar a caixa 2x12 com um amigo meu.
Gostaria que ela fosse angulada, pra servir melhor como meu retorno.

Tem problema fazer fechada e angulada??

Meu medo é mandar fazer fechada e ela não ser bem calculada e ficar embolando o som, não ficar como esperado.

E aberta o pessoal diz que perde punch, graves, etc.
Mas tem o lado que é mais fácil de timbrar e não se encomoda com litragem.

Gostaria de opiniões sobre o caso.

Grato desde já!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Goll
Buenas!Eu fiz uma de 2 X 12, para o meu estúdio, com 2 Novik originais do Tremendão, e é a mais requisitada pelo pessoal, pelo belo timbre que tem.É reta e fechada.Angulada fica boa para 4 X12, com 2 nunca ví.Um abraço!

Fábio Goll
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Buenas!Eu fiz uma de 2 X 12, para o meu estúdio, com 2 Novik originais do Tremendão, e é a mais requisitada pelo pessoal, pelo belo timbre que tem.É reta e fechada.Angulada fica boa para 4 X12, com 2 nunca ví.Um abraço!

Se eu mandar fazer uma 2x12 reta e fechada e o cara não calcular direito.
O q pode acontecer na pior das hipoteses?

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Goll
Eu mando as medidas da minha pra vc amanhã.Tenho que pegar no estúdio, pois não lembro de cabeça!Um abraço!

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


no site da eminence tem a litragem q este falante precisa, acho q é 43,9l
mas confere la!!!
ex: 68cm x 48cm x 27 cm = 88128/1000= 88.128litros,

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


lembrando q estas medidas devem ser internas

Fábio Goll
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Eu mando as medidas da minha pra vc amanhã.Tenho que pegar no estúdio, pois não lembro de cabeça!Um abraço!

Ok, obrigado!


marcelogatinho
no site da eminence tem a litragem q este falante precisa, acho q é 43,9l
mas confere la!!!
ex: 68cm x 48cm x 27 cm = 88128/1000= 88.128litros,

Valeu, vou repassar pro cara.


marcelogatinho
lembrando q estas medidas devem ser internas
Se eu fazer a caixa angulada e respeitar a litragem, não vai influênciar no som certo??

danielcastelli
Veterano
# ago/06
· votar


Se eu fazer a caixa angulada e respeitar a litragem, não vai influênciar no som certo??

Errado.
Influencia sim. A (sei la como chamar) "reflexão" sonora interna vai ser diferente porque os falantes vao estar posicionados pra baixo.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Goll
Depois da brilhante intervenção do marcelogatinho, que calculou a litragem, das suas medidas, tem pouco pra falar.O danielcastelli
também está certo, mas tem a haver com reflexões externas mesmo.No caso da litragem, o especificado no manual do AF é o valor mínimo necessário para cumprir a curva do fabricante.Valores maiores de litragem melhorarão a queda na resposta dos graves.Um abraço!

Fábio Goll
Veterano
# ago/06
· votar


danielcastelli
Influencia sim. A (sei la como chamar) "reflexão" sonora interna vai ser diferente porque os falantes vao estar posicionados pra baixo.

carlos adolphs
Depois da brilhante intervenção do marcelogatinho, que calculou a litragem, das suas medidas, tem pouco pra falar.O danielcastelli
também está certo, mas tem a haver com reflexões externas mesmo.No caso da litragem, o especificado no manual do AF é o valor mínimo necessário para cumprir a curva do fabricante.Valores maiores de litragem melhorarão a queda na resposta dos graves.Um abraço!


Vou mandar fazer angulada tipo a parte superior de uma 4x12, angulo mínimo. Eu preciso disso pra me ouvir, nem sempre consigo alguma coisa
pra colocar a caixa em cima pra ficar mais alta, e como geralmente não tenho espaço no palco eu fico colado na caixa praticamente.
E eu tenho 1.92m, o som não chega no andar de cima...sacaram??!?!?!

E a caixa terá 96l de acordo com as dimensões internas.

conehc
Veterano
# ago/06
· votar


me desculpem desvirtuar um pouco o topico, mas é que eu me interesso um pouco por construção de caixas, portanto tenho umas duvidas...

A litragem recomendada pelo fabricante já consideda o volume interno ocupado pelo auto-falante? (tipo, o recomendado é 43 litros, mas na verdade o auto-falante sozinho ja ocupa 1,5L ai no caso pra poder respeitar a recomendação eu teria de fazer uma caixa com 44,5L)

pergunto porque imagino que isso pode sgerar certa diverença se por exemplo eu tiver fazendo uma 4x10...

SergioTrindade
Veterano
# ago/06
· votar


Estou no mesmo dilema. Vou montar uma caixa com 2x12 (legend GB12). A caixa é para um amp que acabei de montar um PP de 50W com duas 6L6CG saída, estilo fender.
Não entendo muito bem desse negócio de caixas e estava pensando em montar reta com 2/3 fechado que é comum nos modelos de luxo como dos amps Alessandro Dog Hound.
Mas de fato percebi que as caixas 2x12 dos amplificadores fender (bassman black face e blonde bandmaster) são fechadas.
Gostaria de saber a diferença que isso faz no som.

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


SergioTrindade
A diferença é que vc consegue graves bem convincentes, sem perder o brilho dos agudos, é isso.Um abraço!

Schenker
Veterano
# ago/06
· votar


hummm, acho que se vc for fazer uma 2x12 angulada ela tem que ser vertical (falantes um emcima do outro) e não horizontal (falantes lado a lado) eu tenho umas medidas das cxs boogie em casa (fechadas e abertas) se quiser posto aqui . . .

abs!

marcelogatinho
Veterano
# ago/06
· votar


Schenker
eu tenho umas medidas das cxs boogie em casa (fechadas e abertas) se quiser posto aqui . . .

posta ai colega!!
para o conhecimento de todos...

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Manda pra mim tambem as medidas?

silvioper (a) gmail.com

Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
marcelogatinho
Schenker
SergioTrindade
Fábio Goll
Medidas da 2X12 que tenho no estúdio:
83 cm de largura, 60 de altura, 40 de profundidade(medidas externas).
Alto falantes lado à lado, equidistantes, e fechada.

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


carlos adolphs
Qual material usou nela? Qual espessura?

Voce sabe se rola fazer uma 2x12 com um dos alto-falantes reto e o outro inclinado (isso internamente) ??

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Fábio Goll
Conseguiu os alto-falantes onde?

carlos adolphs
Veterano
# ago/06
· votar


silvio_rp
Realmente não vejo o porque de inclinar AF em caixa de 2X12 fechada, pois o pessoal usa a minha no estúdio, todos a escutam bem, e nunca houve essa necessidade.Caixas inclinadas são boas para 4X12.O material foi compensado naval 25 mm.Um abraço!

Schenker
Veterano
# ago/06
· votar


marcelogatinho
posta ai colega!!
para o conhecimento de todos...


Ae Marcelo, criei um tópico somente sobre o assunto ok?? achei melhor, porque chama mais a atenção e todos podem ver . . .

abs.

albanibr
Veterano
# ago/06
· votar


Fechada os graves ficam melhor certo?
então uma caixa fechada fica melhor que a aberta?
lembrando que vai ser 2x12...

Fábio Goll
Veterano
# ago/06
· votar


Alguém tem imagens de projetos 2x12??

Pra mim entregar pro marceneiro bem "mastigadinho" pra evitar problemas??

¬¬

Um amigo me mandou um da fender 2x12 angulada, com um falante mais alto que o outro. Gostei, mas primeiro vou medir pra ver se entra no meu carro.
Caso não entrar eu tenho que arranjar outra foto do projeto!

Grato!

leomezz
Veterano
# ago/06 · Editado por: leomezz
· votar


Aproveitando o tópico, tenho dois falantes da oversound de 12" 200watts cada um. Estou pensando em fazer uma caixa para baixo. Qual seria a melhor opção para o tipo de caixa?

Rafael Guerra
Veterano
# out/07
· votar


hum... sei que o tópico é antigo... mas acho q vale a informação.
Procurando no google achei esse PDF no estilo de caixa que to pensando em fazer... Uma 2X12 angulada...

http://www.soulsake.com/amp.pdf

Só me preocupo se as medidas estão corretas ! Alguém que "manje" saberia verificar ? Penso em uma angulação menor tb.

Filipe Reis
Veterano
# ago/10 · Editado por: Filipe Reis
· votar


Montei uma 2x12" pra mim e me lembrei de certos "contos" que n sei se são reais ou não tipo:

1 - Numa 2x12" fechada (que é o caso da minha) se usadas conexões p10/jack em alto volume o plug corre risco de ser "cuspido" do jack devida a pressão interna exercida pelos falantes.

2 - Numa 2x12" com possibilidade pra ser usado um falante só ao invés dos dois ao mesmo tempo pode estragar o amp ou o alto falante devido ao outro falante estar parado.

E ai isso são mitos ou realidades? Pois me deparo com essas duas situações na caixa que montei.

N sei se vai dar pra todos verem mas ai tá o link com fotos da dita cuja:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=972.0

Tulio Estevam
Veterano
# ago/10 · Editado por: Tulio Estevam
· votar


Acho que daria pra mandar fazer ela reta só que com essa adaptação que é geralmente utilizada nos amplificadores de baixo:
http://i.s8.com.br/images/musical/cover/img4/1411764_4.jpg

quando quiser que os falantes fiquem pra cima ou retos eles ficam, e dá o mesmo resultado que se a caixa fosse angulada (ou não?).

Filipe Reis
Veterano
# ago/10
· votar


Tulio Estevam


Cara eu só reutilizei o tópico pra não abrir outro mas fazendo outros tipo de perguntas....

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Filipe Reis
Tulio Estevam
1- Todas as minhas 6 4X12 são fechadas e com P10, uso amplis de até 400W e nunca cuspiram os plugs...
2- Lendas,lendas...A Phillips fabricava caixas excelentes com um alto-falante ativo e outro passivo, também chamado "radiator"(não é Tabajara).
Caixas anguladas são obrigatórias quando vc tem caixas abertas(sonofletor infinito).Mesmo que a caixa aparentemente seja reta, por trás do pano ortofônico, o painel dos alto-falantes deve ter no mínimo uma inclinação de 5% em relação à profundidade, para evitar o aparecimento de ondas estacionárias de som, que detonam o cone(reflexo traseiro).Nas caixas seladas, o painel pode ser reto, pois a parte traseira do cone está protegida da onda de retorno.

Filipe Reis
Veterano
# set/10
· votar


carlos adolphs

1- Todas as minhas 6 4X12 são fechadas e com P10, uso amplis de até 400W e nunca cuspiram os plugs...
2- Lendas,lendas...A Phillips fabricava caixas excelentes com um alto-falante ativo e outro passivo, também chamado "radiator"(não é Tabajara).
Caixas anguladas são obrigatórias quando vc tem caixas abertas(sonofletor infinito).Mesmo que a caixa aparentemente seja reta, por trás do pano ortofônico, o painel dos alto-falantes deve ter no mínimo uma inclinação de 5% em relação à profundidade, para evitar o aparecimento de ondas estacionárias de som, que detonam o cone(reflexo traseiro).Nas caixas seladas, o painel pode ser reto, pois a parte traseira do cone está protegida da onda de retorno.


PQP como é bom ler a opinião de quem realmente entende do assunto! Deixo aqui mais um dos meus muito obrigado master! Agora sei que posso usar minha 2x12" tranquilo... vlw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caixa 2x12 - Reta ou Angulada? Aberta ou Fechada?