Ajuda pra trocar valvula 12ax7

Autor Mensagem
essacontaninguemtem
Veterano
# jun/09


E aí galera, tenho um Marshall Valvestate e queria saber como que faz pra trocar a valvula dele, pois abri o cabeçote, e tentei tirar a valvula, mas ela não sai, parece que está até soldada de tão fixa...

Olhem a foto que tirei:

http://img194.imageshack.us/img194/8153/dsc09686222.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


essacontaninguemtem
Ela não está soldada cara, afaste essa garra de proteção aí e retire a válvula. Coloque um pouco de WD-40 pois ela pode estar "agarrada" por oxidação.
Abç

essacontaninguemtem
Veterano
# jun/09
· votar


Consegui tirar !

Realmente, estavam com os pinos meio tortos, e oxidados !!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


essacontaninguemtem
Não esqueça de limpar esses contatos com spray Limpa-Contatos para tirar a oxidação. Isso é imprescindível. Outra coisa, não economize na válvula, compre uma de qualidade (JJ Tesla Electronics, Sovtek ou Svetlana)
Abç

essacontaninguemtem
Veterano
# jun/09
· votar


Valeu Mauricio !!

Como o ampli deve ter bem mais de 10 anos, acho melhor trocar a valvula... Começou a dar um chiado bem forte no ampli, e não sei muito bem o que pode ser.. Se aumenta ou abaixa o volume não muda, é sempre a mesma altura do som do ruído..

Pesquisei aqui no fórum, e estou pensando em colocar uma Sovtek 12ax7WB pra dar mais ganho. Apesar de não mudar muita coisa por só ter uma valvula..

Valeu !

roxy
Veterano
# jun/09
· votar


essacontaninguemtem

E vc sabe trocar válvulas, eu sou um completo analfabeto nessa área, mas não deve ter um ajuste de BIAS e feito por um técnico em eletrônica para medir sei-lá o quê? acho que mesmo sendo uma 12ax7 deve ter algum tipo de regulagem na hora da troca, não deve sr só encaixar e pronto, e talvez precise de uma limpezinha para eliminar chiados e ruídos (acho que eles usam Alcool Isoproílico, se tiver habilidade para isso td bem, mas se não leve a alguem que sabe, não deve ser aro.

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


roxy
Não, pra válvula de pré não faz BIAS não.

roxy
Veterano
# jun/09
· votar


DotCom

É só trocar? como uma lãmpada?

DotCom
Veterano
# jun/09
· votar


roxy
Uhum. Obviamente, com o amplificador desligado. (Só esclarecendo pra nenhum desavisado ler o texto por alto e tentar trocar "na doida")

D Paula
Veterano
# mai/12
· votar


olá Galera!
Pra não criar outro tópico, vou postar aqui mesmo a dúvida.
Como sei a hora de trocar as 12AX7? Meu ampli usa 4.
Tem 3 alinhadas q em duas delas diz 12AX7A e na outra 12AXB
A outra está alinhada coma as 6L6GC e diz 12AXC. Todas estão dentro de cilindros de aluminio.
Já encomendei 2 6L6GC JJ. Pq com 4 válvulas não tem como aumentar o volume acima de 60%, nem em lugares abertos. Então vou deixar só com duas 6L6 ,GC pra ver se fica legal ele um pouco mais fraco. Estas é até fácil de indentificar q estão ruins. Mas as 12AX7 não sei quais sintomas pra saber a hora da troca.
Desde já agradeço a colaboração de todos.

apelido teste
Membro Novato
# fev/15
· votar


Queria tirar uma dúvida. Afinal de contas, para trocar as válvulas, preciso mandar o equipamento para um técnico ou não? No caso, seriam válvulas no pré e no power.

Eu mesmo posso comprar as válvulas e trocá-las?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


apelido teste
As de pré, pode.
As de power podem exigir ajuste de bias; mas, no mais das vezes basta trocar por válvulas de mesmo tipo.
Abç

Ramsay
Veterano
# fev/15
· votar


essacontaninguemtem

As de potência, de preferência da mesma marca e modelo, senão tem que recalibrar o bias.

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


Uma dúvida pessoal: valvulas de pré precisam ser trocadas o "conjunto" todo de uma vez? Tem que ser casadas?

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


marcelosz

Não porque operam em classe A, salva exceção de um projetos muito específicos.

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


Ismah
Valeu!!

Schenker
Veterano
# fev/16
· votar


undefinedNão porque operam em classe A, salva exceção de um projetos muito específicos.

você se equivocou . . . válvulas de pré não tem classe . . .o que tem classe(tipo de ligação) são as de power . . .

SergioTrindade
Veterano
# fev/16
· votar


Classe A significa que existe emissão de corrente durante todo um ciclo de pulso de tensão aplicado à grade de controle. No caso dessas válvulas de pre-amplificação, a tensão negativa da grade em relação ao cátodo (bias) é propiciada por um resistor entre o cátodo o terra (pólo negativo da alimentação), essa configuração é chamada de bias automática ou bias de cátodo e opera em classe A, exceto quando houver distorção cut-off.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Schenker

Tem sim classe. Isso é o modo como o circuito funciona. Nada me impede de criar um pré operando em classe AB, mas é dispensável já que um classe A fornece potência suficiente - sim, é a necessidade de potência que fez surgir classes, e não apenas uma amplificação simples. Não tenho certeza, mas acho que os mini-amps que usam apenas válvulas de pré, nada mais são que pré-amps de classe AB.

Matec
Membro
# fev/16
· votar


Ismah

mas é dispensável já que um classe A fornece potência suficiente - sim, é a necessidade de potência que fez surgir classes, e não apenas uma amplificação simples. Não tenho certeza, mas acho que os mini-amps que usam apenas válvulas de pré, nada mais são que pré-amps de classe AB.

Oooops!!!

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


Pessoal, só voltando um pouco na minha pergunta... Eu estava na dúvida se realmente vou precisar trocar uma (ou mais?) valvulas de pré, mas parece que sim. Vejam se concordam:

O amp (Peavey Valveking MH 20w) está soando abafado, com volume bem mais baixo que o normal, e com uma distorção atípica mesmo no canal Clean e com baixo ganho. Estava na dúvida se poderiam ser as válvulas de power, mas fiz aquele teste de plugar a guitarra direto no return. O som saiu baixo (é claro), mas saiu Ok, limpinho.

Sendo assim devo focar mesmo nas válvulas de pré, tentando localizar qual a válvula que apresenta o problema substituindo-a por uma nova Concordam? Ou algum outro teste que eu possa fazer? Algum outro componente poderia ocasionar isso?

Matec
Membro
# fev/16 · Editado por: Matec
· votar


Sim testes com multímetro (voltímetro).

Verifique se os valores das tensões da fonte estão diferentes do esperado.
Pode ser defeito em algum outro componente.
(Tenha cuidado! Voltagens Altas! Caso não saiba fazer isso, leve à um técnico)

Caso seja a válvula, a substituição de uma delas já dá pra ter uma ideia se há alguma com defeito. Pegue uma válvula nova e teste fazendo "rodízio". com as outras.
Diferente das de saída, elas não envelhecem ao mesmo tempo, e nem sempre há necessidade de trocar todas de uma vez.

Abs

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Matec

Não entendi o que disse lá em cima.

Matec
Membro
# fev/16
· votar


Ismah

Aquilo que você escreveu está errado. Totalmente equivocado.

Abs

SergioTrindade
Veterano
# fev/16 · Editado por: SergioTrindade
· votar


marcelosz
Compra um jogo de válvulas 12AX7 e vai trocando seletivamente.
Na pior hipótese você vai ficar com um jogo de reserva, o que já é um bom negócio.
Nunca se sabe quando vai dar pau ou entrar ar em uma válvula.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Matec

Explique-me. É assim que analiso o circuito.

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


Matec
SergioTrindade
Obrigado!

Por falar nisso, onde vocês recomendam comprar válvulas? Só encontrei no ML até agora. Algum vendedor recomendado?

Outra coisa que esqueci de falar, o problema "piora" após um tempo tocando (tipo, uns 2 ou 3 minutos), ou seja, dá a impressão que as válvulas (???) vão esquentando mais e o problema vai piorando. Apesar de todas estarem constantemente "acesas" (filamento incandecente) o tempo todo, sem faiscas nem nada visualmente incomum.

SergioTrindade
Veterano
# fev/16
· votar


No e-bay existem sempre boas ofertas. Se tem pressa é melhor comprar no ML ou em alguma loja como a Multicomercial
Recomendo trocar as válvulas de uma a uma, pois o problema pode ser em uma delas somente.

Matec
Membro
# fev/16 · Editado por: Matec
· votar


Ismah

Não quero desvirtuar o tópico de pedido de ajuda.
Mas é simples. Você afirmou que a classe é dependente da potência. E que se não houver potência envolvida não existem classes.

Vc vincula a necessidade de ser um power amp para haver classes - isso é um erro.

A classe ocorre à partir do momento que se energiza o componente.
e que se verifica o comportamento do sinal na saída em relação á entrada.
Também se leva em conta a existência ou não de corrente fluindo no componente.

Classe A como o Sérgio Trindade comentou acima:
Classe A significa que existe emissão de corrente durante todo um ciclo de pulso de tensão aplicado à grade de controle. Isso a princípio causa pouca distorção no sinal.

Classe B: Pode haver uma pequena corrente passando pelo componente.
Costuma sair cerca de 50% do ciclo do sinal de entrada. A distorção é alta.

Classe C: O componente permanece em corte de corrente, e quando conduz é somente uma parte do semi-ciclo. Não utilizado em circuitos de áudio, mas extremamente útil em circuitos de RF.

Para terminar esse assunto, qualquer componente ativo tem um modo de trabalho (Classe), seja de baixa potência ou alta potência. Isso serve para tríodos tétrodos, pêntodos, transístores bipolares, JFETs, MOSFETSs, IGTBS.
De baixa e alta corrente.

Abs

Ismah
Veterano
# fev/16 · Editado por: Ismah
· votar


Matec

Bem, da minha ótica, estamos nos entendendo. Mas de uma forma bem menos técnica, o que levou a necessidade de se ir além do circuito classe A, foi o headroom, que está vinculado a potência de saída, e à distorção, principalmente harmônica. Existe a questão da durabilidade das válvulas, mas esse é um mal irrelevante no contexto de uso profissional.

Está certo que a classe não é porque se obteve maior potência, é porque se alterou a forma de funcionamento do circuito. Todavia, de maneira generalizada, ela surgiu porque se precisava de mais potência com baixa distorção, "clean" para nós guitarristas - e não creio que essas pesquisas eram orientadas pra áudio, mas sim em RF, onde menos distorção vale ouro! - Hoje temos válvulas que dissipam 400W, mas na época (anos 50?) se muito as acessíveis para uso em áudio, dissipavam 20~25W, talvez 30W em classe A.

Acredito que o Classe B tem menos THD que o A*, mas muita distorção por crossover (devido a resistência interna da válvula). Por isso o classe AB é tão recorrente.

Para quem vier a ler, a diferença está no tempo de condução da onda.

Imagem

*Porque Classe A, tem o tempo de condução médio mais próximo do valor máximo de condução da válvula.

marcelosz

Na já recomendada Multicomercial, ou se quiser alguma NOS (New Old Stock), ou algum lugar mais específico, na AltanaTubes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda pra trocar valvula 12ax7