VÁLVULAS 12AX7 existe diferença entre os fabricantes em se tratando de um mesmo modelo de válvula???

Autor Mensagem
aranha
Veterano
# fev/10


Bem galera estou para trocar as válvulas do pré de meu ampli, e o mesmo usa as 12ax7 porém gostaria de saber se há diferença de fabricante para fabricante e qual seriam suas características e qual a melhor marca destas vávulas hoje disponíveis entre as svetlana, sovtek, jj tesla e demais.

Desde já agradeço a galera do FCC

edalko
Veterano
# fev/10
· votar


aranha

Sim, principalmente na emissão... já comprovei em máquina propria para testar valvulas, que as JJ tem uma emissão superior às Sovtek

ogaitnas
Veterano
# fev/10
· votar


edalko

Interessante, como era o testador de válvulas ?

Só curiosidade.. heeh

aranha
Veterano
# fev/10
· votar


essa questão da válvula ter uma emissão maior do que a outra a torna melhor do que a outra????

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


As melhores mesmo são a JJ Tesla e a Svetlana.
A Sovtek é de qualidade mediana, mas bem melhor que as Groove chinesas!!

wiskeria
Veterano
# fev/10
· votar


não, emissão quer dizer a potencia delas... no caso das 12ax7 que são valvulas de pré vc deve escolher de acordo com sua necessidade. Se vc prefere sons limpos poesquise por uma que seja mais comportada, se vc gosta de distorção procure uma de alto ganho. Recomendo marcas jj, svetlana e sovtek. Eles tem varios modelos de 12ax7, vale dizer que se seu amp é pré valvulado somente é bem possível que a valvula dele ainda esteja boa pois elas duram bastante.

MMI
Veterano
# fev/10 · Editado por: MMI
· votar


aranha

Amigo tem diferença sim e muita. Alguns fabricantes colocam especificações depois do 12AX7xxx, como Sovtek 12AX7LPS, 12AX7WC e por aí vai. E tem também as 12AT7, 12AY7, mas você questionava as de mesma especificação.
Particularmente, no meu ampli eu não curto muito as JJ, levam para um timbre mais agudo. Nas posições para distorções, as Svetlana principalmente e Sovtek tem timbres que me agradam mais, especialmente a Svetlana quetem um timbre mais grave e uma distorção mais bonita (no meu pré-ampli), na minha opinião. O jeito é testar as diferentes válvulas no seu equipamento, com sua guitarra para ficar no seu gosto. Mas a diferença é grande sim.
Abç

edit: esqueci, as Electro-Harmonix são bem ruinzinhas... Além de durar menos. Apesar de ter uma num pré meu, recomendo evitar elas a prinicípio. Assim, as válvulas tem diferenças entre quanto distorce, no timbre (mais agudo, mais grave) e na durabilidade, isso falando só em 12AX7.

aranha
Veterano
# fev/10
· votar


o que me dizem das válvulas 12at7 da philips são boas????

carlos adolphs
Veterano
# fev/10
· votar


aranha
Buenas!válvulas 12at7 da philips são boas????
Sim, são ótimas, porém atente ao fato que o ganho da 12AT7 é 70 e o da 12AX7 é 100.Vc terá 30% a menos de ganho na 12AT7.Só estranho o fato da troca.Vc deve estar apenas experimentando timbres, não é?As válvulas de pré não se desgastam tão fácil assim.
Um abraço!

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


As 12AX7 da Electro-Harmonix, que o MMI diz que são bem ruinzinhas, assim como as da Fender, são fabricadas pela Sovtek.
É só olhar atrás dessas válvulas que tem escrito Sovtek.

A Sovtek fabrica a 12AX7WA que é a padrão e que deve ser a da Electro-Harmonix, a da Fender e reafirmo que a qualidade dela é mediana. Tenho uma da Fender da Sovtek que atualmente está fora de uso.

E a Sovtek fabrica a 12AX7 LPS (Large Plate-Spiral Filament) que é a top de linha. Essa sim deve ser boa, mas, nunca ví uma a venda por aqui!!

MMI
Veterano
# fev/10
· votar


Ramsay

É bem fácil achar, eu mesmo tenho algumas delas. As Mullard são mais dificeis, mas se acha também e são muito boas. Tenho curiosidade de meter umas tratadas com criogenia para ver qual é.

aranha

A Groove Tubes revende válvulas, mas no site deles dá para ver muita variação das 12AX7. Só como curiosidade, o Vai usa essas válvulas e troca algumas vezes nas turnês.

Hammer
Veterano
# fev/10
· votar


So para constar a sovteck tambem alem da 12ax7WA
possui tb a 12ax7WB que dizem que possui mais ganho.

Ramsay
Veterano
# fev/10
· votar


MMI

Aonde você encontra a Sovtek 12AX7 LPS??
No ML só ví Sovtek WC.
Não que eu esteja precisando, mas é sempre bom saber aonde tem!!

MMI
Veterano
# fev/10
· votar


Ramsay

Na Teodoro em Sampa.

thigual
Veterano
# jul/10
· votar


senhores

qual a diferença visual entre as válvulas 12AX7 E 12AT7?

Raizen
Veterano
# jul/10
· votar


thigual
qual a diferença visual entre as válvulas 12AX7 E 12AT7?

Senhor, tenha mais atenção.

carlos adolphs
atente ao fato que o ganho da 12AT7 é 70 e o da 12AX7 é 100

wiskeria
Veterano
# jul/10
· votar


thigual
diferença visual nenhuma, a não ser a inscrição do modelo.

thigual
Veterano
# jul/10 · Editado por: thigual
· votar


RAIZEN

DESCULPA, NÃO ENTENDI SEU COMENTÁRIO.

WISKERIA
valew....pois as minhas válvulas estão sem marcação alguma..por isso a pergunta.

Raizen
Veterano
# jul/10
· votar


thigual
DESCULPA, NÃO ENTENDI SEU COMENTÁRIO.

Respira fundo, leia denovo a sua pergunta, minha resposta e junte os pedaços.

kosmiktubes
Veterano
# jul/10
· votar


Em um lote de 100 x 12AX7WA da Sovtek, encontram-se pelo menos 20 níveis de microfonia, emissão, ganho e ruído. É como se fossem válvulas diferentes, todas WA, "idênticas".

As pessoas precisam experimentar, testar, ao invés de levar certas coisas como verdades. Quem quer ser músico, vai ter que investir um dinheirinho pra descobrir qual a melhor 12AX7, compre algumas, teste....música é gosto, não é emissão de cátodo.

Tem algumas chinesas com timbre excelente no mercado, algumas saindo a 1/3 do preço das russas. Não é questão de marca, é que dentro do mesmo lote tem algumas espetaculares. Tem umas porcarias também.

A durabilidade tem sido um problema em algumas chinesas, não é só timbre.... Algumas retificadoras chinesas estão arqueando com facilidade, 5U4 e GZ34....é bom comprar retificadoras russas.

A 12AX7 WB não tem mais ganho que a WA. Ela tem uma ligeira diferença na resposta dos graves e se você trocá-las para 99% dos musicos aí ninguém sabe a diferença. Talvez o Eric Johnson saiba.

Aliás, já fiz esse teste com amigos, trocava e mentia sobre a válvula que estava lá....vocês não acreditam o quanto o preconceito e marketing somados funcionam mais que muito equalizador.

As "melhores" quais são?

Tem algumas semanas testei um amp, a V1 era Svetlana as atuais, eu não conseguia matar o hum insuportável. Coloquei uma JJ no lugar, e pronto, o amp estava um silêncio e o timbre maravilhoso.

Peguei uma Tesla tchecoslovaca, ECC803S, é uma 12AX7 militar, de vidro grosso, pouco microfonica e placa longa(placa longa e microfonia em geral andam juntos - veja as LPS), muito cobiçada pois não existe mais em fabricação. Coloquei no lugar e virou uma barulheira completa....essa 803S não estava muito boa. Pequei outra idêntica, do mesmo lote NOS, e ficou um silêncio, timbre espetacular. Se eu tivesse ficado só com a impressão da primeira, ia correr pra este forum e dizer que a Tesla é uma porcaria. Uma injustiça.

É difícil ter informação sem experimentar e aprender na prática. Via de regra: as Groove Tubes são muito bem testadas e casadas de acordo com inúmeros quesitos, resposta a frequência, emissão, microfonia, ganho, transcondutância, rp, e vários outros testes. Pode confiar nas GT, mas não pelo nome, vá pelo timbre mesmo.

Quanto a diferenciar as AT7 das AX7, só testando o mu e transcondutância das duas, e olhe lá. Se forem velhas, tem muita 12AX7 velha que fica totalmente fora de parâmetro. E não é só ganho que muda nessa família de válvulas, as AU tem o dobro de potência, mais corrente, etc...nem sempre é só tirar e botar...

thigual
Veterano
# jul/10 · Editado por: thigual
· votar


raizen

mais uma vez te pergunto...após respirar e analisar minha concordância verbal...o que tem a ver ganho com particularidades visuais?

vlw!

wiskeria
Veterano
# jul/10
· votar


Raizen
vc que vacilou mesmo, tipo trocou as bolas legal... hehehe

macaco veio
Veterano
# jul/10
· votar


zefonseca
se um circuito foi projetado pra 12ax7 e' pra usar 12ax7 e nao 12au7 ou 12at7, provalvelmente vai funcionar mas as vezes pode nao funcionar perfeitamente. De preferencia usar de mesma marca que estava pois supoe-se ter sido projetado usando aquela marca de valvula. Isso nao e' so com valvula, tente substituir integrado por exemplo LM1458 por LM4558 (parece igualzinho no esquema deles por dentro), as vezes nao funciona ou funciona diferente.
Mas de tudo que voce falou uma coisa podemos generalizar e concluir com seguranca: valvulas Chinesas sao inferiores a todas as outras (no popular, nao prestam) pois nao e' questao de fabricacao, e' questao de filosofia, essa e' a filosofia chinesa, fabricar muito de pessima qualidade pra vender barato, durar pouco e ter que comprar de novo, ainda que soem uma maravilha por algumas horas. Ja aconteceu comigo com uma 12at7 e com muitos outros produtos chineses, mas a medida que vou melhorando o meu padrao de vida, vou tomando vergonha na cara e nao dependendo mais dessa raca de filhos da p***.

Joaotube
Veterano
# jul/10
· votar


As melhores valvulas atualmente são as tesla,sem duvida....as sovtek são as mais baratas lá fora ,porisso são bastante veiculadas aqui..... groove tubes,tbem é boa.........e raridades tipo westinghouse,rca. pan.etc.......... tesla;som mais macio que a grove

Joaotube
Veterano
# jul/10
· votar


A MELHOR 12AX7 É A TESLA,SOM MACIO,DEFINIDO ,GRAVE PURO E AGUDO BRILHANTE...........

MMI
Veterano
# jul/10
· votar


Eu já acho que não dá para falar quais válvulas são "melhores", elas variam muito de timbre, saturação e mesmo durabilidade em decorrência do material usado ou mesmo da corrente que é submetida.
Eu acho que as "melhores", se é que se pode falar isso, ainda são as NOS que facilmente se acha na net. Dentre essas, gosto das RCA, Telefunken, Philips, Mullard e outras. As chinesas são realmente piorzinhas, mas dependendo da aplicação podem se sair bem sim.
Quanto a substituir 12AXt por 12AU7, 12AY7, 12AT7 ou mesmo 5751, já substituí várias vezes e não tive problema nenhum. Quanto a substituir 12AX7 por outra de marca diferente, aí nunca ouvi nem falar que pode dar problema... Tanto que em sites especializados se fala muito nessas trocas.
Eu tenho umas 20 válvulas novas aqui, algumas NOS, outras atuais, algumas poucas usadas, cada uma soa de um jeito, mas não que seja um problema realmente.

ogaitnas
Veterano
# jul/10
· votar


eu troquei esses tempos as 12ax7 do pré do meu ampli (eram eletro harmonix) por 2 12au7 chinesas (chuguang se não me falha a memória), até agora estão muito bem, gostei do que fez com o timbre do ampli, ficou muito limpo e nítido, perfeito para os meus pedais.

macaco veio
Veterano
# jul/10
· votar


nao entendam mal, pode nao funcionar corretamente mas funcionara no geral e raramente dara problema, mas pode acontecer como no exemplo do zefonseca acima onde teve hum ou microfonia quando houve troca da valvula.
dou aqui outro exemplo, valvulas amplicadoras da saida do reverb (quando o ampli e' todo valvulado) que geralmente usam 12at7, se trocar por 12ax7 funciona do mesmo jeito mas forca um pouco a 12ax7 diminuindo a vida util dela devido a diferenca de caracteristica entre elas no casamento com o trafo construido para um tipo (no caso aqui 12at7).
outro exemplo e a troca de 6L6 por EL34 ou mesmo por 6L6GC ou outra, funciona mas tem que regular o bias novamente devido as diferencas entre elas. Um valor de bias correto faz parte do calculo nos valores corretos dos componentes no projeto do ampli na polarizacao das valvulas. Sera que as pre-amplis 12xxx nao precisao ser polarizadas corretamente e ao se trocar nao ocorreria pequenos desajustes? Acho que determinados sites os caras deveriam estudar mais eletronica, serem mais eletronicos do que musicos antes de sugerirem uma porcao de opcoes e informacoes, e' por isso que internet esta cheia de esquemas que nao funcionam. E olha que eu nunca fui fanatico por valvula e ja deixei de estudar a muito tempo, mas no tempo que eu tocava so existia ampli de valvula.

Ramsay
Veterano
# jul/10
· votar


A simples troca de válvulas pré amplificadoras tipo 12AX7 por 12AT7 ou 12AU7, o que produz é uma diminuição no ganho e uma certa alteração no tom do amp, uma vez que as de menor ganho como as 12AU7 tem transcondutância diferente das 12AX7 que por sua vez tem transcondutância diferente da 12AT7.
Mas, a troca de uma pela outra, de modo algum diminui a vida útil delas que é a mesma.
Apenas, que com as de menor ganho, como a 12AU7 que tem ganho de 17 a 20 conforme o fabricante, satura menos o amp valvulado e se obtem sons clean melhores, mas dimunui a saída de potência do amp, o que pode ser amplamente compensado com pedais ou pedaleira externa!!

macaco veio
Veterano
# jul/10
· votar


correto, mas na amplificadora da saida para o reverb tem um trafo de saida onde o enrolamento e' casado com a saida de determinada valvula, ao se trocar por outra ha um descasamento, no caso da 12at7 para a 12ax7 vai regacando a 12ax7, eu fui bem especifico onde eu disse que diminui a vida util dela. Nos outros casos nao.
Mas posso dar mais um exemplo onde a troca costuma tambem nao funcionar, ao se trocar 12ax7 por 12au7 na osciladora de vibrato (em amplis que tem vibrato) tambem costuma parar o vibrato. Na parte de amplificacao geralmente so acontece casos de Hum ou microfonia como disse o zefonseca ou as vezes pequenos estalos (muito raro) mas muitos desses casos como Hum por exemplo acontece porque pode ocorrer um desvio na polarizacao da valvula que poderia ser corrigido alterando algum valor em algum resistor de polarizacao, porque se trocou um componente ,a valvula no caso, por outro que estava calculado com um determinado valor na polarizacao. Nada esta num circuito por acaso, num ampli bem feito tudo e' muito bem calculado, as mudancas empiricas ficam pros experts dos sites (mas geralmente nao sao eles que fabricam), eu tambem nao fabrico mas tento nao falar muita merda com eu vejo por ai.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VÁLVULAS 12AX7 existe diferença entre os fabricantes em se tratando de um mesmo modelo de válvula???