Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# jan/16
· votar


MMI
doiderira!!
Qual o estilo esta gravando?? As Semi-Acusticas do capeta?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao

Eu sugiro você pegar um cabeçote e uma caixa, assim pode escolher o falante que gosta. Acho que o Laney Lionheart L5-Studio USB Head pode resolver seus problemas. Não conheço pessoalmente mas tem muito recurso.

Também acho que não vai perder $ com a troca, pode até ganhar porque o dólar esta alto.
Eu tenho um amp de 5W e uso uma caixa Landscape, se tocar com ele alto a 1m de distância os ouvidos ficam doendo depois de 30 mim. É bem alto mesmo.

MMI
Veterano
# jan/16 · Editado por: MMI
· votar


ogner

Não, nada de semis. Les Paul, tele e strato, sons mais roqueiros, um pouco country... Os timbres das guitarras são dos que a galera aqui está mais acostumada.

PS: ah, violões em estéreo também, dobrados - Taylor e Gibson, um de cada lado.

ogner
Veterano
# jan/16
· votar


MMI
Saquei!! Legal!!
Depois manda uns sons ae, quando puder! :)

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


Luiz_RibeiroSP: Também acho que não vai perder $ com a troca, pode até ganhar porque o dólar esta alto.

Discordo. O preço dos usados está baixo ainda, ninguém inflacionou tanto quanto os novos muito provavelmente por estar desesperado pra vender.

erico.ascencao
Veterano
# jan/16 · Editado por: erico.ascencao
· votar


ogner
Iversonfr
MMI

Esta minha ideia de substituir os amplificadores vai além da vontade de fazer menos barulho. Esta ideia também trás intrínseca a vontade de destinar os amplificadores valvulados praticamente só para gravação, deixando o set bruto de pedaleira e caixa ativa para os perrengues das gigs.

Dentro deste novo paradigma, há três cenários em mente:
- Manter o Fender, o Marshall e o Blackstar; aprendendo a tocar em volumes mais baixos ou pensando em adquirir atenuadores no futuro;
- Trocar os amplificadores por um Mesa Boogie Mark V, cujos canais substituem bem os meus amplificadores atuais e tem a vantagem de ter o atenuador embutido para 10 W, o que já acho razoável para um apartamento. Este cenário ainda viabilizaria umas apresentações com o amplificador;
- Trocar os amplificadores por seus irmãos menores de 5 W (eventualmente até pensando numa caixa de 12" para usar ao invés dos falantes de 10" dos combos). A esperança neste cenário seria inclusive economizar uma grana de forma que fosse possível trazer um amplificador novo, como um Vox AC4 da vida, para dar maior variedade de sons para meu home-studio guitarrístico.

EduJazz
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao

No seu lugar, eu investiria num atenuador (comprei o do Pedrone mas, logicamente, por ser lançamento, ainda não chegou), por duas razões: a primeira e mais óbvia a atenuação em si, que resolveria seu problema de volume. A segunda por ter um loadbox na mão, pra poder jogar o amp na interface e usar impulse responses, podendo gravar silenciosamente muito bem.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao

Eu acho que tu merece uma POD Helix

Iversonfr
Veterano
# jan/16
· votar


ogner
Qual atenuador vc usa??

O meu é igual o único Weber que está a venda no ML. Mass Lite 100W.

erico.ascencao
tem a vantagem de ter o atenuador embutido para 10 W, o que já acho razoável para um apartamento.

Não me leva a mal com a pergunta, mas você já tocou com um ampli de 10W num apartamento? Digo isso pois o meu tem atenuação pra 15W e o outro desce até 1W e mesmo assim é muito alto pra esse uso, não consigo passar do volume 3 aqui em casa. No atenuador, dá pra jogar o volume até no 10 se quiser e tocar de madrugada. Eu não vejo o Mark V resolvendo seu problema, pois 10W ainda é muito volume.

Tinha esquecido que o Pedrone está pra começar a vender um atenuador novamente. Pode ser uma boa pedida pra você, apenas se atente que não aceita 4ohms, pelo menos por enquanto.

SkyHawk
Membro
# jan/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Iversonfr
Tenho um Viralata de 10w com falante de 12, moro em uma chácara e se o ganho estiver em 6,5 / 7 não consigo subir o master nem no 7.

Acabo usando simulador direto na mesa com saída para uma ativa Selenium para conseguir o timbre que quero, ou tenho que timbrar com pedaleira na cara do amp e aí deixo ele no limite de crunchar que é bem mais baixo.

Isso para tocar sozinho, com banda a coisa é diferente, parece que o som arredonda e dá para tocar mais alto.

Del-Rei
Veterano
# jan/16 · Editado por: Del-Rei
· votar


erico.ascencao
Eu não sei exatamente seus objetivos, mas eu já tive um amp que atenuava para 1W (Tubemeister18), e mesmo em 1W eu não tinha coragem de aumentar o Master acima do 5.... E mesmo assim era alto pra dedéu... Falante de 12" é uma tristeza nesse ponto, rs. Moro em apartamento também.

Se o amp que você quer for basicamente para esta finalidade (gravação caseira), eu aconselho partir definitivamente pros amps de baixa potência, 5W pra baixo. Digo isso porque de todos os amps que tive com chaveamento de potência, todos davam diferença em termos de timbre quando caía a potência. Inclusive meu Mesa. Quanto maior o corte, maior a diferença.

Estou tentando montar um home-estúdio também, e a parte mais difícil é microfone amp e gravar violão. Um tempo atrás resolvi montar uma isobox pros amps, mas o resultado não deu muito certo, me frustrou um pouco. Mas meu projeto foi exagerado. Estou pensando seriamente em fazer novamente, mas algo bem mais compacto, só pra poder abrir minimamente o som, tipo chegar no 1,5 hehe. O amp atual que uso tem 50W e mesmo em shows, nunca passei do 3.

Sobre atenuadores, cuidado. Use moderadamente pra não detonar as válvulas do amp. Fiz umas loucuras, usei um atenuador e atochei o Master e Gain, ambos no 10, e reduzi o som a volumes de apartamento... Resultado, perdi um par de válvulas EL34.

Um aceno de longe!!!

erico.ascencao
Veterano
# jan/16 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Ismah: Eu acho que tu merece uma POD Helix

Ah não mano, chega destes apetrechos tecnológicos! Kkkkkkkk.

EduJazz
Iversonfr

Vocês estão falando do Pedrone LoadBox? OK, parece uma saída interessante

GERAL

Pensei bastante ao longo do dia, conversei com meu cunhado (que manja mais de amplificadores do que eu) e cheguei à conclusão de que a solução ideal seria a seguinte:
- Ficar com o Blackstar HT Club 40, que é o mais versártil e tem mais potência para uma gig com guitarra "de verdade" e amplificador "de verdade";
- Vender Fender Hot Rod Deluxe III e Marshall DSL40C;
- Comprar Fender Blues Junior, Marshall DSL5C e Vox AC4TV.

Seguindo esta estratégia, dá pra pegar o Fender e o Marshall novos na pior das hipóteses; ou o Fender usado, o Marshal e o Vox novos. No fim das contas, eu otimizaria a barulheira e ainda conseguiria um timbre novo (no caso, o Vox) para as gravações.

Iversonfr
Veterano
# jan/16
· votar


SkyHawk

É alto demais mesmo. A solução que encontrei que tem se mostrado bem legal (sem ser simulador) é: desplugo 1 falante da minha 2x12 e deixo só um, que é de 30w. Ligo o amp em 30w pra não sacanear muito as válvulas e atenuo 50%. Comecei a fazer isso tem pouco tempo, até porque o falante de 30w peguei recentemente. Toco usando 2 caixas da maudio com a track e nem preciso esganar elas pro ampli não sobrepor, fica bem tranquilo. Antes disso eu chegava a atenuar uns 80% pra ficar aceitável. Detesto vizinho barulhento, então tenho atenção dobrada pra não dar motivo à toa.

erico.ascencao

Da um jeito de levar um ampli de 5w pra você tocar em casa antes de sair comprando e trocando os seus. Se comprar sem testar, acho que vai se decepcionar, pois parece que vc não está acreditando nessa informação que todos estão te dando de que 5W é muito alto mesmo pra apartamento. Quando digo muito alto, é que você não passará nem da metade do volume e ficará com um ampli de 5W subutilizado. Se for pra fazer isso, continue com os seus de 40W, pois pelo menos se precisar, eles ainda aguentam uma banda.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao

Nada, da pra tirar uma grana sim. Quando comprou esses amps o preço do dólar estava menor. A tendencia é aumentar.

nichendrix
Veterano
# jan/16
· votar


Del-Rei

Cara, é bem por aí, eu tenho usado o Jet City Picovalve, ainda é meio alto, mas ao menos dá pra fazer muita coisa interessante com um volume relativamente aberto e a chave de potência em 2W, mas realmente não rola de botar tudo no 10.

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


Iversonfr: Da um jeito de levar um ampli de 5w pra você tocar em casa antes de sair comprando e trocando os seus. Se comprar sem testar, acho que vai se decepcionar, pois parece que vc não está acreditando nessa informação que todos estão te dando de que 5W é muito alto mesmo pra apartamento. Quando digo muito alto, é que você não passará nem da metade do volume e ficará com um ampli de 5W subutilizado. Se for pra fazer isso, continue com os seus de 40W, pois pelo menos se precisar, eles ainda aguentam uma banda.

Dica anotada. O que eu penso é que, se for para a praia dos valvuladinhos de 1 W, já vai ser uma onda bem simplista: amplificador só com volume master, sem loop de efeitos...

GERAL

Pintou uma oferta de troca de um Fender Blues Junior Tweed (falante Jensen, válvulas Electro-Harmonix e muito bem conservado) pelo meu Fender Hot Rod Deluxe III, pau a pau. Estou inclinado a aceitar.

GRRS
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao

Opa, Tranquilo?

Então man, tava lendo as questões que você levantou e fiquei pensando... Se o objetivo é tocar em casa e fazer gravações, talvez adquirir um daqueles gabinetes de isolamento acústico não pode ser uma alternativa?

Pq com isso vc não precisaria trocar seus amps, além de ter a possibilidade de socar volume neles sem se preocupar com terceiros...

Aliás, to levantando essa alternativa, mas sou totalmente leigo no assunto, não tenho ideia de preço, aplicação, de portabilidade e nem de eficácia dessa opção, só achei legal pontuar que existe essa possibilidade tb

Abs

Iversonfr
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao
Pintou uma oferta de troca de um Fender Blues Junior Tweed (falante Jensen, válvulas Electro-Harmonix e muito bem conservado) pelo meu Fender Hot Rod Deluxe III, pau a pau. Estou inclinado a aceitar.

Devido a variação do dólar tá ruim de analisar direito no ML, pois tem de tudo quanto é preço. Olhando no eBay que dá mais sentido, o tweed é U$560 novo e o seu é U$730. Eu jamais faria essa troca pau-a-pau

Na verdade eu nem faria essa troca. Nunca toquei nos dois juntos, mas já toquei em um e depois no outro. Os dois são altos pra caramba, não vejo você ganhando muita coisa em termos de volume e é um baita downgrade, o seu é 2 canais (3 considerando o More Drive) e com loop, o outro é 1 canal sem loop. Vai perder dinheiro e não vai passar nem perto de resolver seu problema de volume.

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


Iversonfr: Devido a variação do dólar tá ruim de analisar direito no ML, pois tem de tudo quanto é preço. Olhando no eBay que dá mais sentido, o tweed é U$560 novo e o seu é U$730. Eu jamais faria essa troca pau-a-pau

É vero.

Na verdade eu nem faria essa troca. Nunca toquei nos dois juntos, mas já toquei em um e depois no outro. Os dois são altos pra caramba, não vejo você ganhando muita coisa em termos de volume e é um baita downgrade, o seu é 2 canais (3 considerando o More Drive) e com loop, o outro é 1 canal sem loop.

Eu não gosto do segundo e terceiro canais do Fender, acho um drive muito estridente. Portanto, um canal só no BJ não seria uma perda.

Vai perder dinheiro e não vai passar nem perto de resolver seu problema de volume.

É vero II.

ogner
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao
Segura essa onda ae e nao faz doideira...nao de seus amps!!!
#calma

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


ogner

No fundo estou cavando uma justificativa pra pegar o Vox AC4TV :P

rafael_cpu
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao

Poxa, 10W ainda é muito volume para um cômodo de apartamento, Érico.
Tenho um Mesa com multi-watt e a redução de volume é realmente mínima (levando-se em conta apenas a pretensão de tocar em apto sem incomodar terceiros).

Quem sabe um atenuador, como mencionaram? Ideal seria um teste no seu próprio equipamento, dentro do novo apto...

T+

erico.ascencao
Veterano
# jan/16 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Bom, estou sendo convencido de que a redução de volume que eu teria migrando dos amplificadores de 40 W para a zona dos 5 W não seria suficiente para um apartamento - mesmo isso representando tecnicamente uma queda de quase 50% de volume (vem daquela continha que uma queda de 10 vezes na potência representa queda de 50% no volume).

A única vantagem desta migração seria se eu conseguisse "lucrar" uma grana entre a venda dos meus grandes e a compra dos novos pequenos, de forma que pudesse entrar um novo integrante pra família - o Vox AC4TV. Num contexto de usar os valvulados em casa para gravações, pra mim estaria de bom tamanho ter amplificadores menos potentes (com exceção do Blackstar, que seria o grandão remanescente).

ogner
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao

Cara, paga 600,00 no atenuador do Pedrone e pronto. E vende o esse Marshal ou o Blackstar pq não prestam e investe em outra coisa... Haheuhauheua!!!

:))

MMI
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao
ogner

Cara, paga 600,00 no atenuador do Pedrone e pronto. E vende o esse Marshal ou o Blackstar pq não prestam e investe em outra coisa... Haheuhauheua!!!

(2) hahahahahaha

Iversonfr
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao

Cara, paga 600,00 no atenuador do Pedrone e pronto. E vende o esse Marshal ou o Blackstar pq não prestam e investe em outra coisa... Haheuhauheua!!!

(3) kkkkkkk

Schenker
Veterano
# jan/16
· votar


MMI

Bro, vc é o Michael Vclek? (ou algo parecido ,rsrsrs)

MMI
Veterano
# jan/16
· votar


Schenker

Desconheço... :)

Não sou não.

Ramsay
Veterano
# jan/16
· votar


O fato é que um atenuador de potência diminui o volume do amp valvulado, mas, só até um certo ponto, sendo que mesmo assim o amplificador ainda apresenta um certo volume que pode ser considerado alto.

Eu uso um atenuador de potência que eu mesmo construí há anos atrás e ele me atende bem, no entanto, se eu passar de uma determinada atenuação, o som do amp valvulado fica totalmente degradado, distorcido e sem definição.

http://forum.cifraclub.com.br/membro_100843.html

E é por isso que esses atenuadores de potência resistivos que oferecem atenuações de 24 Db ou mais, até atenuam, mas, com perda de performance no real som do amp valvulado.

boblau
Veterano
# jan/16 · Editado por: boblau
· votar


erico.ascencao

Se posso te passar minha experiência, não venda os teus amplis que vc aprecia, venda somente aqueles que vc tem restrições.

Vendo todo o trabalho que vc compartilha conosco aqui no fórum, vc é um fuçador e consegue coisas excelentes e bem bacanas com seu set.

Há uns 3 anos eu comprei um Egnater 30 Rebel, que tem atenuação linear de 1 a 30 Watts, com falante de 12 polegadas, achando que com isso eu poderia abrir o power de um valvulado, regulando o volume pelo atenuador de potência. Ledo engano. Já no manual estava escrito que o atenuador de potência não serve para isso. A atenuação de potência serve para diminuir o headroom do ampli, Ele fica mais excitado, comprimido e distorcido. Pouco tem a haver com volume. Portanto, vc trocar os teus amplis por amplis de potência baixa, provavelmente vc terá um set menos versátil, com pouco headroom.

O que vc precisa, pelo que consegui entender, é somente atenuar volume e ampliar o seu set para ter mais timbres (GAS num Vox...), certo?

Tem cinco jeitos, três já comentados aqui, e eu usei um deles:

1- Isobox - vc faz uma Isobox específica para tocar mais baixo, liga todos os seus amplis nela e coloca os microfones lá dentro. Este processo é relativamente barato, se considerar usar um de seu falantes atuais nela.

2- Loadbox - este é show de bola, principalmente para quem é fuçador. Vc liga o ampli no Loadbox, manda o sinal para o PC e usa o timbre dos seus amplis saturados do jeito que vc quiser, ouvindo por monitores de referência.

3- Atenuador de volume - este eu tenho. Adquiri um Weber de 50 Watts para tocar com o Egnater. O bichinho é bom, muito bom. Ele usa um alto falante falso, sem cone, para dissipar a potência e compartilha "a sobra" com a sua caixa de som. O meu funciona também como um Loadbox, mas não testei.

4- Kemper ou Fractal - Aí o buraco é mais embaixo. Mas fariam muito mais do que vc imagina. Dentro do espírito fuçador, vc iria longe com eles.

5- Amplis baseados em pré - eu estou usando isso. Eu vendi o Egnater e comprei um Randall MTS com prés modulares. O som é modulado no pré do ampli que podem ser trocados como se fossem gavetas. O power valvulado serve somente para dar headroom "infinito" e harmônicos de válvulas. Portanto, posso tocar em qualquer volume, com pouca diferença de timbre. A Mesa faz isso também, Engl, Fender (saturar um power de um Fender é complicado...) e outras marcas boas. Eu toquei rapidamente em um ampli do Pedrone chamado Lemarc e era nessa pegada (editando para esclarecer, somente o Randall tem gavetas).

Se vc quiser experimentar o Weber, eu não estou usando, vi que vc mora em São Paulo, a gente se encontra e eu te empresto para vc testar e sentir como é antes de comprar um.

boa sorte

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Valvulados: saturar o power amp acima de ~15W é barra pesada hein!