o que é Valvulado ?

Autor Mensagem
MoNeY RoCk
Veterano
# nov/03


o que é Valvulado ?

Mayzen
Veterano
# nov/03
· votar


MoNeY RoCk
Tem dois tipos d amplificador. Um feito normalmente e um tipo melhorado. Esse melhorado é q é o valvulado... Meu pai entende dessas coisas d eletrônica. Vô perguntá pra ele direitinho e depois t falo...Vlw?! Mas só pra vc ter uma noção, o valvulado é melhor...Meu pai tinha feito p/ mim tipo um mini amplificador. Só q como eu toco contra-baixo, o alto falante ñ aguentou e o som ficou meio ruim...Ele disse q vai fazer um valvulado...É tipo "turbinar" o ampli. Vlw?! Depois eu t escrevo melhor..

MoNeY RoCk
Veterano
# nov/03
· votar


Mayzen

Blz
Tchanks

bocao
Veterano
# nov/03
· votar


Tbm não sei direito, mas existem três tipos de amps:
- Transistorizado
- Pré-valvulado
- Valvulado

Transitorizado geralmente são esse de estudo. Não apresentam tanta potência assim. As distorções são bem inferiores ao dos valvulado.

Pré-valvulado só tem válvulas no pré, ou seja, só na parte dos efeitos. Um bom exemplo de pré valvulado é o Meteoro Vulcano. Geralmente têm muito mais opções de distorção, além dos sons dessa serem melhores.

Valvulados têm vávlvulas tanto no pré como na potência. Um amplificador de 80 wats, como o Cristalino da meteoro, por exemplo, rende mais ou o mesmo que o Vulcano, por exemplo, de 200, pelo fato de ele ser valvulado.

Tbm não entendo muito, mas o que eu sei é isso. Flaow!!!

ahjesus
Veterano
# dez/03
· votar


Mkazan, ajuda os caras aí...

MKazan
Veterano
# dez/03
· votar


http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=10& topic=13273

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=10& topic=9000

e tem vários outros. usem a Busca.

bocao
transistorizados não são só os de estudo. é possível encontrar amp transistorizado de mais de 1000w, já os valvulados dificilmente chegam aos 100 ou 200w.

Mayzen
não, valvulados não são "amps melhorados". são amplificadores que utilizam outro tipo de tecnologia, uma tecnologia bem antiga, a primeira tecnologia de amplificação que foi criada. para nós músicos, a distorção da valvula é melhor, mas para o resto do mundo o transistor tem muito mais vantagens que a válvula.

eduardojose155
Membro Novato
# mar/15
· votar


e ai galerinha algem sabe me diser o q é valvulado??????

Pikusteronagiba
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Pikusteronagiba
· votar


eduardojose155
Valvulado quer dizer que o amplificador utiliza válvulas, uma tecnologia bem antiga, que serve pra amplificar um sinal elétrico e no caso da música, áudio.
o Som de um amplificador valvulado tende a ser melhor pelo fato das válvulas darem uma boa "incrementada" no som, 99% dos músicos utilizam equipamentos valvulados em suas gravações.

A válvula (olhando de longe) é muito parecida com uma lâmpada, quando ligada ela emite luz e esquenta (bastante). Foi muito utilizada em Televisores e rádios da década de 10 até a década de 60~70, onde os transistores começaram a tomar conta do mercado, pelo fato de serem muito menores, com menos perdas de calor e muito mais baratos que as válvulas.

Os amplificadores transistorizados, nos dão um som mais "cru", ou seja, mais fiel ao instrumento, entretanto não chega a ser tão "gostoso" quanto o som de um valvulado.

Espero ter ajudado!

RicardoStrato
Membro Novato
# mar/15
· votar


Os amplificadores transistorizados, nos dão um som mais "cru", ou seja, mais fiel ao instrumento, entretanto não chega a ser tão "gostoso" quanto o som de um valvulado.

Não seria o contrário? Os valvulados nos dariam um som mais cru, fiel ao instrumento? Valeu

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


Melhor, na minha opinião, considerar apenas ate esse ponto:

Valvulado quer dizer que o amplificador utiliza válvulas, uma tecnologia bem antiga,

Depois, é #Treta


hehehehe....

SergioTrindade
Veterano
# mar/15 · Editado por: SergioTrindade
· votar


A explicação é muito longa, mas podemos fazer um resumo grosseiro.
Valvulado é um dispositivo eletrônico que usa válvulas termiônicas (TV, rádio, amplificador, transmissor, etc).
No início da eletrônica todos os dispositivos de amplificação, oscilação ou retificação eram feitos com válvulas.
No início da década de 50 surgiram no mercado os transístores que são pequenos, baratos, trabalham com baixa tensão, não precisão de um filamento para aquecer o dispositivo, não geram tanto calor e não gastam tanta energia.
A válvula funciona com base num fenômeno denominado "emissão termiônica", possui eletrodos de metal com revestimento de óxidos especiais que se deterioram com o uso, todos instalados dentro de um tubo de vácuo. Um desses eletrodo (o cátodo) precisa ser aquecido para funcionar (emitir elétrons pelo espaço rumo ao anodo que os atrai). Isso requer um circuito à parte para abastecer um filamento semelhante ao das lâmpadas incandescentes que aquece o cátodo. Assim como as lâmpadas, as válvulas precisam ser trocadas com o tempo geralmente devido ao desgastes do óxido de revestimento do cátodo o qual serve para catalizar a emissão termiônica. Elas também podem quebrar (já que são geralmente construídas em vidro, ou mesmo queimar o filamento.
Isso tudo se traduz em volume e peso do dispositivo, além de custo elevado.
O transistor é, vulgarmente falando, um sanduíche de substâncias com propriedades semicondutoras, ou seja simples e barato.
Os amplificadores de guitarra surgiram no tempo da válvula.
Com o surgimento do transistor muitos fabricantes adotaram a tecnologia mais compacta, eficiente e barata.
Os músicos, porém perceberam que os amplificadores feito com transistores tinham características inadequadas à música em si.
Isso acontece em razão de uma série de fatores. Para entendê-los é necessário um pouco de conhecimento teórico sobre os fenômenos envolvidos.
Mas os músicos que rejeitaram ou apresentaram restrição á tecnologia do transistor não precisaram analisar os fenômenos físicos envolvidos, assim como não precisam medir a freqüência de uma nota para saber que está desafinada.
Os amplificadores valvulados para guitarra votaram e permanecem até hoje, apesar do preço e outros inconvenientes.
Para dispositivos que não trabalham em condições extremas (condições que geram distorção) os transistores funcionam muito bem, a exemplo do som hi-fi, amplificadores de baixo elétrico.
Quando gera distorção a coisa fica insuportável, pelo menos para quem tem um mínimo de percepção musical.
Você percebe bem esse fenômeno quando aquele demente para na rua abre as portas do seu carro tunadão e põe aquele funk pancadão no volume máximo.

SergioTrindade
Veterano
# mar/15
· votar


Com relação ao pré e o power, existem dois tipos de estágios de amplificação.
O estágio de saída (power) é aqueles que gera uma amplificação numa razão de potência elevada, produzindo a modulação de tensão suficiente para fazer mover o cone do alto-falante (que por sua vez produz variação na pressão do ar a sua frente, gerando o som).
Esse estágio tem sensibilidade reduzida, necessitando de pré amplificador que lhe fornece o sinal com uma amplitude mínima para o funcionamento adequado.
Além disso, os estágios de equalização e controle de volume, etc. geram perdas que precisão ser compensadas, necessitando de vários estágios de pré-amplificação desde a entrada até o módulo de potência.
O tipo de válvula do pré-amplificador é específico para esse fim. É muito sensível, com elevado fator de amplificação e baixa potência.
Essas válvulas são menores e baratas que as válvulas de potência. O acoplamento do sinal entre os estágios de pré-amplificação é geralmente feito com capacitores que são muito mais baratos que os transformadores usados no acoplamento do estágio de potência.
Assim, uma forma barata de se fazer um amplificador com o apelo comercial de "Amp Valvulado" é utilizar válvulas em pelo menos alguns estágios de pré-amplificação e utilizar transistores de potência no módulo de saída.
Isso não implica necessariamente em um produto melhor.
Na prática o principal componente do som típico de um amplificador valvulado resulta da interação dinâmica dos componentes do módulo de potência (power).
Portanto 99% desses projetos híbridos não passa de apelo comercial.
As válvulas de pré-amplificação mais comuns em amps de guitarra são os duplos triodos (duas válvulas dentro de um pequeno tubo de vácuo) a exemplo da 12AX7, 12AT7, 12AY7, 12AV7, 7025 as válvulas de potência mais comuns atualmente (em amps de guitarra) são, 6V6, El84, El34, 6550, KT66 e KT88.

Pikusteronagiba
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Pikusteronagiba
· votar


RicardoStrato

Tenho uma experiência em eletrônica e posso afirmar:

O transistor responde com mais fidelidade, mesmo alterando o ganho, tem ponto de saturação muito bem definido, são mais sensíveis na percepção do sinal, podem trabalhar com frequências e potências altíssimas sem grandes problemas.
PS: lógico que estou generalizando o transistor, mesmo porque existem diferentes tipos: transitor de junção bipolar, JFET, MOSFET.

A válvula tem a característica de saturar com mais facilidade, isso só com o aumento de volume, além do mais com o tempo como o nosso amigo citou, as válvulas se deterioram, mudam suas características de amplificação, etc...

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Ainda acrescento que a válvula tende a comprimir o som muito antes de distorcer.

SergioTrindade
Veterano
# mar/15
· votar


Essa compressão é, na verdade, um tipo de distorção.
Também é bom ter em mente que "Valvulado" não é sinônimo de boa qualidade, e transistorizado não é sinônimo de amp de má qualidade.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


SergioTrindade

Está certo, mas não soa assim a nossos amigos guitarristas menos técnicos.

Pikusteronagiba
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Pikusteronagiba
· votar


Ismah
SergioTrindade
Por isso escrevi "tendem a ser melhor huehue
tem muito overdrive transistorizado que curto muito, tanto que uso um jackhammer e deixo o overdrive do amp para aplicações mais específicas.

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Pikusteronagiba
A questão não é nem a distorção do transistor e justamente o contrario, muitos guitarristas de jazz e alguns de blues usam amps transistors pela limpeza e dinâmica no som. São amplificadores muito bons para isso.

Ismah
Veterano
# mar/15 · Editado por: Ismah
· votar


Pikusteronagiba
overdrive transistorizado

Não sei se aqui entram os que usam diodos ou os que usam apenas transistor clipado, ou se ambos entram... Diga-se que o JH usa LED's pra distorcer o sinal.

Por isso escrevi "tendem a ser melhor huehue
Mas afirmar que "o Som de um amplificador valvulado tende a ser melhor" é relativo, como o Filippo14 te colocou... A falta de dinâmica e a distorção (em qualquer sentido), o peso e volume podem ser encarados como problemas.

Imagine o tamanho e peso, de um amp equivalente ao Stúdio R X12 que entrega 11mil W, se ele fosse valvulado....

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


A qual dinamica vcs se referem que a do SS é superior??

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Volume da nota... Um valvulado tende a diminuir a diferença entre uma palhetada mais forte e uma mais fraca... A chamada compressão.

Alguns valvulados, quando vc toca mais fraco, soam apenas comprimido, e quando toca mais forte, soa um cruch....

ogner
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah
Volume da nota... Um valvulado tende a diminuir a diferença entre uma palhetada mais forte e uma mais fraca... A chamada compressão.

Alguns valvulados, quando vc toca mais fraco, soam apenas comprimido, e quando toca mais forte, soa um cruch....


Poxa, devo ter tocado apenas em SS coco do bandido, pois pra mim esse é o maior problema de SS, sai sempre tudo igual, e pior, com som de teclado ainda, hehehehe!! Nao importa se vc palhéta com força, fraco, pegando mais de lado na palheta pra um ataque mais "spank", mais com a ponta ou com o corpo da palheta, o som do SS é sempre aquela coisa pausterizada. Sindo exatamente o contrario usando Valvulado... Q doido... O.o

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


ogner
Tenho as mesmas impressoes...

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Somos 3 então

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


ogner
Hitman
Filippo14

Estamos falando de coisas do nível do Roland Jazz Chorus 120, em que não se tenta gerar um timbre de valvulado. Tem muito circuito de compressor escondido em alguns amps...

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah
Sim, mas quanto aos válvulados, eu sinto eles muito mais dinâmicos, depende do amp tambem, mas em geral eles são mais dinâmicos

MauricioBahia
Moderador
# mar/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É todo valvulado ou não é, pô!? Definição correta de "All Tube".
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/244383/

Contribuindo... #polemico

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


MauricioBahia
Isso ate onde sei (dentro da meu limitadissimo conhecimento) eh so com alguns (ou todos, nao sei) amps high gain. Uma vez distorcida/comprimida, realmente a tal dinamica vai embora, mas se tocar num amp de ganho baixo, o papo eh completamente diferente. Eh ai que nao vejo a dinamica perdendo para um SS mas tambem, fazem anos que nao toco num JC120 da vida entao fica dificil comentar.

SergioTrindade
Veterano
# mar/15
· votar


Todas as opiniões são corretas. Tudo depende do volume que o dispositivo está trabalhando, independentemente de ser válvula ou transistor. Se houver distorção do tipo "clipping" (basicamente a que corta o pico das ondas) a dinâmica vai para o espaço porque a onda á cortada a partir de uma determinada amplitude. Acima daquela amplitude não há amplificação. Esse corte é típico de amps de "alto ganho" pode ser produzido por saturação de válvula transistor ou mesmo por um par de diodos.
Pelo mesmo motivo, o sustain aumenta de forma considerável.
É fácil entender com exemplos numéricos.
Imagine que uma "palhetada" com determinada força, produza, no captador uma tenção AC de 20mV e esse sinal é introduzido em um preamplificador que aumenta 100 vezes a amplitude, gerando um sinal de saída de (20mV×100)= 2V.
Se, por algum motivo o dispositivo corta a tensão de saída acima de 1V, a amplitude dessa palhetada vai gerar uma saída de apenas 1V ac, devido ao corte da onda.
Uma palhetada mais fraca que gera a metade da tensão AC (10mV), também vai gerar uma saída de 1V pois (10mV×100)=1V (nesse caso não há corte.
Da mesma forma, se a pegada for mais forte, gerando o dobro ou o triplo da tensão AC, a tensão de saída continuará sendo de 1V,
Se a tensão gerada for de 10 vezes o valor do corte (entrada de 100mV) a nota vai começar a soar com a intensidade de saída de 1V e continuará constante enquanto o volume da nota vai morrendo na corda da guitarra.
A intensidade do sinal da saída só vai começar a diminuir quando a tensão produzida na entrada ficar abaixo de 10mV.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


MauricioBahia
Não é a questão, mas tem fundamento o que vc trata lá.

(True) All tube seria aquele amp com retificação valvulada - e o típico som comprimido dos Fender black face, muito comum ao country. Nada que um pedal não possa trazer a realidade, mas quem é purista como (EU), vai defender a não linearidade da válvula rsrs

SergioTrindade
Tudo depende do volume que o dispositivo está trabalhando, independentemente de ser válvula ou transistor.

Sim e não. O transistor trabalha diferente da válvula, o que vai gerar um resultado minimamente diferente. Como já disse, os puristas, vão defender às válvulas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o que é Valvulado ?