Valvula 12AX7 Tung-Sol vs JJ (durabilidade vs sonoridade)

    Autor Mensagem
    guitar90
    Veterano
    # mai/13


    Boa tarde pessoal,

    Alguém com experiência nessas 2 marcas de válvulas 12AX7, comprei um jogo (trio) das marcas Tung-Sol e JJ, notei que as Tung-Sol tem um brilho a mais no som do que a JJ, não sou um especialista, mas para mim soaram mais brilhosas.
    Já li vários reviews sobre essas 2 marcas, as JJ segundo vários reviews realmente tem um som um pouco mais "grave/dark" do que as Tung-Sol. Mas porém as JJ são reconhecidas como válvulas resistentes e de boa durabilidade.
    Alguém sabe quanto a durabilidade das Tung-Sol? Será que chega ao tempo médio de vida de uma JJ (ou próximo a isso, segundo alguns "especialistas" de 5 á 10 anos). Para mim som é importante, mas $ também é :) como irei comprar mais alguns jogos dessas valvulas para ter de reserva, quero comprar uma boa e confiável :)

    MKazan
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    guitar90
    Válvulas não são produtos perecíveis como alimentos, onde podemos calcular perfeitamente sua durabilidade em função dos conservantes adicionados e do tempo...

    Válvulas se danificam apenas com o uso (ou maus tratos, mas esse não é o caso). Normalmente compenentes eletronicos, e válvulas inclusive, tem durabilidade especificada em horas de uso. Isso significa que a durabilidade em anos depende apenas do regime de uso.
    Se você usar todos os dias por muitas horas, vai durar menos do que se você usar poucas horas no final de semana.

    Depende também de características do circuito. Um circuito com corrente de polarização maior vai desgastar a válvula mais do que um circuito com corrente de polarização menor.

    Dessa maneira, fica dificil especificar quantos anos dura uma válvula.
    Na mão de uns, vai durar 1 ano, na mão de outros vai durar 30.

    Escolha a que o som mais te agrada e vai usando.
    O segredo de tocar valvulado é ter sempre guardada uma graninha para uma aeventual troca de válvulas. Basta ter disciplina para manter o seu "fundo de manutenção" rs.

    guitar90
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MKazan
    Sim sim, meus planos é de comprar uns kits (trios) para um bom tempo, aproveitar que está mais em conta e encontrei uma que gostei do som :)
    Quanto a durabilidade em "anos" estou ciente que são em "horas de uso", bom acredito que as Tung-Sol devem ter uma durabilidade bem alta (resistência a impactos), analisando ela, tem um "corpo" bem simples (mais simples até que as JJ), obrigado pela força :)

    MKazan
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Tente encontrar datasheet de cada uma dessas marcas, nele vai ter a expectativa de vida em horas de uso.
    mas lembre que é uma expectativa estatística.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Valvula 12AX7 Tung-Sol vs JJ (durabilidade vs sonoridade)