Dúvida: ligar head valvulado em cubo transistorizado

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# set/08


Opa...

Eu tenho um Head valvulado Thunder SOund Giannini Sl Bass e caixa 4x10"
Adquiri um Randall transistorizado, que vem com dois falantes Celestion 80'.

Minha idéia é vender a caixa 4x10" e ligar o head nos falantes do cubo.

As impedâncias estão certas, pois a saída do head é 4ohms e os dois falantes são de8 ohms, que na ligação em paralelo dá 4ohms.
Sem crise.

Coloquei os fios nos falantes (que também servem ao Randall) e um plugue para ligar no head.
Já liguei o valvulado nos dois falantes e funcionou legal (mas com o amp transistorizado desligado).

Contudo, estou na dúvida com o seguinte:
No amp transistorizado, saem fios individuais para cada falante, e não sei se, pelo fato de agora eu ter feito a ligação com os fios do head, se não vai haver alguma alteração de impedância no Randall, ou se há o risco de o mesmo queimar?

Posso deixar os dois ligados ao mesmo tempo, usando os mesmos falantes???
Pensei em usar o head para um som clean e crunch, com um booster antes, e usar a distorção foderosa do Randall.
Teria algum problema.

Se precisar faço um esqueminha ou tiro umas fotos e posto aqui para melhor compreensão.

Valeu!!!

B.Frusciante
Veterano
# set/08
· votar


Porque simplesmente não usa cada um em sua caixa, já que sao feitos para ela?


Equipo foderoso

edalko
Veterano
# set/08
· votar


B.Frusciante
Já carregou uma caixa 4x10"????
Se não, saberia o porque hahuauhauhauhahu

Além disso, posso ter num equipo relativamente pequeno a opção de usar valvulado, transistor ou os dois.

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


se for possível usar os dois, e também usar os dois ao mesmo tempo, arranja um pedal de A/B/Y Box... deve ficar daora um baixo stereo!

haha!

abraços!

edalko
Veterano
# set/08
· votar


PedroShinzato

Errr... eu uso na guita!!!! uhauhahuahua
O pedal de saída eu vou ter que fazer mesmo... é fácil e indolor haha

O único senão é saber emsmo se dá pra ligar os dois amps ao mesmo tempo usando os mesmos falantes do Randall.
Se não der galho, acho que vai ficar show de bola...

E daí vou até repensar o fato de usar tantos drives que tenho.
O Drive do Randall é muito legal!!!

jprpfera
Veterano
# set/08
· votar


eu tambem tava pensando nisso...so hq eu qria ligar um tremendão no meu amp meteoro fwg....pensei q poderia melhorar, mas sei lah se da pra por

Filipe Reis
Veterano
# set/08
· votar


ligar os dois amps no mesmo falante ao mesmo tempo?? nem pensar cara... mas n rola mesmo...

edalko
Veterano
# set/08
· votar


Filipe Reis

Eu quero saber o "porque não rola!".

Lembrando:

1) os dois amps estariam ligados
2) o som sairia de apenas um amp, ou seja, não tem risco de embolar o som, porque vou usar um pedal ABY/box
3) a minha duvida principal é se o fato de o Randal, por ter fios que saem separadamente pára cada falante, ter alterada a impedância dos falntes pelo fato de eu ter ligado, em paralelo, nos mesmos falantes os cabos que sairão do cabeçote valvulado

DotCom
Veterano
# set/08
· votar


Vai ligar os dois em paralelo nas caixas?

Bom, nunca vi ninguém deixar 2 amplificadores ligados diretamente na mesma caixa.

Andei lendo um pouco aqui na net sobre essa ligação, e tudo o que vi foi que não é recomendado fazê-la.
Se você quiser chavear os amplis, aí até vai. Mas ligar os dois ao mesmo tempo, pelo jeito, não rola.

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


será q não é melhor vc fazer/comprar uma caixa com falantes iguais do Randall, e usar com o cabeçote?

acho mais seguro, hehe!

abraços!

edalko
Veterano
# set/08
· votar


DotCom

É na verdade vai ser chaveado. Como disse, nao vou tocar nos dois amps AO MESMO TEMPO.
Os dois estariam ligados, mas quando usasse o som de um não usaria o do outro.

Não seria a mesma lógica adotada, se eu tivesse dois cabeçotes e usasse uma mesma caixa 4x12" para os dois?????

DotCom
Veterano
# set/08
· votar


edalko
Mas o sinal da guitarra entrando direto nos dois amplis o tempo inteiro?

Você teria que desligar a seção de power quando o ampli não estivesse em uso.

Fábio Goll
Veterano
# set/08
· votar


edalko

Vai acontecer a mesma coisa que ligar um head sem ligar numa caixa, o power vai pra fita.

Alguma coisa tem que receber a pontência que é enviada pelo power.

edalko
Veterano
# set/08
· votar


DotCom
Fábio Goll

Não...nao, não...

Seria assim:

[guita] -> [pedais] -> ABY/box daí ou:

-> Randall usando seus falantes
-> Head valvulado usando falantes do Randall

*os dois amps estariam ligados, mas usando os falantes do randall, de modo que não haveria esse problema de ligar o amp sem falantes.

Olha o esquema:
http://img205.imageshack.us/my.php?image=esquematubesshv9.jpg

kaskudo
Veterano
# set/08
· votar


edalko:

nesse tipo de ligação, qdo vc estiver usando o randall, vai estar jogando a potência dele tbem no trafo de saída do giannini, que vai atuar como carga, baixando a impedância do conjunto pela metade, sobrecarregando o power do randall. além do risco de queimar o trafo do giannini. usando o giannini, vai estar jogando a potencia dele circuito de de saída do randall, que funcionaria como uma carga resistiva, podendo sobrecarregar o giannini, e aí o prejuízo vai ser maior.

o melhor é cada um na sua, com seus próprios falantes. ou então colocar uma chave entre o randall e os falantes, isolando
ele quando for usar o giannini.

edalko
Veterano
# set/08
· votar


kaskudo

É agora que caiu a fica [valeu Blackmore], que um amp vai mandar potencia na saída do outro.

Então vou ter mesmo que manter a ideia original de usar o head em cima do cubo, com oa falantes do mcubo, mas desligando o Randall. Daí se der um pau no alltube, uso o próprio amp randall como backup.

Assim, usaria do randall só os falantes, e vendo minha caixa giannini 4x10"

AgSarola
Veterano
# set/08
· votar


edalko
Cara, eu já vi um amigo num ensaio ligando o Jcm800 dele em uma caixa 4x10 e ainda em um marshal valvestate.... agora não sei o esquema que ele usa.... se o som do valvestate ou do jcm sai dessa ligação. Na caixa 4x10 sai sim o do jcm, agora o do valvestate eu não sei. Vou perguntá-lo pelo orkut e assim que ele me responder te passo a idéia.
Isso pode ate ser interessante pra mim. To pra pegar um valvulado handemade, mas ai posso pedir só o head (mais barato) e usá-lo no meu lv300......

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


edalko
Cara, para fazer isso que vc quer, vc terá que refazer as saídas do combo de modo a que mesma entre (via um "plug" P10) em um A/B box, e a saída do Thunder Sound também, e do A/B box para os falantes. Quando vc quiser alternar entre um e o outro, basta acionar o A/B box. Lhe digo isto "em tese", pois nunca fiz um esquema como esse.
Abç

AgSarola
Veterano
# set/08
· votar


Mas se for usar o head valvulado e apenas o falante do combo trasistor? Pode? (desculpa aproveitar o tópico alheio pra tirar uam dúvida minha)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


AgSarola
Se for usado um esquema como eu citei acima, talvez sim.
Abç

edalko
Veterano
# set/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas o problema disso, é que com o ab/box a saída dos amps não estaria ligada nos falantes e poderia oacasionar a queima da saída deles, não???
O Blackmore me disse para colocar uns reistores no AB/box para não causar isso. Vc teria um esquema de como fazer isso???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


edalko
De fato, o valvulado queimaría por não estar ligado aos falantes.
Seu esquema fica inviável, a não ser que algum engenheiro eletronico pudesse desenvolver um sistema simples que evitasse isso (a queima do valvulado).
Abç

Arpeggios From Hell
Veterano
# out/12
· votar


Bom dia galera !

Desculpe desenterrar, mas estou com uma duvida :

Tenho um Borne Evidence 2x12 e adquiri um Blackstar HT-5r. Estou pensando em vender o Borne pois não estou tocando em lugares grandes só em casa mesmo. Mas, e sempre tem um mas, estão surgindo algumas oportunidades de voltar a ativa.

Posso ligar o Blackstar nos falantes do Borne ? Como faço isso sem queimar nenhum dos dois ?

Abraço a todos !!!

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


Arpeggios From Hell
Desculpe desenterrar, mas estou com uma duvida

Você fez o certo. Utilizou um tópico existente.

Posso ligar o Blackstar nos falantes do Borne ? Como faço isso sem queimar nenhum dos dois ?

Não sei te responder com convicção, mas posso lhe chamar a atenção para as impedâncias (ohms) e potências (watts). Pra você ligar de uma forma segura, veja se o auto-falante tem potência suficiente pra suportar a potência que sai do amplificador, e se a impedância também é suficiente. Ficar atento às especificações de cada componente (amplificador e caixa).

Arpeggios From Hell
Veterano
# out/12
· votar


LeandroP

Obrigado pelas dicas !

O Blackstar é de 5 W e o Borne 100 W, acredito eu no meu parco conhecimento que aguente, quanto as impedâncias preciso checar.

Mais alguém ? Quais saídas/entradas devo usar nessa operação ?

LeandroP
Moderador
# out/12
· votar


Arpeggios From Hell
O Blackstar é de 5 W e o Borne 100 W, acredito eu no meu parco conhecimento que aguente

Também tenho quase 100% de certeza (rsrsrs)

Cheque as impedâncias. Se bater, pode usar na boa.

Arpeggios From Hell
Veterano
# out/12
· votar


LeandroP

Sabe como conecto um ao outro ? Tipo Speaker out do Blackstar em que entrada do Borne ? Acredito que o Borne tem que estar desligado correto ?

Manzatles
Veterano
# out/12
· votar


Ola,

Na verdade o menos importante nessa ligação são os Watts, pois você pode ligar um amplificador de 5, 10 , 20, 30 e 50 watts em um falante de 100, isso é claro não tem problema nenhum. Porém nesse caso você deve tomar muito cuidado com a impedância, se você utilizar um falante de 4ohms em uma saída de um amplificador de 8ohms, você vai danificar seu amplificador, do contrario você só vai perder a potencia pode ficar tranquilo.

Arpeggios From Hell
Veterano
# out/12
· votar


Manzatles

Obrigado cara ! tenho chegar os Ohmns da saida do Blackstar com os falantes do Borne correto ? Então os ohmns da saida nunca podem ser maior que os dos falatantes ?

As ligações voce sabe como faz ?

Manzatles
Veterano
# out/12
· votar


Arpeggios From Hell

Isso, você precisa comparar se os ohms do falante são iguais ou maiores do que os do amplificador, provavelmente no manual do cabeçote vai ter uma parte dizendo para não ligar em caixas com menos de 4, 8 ou 16 ohms....


Eu tenho uma ligação parecida, eu toco em um lugar que tem um Marshall MG100DFX que é 100% de transistor, porem tenho um Night train da VOX que é 100% valvulado, troquei o falante original do Marshall que era de 4ohms por um da Acedo Audio que é de 8ohms, agora quando vou tocar desplugo o falante do MG e ligo na saída do meu night train que suporta no minimo 8ohms, a ligação é simples é um fio de duas vias no falante e P10 do lado que vou ligar ou no MG ou no Night train...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida: ligar head valvulado em cubo transistorizado