Amp Meteoro V12 por qual valvula posso trocar

    Autor Mensagem
    eliasneri
    Veterano
    # out/10


    Bom dia a todos,
    tenho um meteoro v12 há uns 6 ou mais anos, gosto muito do timbre, e tudo mais... já efetuei 2 trocas de válvulas, pois elas queimam devido ao mau cuidado de transporte... qndo comprei veio com 2 6L6 Sovtek WXT+, qndo troquei a primeira vez a meteoro me enviou a Sovtek GCC (ou WGC) não me recordo, e agora queimou uma válvula e estou utilizando o amp com apenas 1.

    A duvida é, posso comprar as válvulas da fender 6L6 que aparentemente são iguais e substituir no v12? sou leigo no assunto, e já procurei alguns handmades mas eles não respondem.

    em outro tópico eu li que wxt+ é só enfeite... qndo meu cubo estavam com essas válvulas ele tinha um som mais aveludado... na minha opinião... agora o som dele é bem mais grave do que era...

    se alguém puder me ajudar ficarei feliz. ;)

    emaniox
    Veterano
    # out/10 · Editado por: emaniox
    · votar


    A duvida é, posso comprar as válvulas da fender 6L6 que aparentemente são iguais e substituir no v12?
    Sim.
    Quando se troca as valvulas do power, tem que fazer algo que se chama "ajuste de bias". Sem este ajuste, as suas valvulas podem queimar mais cedo do que deviam, que parece ser o caso. Nao acho que o transporte esteja queimando as valvulas.

    Se vc usar o amp apenas com uma valvula, pode dar problema.

    Quando trocar as valvulas 6L6, tem que se trocar o par, de preferência por válvulas que se chama de "casadas", pois elas vao compartilhar o "ajuste de bias".

    Pode colocar válvulas 6L6 de qualquer marca. Sovtevk, JJ, Electro-harmonix, entre outras. Fica a seu critério. Flw.

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    eliasneri

    A 6L6 é uma familia grande de válvulas, e tem muita variacão de uma pra outra. A WXT+ é dessa leva nova da Sovtek, é uma GC com placa maior e vidro mais grosso, se não me engano. Não é só firula, tem alteracões sutís entre todos esses modelos e o som é diferente também...pra complicar mais as coisas.

    A 6L6 GB por exemplo não serve pra você. Tem que ser GC ou WXT ou as equivalentes dos outros fabricantes(são muitas denominacões).

    Como o emaniox disse, as valvulas de potência precisam de ajuste de BIAS toda vez que trocar.

    Não é normal queimar uma válvula só, tem algo errado aí. Leve a um técnico porque dependendo do que é pode dar outros problemas e ficar caro o reparo.

    eliasneri
    Veterano
    # out/10 · Editado por: eliasneri
    · votar


    só pro burrico aqui entender de vez... o "ajuste de bias" é na válvula, não no circuíto do Amp?
    qndo me referi ao transporte... é o seguinte, nos 2 casos a válvula queimou depois q deram "um tranco" no ampli, pois eu toco em igreja... e muitas vezes as pessoas tem vontade de ajudar e sai carregando o equipamento, e como ele é pesado... daí vc já sabe...
    mas mesmo assim... obrigadíssimo pelas respostas

    Vocês conhecem algum técnico bom pra fazer esse tipo de trabalho aqui na região de Campinas-Americana/SP?

    wiskeria
    Veterano
    # out/10
    · votar


    emaniox
    Tem certeza quanto a tua frase "Quando se troca as valvulas do pré, tem que fazer algo que se chama "ajuste de bias". Sem este ajuste, as suas valvulas podem queimar mais cedo do que deviam, que parece ser o caso." ???
    Pois nào se ajusta bias de valvula de pré, mas sim as de power!!
    eliasneri
    Vc pode comprar qualquer valvula que seja 6l6, recomendo jj ou svetlana ou sovtek wxt+.
    Agora o ideal é mandar num técnico regular e revisar o amp a cada troca de valvulas...
    Se teu amp ta quemando valvulas não é por transporte "transporte quebra valvula não queima".

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    eliasneri

    Tem um show do The Who que o Townsend chuta o Hiwatt dele, ele cai lá de cima das caixas ao vivo, ele continua tocando.

    Um roadie vem pega o amp e coloca devolta encima da caixa. O Townsend vai pegar um drink, toma, e joga o resto encima do amp.

    Daqui a 2 minutos ele vem e chuta o amp de novo, o cabeçote cai de novo...e continua tocando.

    Só pra você ficar tranquilo que provavelmente na Igreja não detonaram seu amp.... Tem algo errado aí, não é normal queimar uma válvula só. Leve a um técnico.

    Abs.

    eliasneri
    Veterano
    # out/10
    · votar


    valeu zefonseca....
    você conhece um bom técnico q possa me indicar... meu e-mail: eliasneri@hotmail.com
    e soh pra me deixar com a cabeça mais fervente... liguei na meteoro pra ver o preço das válvulas... teve o zé ruela lá q me disse que pra esse cubo as válvulas de saída não precisam se casadas... bom eu desconfiei....

    emaniox
    Veterano
    # out/10
    · votar


    wiskeria
    Tem certeza quanto a tua frase "Quando se troca as valvulas do pré, tem que fazer algo que se chama "ajuste de bias". Sem este ajuste, as suas valvulas podem queimar mais cedo do que deviam, que parece ser o caso." ???
    Pois nào se ajusta bias de valvula de pré, mas sim as de power!!

    Falha nossa, retificado.

    kosmiktubes
    Veterano
    # out/10
    · votar


    eliasneri

    Não conheço ninguém por essas bandas, infelizmente. Em SP capital tem vários, acho que é o mais perto daí.

    As duas 6L6 tem que ser casadas, e precisa ajustar o BIAS ao trocar.

    lontrablues
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O meu V12 agora pifou. Nenhum som, e as válvulas do pré completamente frias e sem luz. Se o som não era grande coisa antes, agora ferrou mesmo. Definitivamente, confiabilidade não é o forte dos Meteoros....Por estas e outras, encomendei um FENDER SUPERSONIC 22. Aguardo ansiosamente!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amp Meteoro V12 por qual valvula posso trocar