cuidados com valvulado... dúvida pré-valvulado...

Autor Mensagem
brunokdx
Veterano
# dez/04


Li aí num tópico antigo um trecho de uma entrevista... que o cara falou sobre alguns cuidados com amp valvulado... Tem que ligar o Amp todo dia pra valvula ter uma boa vida útil ?? Porra, então nunca vou poder ter um valvulado... eu toco 1... 2... vezes por semana... achei que tocando tão pouco eu nunca fosse precisar trocar valvula, mas pelo jeito é exatamente o contrário... :(

Um pré-valvulado será que exige os mesmos cuidados de um valvulado... ?? Aproveitando qual a diferença de ter valvulas no pré ou no power... ?? No Pré tambem faz alguma diferença ou é quase igual um SS ??

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


pré-valvulado só tem uma valvula de enfeite...prefiro um bandit 112 (ss) que um warm music 212gtv (pré-valvulado)

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


Bem, vou te falar o que eu sei pelo uso de valvulados, pelo que eu já li e ouvi e pelos meus ouvidos, pois não sou nenhum técnico nesse assunto:

Desconheço essa necessidade de ligar o amp TODO DIA. Mas é bom ligar constantemente e tocar um pouco, principalmente se você tiver colocado válvulas novas, pois as válvulas precisam de um certo "amaciamento" de, sei lá quantas horas, pra deixar de ter um som meio "ardido".

As válvulas, mesmo tocando todo dia duram muito, desde que o amp esteja bem regulado por um técnico, pode ficar tranquilo que não vai precisar tão cedo trocá-las.

Pré valvulado é quase um solid-state, já que a combinação de pré e power valvulados e principalmente o POWER valvulado é que dão o som característico de um amp valvulado.

filipethadeu
Veterano
# dez/04
· votar


ae, eu tenho uma duvida quanto a valvulado... essa parada de saturar a valvula... como q eh? o ampli tem um contro de ganho q nem num SS, ou ela vai distorcendo com o aumento de volume? tem como conseguir um timbre bom em volume baixo?

como q essa parado do tubescreamer, dizem q ele eh bom pra satura-las... oq eh isso exatamente? ele serve pra melhorar o timbre ( ou seja a mesma funcao q seria feita num SS), ou ele tem alguma outra funcao?

valeu!

GuitarHouse
Veterano
# dez/04
· votar


filipethadeu
tem como conseguir um timbre bom em volume baixo?
acho que nao, ja que o volume que faz as valvulas mostrarem a sua cara

a valvula distorce com aumento do sinal.. que eu saiba, nao há botao de "gain", dai usa-se um ts por exemplo pra saturar o sinal na valvula

cacildo poncio
Veterano
# dez/04
· votar


filipethadeu
ele dá um "empurrada" nas válvulas, eu uso o od da marca "chorus" com sucesso!!!!

brunokdx
acho que é o contrário não?

bulldog
eu também desconheço.......eu sei que um amp destes parado por muito tempo, tu deve ligar na manha, se posível com um aparelho, esqueci o nome, mas ele vai jogando a tensão gradativamente e inclusive recupera os dielétricos dos capacitores eletrolíticos.

se caso ligar um amp destes direto, digamos ele estava por uns 3 / 4 anos parado, a corrente que passará por ele na "partida" poded fuminar o isolamento, foi o que aconteceu com um amp de um amigo, uns 10 anos parado...

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


ela vai distorcendo com o aumento de volume?
Se o som distorcer com o aumento de volume seu amp não está bem regulado. Ou sua caixa acústica ou falantes é que estão distorcendo o som.
O meu amp não tem controle de ganho, nem loop de efeitos nem nada, pois é um valvulado bem antigão. Portanto o som dele é e sempre será LIMPO.
Então eu uso uma pedaleira pra "injetar" distorção (e outros efeitos) nas válvulas.

tem como conseguir um timbre bom em volume baixo?

Não, hehe... quanto mais alto melhor! É minha opinião.


ele serve pra melhorar o timbre
Não, nada vai melhorar um timbre ruim. Você ligando uma guitarra boa num amp bom terá um som bom. Uma guitarra ruim num amp ruim nem reza braba melhora.

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


ela vai distorcendo com o aumento de volume?
Correção: com o aumento do volume do amp não tem como distorcer, como eu disse acima. Com o aumento do volume dos captadores da guitarra sim.

brunokdx
Veterano
# dez/04
· votar


cacildo poncio
acho que é o contrário não?

O que ?? a vida das valvulas ? bom, eu pensei que fosse quanto menos uso mais dura... mas pelo que o cara (da banda Golpe de Estado) disse na entrevista, o que preserva as valvulas é usa-las com frequencia sem deixar muito tempo parado...


bulldog

No meu Amp (um SS de 15W) o canal limpo só é bom com o volume baixo, quando eu aumento o volume ele já não fica mais tão limpo, embaralha um pouco... eu sei que SS pequeno é assim mesmo...


TODOS

Eu só fico em dúvida entre trocar por um Amp valvulado pequeno (15 ou 30W) ou um SS maior(até uns 65W)... O que eu quero é um SOM LIMPO, mas muuuuito limpo.. hehe... porque a distorção eu uso da pedaleira... Eu toco 1 ou 2 vezes por semana no máximo...

Sugestões de Amp até R$1500... ?? Pode ser valvulado... SS... Híbrido... desde que tenha um som LIMPO fodasso...

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


brunokdx
Eu peguei isso aqui da internet de um carinha, acho que técnico, falando:
"Os transistores saturam-se com extrema facilidade e é exatamente por isso que é difícil projetar um amplificador solid state com som limpo, sem distorções.
A válvula satura-se com mais dificuldade e por isso os amplificadores valvulados apresentam um som tão limpo e cristalino."

De solid states que tem bom som limpo eu recomendo o Meteoro Jaguar. E o Roland Jazz Chorus (nesse eu nunca toquei, mas ele é famoso)

Híbridos eu não conheço nenhum por questão de "ideologia" própria mesmo. Não acho que os híbridos que tem pré valvulado são uma boa idéia. Ou melhor, são uma boa idéia de MARKETING da Marshall. Quem não pode comprar um Marshalzão valvulado (como eu não posso), se contenta com um valvestate.

Som limpo de valvulados que eu recomendo: Fender (a melhor escolha), Gianninis antigos (que são os que eu tenho), Laneys (eu tive um Laney valvulado e o som limpo era ótimo mas o som com ganho era ruim). Outras marcas não posso falar pois não toquei.

Se você pegar um Fender ou Laney com R$ 1500,00, pegará um amp com baixa potência. Se pegar um Giannini, dá pra pegar com esse valor um amp de 100 Watts (ou mais) tranquilamente.
Aí vai depender do uso. Baixa potência não significa que seja pior!

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


brunokdx
Eu acho que também tem Fenders solid state com som limpo excelente. Mas como eu nunca toquei num não coloquei na lista...

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


brunokdx
OBS: Completando. Se for pegar um Giannini antigo é bom ficar esperto pois você pode pegar uma "bomba relógio" que pode precisar de muito conserto e acabar ficando muito caro. Cuidado se for comprar no Mercado Livre.

brunokdx
Veterano
# dez/04
· votar


bulldog valeu... entendi... Não preciso de Amp potente não, pode ser pequeno, só pensei no SS maior porque o som limpo deve manter a qualidade até um volume bem mais alto que o meu ampzinho... o Roland Jazz Chorus é muito Watt e muito $$ pra mim.. hehe...

Pensei nos seguintes Amps: Laney LC15, JCM 30W hand-made, Laney TF200 (pré), "algum" Fender nessa faixa de preço... Mas como não vai ser tão já essa troca, quero pensar com calma... Quem tiver outras sugestões de bons sons LIMPOS por favor fale...

GuitarHouse
Veterano
# dez/04
· votar


brunokdx
crate
peavey

Fernando
Veterano
# dez/04
· votar


ae, eu tenho uma duvida quanto a valvulado... essa parada de saturar a valvula... como q eh? o ampli tem um contro de ganho q nem num SS, ou ela vai distorcendo com o aumento de volume? tem como conseguir um timbre bom em volume baixo?

como q essa parado do tubescreamer, dizem q ele eh bom pra satura-las... oq eh isso exatamente? ele serve pra melhorar o timbre ( ou seja a mesma funcao q seria feita num SS), ou ele tem alguma outra funcao?


Grande partes dos valvulados tem mais de um canal. Essa distorção selecionável é a distorção de pré. Aumentando o volume você tem a distorção de power.

Sobre dar um bom som com volume baixo depende do valvulado. O Peavey Classic 30 por exemplo tem uma distorção de pré muito bacana, mesmo em volumes baixos fica legal. Aumentando o volume no canal limpo ele distorce sim, até rápido demais. Mas eu não curto muito a saturação de power dele não, acho que trocando as válvulas Sovtek melhore.
Agora com Marshall por exemplo a saturação de power que é A desejada...

Um tubescreamer vai ajudar a saturar as vávulas de pré. As de power só com volume mesmo...

brunokdx
Veterano
# dez/04
· votar


GuitarHouse que modelo voce sugere ? vou procurar o site das duas...

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


Bom, só para apimentar um pouco a discussão.

Não existe essa história de que pré valvulado é só enfeite. Quem gosta de distorção de pré (geralmente os amantes de alto ganho) vai procurar um pré valvulado no mínimo pq essas distorções "geralmente" são melhores que os de transistor.

A questão do power valvulado nestes casos é mais para dar uma melhorada na dinâmica e realçar algumas harmônicas.

Quem gosta de distorção mais light tipo bluesy ou classic rock, ai sim o pré valvulado é enfeite, uma vez que boa parte da distorção desse pessoal vem do power socado no talo.

A distorção dos triodos 12ax7 é meio harsh. Já no power é bem mais leve mas em compensação mais macia, sem aquela impressão de som ardido.

Cacildo, quanto a ligar o ampli com o "Variac" (esse é o aparelho que vc consegue ir controlando a tensão pro amp), não faça isso não. É a mesma coisa de tentar ligar um amp 220v em uma tomada 110v. Você terá metade das tensões, consequentemente, os filamentos com 3,15v. Pouco mas a válvula já começa a ter corrente quando aplicada a +B/2. Vc vai fritar a sua válvula pouco a pouco.

Amplis que ficam parados não tem problema por serem valvulados e sim por serem antigos. Muitos amplis antigos tem os capacitores eletrolíticos de baixa qualidade. Esses capacitores tem como isolante elétrico, camadas de filme e óleo e quando ficam muito velhos, tendem a vazar e apresentar curtos.

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


A distorção dos triodos 12ax7 é meio harsh

harsh?
o q seria uma distorção meio harsh?



valew

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


harsh?
o q seria uma distorção meio harsh?

meio abelhuda.

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


Passoka
valew, mas cara, minha cabeça vai fundir qualquer hora, melhor eu começa a testa os altos amps em lojas, pq pow, a distorção legal do valvulado mesmo vem do power com volume no talo(isso é o q dizem).

O Som q adoro é o som do JimmyPage(ledzeppelin), ele usava cabeças de marshall superlead, elas eram de 100W, porra, 100W dexa um surdo pq é bastante potencia.

então ele usava uma distorção de pré?, pq até ele saturar o power...

:-S

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


só pra complementar, pq sei q na carreira dele ele usou um BOSS superoverdrive eu acho.

quando vc usa booster vc "empurra as valvulas de pré, logo a dist delé seria de´pré se ele usasse esse pedal.

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


aratohendrix
Cara, classic rock usa uma combinação pré/power. Quando vc liga o boost, vc perde um pouco de dinâmica, isso funciona um pouco como compressor e a distorção de pre fica mais gorda. Nas bases, vc precisa de mais dinâmica e menos distorção, ai vc deliga o boost e fica com o som mais definido também.

Nos solos vc consegue viver com um pouco menos de definição já que toca menos notas simultaneamente.

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


Ah, e tocando num lugar grande, vc soca 100W no talo :P

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


Passoka
valew, então, provavelmente ele usava esses 100W no talo, concordo q em lugares grandes da pra usar 100W no talo, tanto q eles tocavam em muitos estadios, então acho q a dstorção dele era tipica de power, alias, eu vi dizendo q ele usa, mas em show q eu vi(DVD) eu reparei q ele não usa nada.

valew de novo

Passoka
Veterano
# dez/04
· votar


aratohendrix
Geralmente quem usa os superlead usa ele com o volume no talo, o que por natureza de projeto já distorce no pré e no power também.

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


Passoka

o q vc acha desse ampzinho q é totalmente valvulado, peguei um esquema embaixo q utiliza EL34, alem do esquema original q usa 6bq5, el84, enfim, o q vc acha?

http://www.ax84.com/hioctane.html

sera q da pra tocar uns classicos?

brunokdx
Veterano
# dez/04
· votar


Passoka
Amplis que ficam parados não tem problema por serem valvulados e sim por serem antigos

Então não teria problema eu ter um valvulado e só ligar ele 1 vez por semana... não preciso me preocupar em ficar ligando ele com frequencia... ??

cacildo poncio
Veterano
# dez/04
· votar


brunokdx
(da banda Golpe de Estado)

este não é aquele cara, que também disse que o som da valvula vem do gás dentro dela? hehe
se for, esqueça o que ele disse.....discutimos sobre isto há um tempo atrás......eu não sei como os caras de uma revista de respeito deixa um cara despejar um monte de baboseiras sem mesmo a matéria ser corrijida por um técnico....

Passoka
quanto a ligar o ampli com o "Variac"

isso mesmo, variac!!!!

[i]não faça isso não. É a mesma coisa de tentar ligar um amp 220v em uma tomada 110v. Você terá metade das tensões, consequentemente, os filamentos com 3,15v. Pouco mas a válvula já começa a ter corrente quando aplicada a +B/2. Vc vai fritar a sua válvula pouco a pouco.
[/i

:-Z esqueci de de salientar que é sem válvulas! valeu....pelo toque.

só pra ressaltar mais ainda; "sem todas as válvulas", vai subindo a tensão do variac aos poucos, tomando cuidado para não ultrapassar a tensão de trabalho dos caps.

se o amp for de retificação valvulada, não precisa, pois a ´válvula retificadora vai "soltando" aos poucos a tensão pros ditos cujos em questão.

aratohendrix
pra saturar, aumenta o volume, e controla no master a saturação, (cuidado com os ouvidos!!!)

aproveitando, hoje fiz um teste com meu hiwatt hoje, ele tem dois canais (apenas volume), quatro jacks de entrada; canal normal - entr. low e hi, canal brill - low e hi. peguei meu gt2 (clone) liguei o out no normal hi e in no brill low, a guita eu liguei no brill hi.... pqp!!! consegui tirar vários VÁRIOS timbres diferentes, desde tommy iommi, jimmy page (since i've been loving you), metallica (master of pupets, aquele timbre agudo) e disto pra um timbre jazzistico estilo george benson!!! (acho que é este o nome) fiquei impressionado com a flexibilidade deste amp...

o que acontece, o modo que liguei além de usar outro canal (sendo o mesmo) dá pra misturar o timbre limpo com o sujo, isso é bem interessante, é mais ou menos o que o santana faz (mas ele usa dois amps).........(lembrando aquele amigo que queria o som do santana)

tenho que deixar registrado uma coisa, este hiwatt não vendo por nada (nem por tudo)!!!

aratohendrix
Veterano
# dez/04
· votar


cacildo poncio
Mesmo assim não entendi mto bem, então o som veio mais do pedal não?

brunokdx
Veterano
# dez/04
· votar


cacildo poncio Esse cara mesmo... hehe... bom saber que ele falou besteira... só repetindo a pergunta: Então não teria problema eu ter um valvulado e só ligar ele 1 vez por semana... não preciso me preocupar em ficar ligando ele com frequencia... ??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a cuidados com valvulado... dúvida pré-valvulado...