Como chegar perto de uma resposta FLAT no amp de guitarra

    Autor Mensagem
    diego_guitar06
    Veterano
    # fev/13


    Eu dei uma olhada na busca e nao achei nada parecido, apenas duvidas e duvidas e poucos que souberam responder!
    Entao em uma síntese de tudo eu resolvi criar esse topico pra sanar de vez as duvidas daqueles que plugam o pedal ou pedaleira no input do amp!
    Vale lembrar que é impossivel conseguir uma resposta totalmente flat no amp pq alem de o amplificador em questao colorir o som, os falantes mudam a resposta totalmente!
    Mas arrumei um jeitinho de quebrar esse galho enquanto vcs, assim como eu, nao conseguem pegar um equipamento melhor ;)

    Em busca do timbre ideal!
    Uma dica pra galera que nao possui condiçoes financeiras ainda pra pegar um amp decente, com send/return e etc e usa a pedaleira ou pedal direto no input é o seguinte:
    NENHUM amp, com raras excessoes, ficara em flat se postos os knobs de eq todos no meio! Reparem que o som sempre fica mais agudo do que deveria, ou tem excesso de graves, enfim, fica uma bela duma porcaria! Tem toda uma explicaçao logica pra isso que eu nao me lembro de cabeça agora!
    Lembrando que essa dica é pros amps de guitarra de modo geral, existem excessoes!
    Entao, uma boa dica para tentar deixar o seu amp o mais flat possivel é colocar o seu aparelhinho de mp3, ou qualquer coisa que vc use para ouvir musica, no input do amp!
    Logo apos, vc coloca o seu fone de ouvido na saida headphone e vai timbrando até que o seu som fique o mais proximo possivel do que vc escuta direto no aparelho!
    Uma recomendaçao é usar fones de ouvido com qualidade para que se tenha maior fidelidade na regulagem!
    Depois de algumas pesquisas, descobri uns parametros que podem ajudar a galera a chegar mais rapido nesse resultado.
    Tem amps que para "flatear" é necessario que os graves e agudos estejam em 1 e os medios em 8 (numa escala de 0 a 10), outros que o grave e o agudo estejam em 3 e o medio em 5 (no meu caso), outros com o grave e agudo em 0 e o medio no talo... entao isso varia com cada amp! E reparem que o grave e o agudo sempre estao seguindo o mesmo padrao em todos os casos, nem sempre isso é certo, mas vale a tentativa. Isso tbm pode ajudar!
    Lembrando que é necessario usar a saida de headphone pra equalizar, pq o falante colore bastante o som, entao vcs nunca vao chegar no msm som saindo direto do falante do amp, mas usando a pedaleira com a eq assim vcs conseguirao tirar timbres muito bacanas! Eu to usando assim e estou bem satisfeito com o resultado! E olha que o meu amp é um meteoro demolidor, nao é grandes coisas rs.
    Recomendo baixar esse programa: http://www.duncanamps.com/tsc/index.html
    é bem facil de usar e mostra como funciona o controle de eq das marcas mais famosas do mercado! Ele te mostra o espectro de frequencias conforme vai mudando os knobs de eq em cada amp em particular!
    Caso alguem esteja na mesma situaçao que eu, escreva aí embaixo se a diferença foi boa ou se fui só eu q achei q ficou legal rs.
    Lembrando que mesmo o amp em flat como eu falei, ele corta algumas frequencias, da pico em outras... Nao fica perfeito, e mesmo se ficasse eu iria ficar decepcionado com ele, pois a intençao do amp de guitarra é colorir o som, nao é vdd?
    No mais, é isso, galera! Espero ter contribuido para alguma coisa e, caso tenham duvidas, é so perguntar que eu respondo!
    Abraços!

    Daave Muurraay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pelo post diego_guitar06 , me ajudo no outro topico e aqui tbm. rs.

    eu também tenho um demolidor atualmente. aquele de 50w (2x8).
    eu notei que o flat dele muda muito dependendo do volume ....
    esse que vc consegui ( Graves e agudos 3 e médio 5 ) foi em que volume +/- ?

    edalko
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Salvo engano, se o equalizador não for ativo, todas as regulagens (agudo, médio, grave, presence) atuam como atenuadores dessas faixas, de modo que para se conseguir um som flat (original), vc tem que deixá-los todos no máximo, para que todas as frequencias passem em 100%.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/176780/#4825338
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/155323/#4184886
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/167599/

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    diego_guitar06
    Interessante a dica. Eu costumo usar a pedaleira no Return para ter um amp "flat"

    diego_guitar06
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Daave Muurraay
    Fala, rapaz! Que bom que pude te ajudar ;)
    Olha, eu tenho esse mesmo amp e passei um sufoco tremendo pra conseguir um som legal com ele e a minha pedaleira! Tocava com a pedaleira no fone e achava o som uma maravilha, aí ia pro amp, mexia uma coisinha e outra la pra compensar a diferença de sinais, mas msm assim o som me broxava! E tbm reparei essa diferença de eq totalmente estranha qndo se abre mais o som!
    Olha, usando essa parada do headphone eu coloquei quase tudo no talo msm. Estourei um pouco o ouvido, mas deu um resultado bacana!
    Pra conseguir exatamente esse som, eu cumpro quase que um ritual rs.
    No grave e agudo eu conto 5 casinhas a partir da primeira e no medio eu conto a partir do final. No final tem um monte de marcaçaozinha fina, aí eu conto a partir das grossas! De tras pra frente eu conto umas sete, aí os knobs ficam nessa posiçao: Grave/Agudo: entre 9 e 10h, Medio: 1h
    Esse valor eu meio que calculei pq ha uma imprecisaozinha na colocaçao dos pots, no meu caso eles começam certinho na primeira marcaçao e vao um pouco alem do final, isso é valido pra mim pq eu nunca tirei os knobs dele tbm!
    Ah, em relaçao ao amp que vc quer comprar, da uma olhadinha no peavey valveking 112 tbm! Ele é all tube e tem 50W! É som pra caraca! Na gang music eles estao oferecendo por menos de R$2000! Nao custa dar uma olhadinha la e ve se consegue algum lugar pra testar! É só uma outra opniao pra ver se te agrada tbm ;)

    edalko
    Eu nao sei se essa informaçao é totalmente verdadeira, pq tenta experimentar colocar tudo no talo no seu amp! Vc vai ouvir muito medio, é o que ocorre normalmente! Mas alguns amps podem ser passivos sim, porém nem todos!
    O conceito de atenuar que muitos falam é que o controle de eq dos amps controlam muitas frequencias ao msm tempo, entao é normal que uma ou outra sejam atenuadas por conta desta certa imprecisao que eles tem ;)
    Vc pode baixar o tone stack calculator e ver que é realmente isso o que ocorre!

    snd
    Essa é, de longe, a melhor opçao! Mas eu postei aquilo pq muitos nao possuem o amp com essa possibilidade!

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    diego_guitar06
    É verdade. Já passei raiva por me deparar com amp assim. Perde-se muito tempo timbrando.

    diego_guitar06
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    snd
    Po, nem fala, cara!
    Eu to louco pra me desfazer desse amp e pegar talvez um valveking 112, mas so vai dar pra fazer isso no fim do ano, pq agora os R$ nao me deixam rs.
    Eu acho mais vantagem plugar a minha pedaleira direto no return do que em PAs ou caixas ativas, pois o falante da uma colorida meio "guitarristica" no som... Fica um som mais agradavel e muito menos artificial!

    guizimm
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Que porra é essa de Flat?

    diego_guitar06
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    guizimm
    Flat é fazer com que o sinal de saída seja o mesmo da entrada!
    Fazer com que ele aumente sem que tenha alteraçoes em sua frequencia!
    Abraço

    guizimm
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    diego_guitar06
    ah ta, vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como chegar perto de uma resposta FLAT no amp de guitarra