Equalização "FLAT" em um amp de guitarra

Autor Mensagem
tiko_y
Veterano
# mar/09


Caros,

gostaria de saber o pq q diversos fabricantes consideram:

obs.: escala de 0 a 10

Graves: 0
Médios: 10
Agudos: 0

... isso como uma equalização FLAT para um amp de guitarra ... ??

. já vi essa recomendação em diversos sites, manuais, dos próprios fabricantes de pedais, pedaleiras e afins.

jigo__
Veterano
# mar/09
· votar


tiko_y
kra acredito q flat seria tds os potenciometros no 5 e não no 0

abç

tiko_y
Veterano
# mar/09
· votar


jigo__
COM certeza !
Mas a recomendação de um som FLAT em um amp de guitarra seria a q eu citei acima.
Eu só queria saber o pq disso. Tbm nao entendo. Mas funciona, testei de onda um V-AMP 2 ligado num amp com essa regulagem e foi incrível o resultado... !

Nycolas
Veterano
# mar/09 · Editado por: Nycolas
· votar


oO'
Isso eu não sabia :P
pra mim FLAT sempre foi no 5...


[EDIT]: Por favor, cite as fontes de onde tirou essa notícia, ou como chegou a esta conclusão

tiko_y
Veterano
# mar/09
· votar


Nycolas

Já vi num manual da GT-8 uma vez e em outros lugares, e agora no do POD 2.0 ...

-->> Can I connect my POD/2.0/XT/X3/Live to the front of my amplifier?
A: Yes. You will want to create as clean a sound as possible on your amplifier (You will want to make the combo amplifier's EQ as "flat" as possible by turning the treble and bass controls to zero and maxing out the mid control.)

Nycolas
Veterano
# mar/09
· votar


tiko_y
Hum... vo testar isso aki dpois :P
mas meu Amp é de Baixo aehuiaeohuiaeuhae

DotCom
Veterano
# mar/09
· votar


tiko_y
É que depende do projeto do tone stack (equalizador) do ampli.
Num pedal equalizer, o "flat" é deixar tudo no meio mesmo.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


numa caixinha fulera q tenho em casa o flat é td no 10.

jigo__
Veterano
# mar/09
· votar


SaldanhaPessoa
hauahauahau vixii a coisa ta feia, vai de 0 a 20 então né!?


abç

macaco veio
Veterano
# mar/09
· votar


num bom projeto de equalizacao de amplis os potenciometros (graves, medios, agudos, mais medios, presence e mais uma porcao de nomes) todos no meio (ou no inicio) devem fazer com que o sinal responda em igual proporcao (ou perto disso) para que possa entao ter como ser acentuados ou diminuidos),esta seria a posicao teoricamente Flat.
Podem usar o nome Flat para chamar um particular caso de equalizacao, com os knobs em posicoes diferentes ou nao, apenas de ouvido nunca encontrarao o SOM flat. E estarao falando merda inclusive os fabricantes.

SaldanhaPessoa
Veterano
# mar/09
· votar


jigo__

na verdade, lembro q no manual vinha falando..hehe, pra deixar td "no talo".

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


muito dificil uma equalização em flat prestar, se bem q o ouvido acostuma com tudo depois de um tempo!

Sharper
Veterano
# mar/09
· votar


Guardião Washburn
muito dificil uma equalização em flat prestar

Pega uma guitarra e um amp bons pra vc ver se não presta.

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


mas e a sua personalização, geralmente a sua pedaleira ja tem uma configuração de bass e presence... se sua guitar tiver timbre muito grave ou agudo do q gostaria, com certeza vc vai regular...

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


muito dificil tb não quer dizer impossivel!

DotCom
Veterano
# mar/09
· votar


Sharper
equalização flat é sem alterar o sinal de entrada, logo sem "timbrar".
se algum amplificador de guitarra bom fizer isso, juro que fico decepcionado.

amplificador de guitarra, além de dar volume sonoro ao instrumento, tem a função de "timbrar", ou seja, ALTERAR o som, e é isso que faz uns gostarem mais de um amplificador do que de outro.

se um amplificador bom soar FLAT, é melhor eu comprar uma potência de PA que sai mais barato.

tô com o macaco véio, quando ele diz:
Podem usar o nome Flat para chamar um particular caso de equalizacao, com os knobs em posicoes diferentes ou nao, apenas de ouvido nunca encontrarao o SOM flat. E estarao falando merda inclusive os fabricantes.

leviribeiro
Veterano
# mar/09
· votar


Acredito que deixar os knobs numa posição flat seria deixar no 5, numa escala de 0 a 10.

Isso é oq está popularizado...

mas concordo com o DotCom

André Arraiano
Veterano
# mar/09
· votar


depende da curva do tone stack, frequencias iguais axo q nenhum amp deixa, no maximo chega perto e nao eh com os knobs no meio dia... num amp estilo marshall por exemplo, o jeito mais proximo de flat de 0 a 10 eh:
bass 1
mid 8
treble 1
num com um tone stack parecido com o fender:
1
10
1
estilo vox:
bass 0
treble 0

infos tiradas do tonestack calculator 1.3

Hansen
Veterano
# mar/09
· votar


tiko_y

Se pensar que o FLAT é o som sem pré, então o melhor é ligar direto no power.


Pense que o pré amplificador serve para dar "sabor" ao som flat. Graves, médios, agudos... diminuindo a incidência ou aumentando, onde 0 é a diminuição máxima e 10 a ampliação máxima. O 5 seria o neutro. Portanto, pela lógica, o som flat seria tudo no 5.

DotCom
Veterano
# mar/09
· votar


Hansen
boa, bem lembrado. quem timbra é só o pré, logo o power (principalmente o transistorizado) vai ser bastante "flat".

mas quanto ao flat no equalizador, isso é bem relativo, como mostrou o André Arraiano...

tatus
Veterano
# ago/09 · Editado por: tatus
· votar


Não adianta tentar deixar em flat um circuito que não é projetado para isso, muito menos o de guita, sempre vai ter um ou outro pico.
Você perguntou porque esta assim no manual né? é porque os caras conhecem o ampli que fazem e sabem de traz pra frente a resposta do tone stack do mesmo pelo analisador de espectro.
Acontece que a guita trabalha principalmente com frequências medias, e a curva do espectro de som não faz abismos, ela inclina levemente, então se você tolar os médios, e nesse tone stack o médio representar a maior gama de frequência que o ampli empurra, terá uma leve queda do lado dos agudos e outra do lado dos graves., exemplo: se o tone mid pega de 500hz até 5Khz, você joga no talo, pronto, vai haver um declínio de 500hz para traz progressivamente, e de 5Khz para frente progressivamente.
Lembre-se que uma nota que bate 4Khz vai ter harmônicos em 8 Khz, 12 Khz, 16Khz e assim por diante, mas esses são mais agudos e perceptíveis para quem toca guita, então preenchem o som mesmo com a leve queda da curva do espéctro, por isso fica aquele som linear.
Ou pegar um tone Mid que regula de 800hz a 3Khz, tolar ele deixando sem ganho nos agudos e graves, quer dizer que a curva vai começar a declinar antes, dos 800 para traz e dos 3K para frente; vai ficar um som mais ardido e quem sabe inaldivel.
Vai depender muito também (em qq ampli) de qual o ganho base dos agudos e dos graves, as vezes é tanto ganho neles que quando vc tola o Mid só iguala, mas vc nunca vai encontrar um ampli para guitarra assim!
Em amplis hifi de pequeno porte é normal você encontrar só controle de graves e agudos, e ainda com chave estacionária no meio, ou seja, em 0 db, mas o projeto é feito para isso, sustentar o ganho com a chave no meio, para guita teria que adicionar um tone Mid, senão a regulagem dos outros dois tones iria interferir e dificultar a timbragem.
Para tratar dos picos precisaria de um equalizador mais completo e um compressor que ajustasse os picos para baixo e trabalhasse dinâmica, com um analisador de espectro chegaria bem perto de um real flat.
Abraço!

D.miranda
Membro Novato
# jun/16
· votar


aproveitando um gancho e dando um Up no post.
se puderem me ajudar com uma dúvida...
Eu uso no meu set um pedal de simulador de ampli, e tem regulagens de
grave, médio e agudo, level. estou pensando em comprar um pedal de equalização por usar dois modelos de guitarra, uma tele e uma LP, e usar o pedal de eq para modificar o som que não fica legal na mesma "configuração" do pedal.
Aí vem a dúvida, o ampli fica em Flat usando esses pedais ou vai ficar estranho? Queria fazer isso pra facilitar na hora do "ao vivo", pra não ter q ficar mexendo no ampli toda hora. vlw!

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


D.miranda

Se usar o pedal pra deixar o som das duas, igual... Pergunto-lhe por que duas guitarras?

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


Ismah
Se usar o pedal pra deixar o som das duas, igual... Pergunto-lhe por que duas guitarras?


Acho que ele não quer o som das duas iguais, pelo contrário. O que parece que ele quer é manter a configuração do amp inalterada ao trocar de guitarra (pra não precisar ir até o amp mexer) e ter o pedal de EQ para adaptar o timbre das guitarras diferentes de modo que o agrade.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Ou seja, fazer com que as duas soem iguais/próximas...

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


Ismah
Ou seja, fazer com que as duas soem iguais/próximas...

Não necessariamente, pois um som agradável em determinada guitarra com certas características pode não ser o mesmo tipo para outra com características diferentes. Os duas seriam equalizações agradáveis, mas cada uma reforçando pontos diversos de cada instrumento, e portanto soando diferentes. Mas isso é extrapolação da minha parte, nem sei exatamente se é o que o cara quer.

SkyHawk
Membro
# jun/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Como já falei aqui uso vários pedais de EQ justamente para isso, ou seja, quando troco estilos musicais e quando troco de guitarras. O uso mais simples é para timbrar vintage ou modern sem precisar mexer em nada, basta um pisão no EQ.

Mas tmb tenho dúvidas com a EQ flat do amp. Na verdade acabei me acostumando a não usar flat. O que aprendi foi achar um sweet spot... Deixa o pedalboard todo em bypass e todos os knobs no zero, toca um loop de clean e vai aumentando o grave aos poucos, cada amp reage de um jeito, começa sem mudar quase nada até que chega em um ponto onde você realmente sente o grave vir na cara, ok achou um.... Repete para o médio, e repete para o agudo. Não olhe para o knob, use seus ouvidos. Quando tiver com os 3 setados o resto é pedal e outros EQs.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Ok, vamos falar de guitarra "flat".... Não conheço uma guitarra que manda um timbre aceitável, todas mandam médios moendo... Tem diferença de 20dB entre o centro e as bordas, basta gravar em linha pra saber o que se passa. O Léo Fender sacou isso nos baixos, e criou o Bassman... Por não ter vingado nas 4 cordas, ele se tornou barato na época, e caiu na mão de diversos guitarristas... Aí que a coisa deu a volta por cima...

O segredo é que o MID SCOOP balanceia as coisas, ou seja ele atenua os médios excessivos que a captação da guitarra manda... A intensidade, região no eixo de freq, e intensidade, é que dá o timbre de cada amp... Não é segredo que alguns amps e captadores não se dão muito bem, e isso está ligado ao balanço de frequências.

Não tive as condições ainda, mas tenho quase certeza que se intercambiar tone stacks entre amps, as diferenças de válvulas, fonte de amp X para Y, não é tão relevante quanto se pensa.

SkyHawk

Soda é a bagunça de fase que isso causa... Na moral mesmo, eu sou conservador... Quer timbre analógico? É isso que sai, ou para ter essa versatilidade, desembolsa 10 vezes mais em equipamentos com capacidade de memorizar parâmetros... Quer versatilidade? Compra uma multiFX e seja feliz...

Lucaz Oliveira
Membro Novato
# jun/16
· votar


ate aonde eu saiba, os potenciometros do amplificador apenas cortam as frequencias, entao quando vc deixa no10 ou no "talo" vc esta deixando o amp flat

muitos guitarristas costumam timbrar o amp da seguinte forma, coloque tudo no 10 e retire apenas o excesso, vai sempre ter o som mais recheado ou, com mais frequencias ativas....

eu particularmente uso meu amp com tudo no 10, apenas o agudo no 3~4, isso em volumes altos, em volumes baixos eu tiro o presence pra 6~7 e aumento os agudos pra compensar um pouco.... tenho um head do mazzotti show de bola!

D.miranda
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: D.miranda
· votar


makumbator
Acho que ele não quer o som das duas iguais, pelo contrário. O que parece que ele quer é manter a configuração do amp inalterada ao trocar de guitarra (pra não precisar ir até o amp mexer) e ter o pedal de EQ para adaptar o timbre das guitarras diferentes de modo que o agrade.


bem isso mesmo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equalização "FLAT" em um amp de guitarra