Dividindo a Pontencia de um Valvulado

Autor Mensagem
Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10


Olá amigos.

Tenho um cabeçote de 50w com duas el34 no power, três 12ax7 e mais uma 6an8 no pré. Uma coisa legal é que ele tem um knob externo (giratório) para regular o bias.

Acho o som lindo! Classico das el34. Rock on! Mas para usar em casa é bem alto.

Andei pensando se é possível retirar uma das válvulas do power para ele ficar com o som mais bonito a baixos volumes sem detonar o cabeçote.

É possível fazer isso? Basta regular o bias na nova configuração?


Obrigado

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


Gustavo Cunha

Bom, eu fiz isso no meu amp, tinha 4 valvulas e tirei duas. Creio que no seu que tem 2 deve dar pra deixar 1 só. A parte técnica eu não sei te falar... levei pro técnico que eu levo meus amplis aqui e ele fez o trampo. A potencia caiu pela metade e ficou muiiito melhor (lê-se mais utilizável). Eu ja andei recomendando isso em alguns outros tópicos, é bem interessante. O seu no caso cairia pra 25w, vai continuar alto pra cacete pq 25w ainda é bem forte, mas pelo menos voce consegue saturar um pouco mais. Abs!

wiskeria
Veterano
# ago/10
· votar


não rola usar uma só, só se tira valvula aos pares...
Tipo até pode fazer, mas o som não fica bom e é prejudicial ao bom funcionamento do amp.

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Opa pessoal.

Resolvi experimentar e regular o bias eu mesmo.

Achei bom! O som ficou mais quente com menos volume, os trafos não esquentaram e a valvula não avermelhou a placa.

Será que pode dar pau em algum outro lugar sem eu perceber?

obs: o som ficou ótimo.

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


wiskeria
não rola usar uma só, só se tira valvula aos pares...

mas e os amps que tem 1 valvula só? tem como voce explicar qual é o problema disso? oqq prejudica realmente e talz, valeu!

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Gustavo Cunha
Não faça isso, pois tirando uma das válvulas, seu ampli ficaria em classe A, Single Ended.Até ai tudo bem.Ocorre que os trafos de saida para single ended tem uma maneira diferente de montagem do núcleo de ferro, necessário para eliminar certos efeitos em função da saturação do núcleo.Caso isso não seja feito, correntes parasitas e efeitos fly-back irão detonar a isolação do trafo, colocando-o em curto.O seu som ótimo, ainda mais mexendo no bias vai lhe render uma bela despesa em $$$$$$$.

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Hummm.....entendi!


Melhor deixar com as DUAS el34, bonitinhas e falando alto.

Depois arrumo um combo com potência menor.


Obrigado!

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


carlos adolphs

Isso vale pra pro meu tb que tinha 4 e agora tem 2? ou é só pra 2 que vira pra 1 só... se valer, to fudido... hahahha

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Iversonfr
Não te estressa,guri!!!É só de 2 para 1.Deixa eu explicar:O trafo para Single Ended(1 válvula), tem as chapas E do núcleo todas de um lado, juntas e as chapas I todas juntas do outro lado, completando o núcleo.O trafo para 2 ou 4 válvulas , tema as chapas E e I entrelaçadas.Qual o problema?É que com todas E de um lado e as I de outro, vc controla uma distância chamada GAP,ou entreferro e, com isso a corrente de saturação do núcleo.Como no classe A (single-ended)a corrente circula práticamente constante no primário, isso magnetiza fácilmente o núcleo, levando-o à saturação e com isso travando o trafo.O GAP bem ajustado evita o efeito.Tem ainda que no caso de uma válvula com trafo de chapas entrelaçadas(para 2 válvulas), o nucleo saturará e ficará magnetizado, e quando vc colocar a chave do +B em standy by, ao cessar a corrente do primario, ocorre o fly-back ou auto-indução.O magnetismo do nucleo induz no enrolamento gerando um pico de alta voltagem(chega fácil aos 4000V), queimando os contatos da chave standby e furando o isolamento entre camadas do trafo.Dai...Mas não é seu caso.Por isso a lei é tire as válvulas aos pares...Quando vc tem as 2 valvulas funcionando com o trafo simétrico, as correntes se anulam e esse efeito de saturação práticamente não existe.

Iversonfr
Veterano
# ago/10
· votar


carlos adolphs
É só de 2 para 1

Nossa, que alívio quando eu li isso... rsrsrs

Muito obrigado pela explicação completíssima também! pena que eu entendi uns 50% só... rsrsrs mas muito obrigado!! abs!!!

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Opa pessoal!

Tenho, alem do cabeçote com duas el34 (o do caso deste meu post), um duovox 100b. Acho muito potente, claro. Toodos acham.
Para diminuir a potencia é só tirar duas valvulas aleatórias?

Depois de retiradas tem de fazer alguma regulagem extra?



Abraços.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Gustavo Cunha
Retira as duas de fora, deixa as de dentro, não precisa retocar o bias, apenas se usava caixa de 8 ohms, agora terá de usar de 16 ohms, para compensar a impedância refletida no primário do trafo de saida.

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Problem!

O Duovox 100b que eu tenho é combo: 2 falantes de 4 homs.

Impossível usa-los, neh?

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Gustavo Cunha
Pode deixar as 4 válvulas, mas faz uma chave pentodo/triodo, ou seja, separa os 4 resistores de 470 ohms das segundas grades das 6L6, da ligação ao +B.Depois, usando uma chave 4P2P, ligue de maneira que em uma posição conecte os resistores ao +B e na outra posição conecte os resistores à placa da respectiva válvula.Nessa condição, vc terá 100W em pentodo e 25W em triodo, sem modificar o trafo nem alto-falantes, além de poupar as válvulas.

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Que bacana!

Vou passar este seu texto para meu "personal eletrônico".
Acho que ele irá entender!


Muitíssimo obrigado por tudo, confrade.

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Carlos, tudo bem?

Existe algum esquema para que meu técnico eletrônico dê uma olhada? Ainda existe algumas dúvidas sobre o funcionamento desta chave.


Muito obrigado.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Gustavo Cunha
Na realidade, não tem.Vc tem que fazer um esquema de modo que para um lado, a chave liga os resistores de 2ª grade(470 ohms) a alimentação +B e para outro lado tira o resistor do +B e conecta no pino 3 da válvula correspondente(placa).Isso é feito com uma chave de 4 contatos tipo HH.Essa chave tem 4 terminais no centro e mais 4 para cima e 4 para baixo.Os resistores vão ligados nos contatos centrais, um em cada um.De um lado da chave, vc une todos os terminais e conecta na antiga ligação ao +B, do outro lado da chave vc leva cada contato ao pino 3 de cada válvula.É isso, peça ao seu personal para ir lendo e desenhando.

Gustavo Cunha
Veterano
# ago/10
· votar


Beleza!




Muito obrigado.

Ramsay
Veterano
# ago/10
· votar


carlos adolphs

Essa idéia de desconectar o +B das grades auxiliares para as válvulas de potência funcionarem como triodos é muito boa.
Difícil é encontrar essa chave HH de 4 polos. Já ví de 3, mas de não de 4 polos. Dei uma olhada no ML e no ebay e não achei nenhuma do tipo, talvez só rotativas. Mas, não sei se as rotativas aguentam a elevada tensão do +B.

Só não entendo como o simples fato de se desligar a alimentação das 4 grades auxiliares reduz a potência de saída a 1/4 do valor normal.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay
Veja a potencia de saída em conexão single triode(250V placa, saída 1,4W).Se seguir o gráfico, com 450V dá uns 6,5W>associando em classe AB1 uns 26-28W.
http://www.eierc.com/rc/6L6GC.htm

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay
Pode usar a chave para atuar um relé com 4 jogos de contato.

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.blucolor.com.br/imag em.php%3Ftam%3DMG%26img%3D010237&imgrefurl=http://www.blucolor.com.br/ detalheproduto.php%3Fcodigo%3D010237&usg=__6S3Vl2TyrGnt3eMJvZJdpckw2tw =&h=200&w=200&sz=6&hl=pt-BR&start=32&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=kJRe1mPH HH2w-M:&tbnh=104&tbnw=104&prev=/images%3Fq%3Dchave%2Bhh%26start%3D20%2 6um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br%26rlz%3D1I7G GLL_pt-BR%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1

Mr. Black Beauty
Veterano
# ago/10
· votar


carlos adolphs

Blz, cara?

Estava passeando por aqui e me interessei por este tópico. Vc disse que basta tirar as duas de fora e mudar a impedância da caixa sem mexer na bias? e posso fazer isso com as el 84 do meu nomad? se posso, quais são as de fora, V6 e V7 ou V8 e V9? e só por curiosidade, o que acontece com a metade da amperagem que se dirige as duas válvulas extraídas?!?!
Abraço

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Mr. Black Beauty
São a V6 e A V9(só não sei porque vc quer fazer isso), o Nomad já é de 30W, não há porque reduzir.A "Amperagem" só não será consumida, nada mais.

Mr. Black Beauty
Veterano
# ago/10
· votar


carlos adolphs

Não, cara. O nomad é de 50w também. Só difere do belair por ter apenas um único Celestium vintage 30 e não dois. Caguei no "amperagem", né? KKKKK. O correto seria corrente! Apreendi em 3 dias de forum o que nunca imaginei que fosse saber durante a vida toda. Valeu.

Ramsay
Veterano
# ago/10 · Editado por: Ramsay
· votar


carlos adolphs

Realmente é impressionante, eu não sabia que a potência caia tanto!!
E no single tube com a mesma voltagem de 250V, a potência cai mais de 10 vezes.
Só espero que a qualidade do som não caia na mesma proporção!

Quanto a essa chave que mostrou ela deve ter uns 6 polos!!
Difícil é saber se os contatos fininhos dela aguentam os 450V DC.

A solução do relé é mais prática, mas, tem que ser um relé de 6V que vai ser alimentado pela mesma fonte de 6V retificada e filtrada que alimenta os filamentos das válvulas do meu amp. (no meu amp a tensão dos filamentos é retificada por 4 diodos em ponte e filtrada por 3 capacitores eletrolíticos de 2200uF.

Edit: Um relé de 6V com 4 polos e 12 contatos e que aguente 500VDC é impráticável. Já procurei no ML, no site do link que vc postou e no Solda Fria e nenhum deles tem um relé que chegue perto de atender a essas condições!!

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay
Só pra te sacanear...
http://portuguese.alibaba.com/product-gs/high-voltage-power-relay-reed -relay--253793616.html

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay
Os reed relays aguentam bastante voltagem e são pequenos, é só juntar 4 com bobinas de 5 volts e...
http://www.cotorelay.com/html/reed_relay_9104_series.htm

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay
Essa aguenta, é igual as que ligam o +B dos Giannini(tem mais contatos,lógico...)
http://www.altanatubes.com/index.asp?secao=22&categoria=129&subcategor ia=51&id=2380

carlos adolphs
Veterano
# ago/10
· votar


Ramsay
Só espero que a qualidade do som não caia na mesma proporção!
O som com triodo é mais clean...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dividindo a Pontencia de um Valvulado